Detalhes da proposta

HÁ BRAÇOS POÉTICOS: Saúde corpo-mente-mundo através da dança, artes manuais e poesia

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    melissa monteiro guimaraes

    Número de inscrição:

    202310220235986

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências básicas

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    saúde

    Linha de extensão:

    artes integradas

    Abrangência:

    estadual

    Vinculado a programa de extensão:

    programa universidade nas comunidades - (ufvjm&comunidades)

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

priscila regina lopes Voluntário(a)

ordália assunção santos Voluntário(a)

anna bastos faria Voluntário(a)

maria neudes sousa de oliveira Voluntário(a)

ana clara santos silva Bolsista

vivian bernardes margutti Voluntário(a)

ana paula azevedo hemmi Voluntário(a)

gilbert de oliveira santos Voluntário(a)

eunice de piero Voluntário(a)

thainara evlin silva lopes Voluntário(a)

danieli alves pereira marques Voluntário(a)

antônio flávio a rabelo Voluntário(a)

Resumo

Diante das consequências físico-emocionais advindas do isolamento social geradas pós pandemia da COVID-2019, o projeto de extensão "Há Braços Poéticos” vinculado à PROEXC-UFVJM pelos editais: 03/2020, 02/2021-Procarte e 02/2022-Procarte realizaram diferentes ações no campo das artes-saúde que permitiram uma aproximação acolhedora diante das perdas e da insegurança instaladas nesse contexto. Dentre as ações desenvolvidas destaca-se: Encontros de dança e saúde da mulher (“Dançar e Celebrar o Feminino”), Oficinas de Yoga e Percepção Corporal, curso básico em vídeo-aulas de bordado livre (“Tecendo Afetos Bordando Arte”), Práticas de posturas terapêuticas baseadas no Hatha Yoga, Produção de Vídeoarte (divulgados no YouTube do projeto e da Proexc), Oficinas integradas de Dança-Artes Manuais e Poesia na Vila Educacional de Meninas, Prática da Consciência Corporal e Processo Criativo em Dança, Oficina Ciência-Corpo e Arte no programa Universidade nas Comunidades (visita a Capelinha-MG e à Vila Mascarenhas-Gouveia-MG). Mesmo após a vacinação da quarta dose realizada entre 2021-2022 na população brasileira, ainda teremos que lidar com inúmeras incertezas e adaptações nas relações pessoais, profissionais e coletivas. No ano de 2023, o projeto pretende manter o propósito de trazer novos "respiros” e despertar espaços internos e poéticos que potencializem uma dinâmica equilibrada entre corpo-mente e mundo. Para isso serão oferecidas ações artísticas-culturais geradoras de crítica, reflexão e atividades práticas que favoreçam um maior bem-estar, consciência corporal e potencial criativo. A continuidade desse projeto possibilitará às pessoas terem acesso gratuito a oficinas, encontros, rodas de conversa e atividades artístico-culturais que giram em torno da dança, artes manuais, poesia, percepção e expressão corporal. Sua atuação estará vinculada à possibilidade de realizar tanto ações no modo virtual, seja através de encontros "on Line", exposição de vídeos-arte, formação de grupos no WhatsApp ou através das propostas presenciais, respeitando as condições permitidas pela Comissão de Biossegurança-UFVJM e assumindo todas as adequações sanitárias necessárias para os encontros e/ou intervenções nesse modelo. A ideia do projeto é promover não só o desenvolvimento artístico envolvido nas ações supracitadas; mas, essencialmente, assumir uma atitude sensível de autonomia e co-responsabilidade na manutenção da saúde físico-mental individual e coletiva; além de favorecer a formação social para aqueles que vislumbrem; no próprio fazer artístico e artesanal, uma possibilidade de retorno econômico.


