Visitante
Tindog: aplicativo para adoção de cachorros e gatos
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
honovan paz rocha
20241012024531080
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
ciências exatas e da terra
meio ambiente
educação
inovação tecnológica
municipal
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
lázaro chaves sicupira
Voluntário(a)
leila moreira bittencourt rigueira
Vice-coordenador(a)
paulo vitor brandão leal
Voluntário(a)
patricia xavier baliza
Voluntário(a)
renata de oliveira gama
Voluntário(a)
carlos henrique alves costa
Voluntário(a)
nícolas davi pereira alves
Bolsista
A presente proposta pretende desenvolver um aplicativo que possibilite a adoção de cães e gatos abandonados ou que estão na Associação de Resgate e Cuidados Animais de Janaúba (ARCA). Os principais objetivos do projeto são: criar o aplicativo Tindog; divulgar o aplicativo nas redes sociais e nas escolas municipais parceiras; facilitar a adoção de animais abandonados; fazer campanhas de conscientização da população de Janaúba sobre a zoonoses, a castração, o abandono e os direitos dos animais; promover melhores condições de vida aos animais abandonados; divulgar informações sobre os animais perdidos; criar um cadastro de lares temporários.
Aplicativo, adoção, maus-tratos, cachorros, gatos, proteção animal, lares temporários.
Anualmente milhares de cachorros e gatos são abandonados no Brasil e a pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19) agravou ainda mais essa situação (de Azevedo, 2020). As organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal estão superlotadas e, apesar do esforço constante, as condições estruturais e financeiras dessas ONGs são, muitas vezes, precárias (Fistarol, 2018). Sendo assim, faz-se necessário uma intervenção dos administradores públicos das cidades em relação à educação sanitária e os impactos sociais causados pela negligência com a questão dos animais em situação de abandono. Muitos desses animais possuem doenças que podem ser transmitidas ao homem, podem causar acidentes de vários aspectos e por último, e não menos importante, sofrem com fome, sede, frio, doenças e maus tratos (da Silva, 2019). Desta forma, o principal objetivo deste projeto é criar um aplicativo que facilite a adoção de cães e gatos abandonados ou que estão na Associação de Resgate e Cuidados Animais de Janaúba (ARCA). O aplicativo a ser criado chamará “Tindog” em alusão ao aplicativo Tinder, famoso aplicativo de relacionamento. Como a ideia do projeto é iniciar um novo relacionamento entre o tutor e o cachorro/gato, usaremos essa analogia como uma forma de divulgação do novo aplicativo. Além disso, como forma de chamar a atenção dos usuários, a letra “o” será o desenho da cara de um cachorro e a letra “g” o desenho de um gato. O projeto também tem como objetivo realizar campanhas de conscientização da população de Janaúba sobre a zoonoses, a castração, o abandono e direitos dos animais, visitando, principalmente, as escolas de ensino fundamental. Outro objetivo do projeto é promover melhores condições de vida aos animais abandonados que estão na ARCA através do apadrinhamento desses animais, onde o usuário do aplicativo poderá escolher um cachorro ou gato para ser o seu apadrinhado e com isso, fazer uma doação mensal para esse animal. O projeto ainda terá mais dois objetivos: divulgar informações sobre os animais perdidos, com o intuito de facilitar a localização desses animais. Por último, criar um cadastro de lares temporários. Esse tipo de lar terá uma importante função no regaste de animais abandonados, uma vez que a ARCA está lotada e não comporta receber novos animais. O resultado esperado deste projeto é a criação de um aplicativo que possibilite a redução da quantidade de cachorros e gatos abandonados nas ruas da cidade de Janaúba. Além disso, é esperado a conscientização da população Janaubense quanto a importância de respeitar os direitos dos animais.