Palavras-chave

ARTES, DANÇA, CONSCIÊNCIA CORPORAL, SAÚDE, FEMININO


Introdução

Só a alma atormentada pode trazer para a voz um formato de pássaro. (Manuel de Barros, Poesia Completa/Livro sobre nada, 1996, p.350). O estado de isolamento estabelecido no período de enfrentamento ao novo coronavírus desde o início de 2020 impôs uma realidade física e psíquica extremamente difícil: ou por estarem em uma condição de isolamento extremo ou não apresentarem condições financeiras e dividirem cômodos completamente insalubres para grandes famílias de baixa renda. A pressão psíquica, a dor física e simbólica geradas ao longo desse período de suspensão, aliada ao acesso à realidade das perdas ocorridas à nossa volta e ao enorme volume de informações cruzadas, além da impossibilidade de se relacionar socialmente bateu à porta de muitas pessoas como uma necessidade urgente de proporcionar experiências humanizadoras, afetivas, artísticas e acolhedoras que pudessem dar o conforto mínimo ao caos estabelecido por uma invisível e ainda indecifrável fita de RNA coberta por um envelope proteico, por ora denominado Sars-Cov-2. Naquela época, o esvaziamento dos espaços urbanos e da rotina cotidiana de Diamantina, seu em torno e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri gerou uma fragmentação nas relações pessoais, profissionais e de uso dos espaços, além da evidente fragilidade emocional diante das sensações que passaram a ser rotina na vida das pessoas tais como: o medo, o vazio, as ameaças, a representação simbólica ou real da perda e da proximidade da morte. Os desafios provocados por tanta reviravolta e instabilidade em todos os aspectos aqui expostos parece encontrar seu caminho de deságüe natural sem o qual poderia sucumbir-se: o caminho através da arte e suas diversas linguagens se estabelece como um alicerce capaz de sublimar fragilidades e terrenos mentais turbulentos. Diante disso, colocamos em prática diferentes ações virtuais, com distintos e complementares alicerces fundamentados na arte, cultura e bem-estar físico-mental, através do projeto de extensão (Proexc-UFVJM) aprovado em junho no Edital 03: Cursos Online intitulado “Do isolamento ao abraço poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança, das Artes Manuais e da Poesia” . A proposta teve como princípios motivadores a ideia de provocar, alimentar, acolher, juntar, trocar saberes e experiências que pudessem dar movimento ao corpo-indivíduo no sentido do encontro, da interação entre diferentes leituras do contexto, do amadurecimento e possibilidade de transformação frente à situação de crise. Foi oferecida uma série de ações abertas e gratuitas: Oficinas de Yoga e Percepção Corporal, Recitais artísticos (“Há Braços Poéticos”), Mini-curso de posturas terapêuticas baseadas no Hatha Yoga (“Ao Som do Yoga”), encontros de dança e saúde da mulher (“Dançar e Celebrar o Feminino”) e curso básico em vídeo-aulas de bordado livre (“Tecendo Afetos Bordando Arte”). Além do acesso à comunidade interna da UFVJM e da comunidade externa, a partir da divulgação das ações do projeto nas redes sociais, estabelecemos parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social da prefeitura de Diamantina que apontou, para o curso básico de bordado livre, a demanda do público-alvo referente aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Rio Grande, Palha e Bom Jesus incluindo a estes as “Unidades de Atendimento” das áreas de abrangência do CRAS/Diamantina, Vila Educacional de Meninas (VEM), Escola Profissionalizante EPIL, Amparo Juvenil de Inserção Rápida (AJIR) e a Fundação Municipal do Bem Estar do Menor (FUMBEM). Desse modo, foi possível conjugar ações que promovessem a saúde e bem estar a atividades capazes de estimular condições mínimas de retorno financeiro a pessoas que estão em condições de isolamento e vulnerabilidade econômica. Todas as ações oferecidas pelo presente projeto entre 2020-2022 vislumbraram vivências práticas focadas na experiência central do corpo vivo, perceptivo, pulsante, presente; mas que, ao mesmo tempo, estimulassem as partilhas intuitivas e inspiradoras para uma transformação resiliente entre corpo-mente-afetos e o próprio ser, perceber-se e agir no mundo. ” O projeto presencial “SAÚDE E ARTE FEMININA ATRAVÉS DA DANÇA” que, até então havia dado início ao seu segundo ano de execução através dos editais de fomento à cultura e a arte da PROEXC/UFVJM (Edital 01/2020), interrompeu; em março de 2020, suas aulas e encontros presenciais semanais, assim como as apresentações públicas, participação em eventos na cidade e congressos de dança já agendados para o primeiro semestre de 2020. Diante a suspensão de todas essas atividades presenciais do projeto, do distanciamento entre os membros do grupo e de todos os impactos na vida cotidiana, estresse físico-emocionais e sociais provocados pelo isolamento recomendado no enfrentamento do COVID-2019, o projeto “Habraços Poéticos: saúde corpo-mente-mundo através da dança, artes manuais e poesia” pretende, através de duas de suas ações propostas no presente edital dar continuidade ao trabalho que tem como essência favorecer o bem estar e contribuir para formação e visão artístico-criativo através dos princípios de percepção, experimentação, sensibilidade artística, consciência do movimento, expressão e uso mais eficiente do corpo em processo de transformação constante. Esses mesmos princípios, nos quais o trabalho anterior já se dedicava durante as aulas e encontros presencias continuam sendo os mesmos que nos fortalece enquanto grupo e tem uma responsabilidade de agregar pessoas que, em decorrência do isolamento provocado pela pandemia COVID-2019, possam estar vulneráveis física e psiquicamente ao estresse da crise e as consequências que já se estendem por quase dois anos. ENFRENTAMENTOS DA MULHER NA ATUALIDADE: Os desafios para as mulheres, resultado de inúmeros processos de repressão e cerceamento de direitos e desejos, comuns aos sistemas patriarcais de organização social. Como consequência destes processos, as mulheres viveram, e ainda vivem, submetidas a certos comportamentos que impedem sua livre expressão, sua consciência e liberdade corporal e o conhecimento do protagonismo feminino em áreas profissionais masculinizadas. Também notam-se os impactos disso na saúde das mulheres contemporâneas, que são levadas a impedir ciclos naturais de seu corpo (como menstruação e gestação), ou a mutilarem seus corpos para atenderam, tanto às exigências de um mercado profissional, como aos padrões de beleza estabelecidos pelas mídias. Também violentam-se com cargas excessivas de trabalho, abrindo mão de alimentação e hábitos saudáveis, o que gera um número cada vez mais de mulheres adoecidas, física, mental e emocionalmente. Diante desse contexto, pensamos que os espaços de criação artística em dança direcionada para a saúde da mulher oferecem oportunidades para se repensar as questões relativas a seu modo de viver, unindo esse conhecimento e discussões emergidas no grupo às práticas corporais e artísticas.


Justificativa

Em meio ao caos, a necessidade de fortalecer e imunizar corpo e mente através da arte. Essa frase inicial nos conduz a uma reflexão necessária no contexto único e desafiador que estamos vivendo atualmente. O distanciamento e isolamento característico da pandemia e do cenário pós-pandêmico tem nos sinalizado não só um tipo de procedimento padrão de contenção da disseminação do COVID-2019, mas subjacente a essa conduta tem nos convidado a questionar sobre nosso modo de vida, nossa relação com a natureza, com o corpo, com o autocuidado, com o outro. Enfim, considerando que não se trata apenas de se isolar ou se cuidar. Estamos em uma situação crítica, que necessita de um olhar muito mais amplo e complexo. A situação de crise em que nos encontramos, e o tempo em que ela ainda estará suspensa, não deve considerar apenas a doença em si: o estado patológico do paciente infectado. É de suma importância estender esse olhar e compreender que as consequências do isolamento proposto, a longo prazo, reverbera no corpo, na mente individual indo em direção a um estado crítico (ou talvez doentio) da saúde mental coletiva. Considerando que a nossa comunidade institucional (na UFVJM) e toda a cidade, regiões rurais e regiões no em torno de Diamantina sofrem diante dos riscos enfrentados já com casos positivos notificados para o COVID-2019 e, para além dessas confirmações, considerando as recomendações governamentais de que nossa região se esforce no sentido de manter o distanciamento físico-social, o projeto “Do Isolamento Social ao Abraço Poético: saúde corpo-mente-mundo através da dança, das artes manuais e da poesia' tem como essência contribuir para fortalecer o indivíduo em sua totalidade “corpo-mente corpo-mundo” diminuindo o estresse psicossomáticos e oferecendo alternativas possíveis de retorno econômico para pessoas que sofrem financeiramente com os impactos provocados pela crise. Ainda que não possamos desenvolver as ações propostas presencialmente, a interlocução com o outro através do modo online ao-vivo ou através de vídeos-aulas (para pessoas desfavorecidas, sem possibilidade de conexão em tempo real) irá favorecer a troca de experiências, impressões e afetos, no sentido de que essas trocas, aliada a experiência de movimentação física e expressão artística conduza o indivíduo a uma auto proposta de ressignificação da crise que todos estão passando aqui e no mundo. “Lançar as Sementes do corpo de cada um” (Klauss Vianna) "Onde a arte e a ciência ainda forem objetos de interrogação e incerteza; abre-se espaço, gera-se movimento! É justo aí, nesse conflito, que se faz "háver" o húmus para a renovação e o bem viver do novo homem ." (trecho poema, Pergunta-Co-Movente) O fazer e o movimentar do corpo e da mente através da arte (seja pela dança, pelo gesto, pelas artes manuais, pela experiência sensível e cognitiva da linguagem poética) sugerido nesse projeto tem o intuito potencializar e impulsionar o indivíduo em uma direção autônoma criativa, solucionadora e transformadora. É diante dessa premissa que muitos profissionais da área da saúde e de outras áreas se dedicam em utilizar a arte e seus fundamentos como um elemento essencial na ação terapêutica, nos processos que nos conduzem ao autoconhecimento, à consciência corporal e às condições favoráveis à adaptação e transformação. Diante do exposto acima, as ações previstas nesse projeto poderão contribuir para a promoção da saúde, o bem estar físico e emocional através dos alicerces interdisciplinares das artes. Cumpriremos um papel social com a comunidade institucional e para além da mesma, já que se pretende oferecer aos participantes um espaço aberto para o diálogo, a troca de experiências e o estímulo contínuo a uma reflexão que amplie a visão da pandemia para horizontes mais promissores, partindo da própria experiência de se movimentar corpo-mente na sua relação com o fazer e perceber a arte.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Promover o potencial criativo e artístico através do desenvolvimento da sensibilidade, percepção-expressão corporal aliados aos princípios do autoconhecimento, bem estar e autonomia humana. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Favorecer a saúde físico-mental e o fortalecimento feminino através de encontros e oficinas dança para mulheres que estejam em situação vulnerabilidade ou que passam por situação de desequilíbrio e estresse físico-emocional resultantes do contexto de distanciamento social e prejuízos provocados pela pandemia. 2) Promover a atitude positiva, a ação e produção artística manuais para pessoas que, em decorrência das estratégias necessárias de isolamento para contenção do avanço da COVID-19 estão em situação financeira prejudicada através da realização de cursos de bordado/tricot: “Tecendo afetos, bordando poesias” que ofereçam a essas pessoas um horizonte possível de retorno financeiro. 3)Promover o bem estar físico-emocional e desenvolver o potencial sensorial, perceptivo e expressivo humanos, através da oferta de oficinas virtuais de dança e linguagem direcionadas à comunidade interna e externa. 4) Participar da organização e execução dos eventos culturais do SINTEGRA/UFVJM ano 2022 5) Promover rodas de debate, grupo de estudo e diálogo acerca de textos científicos e reflexivos, vídeos online no campo das artes a fim de compartilhar experiências e favorecer uma maior consciência e disposição físico-mental para o enfrentamento do contexto de isolamento social. 6)Manutenção plataforma virtual que favoreça a divulgação dos cursos, oficinas, vídeos-aula, grupo de estudo, encontros artísticos e o intercambio de informações acerca dos mesmos.