A comunicação é fator relevante na adoção de cachorros e gatos. Geralmente, a divulgação de pessoas interessadas em adotar ou doar um pet acontece em contato com amigos próximos ou através das redes sociais pessoais, o que nem sempre é eficiente. Com isso, a criação de um aplicativo poderá melhorar a comunicação entre as pessoas interessadas no processo de adoção de um animal de estimação (de Oliveira et al., 2021). A adoção de pets pode acabar com diversos problemas relacionados ao bem estar animal, como dor, fome, sede, frio e desenvolvimento de doenças. Além de diminuir o sofrimento dos animais, a adoção também traz benefícios para as pessoas que adotam os pets. Estudos científicos já comprovaram que a adoção de animais pode trazer vários benefícios, inclusive diminuir o risco das pessoas desenvolverem doenças como a depressão (de Oliveira et al., 2021). No Brasil, estima-se que existe mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães (Silva, 2021). Em Janaúba, por exemplo, é impossível sair de casa e não encontrar diversos animais abandonados nas ruas. Os principais motivos para o abandono de animais são: animais não-castrados, compra ou adoção irresponsável e problemas de adaptação. Já as principais consequências são: diversas zoonoses, mordeduras e acidentes de trânsito (Musskopf, 2020). Uma das maneiras de se controlar a população de animais abandonados é a promoção do conceito de guarda responsável. A educação e o aconselhamento antes e depois da aquisição/adoção de um animal de estimação podem ajudar a reduzir o abandono (Junior & Machado, 2018). Uma outra solução para amenizar o problema de animais abandonados é o desenvolvimento de aplicativos que facilitem a adoção de cães e gatos abandonados. Para criar um aplicativo é necessário ter conhecimentos multidisciplinares, tais como: (a) habilidades e conhecimentos de design para desenvolver a aparência do aplicativo, criar uma identidade visual e definir as interações do aplicativo; (b) entender de linguagem e programação para construir o que o design projetou em forma de código, implementar as integrações, funcionalidades, servidores e bancos de dados, testar o aplicativo e inspecionar os erros; (c) saber realizar pesquisas e relacionar com a comunidade externa, para entender quais serão os usuários do aplicativo (USEMOBILE, 2022). Sendo assim, o trabalho de conhecer a realidade dos animais e ONGs de Janaúba envolverá a comunidade acadêmica e a comunidade externa, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e saberes. Além disto, a criação e manutenção deste aplicativo irá contar com diversas áreas (química, informática, biologia, dentre outras) reforçando o conceito de interdisciplinaridade.
Objetivos Gerais Desenvolver um aplicativo que possibilite a adoção de cães e gatos abandonados ou que estão na Associação de Resgate e Cuidados Animais de Janaúba (ARCA). Objetivos específicos - Criar o aplicativo Tindog. - Divulgar o aplicativo nas redes sociais e nas escolas municipais parceiras. - Facilitar a adoção de animais abandonados. - Fazer campanhas de conscientização da população de Janaúba sobre a zoonoses, a castração, o abandono e os direitos dos animais. - Promover melhores condições de vida aos animais abandonados. - Divulgar informações sobre os animais perdidos. - Criar um cadastro de lares temporários.
As metas pretendidas são: - Colaborar para o processo de adoção de cães e gatos que encontram-se sobre o cuidado da ARCA (aproximadamente 90 animais) e, também, abandonados na rua (centenas). - Promover melhoria na condição de vida desses animais resgatados/abandonados. - Contribuir para que animais perdidos sejam encontrados pelos seus tutores. - Coadjuvar a formação de lares temporários (Espera-se formar, no mínimo, 20 lares temporários). - Realizar campanhas de conscientização, em escolas municipais, em relação à zoonose, direitos (leis) dos animais, abandono, castração, dentre outros. Está meta incluirá, aproximadamente, 300 alunos. - Promover uma grande campanha de conscientização nas redes sociais de toda a temática (inúmeros pessoas serão envolvidas). - Como impacto indireto, beneficiar toda a população da cidade de Janaúba (aproximadamente 70 mil pessoas) com a proposta. Nossa cidade, enfrenta grandes desafios em relação à zoonoses e abandono de animais. - Apresentação, em evento científico, dos resultados obtidos.