Metas

O presente trabalho repercute diretamente no desenvolvimento de novas formas de experimentar o corpo, a mente, as relações sociais e com os espaços. Se trata de um projeto que tem o propósito e criar oportunidades para que as pessoas se aprofundem no autoconhecimento, se direcionem para outros caminhos possíveis além dos excessos impostos pela dinâmica de vida estressante e exigente que gira em torno do capital e não da potência criativa, da autonomia humana e do reconhecimento integral da corpo, mente e do ambiente como uma unidade em diálogo constante. Os impactos indiretos desse trabalho são direcionados a todos aqueles que, não diretamente participou ou participará do projeto, e que terão acesso aos produtos e registros desse trabalho. Como por exemplo o capítulo de livro publicado em 2021: O contexto da pandemia de COVID-2019e as experiências no projeto de extensãoem arte “Do isolamento social ao abraçopoético: saúde corpo-mente-mundo atravésda dança, das artes manuais e da poesia. Esse pode ser acessado: https://www.researchgate.net/publication/358150819_Res-Piro#fullTextFileContent APRECIAÇÃO COMO FORMADOR DO DO PÚBLICO ESPECTADOR: A apreciação sendo uma forma de interação possibilita que o “outro” seja visto e compreendido como parte integrante da intervenção artística. A valorização ampliada do apreciador possibilita que este contribua com suas percepções para ao fazer artístico do outro e para o seu inspirar, criar, agir e transformar pessoal. Como os objetivos do projeto também perpassam a ideia de apresentação e/ou intervenção artística através dos recitais artísticos e da organização/participação efetiva em festivais/eventos ou cursos que fomentem a “apreciação” artística como elemento formador é importante ressaltar que as ações desenvolvidas nesse projeto tem contribuído para formação de público, apreciadores e espectadores da arte e da cultura, além de influenciado indiretamente em sua formação pessoal e/ou profissional.