1.1. Criação do aplicativo O desenvolvimento de um aplicativo para dispositivo móvel (App) envolve diversas etapas e, aquelas necessárias ao desenvolvimento do App Tindog, são descritas a seguir: - Inicialmente deverão ser elencadas todas as possíveis funcionalidades do App, através do suporte fornecido por informações obtidas na ARCA sobre o os dados disponíveis e funcionalidades desejáveis ao sistema. - Após obter os dados necessários a etapa seguinte consiste em definir quais tecnologias serão utilizadas para o desenvolvimento do App. Desta maneira, nesta etapa o bolsista fará um estudo sobre as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, considerando-se diversos aspectos e visando responder as seguintes perguntas: * Que tipo de tecnologia utilizar visando um app que possa ser executado em qualquer plataforma - tecnologias do tipo WebApp (Site web adaptado para dispositivo móvel) ou Híbridos (executam nas principais plataformas (Android e IOS) com um único código). * Quais ferramentas serão utilizadas para o esboço (wireframes) das possíveis telas do App? * Quais ambientes de desenvolvimento (IDEs) e linguagens de programação/marcação serão utilizadas para o desenvolvimento multiplataforma? * Qual tecnologia será utilizada como servidor de aplicação e banco de dados para fornecer dados ao App? - Após a definição das tecnologias ideais para o desenvolvimento do aplicativo, a próxima etapa será definir sua arquitetura, traçando o fluxo de informações e a integração das tecnologias envolvidas. A arquitetura em termos gerais, definirá como será a integração entre o App sendo executado no dispositivo móvel, o servidor que armazenará os dados e forncerá tecnologia (middleware) para consumo destes dados e, um sistema web, que será utilizado para popular a base de dados presente no servidor. O sistema web será um sistema gerenciador de conteúdos, que deverá ser utilizado pelo bolsista/ARCA para geração de dados. - As etapas finais consistem na codificação e testes do sistema proposto, onde o bolsista fará a codificação e testes contínuos para verificação de eficiência das principais partes do sistema (Móvel, Servidor e Web). 1.2. Dados gerados no aplicativo As informações serão acrescidas no aplicativo Tindog mensalmente pelo estudante bolsista. Serão necessárias informações sobre: - Animais da Arca disponíveis à adoção: serão coletados pelo aluno bolsista os dados de todos os animais disponíveis à adoção. Esses dados incluem o resumo do histórico do animal, suas características principais, tamanho, temperamento, idade, gastos, dentre outros. Também será incluído no aplicativo uma foto de cada animal. - Apadrinhamento de cães e gatos: serão gerados dados em relação aos gastos médio mensal de cada animal que se encontra na ARCA. Sendo assim, esses animais poderão ser ajudados com uma ajuda mensal (qualquer valor) de um padrinho. O padrinho poderá acompanhar pelo aplicativo notícias do seu apadrinhado. - Informações sobre animais perdidos: o aplicativo também contará com um ícone no qual serão mostrados dados de animais perdidos na cidade de Janaúba. O proprietário que perdeu o animal nos passará as características do mesmo, e essas serão incluídas no aplicativo. Se obtivermos informações do respectivo animal, encaminharemos ao proprietário. - Lar temporário: serão cadastradas as pessoas que tiverem interesse em ceder o lar temporariamente. Poderão ser abrigados animais abandonados, até que se encontre um lar para o mesmo; fêmeas prenhas ou paridas com objetivo de conseguir um lar permanente aos filhotes e mãe, animais atropelados/mau tratados, dentre outros. Destaca-se que, a comunidade externa que tiver interesse em apadrinhar animais, ceder lar temporário e deseje divulgar informações de um animal perdido, deverão fornecer esses dados através do aplicativo Tindog. O discente bolsista ficará responsável pela atualização das informações no aplicativo. 1.3. Divulgação do aplicativo O aplicativo Tindog será divulgado nas redes sociais (facebook, instagram, whatsapp, etc) e também será divulgado nas escolas parceiras. O mesmo será realizado pelo discente bolsista e pelos docentes envolvidos. 2. Campanhas de conscientização populacional Serão realizadas em algumas escolas municipais de Janaúba campanhas de conscientização da população nas quais serão destacados os temas citados abaixo. Essas campanhas contarão com cartazes, folders e palestras realizadas pelos discente. - Zoonoses: nossa cidade possui inúmeros animais em situação de rua ou não, que têm doenças graves e/ou transmissíveis, sendo assim, é de extrema importância conscientizar as pessoas em relação ao cuidado deste animal e a quem recorrer em casos de doença. - Castração: sabe-se que a castração é a atitude mais eficaz no controle de animais abandonados e, consequentemente, no número de zoonoses. Contribuindo também na diminuição de demarcação de território e fuga. Portanto, iremos levar à comunidade externa informações sobre essa temática. - Abandono e direitos dos animais: nesta temática faremos um trabalho de conscientização focado, primordialmente, na divulgação das leis de proteção animal no Brasil. Essa campanha de conscientização da população também será realizada nas redes sociais, através de boletins informativos, criados pelos discentes com o auxílio dos professores envolvidos. O público-alvo participará como ouvinte/telespectador das campanhas de conscientização nas escolas, assim como nas redes sociais. Outro público alvo, a população da cidade, poderá participar diretamente da proposta adotando e/ou apadrinhando um animal, cedendo o lar temporariamente e divulgando informações sobre animais perdidos. O feedback do projeto será acompanhado nos comentários das redes sociais e nas conversas diretas entre os docentes e todos os discentes envolvidos.