Metodologia

O presente projeto consiste de diferentes ações organizadas da seguinte maneira: 1) ENCONTROS DE DANÇA : SAÚDE E ARTE FEMININA 2) OFICINAS DE DANÇA: CORPO LINGUAGEM 3) EDIÇÃO E CURSO BÁSICO DE BORDADO 4) ESTUDO, DEBATES E PROVOCAÇÕES VIRTUAIS NO CAMPO ' ARTE, SAÚDE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL’ 5)NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO SOMÁTICA E USO CONSCIENTE DO CORPO 6) PROCESSO CRIATIVO E PRODUÇÃO DE VÍDEOARTE A seguir, o detalhamento da metodologia e avaliação de cada uma das atividades do projeto 1) ENCONTROS DE DANÇA : SAÚDE E ARTE FEMININA As oficinas serão realizadas a partir encontros semanais, com a duração de 60minutos. Para realização das oficinas práticas será abordado prioritariamente o estilo tribal americano de Dança do Ventre e o Datura Style. Cada encontro semanal será estruturado em diferentes momentos: MOMENTO 1: Prática da respiração, estado de atenção através da meditação ou intenção a partir da leitura de um texto direcionado para a consciência corporal e saúde da mulher MOMENTO 2: Prática de aquecimento: jogos e dinâmicas para aquecimento do corpo e conexão com o grupo. Utilização de movimentos do yoga, da educação somática e do Chi-Kung. MOMENTO 3 Prática para desenvolvimento rítmico. MOMENTO 4: Prática para aquisição de habilidades técnicas da dança de estilo tribal americano de Dança do Ventre. MOMENTO 5: Desaquecimento e alongamento: Utilização de movimentação e respiração a partir da prática do yoga. Serão desenvolvidas diferentes habilidades técnicas da dança de estilo tribal americano de Dança do Ventre e do Datura Style. Entre eles : a) O aprendizado do vocabulário lento da dança de estilo tribal b) O aprendizado do vocabulário rápido do estilo tribal c) O aprendizado da dança coletiva e suas possíveis formações d) O aprendizado da postura e) Conceitos básicos de ritmica e utilização dos SNUJES para principiantes (instrumento utilizado pelas dançarinas da dança do ventro e da dança de estilo tribal) Para mais detalhes da técnica abordada acima verificar o detalhamento no sub-item CONTEÚDO PROGRAMÁTICO da METODOLOGIA AVALIAÇÃO: 1) No penúltimo encontro virtual das oficinas o grupo de participantes farão uma retrospectiva no sentido de realizar uma revisão dos principais princípios da dança de estilo tribal americano prioritários no Vocabulário Lento e Vocabulário Rápido; 2) No último encontro virtual será realizada uma avaliação conjunta do curso, abrindo espaço para todas deixarem suas sugestões. 3) Estímulo às participantes a deixarem um relato na plataforma virtual sobre a sua participação no projeto 4) Auto- avaliação dos proponentes, monitores, bolsistas e colaboradores acerca da ação realizada, os avanços alcançados e dificuldades no percorrer e desenvolvimento da proposta. 2) OFICINAS DE DANÇA: 'CORPO LINGUAGEM - Primeiro momento: as proponentes irão elaborar um texto poético- acadêmico que tematiza a diversidade de impactos provocados pelo contexto atual da pandemia, explorando esse universo emergente e tecendo possíveis relações entre a corpo e linguagem. - Ainda nessa fase, irão eleger uma trilha sonora que, juntamente com o texto, poderá estimular a experimentação e a transformação dos gestos cotidianos em experiências estéticas. Com a combinação desse material (palavras e sons), será produzido um áudio-aula que contemplará a leitura do texto e o acompanhamento musical; -Segundo momento, esse material será disponibilizado para os participantes do curso que receberão um convite à escuta, apreciação e criação. - Terceiro momento, acontecerá um diálogo entre as proponentes e os participantes. Esse será destinado ao compartilhamento das experiências e a discussão sobre corpo e linguagem. AVALIAÇÃO: Diálogo com os participantes no sentido de partilhar as experiências vividas e recolher sugestões para os próximos estudos nesse formato. Estímulo aos participantes a deixarem um relato pessoal da experiência vivida na oficina diretamente na plataforma virtual do projeto. 3) CURSO BÁSICO DE BORDADO: EM PARCERIA COM O PROJETO “TECENDO AFETOS, BORDANDO ARTE” (CARTA DE PARCERIA EM ANEXO NO ESCOPO DO PROJETO) -Colaboração na produção dos vídeos-aula: Os participantes serão convidados a bordar juntos e separados!!! A equipe buscará produzir cinco (número poderá ser alterado) vídeos-aula, liberados quinzenalmente, cuja duração será decidida posteriormente pela equipe caso a proposta seja deferida. O conteúdo de cada vídeo constará das seguintes etapas: a) Parte introdutória - diferente para cada vídeo-aula. Abordará temas como: o bordado no contexto nacional e de Minas Gerais; Interação com outras artes; Estilos e grupos expoentes de Minas Gerais, etc. b) Técnicas da arte do bordado livre – Em cada vídeo serão apresentadas dois ou três tipos de pontos e onde e quando poderão ser usados. Para começar a bordação... cada um será incentivado a procurar entre seus guardados um pedaço de pano de algodão, linho ou mesmo um americano cru, no tamanho 40x40cm, ou mesmo usar uma peça de roupa que queira transformar, customizar, dar nova cara. Um caderno de aprendizagem do bordado chama-se “pano de amostra”; e cada ponto nele depositado chama-se carinho, aconchego, criatividade, retorno à infância, às brincadeiras e modos de brincar.... É escrito não com lápis ou caneta, mas com agulha; terá no lugar do grafite ou tinta, a linha, a qual possibilitará uma diversidade inimaginável de letras que vão compor palavras, frases e textos que contam histórias e preservam a memória. (Braga, 2006) As linhas utilizadas serão as que cada um tiver, é claro. Grossas, médias, finas, de costura, de crochê, tricô, coloridas ou brancas. As agulhas utilizadas serão recomendadas as de tamanho médio, que servem para vários tipos de fios, sem ponta. O risco, o desenho ou o traçado: 'O risco é um caminho a arriscar, a escolher ou refazer” (M. Dumont). Será aquele do imaginário ou de um desenho já conhecido e desejado. Há os que bordarão as serras, suas flores, suas águas; Diamantina, suas ruas, suas casas, e suas lindas janelas! c) Apresentação de possibilidades de usos e aplicações, com apresentações de possíveis produtos que poderão ser gerados. Buscando desenvolver o potencial e a habilidade dos participantes-alvo das ações, estes serão estimulados para a livre expressão da imaginação, de forma a expressar um significado próprio no fazer, no elaborar seu mostruário. -Público alvo: Todos interessados nos desenvolvimento das ações propostas; Pessoas desejosas de participar das ações propostas por se interessarem pelas artes manuais enquanto manifestação artística e com possibilidade de gerar renda; Pessoas de qualquer faixa etária e/ou gênero que se enquadrem aos itens anteriores. -Forma de acesso ao público alvo: O acesso aos vídeos-aula pelo público-alvo será mediado pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Diamantina, cuja representante foi consultada para tal finalidade e que está em concordância em mediar as ações propostas. Na consulta, e de posse do conhecimento dos objetivos da presente proposta, foi apresentada à equipe, por esta secretaria, possibilidades de públicos-alvo. Dentre as proposições estão pessoas das seguintes comunidades de Conselheiro Matos, Mendanha e São João da Chapada, além de jovens da Funbem de Diamantina. AVALIAÇÃO A presente proposta apresenta ações que além de não presenciais, não são ao vivo (lives). Dessa forma, fica um pouco mais difícil estabelecer indicadores de avaliação. No entanto, tentar-se-á um retorno do público-alvo via Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Diamantina, mediadora entre equipe e público-alvo. Para qualquer que seja a forma de retorno proposto, considerar-se-ão os seguintes indicadores de avaliação: - Número de pessoas interessadas e que utilizarão dos vídeos-aula; - Número de pessoas que participarão e terão acesso a todos os vídeos-aula; - Taxa de evasão dos participantes - será considerada a diferença entre o número de pessoas que acessarão o primeiro e o último vídeo-aula; - Interesse demonstrado pelos participantes durante a execução da proposta - será uma avaliação qualitativa de percepções e análises, por parte de um representante de cada grupo que poderá ter acesso aos materiais apresentados; -Apresentação de possíveis produtos pelos participantes no final da proposta; -Percepção, por parte da equipe, em diálogo com a SDS da aceitação das ações propostas. Somado a isso, a representante da SDS será convidada a descrever sua própria percepção e análise das ações propostas em contexto com a realidade vigente de isolamento social e como ação de enfrentamento a essa situação. Nesse sentido, torna-se necessária a interação/participação da equipe com a representante da SDS no decorrer de todo o processo. 4) ESTUDO, DEBATES E PROVOCAÇÕES VIRTUAIS NO CAMPO ' ARTE, SAÚDE E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL' Serão marcados a partir do mês de setembro/2020 e divulgado três encontros virtuais/com duas horas de duração cada um (Seminário e roda de debate) entre docentes e comunidade acadêmica da UFVJM, com o colaboradores com os quais firmamos parceria (carta de anuência dos parceiros estão em anexo) , entre os participantes das diferentes ações, assim como artistas e profissionais da cidade. Estudos de textos que abordem e integrem de forma interdisciplinar seguintes conteúdos: arte e saúde corpo-mente-neurociência, arte e saúde da mulher, para serem aprofundados nos seminários e rodas de debate online à luz das ações e experiências práticas que vem sido realizadas ao longo do projeto. Alguns dos textos/capítulos/artigos serão retirados das Referências Bibliográficas presentes nesse projeto. 5) NEUROCIÊNCIA, EDUCAÇÃO SOMÁTICA E USO CONSCIENTE DO CORPO: Consistem em oficinas que serão realizadas em colaboração com o Programa Universidade nas Comunidades. Tais práticas terão como foco percorrer o conhecimento psicossomático através da exploração das estruturas corporais e das sensações/percepções e emoções originadas a partir da experimentação consciente de posturas e movimentos terapêuticos. Aproximar o conhecimento anatômico, biomecânico e cognitivo a partir da prática de movimentos baseados na Técnica Klauss Vianna: explorando, discutindo e trocando percepções corpo-mente dos elementos que favorecem o uso consciente do corpo: 1) Presença, 2) Articulações, 3) Peso, 4) Apoio ativo e passivo, 5) Resistência, 6) Oposições, 7) Eixo Global, 8) Vetores corporais. O público alvo aqui envolvido estará vinculado às diferentes localidades que o programa Universidade nas Comunidades irá visitar. 6) PROCESSO CRIATIVO E PRODUÇÃO DE VÍDEOARTE : As oficinas ministradas e encontros se darão em co-parceira com o projeto “Vídeocolagem: expressão corporal, criação, fragmentos poéticos da imagem. As oficinas de processo criativo serão realizadas a partir do estudo sequencial de princípios e/ou elementos que funcionarão como dispositivos disparadores da experimentação corporal para a construção, ritmo, clareza e diálogo do movimento com o elemento estudado. Para isso serão usadas técnicas de educação somática do corpo (Klauss Vianna) para uso do corpo cênico, do tempo e do espaço. Dentro da Técnica Klauss Vianna serão explorados diferentes princípios auxiliadores da percepção consciente e da expressão corporal, dentre eles: 1) Presença, 2) Articulações, 3) Peso, 4) Apoio ativo e passivo, 5) Resistência, 6) Oposições, 7) Eixo Global. Também serão estudados os vetores do corpo. O estudo dessas direções ósseas favorecem a concretude da organização,alinhamento, enraizamento e tridimensionalidade corporal. Serão oito vetores analisados através da prática corporal de cada um deles: metatarsos, calcaneos, pubis, sacro, escápulas, cotovelos, metacarpos, sétima vértebra cervical. O uso dessa técnica tem o propósito de preparar o corpo para o processo criativo do movimento. Cada encontro terá um momento para o estudo isolado de um dos tópicos citados e também do uso de tais tópicos para o desenvolvimento de improvisações e performances. Essas poderão ser realizadas individualmente e, após um período de maior entrosamento entre os participantes, em grupo. A construção do movimento, da cena, do diálogo e interação o meio ambiente serão provocadas também através de outros estímulos balizadores: como a exploração intuitiva e imaginária com a luz-sombras, com a arquitetura, com texto falado, com a música, com a melodia da fala, com o enquadramento, com a imagem em cena. Serão feitos registros das cenas. Os fragmentos, recortes, trechos coletados pelo grupo (tanto em audio quanto imagens e vídeos) serão utilizados para o estudo de composição de videoarte.