De AZEVEDO, S. V. A problemática de animais domésticos frente à pandemia do coronavírus no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso, Goiás, GO, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2020. BOCARD, T. Como criar um aplicativo? Tire a ideia do papel em 13 passos. Disponível em: https://usemobile.com.br/como-criar-um-aplicativo/#desenvolvimento. Acessado em: 20 de junho de 2022. FISTAROL, J. R. Aplicativo para auxiliar a encontrar lares para os animais de rua: SavingPet. Trabalho de Conclusão de Curso, Santa Catarina, SC, Instituto Federal de Santa Catarina, 2018. JUNIOR, C. N. K.; MACHADO, J. C. E. Abandono de animais domésticos: elaboração e implementação de sequência didática em escola pública de Embu das Artes – SP. Ciência em Tela, V. 11, n. 1, 2018. MUSSKOPF, B.; SILVA, L.M.; MUSSKOPF, R.; de SOUZA, F. F.; WOJEICCHOWSKI, N.; SCHNAIDER, J.; FEITOSA, S. S.; SCHMIDT, I.; ABATTI, N.; GARCIA, C. M. Latinder – Modernizando Adoções de Animais Pets. XI Computer on the Beach, Camboriú, SC, 2020. De OLIVEIRA, L. F. L.; REGO, P. D. E. R.; VIEGAS, S. C.; LOPES, P. T. C. PETAMIGO – SUA APLICAÇÃO DE ADOÇÃO DE PESTS. Revista Eletrônica em Gestão e Tecnologia, v. 7, n. 1, 2021. SILVA, V. H. N. Protótipo: Alimentador Inteligente Para Cães e Gatos Baseado no Conceito de Internet das Coisa. Trabalho de Conclusão de Curso, Salgueiro, PE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, 2021. Da SILVA, L. M. Animais em situação de rua: cartilha pedagógica para cuidados dos animais em situação de rua na cidade de Cachoeira. Nota Técnica de Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, BA, 2019.
O projeto proposto pretende promover a interação entre discentes, docentes e comunidade externa, destacando o reconhecimento e valorização do indivíduo. O mesmo contará com o auxílio de um discente bolsista, o qual ficará responsável pela criação do aplicativo, geração de dados ao aplicativo e colaboração nas campanhas de conscientização nas escolas parceiras e nas redes sociais. Também contaremos com a colaboração de estudantes voluntários que trabalharão diretamente nas atividades relacionadas às campanhas de conscientização. A atuação do estudante bolsista é de grande valia ao projeto, pois a sua formação acadêmica favorece a execução do mesmo, mais especificamente na criação/alimentação do aplicativo Tindog. De contrapartida, o projeto contribuirá à formação dos discentes, despertando neles o espírito de liderança, trabalho em grupo, interdisciplinaridade e de um olhar para a realidade da nossa cidade que possui inúmeros animais abandonados. O estudante responsável pela criação do aplicativo será orientado/instruído por um docente da área de informática, o qual dará todo o suporte à esse aluno. Todos os discentes serão orientados pelos docentes envolvidos na proposta, podendo contar com o auxílio direto desses professores, especialmente na execução das campanhas de conscientização que serão realizadas nas escolas municipais e nas redes sociais. Os estudantes serão acompanhados e avaliados através de reuniões mensais para a estruturação de todas as atividades. Vale ressaltar que contaremos com a participação de docentes de diversas áreas (informática, química, biologia, etc) reforçando o intuito interdisciplinar da proposta.
A comunicação é fator relevante na adoção de cachorros e gatos. Geralmente, a divulgação de pessoas interessadas em adotar ou doar um pet acontece em contato com amigos próximos ou através das redes sociais pessoais, o que nem sempre é eficiente. Com isso, a criação de um aplicativo poderá melhorar a comunicação entre as pessoas interessadas no processo de adoção de um animal de estimação (de Oliveira et al., 2021). A adoção de pets pode acabar com diversos problemas relacionados ao bem estar animal, como dor, fome, sede, frio e desenvolvimento de doenças. Além de diminuir o sofrimento dos animais, a adoção também traz benefícios para as pessoas que adotam os pets. Estudos científicos já comprovaram que a adoção de animais pode trazer vários benefícios, inclusive diminuir o risco das pessoas desenvolverem doenças como a depressão (de Oliveira et al., 2021).
Público-alvo
Animais (cachorros e gatos) que encontram-se em situação de abandono.
Discentes da UFVJM.
Docentes da UFVJM.
Alunos do ensino fundamental e médio de escolas.
A comunidade externa que se prontificará em apadrinhar animais, ceder lar temporário, divulgar informações sobre animais perdidos e as quais acompanharem o projeto através das redes sociais.
Municípios Atendidos
Janaúba
Parcerias
A ARCA nos auxiliará na geração de dados que serão necessários para alimentar o aplicativo, especialmente em relação à animais que necessitam de um lar e apadrinhamento de cães e gatos. Além disso, a ARCA participará das reuniões, ajudando nas decisões sobre as ações do projeto.
Cronograma de Atividades
Reuniões com os discentes.
Reuniões com a instituição parceira.
Reuniões com os membros do projeto.
Coleta de dados da Arca (nº de animais resgatados, características, gastos...).
Realização de fotos dos animais da ARCA.
Criação do aplicativo.
Envio de dados ao aplicativo.
Campanhas de conscientização.
Submissão de trabalho à evento científico.