Referências Bibliográficas

Referencial bibliográfico 1. BARDET,Marie. A Filosofia da Dança. Um Encontro entre Dança e Filosofia. 2014 2. BARROS, Manuel de. Poesia Completa. Livro sobre nada, 1996, p.350 3. BERTHERAT, Thérèse. O Corpo tem suas Razões. São Paulo, Martins Fontes, 1977. 4. CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós- graduação em Artes – EBA/UFMG,v. 1, n. 2, p. 8–23, 2011. 5. COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002. 6. FELDENKRAIS, Moshe. Vida e Movimento. 1988. 1a Edição 7. FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. 8. KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. 1992. 5a Edição. 9. VIANNA, Klauss. A Dança. 2005. 8a Edição. 10. LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. 1978. 5a Edição. 11. LASZLO, Cora Miller. Outros Caminhos da Dança. 2018. 1a Edição 12. MILLER, Jussara Corrêa. A Escuta do Corpo. 2007. 3a Edição. 13. MILLER, Jussara Corrêa. Qual é o Corpo que Dança. 1a Edição. 2012. 14. SHUSTERMAN, R. Consciencia corporal. Realizações. 2012. 15. ESTES, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulherselvagem. Tradução de Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. 16. LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis: Vozes, 2011. 17. RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobrei ntermidialidade. Trad. Thaïs Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. 18. RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino- Pesquisador-Intérprete: Processo de Formação. Rio de Janeiro. Funarte, 1997. 19. SANTOS, Inaicira Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança- arte- educação. Salvador: EDUFBA, 2002.


Inserção do estudante

Inserção do estudante Os participantes da comunidade e estudantes da universidades poderão se beneficiar do presente projeto visto que terão a oportunidade de fazer um percurso no campo interdisciplinar que relaciona as artes enquanto formação estética da sensibilidade, a saúde, a tecnologia e a educação, quando experimentados sob a ótica de um processo emancipatório de autoconhecimento e inserção social. Desse modo, o presente projeto tem como alicerces atividades que alimentem o ser criativo, a autonomia, a transformação individual e coletiva. Os encontros, oficinas e apresentações artístico-culturais serão oferecidos no modo remoto online, grupos WhatsApp, produção e edição de produtos artísticos-culturais para exposição e ou apresentação. Estima-se um número superior a 500 pessoas compreendendo, nesse caso, os alunos, professores e funcionários da UFVJM, tão bem como o público pertencente à comunidade de Diamantina que comparecerão e/ou visualizarão às apresentações artrítico-culturais no modo virtual. DIVERSIDADE ENCONTRADA NO PÚBLICO BENEFICIÁRIO DESSE PROJETO (ESTUDANTES DA UFVJM, PARTICIPANTES DA COMUNIDADE EXTERNA E PARTICIPANTES- ESPECTADORES): Os projetos já desenvolvidos previamente que tinham como o alicerce o fortalecimento da saúde físico-mental através da formação artístico-cultural envolviam pessoas de diferentes instituições, nesse caso: docentes, estudantes e funcionários da UFVJM e do IFNMG. Assim como mulheres da comunidade Diamantinense e em torno (como distrito de Milho Verde). As participantes dos encontros presenciais semanais pertenciam a diferentes classes sociais, condições físicas variadas, diferentes idades e gerações (como é o caso de mãe e filhos participando juntos das atividades do projeto), integrantes com diversas formações no campo artístico e/ou profissional. Essa grande diversidade dos seus integrantes não se trata aqui de uma coincidência; mas sim, é parte constitutiva das concepções dos projetos até hoje desenvolvidos. Atualmente o presente projeto, em sua condição de desenvolvimento no modo virtual, tem possibilitado um alcance a algumas comunidades próximas a Diamantina (Meninas em situação de risco acolhidas pela Associação Protetora da Infância-Vila Educacional de Meninas-VEM) e outras cidades de Minas Gerais (participantes do Serro, Datas, Milho Verde, Montes Claros, Belo Horizonte), a própria comunidade acadêmica de outros campus da UFVJM (como é o caso de participantes internos da UFVJM campus-Janaúba) e áreas desfavorecidas financeiramente (visto a dificuldade de algumas pessoas terem de se deslocar até o local onde eram realizados os encontros). Como resultado da metodologia usada nesse momento, em função do isolamento ainda previsto como tentativa de contenção ao alastramento ou recidiva da curva de ascenção do vírus, tivemos participação e envolvimento de artistas e profissionais externos da área artística de outros países como Portugal e Espanha (Lisboa, Cadíz, Barcelona e Madrid). Além disso, a própria modalidade de dança escolhida para o desenvolvimento artístico atrelado ao desenvolvimento da consciência corpo-mente e sua consequente disposição físico-emocional para o enfrentamento dessa crise sanitária, tão bem como, as adaptações físico-mentais para esse outro modo de vida pressupõem um olhar plural que possibilite a diversidade do público participante e envolvido enquanto colaboradores do projeto, tão bem como o acolhimento das diferenças raciais, culturais, etárias, étnicas presentes no grupo. A APRECIAÇÃO ARTÍSTICA OFERECE UM CAMINHO E DESPERTAR CRÍTICO-REFLEXIVO FORMADOR DO PÚBLICO ESPECTADOR: A apreciação sendo uma forma de interação possibilita que o “outro” seja visto e compreendido como parte integrante da intervenção artística. A valorização ampliada do apreciador possibilita que este contribua com suas percepções para ao fazer artístico do outro e para o seu inspirar, criar, agir e transformar pessoal. Como os objetivos do projeto também perpassam a ideia de apresentação e/ou intervenção artística através dos recitais artísticos e da organização/participação efetiva em festivais/eventos ou cursos que fomentem a “apreciação” artística como elemento formador é importante ressaltar que as ações desenvolvidas nesse projeto tem contribuído para formação de público, apreciadores e espectadores da arte e da cultura, além de influenciado indiretamente em sua formação pessoal e/ou profissional. Como os objetivos do projeto também perpassam a ideia de apresentação pública no modo virtual através dos recitais, vídeos-arte que serão realizados em Diamantina e, postados no YOUTUBE DO PROJETO ou no YOUTUBE DA PROEXC (como todos que já foram postados nos projetos realizados em 2020 e 2021- Ver página do YouTube Proexc:https://www.youtube.com/watch?v=eCTuWu_KwVs e do Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=vcB5ilSEn8A) é importante ressaltar que tais ações contribuem para formação de público, apreciadores e espectadores da arte e da cultura. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ESTUDANTE BOLSISTA QUE FAZ PARTE DESSE PROJETO: Como Bacharel Interdisciplinar em Humanidades, futura pedagoga, especialista em arte e tecnologia, a estudante- bolsista tem participado ativamente de todas as atividades já desenvolvidas pelo projeto nos anos anteriores e tem papel fundamental no mesmo. A estudante apresenta experiências e habilidades inter e multidisciplinar no campo das artes enquanto formação estética da sensibilidade, da tecnologia como mediadora de aproximação e transformação, da educação enquanto processo emancipatório de autoconhecimento, autonomia e transformação social. Apresenta experiências nas áreas de: memória cultural e movimentos minoritários, políticas educacionais afirmativas e questões de gênero, narrativas orais no Alto Jequitinhonha, bem como outros projetos que participou ativamente ao longo dos últimos anos. O envolvimento com o projeto “Narrativas Orais no Alto Jequitinhonha” (Procarte 2016/01), cuja proposta foi a elaboração de um documentário sobre a história de São João da Chapada-MG, demonstra, de maneira explícita, a dedicação e empenho da estudante às atividades extensionistas, voltadas para a o empoderamento histórico, local e identitário, no sentido de que esses narradores pertencem à comunidades quilombolas (são doze curta-metragens editados pela estudante e que podem ser acessados na plataforma Youtube: “Narradores do Vale do Jequitinhonha: São João da Chapada” o material pode ser acessado através do link no canal https://www.youtube.com/channel/UCwkCX9qaAn-Twy7iZ-7T25g/featured).


Observações

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADAS ACERCA DA DIVERSIDADE ENCONTRADA NO PÚBLICO BENEFICIÁRIO DO PROJETO (ESTUDANTES DA UFVJM, PARTICIPANTES DA COMUNIDADE EXTERNA E PARTICIPANTES-ESPECTADORES): Os projetos já desenvolvidos previamente que tinham como o alicerce o fortalecimento da saúde físico-mental através da formação artístico-cultural envolviam pessoas de diferentes instituições, nesse caso: docentes, estudantes e funcionários da UFVJM e do IFNMG. Assim como mulheres da comunidade Diamantinense e em torno (como distrito de Milho Verde). As participantes dos encontros presenciais semanais pertenciam a diferentes classes sociais, condições físicas variadas, diferentes idades e gerações (como é o caso de mãe e filhos participando juntos das atividades do projeto), integrantes com diversas formações no campo artístico e/ou profissional. Essa grande diversidade dos seus integrantes não se trata aqui de uma coincidência; mas sim, é parte constitutiva das concepções dos projetos até hoje desenvolvidos. Em algumas atividades que ainda são desenvolvidas no modo remoto, o projeto tem possibilitado seu alcance em comunidades próximas a Diamantina (participantes do Serro, Datas, Milho Verde), a própria comunidade acadêmica de outros campus da UFVJM (como é o caso de participantes internos do campus-Janaúba) e áreas desfavorecidas financeiramente (visto a dificuldade de algumas pessoas terem de se deslocar até o local onde eram realizados os encontros). Como resultado da metodologia usada nesse momento, em função do isolamento ainda previsto como tentativa de contenção ao alastramento ou recidiva da curva de ascenção do vírus, tivemos participação e envolvimento de artistas e profissionais externos da área artística de outros países como Portugal e Espanha (Lisboa, Cadíz, Barcelona e Madrid). A própria modalidade de dança escolhida para o desenvolvimento artístico atrelado ao desenvolvimento da consciência corpo-mente e sua consequente disposição físico-emocional, tão bem como, as adaptações físico-mentais para “novo/outro” modo de vida cotidianos pressupõem um olhar plural que possibilite a diversidade do público participante e envolvido enquanto colaboradores do projeto, tão bem como o acolhimento das diferenças raciais, culturais, etárias, étnicas presentes no grupo. Segue abaixo algumas ações em Arte, Cultura e Saúde desenvolvidas no período 2020 a 2022 pelos projetos aprovados em editais de extensão, a citar: "Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo- Mente-Mundo através da Dança das Artes Manuais e da Poesia " edital PROEXC 03/2020 cursos on-line e Edital PROCARTE 02/2021; "Saúde e arte a partir da dança" edital PROCARTE 02/2020, "Há Braços Poéticos: Saúde corpo-mente através da dança, artes manuais e poesia" Edital Procarte 02/2022: Recitais Artísticos 'Há Braços Poéticos' realizados no modo ONLINE (pela plataforma Zoom) nos meses de maio e julho de 2020, que foi uma realização conjunta com a PROECX, Diretoria de Cultura da UFVJM, Diretoria de Comunicação da UFVJM e o Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Diamantina. Nestes recitais contamos com a participação de pessoas ilustres de diversos segmentos da arte, a título de exemplos temos: Saulo Laranjeira, Dudude Herrmann, Rodrigo Guimarães, Rafael Cabral, dentre outras. A participação na organização desses recitais foi de extrema importância, pois nos possibilitaram a troca de experiências vividas e produzidas através da expressão artística em suas diferentes linguagens (dança, música, poesia, desenhos gráficos, aquarelas, fotografias, videos-dança, performance). Esse evento nos estimulou e impulsionou no sentido de obter uma compreensão sobre como utilizar as plataformas virtuais como mecanismos de encontro-aproximação e formação do espectador-artista. Inclusive, na interação de pessoas, tivemos a participação de pessoas de outros países como a Espanha, esses participantes compartilharam suas impressões da pandemia através da música e da improvisação corporal e, principalmente, campos de pesquisa e investigação. No momento estamos organizando um portfólio em vídeo desse evento contendo sua diversidade de interesses, experiências e intervenções artísticas. O projeto “Do Isolamento Social ao Abraço Poético: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança das Artes Manuais e da Poesia” realizou durante os meses de Julho/2020 até o momento atual, ações integrais envolvendo a dança. A primeira aula foi uma abertura ministrada pela professora do curso Técnico em Teatro IFNMG - campus Diamantina, Mariana Emiliano Simões, que também é a coordenadora da Especialização em Artes e Tecnologia pela mesma instituição. Complementamos as aulas de forma diversificada, ministradas em parceria e colaboração de pessoas que já desenvolvem ações com a Dança e suas nuances, uma de nossas parceiras foi a Lisa Rothman, professora de danças orientais, instrutora de yoga e diretora do espaço de atividades físicas e psicofísicas: “Espacio Armonia”,em Cádiz na Espanha. Contamos também com a participação-aula da Ófelia Ortega Fraile, professora adjunta na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), apresenta uma formação abrangente perpassando a Geologia e publicação do livro infantil ASTRONOMIA PARA NIÑOS: UN PERIPLO ASTRONÓMICO. Segue um relato da professora postado em sua rede social instagram no dia 22 de outubro de 2020 acerca de sua experiência no presente projeto: “Dançar flamenco me conecta com minha ancestralidade, é uma ponte transatlântica que conecta minha essência com o mundo. Ontem tive um lindo desafio: dar aula online de flamenco no projeto de extensão universitária "Do isolamento social ao abraço poético" da UFVJM @habracospoeticos. Agradeço muito o convite da xxxxxxx, o apoio técnico da xxxxxxx e, sobre tudo, ás mulheres que participaram das oficinas e me encheram de alegria nessa troca, se abrindo e entregando a esta dança que tanto enche minha alma. Um agradecimento muito especial para minha maestra @mariana_abreu_flamenco do @estudiosoniquete , uma bailarina, professora e amiga maravilhosa. PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E TÉCNICO-ARTÍSTICOS DISPONÍVEIS NOS CANAIS DO YOUTUBE NO ANO DE 2021 VINCULADOS A ESSE PROJETO: (ATENÇÃO: POR QUESTÕES ÉTICAS DE ANÁLISE DO TRABALHO OS LINKS ESTÃO DISPONÍVEIS COM O INTUITO DE PONTUAR TRABALHOS ARTÍSTICOS JÁ REALIZADOS E APRESENTADOS PELO PROJETO. NO ENTANTO, NÃO PODEM SER ABERTOS DURANTE ESSA AVALIAÇÃO VISTO QUE DENTRO DAS PRODUÇÕES CONSTA A MINHA IDENTIFICAÇÃO. ASSIM PEÇO-LHES QUE NÃO ABRA O LINK ANTES QUE SEJA AVALIADO) POSTAGENS NO CANAL ABRAÇO POÉTICO UFVJM NO ANO DE 2021 1) Vídeo-dança: Experiência Poética dos Pés na Vila Educacional de Meninas. https://www.youtube.com/watch?v=ieqjlozs5ZM 2) PÉS COMO “VEM” TES https://www.youtube.com/watch?v=4wuVGVNFtnI 3) Vídeo arte “Há Braços” https://www.youtube.com/watch?v=6e78q-G6R2Q 4) Especial Artes no Campus In Love https://www.youtube.com/watch?v=vcB5ilSEn8A POSTAGENS DAS MOSTRAS DOS VÍDEO-ARTE DO PROJETO NO CANAL PROEXC UFVJM NO ANO DE 2021: 5) Como devo vestir esse corpo? - Melissa Guimaraes https://www.youtube.com/watch?v=BdiTiKD53NE 6) Há Braços Poéticos - Artes do Campus Especial dia das mães https://www.youtube.com/watch?v=eCTuWu_KwVs 7) Especial Artes no Campus In Love https://www.youtube.com/watch?v=gL8Num68Wik&t=219s 8) Há Braços Poéticos https://www.youtube.com/watch?v=k2Rm4FEqnkY&t=19s PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO-AULA EM PARCERIA AO PROJETO TECENDO AFETOS BORDANDO ARTE NO ANO DE 2021: 9) Tecendo Afetos Bordando Arte - Módulo III https://www.youtube.com/watch?v=EZjKKX7wO58 10) Tecendo Afetos Bordando Arte - Módulo IV https://www.youtube.com/watch?v=jLS5TuqLYgg 11) Tecendo Afetos Bordando Arte - VEM https://www.youtube.com/watch?v=x_QT8Tqkd6s 12) Tecendo Afetos Bordando Arte - Módulo V https://www.youtube.com/watch?v=NYzmPy5pIfo 13) 30 de Julho - Dia do Bordado https://www.youtube.com/watch?v=2Qo__1THgi0 14) Tecendo Afetos Bordando Arte - VEM https://www.youtube.com/watch?v=Y5acdFdBr0Q 15) Tecendo Afetos Bordando Arte - VEM https://www.youtube.com/watch?v=YQhAk1kdkJQ ” Produção e publicação de Videoarte: ATRAVERSO Organização e realização da mostra de VídeoArte Há Braços Poéticos Realização de oficinas de edição de vídeo arte Realização de encontros práticos presenciais de consciência corporal e processo criativo em dança a partir da Técnica Klauss Vianna. Publicação de capítulo de livro: Respiro. Capítulo intitulado: O contexto da pandemia de COVID-2019 e as experiências no projeto de extensão em arte “Do isolamento social ao abraço poético: saúde corpo-mente-mundo através da dança, das artes manuais e da poesia”


Público-alvo

Descrição

Incluem aqui estudantes, técnicos e professores interessados em participar dos encontros/oficinas/mini-cursos assim como participar como espectador das apresentações/exposições virtuais propostas pelo projeto.

Descrição

Incluem pessoas pertencentes à comunidade externa à universidade que tenham interesse em participar dos encontros/oficinas/mini-cursos assim como participar como espectador das apresentações/exposições virtuais propostas pelo projeto. Incluem nesse grupo participantes que desenvolveram as atividades do presente projeto em parceria com o Programa Universidade nas Comunidades. Os municípios atendidos pelo projeto Há Braços Poéticos no ano de 2023 serão definidos no decorrer do ano a partir das visitas que serão realizadas pelo Programa Universidade nas Comunidades.

Descrição

Meninas em situação de vulnerabilidade que foram acolhidas pela Associação Protetora da Infância e educadores/profissionais de diferentes áreas.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Curvelo

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Vila Educacional de Meninas se trata de uma instituição que atende meninas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Nesta instituição o projeto Há Braços Poéticos vem desenvolvendo ações no campo das artes e da saúde juntamente com o projeto Tecendo Afetos Bordando Arte (projeto extensão Procarte). A Carta de Anuência da Parceria da Vila Educacional de Meninas e a carta de anuência de parceria do Projeto Tecendo Afetos Bordando Arte estão em anexo na seção específica dessa plataforma.

Participação da Instituição Parceira

O Projeto Há Braços Poéticos irá oferecer oficinas e exposições em parceria com o Projeto Tecendo Afeto Bordando Arte para meninas e educadoras da Vila Educacional de Meninas. A carta de anuência da parceria já se encontra em anexo na seção específica desta plataforma.

Participação da Instituição Parceira

Nesse ano de 2022 o projeto Há Braços Poéticos tem colaborado com oficinas de Processo Criativo em Dança a fim de introduzir elementos para composição coreográfica (Redes-Máscaras Sociais) que o grupo está desenvolvendo e será apresentada na UNICAMP-Campinas-SP em outubro 2022. Dessa maneira o projeto Há Braços Poético tem contribuído para a formação artística dos participantes do GGD e irá manter sua colaboração para estudo e pesquisa do processo coreográfico do grupo para o ano de 2023. A carta de anuência da parceria está em anexo na seção específica desta plataforma.

Participação da Instituição Parceira

O projeto Há Braços Poéticos tem desenvolvido oficinas de consciência corporal, Oficina Ciência-corpo-Arte e Dança (Celebrar o Feminino). Tais oficinas já foram ministradas em 2022 em Capelinha-Mg e Vila Mascarenhas-gouveia-MG. Ainda em 2022 já existem novas propostas para realização de oficinas no Bairro CAZUZA(Diamantina) (18 e 19 de outubro-2022) e para 2023 iremos contribuir ministrando oficinas em regiões que ainda serão definidas pelo próprio programa Universidade nas Comunidades.

Participação da Instituição Parceira

O projeto Há Braços Poéticos irá desenvolver, em sinergia e colaboração mútua ao referido projeto, oficinas de consciência corporal e processos compositivos em dança e poéticas do olhar em cena.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Serão realizadas oficinas práticas semanais de consciência corporal e processo criativo em dança. Cada encontro terá a duração de uma hora. A descrição completa sobre a oficina se encontra na metodologia.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Serão realizados encontros para a formação introdutória prática de dança do ventre abrangendo os estilos contemporâneos de fusão tribal conhecidos como "FAT CHANCE BELLY DANCE" e "DATURA STYLLE". Esses encontros serão realizado na Vila Educacional de Meninas (VEM) em parceria com a diretoria dessa instituição.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Oficinas práticas que enfatizem o uso eficiente e consciente na prática cotidiana serão realizadas em parceria com o programa UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES. Tais oficinas ocorrerão a cada trimestre em diferentes localidade nas proximidades de Diamantina a serem definidas e especificadas pelo próprio PROGRAMA para a agenda do mesmo no ano de 2023. Como no item periodicidade não havia a opção trimestral ou "outro", o mesmo foi especificado aqui na descrição da atividade.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Espaço de encontros, criação, de troca e de experimentação. As atividades em colaboração com o projeto Arte-Colagem, irão proporcionar formas de vivenciar a experiência estética através da exploração-expressão e registro de linguagens tais como a dança, o audiovisual, a poesia. Espera-se que a ação contribua para que os participantes desenvolvam a imaginação, a percepção de si e do mundo, a alteridade e a empatia.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Encontros para discussão e trocas ao longo do desenvolvimento do projeto.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Participação e contribuição do projeto como organizador cultural prevista para o Sintegra-2023

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Encontro, reuniões e registro do relatório parcial e final do projeto