Visitante
Mantón dos Vales
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
tatiana nunes amaral
202410220248549
instituto de ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
ciências humanas
cultura
saúde
artes integradas
municipal
programa de educação tutorial - pet - estratégias para diminuir a retenção e a evasão
Não
Membros
sarah stéphane diamantina da costa
Voluntário(a)
luciana lopes dos santos
Voluntário(a)
flávia aparecida amaral
Vice-coordenador(a)
vivian machado benassi
Voluntário(a)
ofélia ortega fraile
Voluntário(a)
sandra matias damasceno
Voluntário(a)
maria neudes sousa de oliveira
Voluntário(a)
jose rafael madureira
Voluntário(a)
andrielle ariane morais dos santos
Bolsista
O projeto Matón dos Vales tem como objetivo principal contribuir para proporcionar bem-estar dos professores do ensino público de Diamantina (MG) através da arte Flamenca. Como objetivos secundários podem ser citados a melhoria do ensino de forma geral no município e o desenvolvimento dos discentes envolvidos. Os membros do projeto organizarão oficinas de história do Flamenco, movimentos da dança, bordado do mantón, conversas sobre ansiedade e bem-estar, filmes sobre a cultura Flamenca e outras atividades em uma sequência durante o ano de 2024.
Arte e cultura, Bem-estar, Dança, Flamenco
O projeto Mantón dos Vales é uma proposta de promoção do bem-estar dos professores de ensino fundamental e médio de Diamantina (MG) através de oficinas sobre a cultura Flamenca. "Mantón" é o xale que as dançarinas de Flamenco utilizam e está no presente projeto representando o acolhimento da peça, utilizada para aquecer, e também a beleza que traz para as dançarinas. Desta forma, aquecimento e beleza serão transformados em acolhimento e bem-estar para os professores alvo através de encontros com assuntos sobre o Flamenco em diversas modalidades. Pela equipe multidisciplinar organizada, as oficinas terão ações como: história do Flamenco na Espanha e no mundo, movimentos da dança flamenca, acessórios utilizados na dança, personalidades da dança e música flamencas, filmes de Carlos Saura, bordado dos mantóns e ensaios de coreografia. Em todas as oficinas serão oportunizadas conversas sobre a história de vida de cada envolvido, trazendo reflexões sobre ansiedade, bem-estar e saúde mental. Ao final do projeto espera-se atingir as metas de realização das oficinas, promoção do bem-estar dos professores, participação em festival / evento científico na área e divulgação científica da ação.
O flamenco é uma forma de expressão artística profundamente enraizada na cultura espanhola, com ênfase particular na região sul do país, chamada Andaluzia. Desempenha um papel fundamental na identidade cultural da Espanha, e é considerado um dos pilares da herança artística do país. Ele reflete a rica mistura de influências culturais que moldaram a Espanha ao longo dos séculos, incluindo elementos da cultura cigana, árabe e judaica, povos que habitaram a península ibérica desde a época medieval. O flamenco também desempenha um papel significativo na economia espanhola, atraindo turistas de todo o mundo para seus espetáculos e festivais. Esta expressão artística também se mescla às principais festas populares do país, de modo especial, as que se realizam no ambiente andaluz, como a “Feria de Abril” da cidade de Sevilha. Realizada anualmente desde 1847, na “Feria” se escuta música flamenca, com a presença de mulheres caracterizadas com seus vestidos, “mantones”, “abanicos”, cabelos bem penteados e flores na cabeça (MOURA, 2018; VIEIRA, 2016). Em 2010, o flamenco foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (UNESCO, 2010), o que destaca sua importância não somente para os espanhóis, mas globalmente, como uma forma de arte valiosa e única. Os primeiros registros sobre o flamenco vêm do final do século XVIII na Espanha e, a princípio, o flamenco era constituído apenas pelo canto (“cante”); com o tempo foi ganhando outros elementos, como as palmas, as castanholas, o “cajón”, o violão ou “guitarra” (“toque”), o sapateado e a dança (“baile”). No Brasil, existem mais de 300 escolas de flamenco nas quais se divulga a arte flamenca (EXAME, 2013). A dança flamenca, como outras formas de expressão artística, pode ser benéfica para a saúde física e mental, por vários motivos. O primeiro e mais visível é que, como qualquer outra dança, é um excelente exercício físico. A atividade física regular está associada a melhorias na saúde mental, incluindo a redução do risco de depressão e ansiedade. Sendo uma forma de arte altamente emotiva e expressiva, os dançarinos têm a oportunidade de expressar suas emoções, aliviar o estresse e liberar sentimentos reprimidos, o que pode ter um impacto positivo na saúde mental. A dança, além de divertir, pode ser ótima também para exercitar a concentração e o foco. De modo especial, participar de aulas de dança flamenca oferece oportunidades para a socialização e o desenvolvimento de novas amizades. A interação social é fundamental para o bem-estar mental, pois ajuda a combater o isolamento e a solidão.
Objetivo geral: promoção do bem-estar dos professores de ensino fundamental e médio de Diamantina (MG) através de oficinas sobre a cultura Flamenca. Objetivos específicos: intervir através de oficinas de tema Flamenco presencialmente com os professores (público-alvo) em diferentes modalidades: dança, História, filme, artes manuais e conversas.
Meta 1: Organização das 07 oficinas para pelo menos 2 instituições de ensino de Diamantina: levantamento das instituições e professores interessados, definição do calendário das atividades, elaboração de material / roteiro das oficinas, treinamento. Meta 2: Aplicação da 1 Oficina de História e 1 exibição de Filme. Meta 3: Aplicação das 2 Oficinas: Música flamenca e Histórias de vida. Meta 4: Organização parcial do projeto Meta 5: Aplicação de 2 Oficinas de Bordado Meta 6: Aplicação de 2 Oficinas de Croché Meta 7: Aplicação de 1 Oficina de dança com mantón (8 aulas) Meta 8: Participação em 1 evento científico, 1 festival de Flamenco e 1 oficina presencial
Meta 1: Organização das 07 oficinas para pelo menos 2 instituições de ensino de Diamantina: levantamento das instituições e professores interessados, definição do calendário das atividades, elaboração de material / roteiro das oficinas, treinamento. Atividade a ser realizada pela equipe do projeto (docentes e discentes). Submissão do projeto ao Comitê de ètica em Pesquisa para permissão de levantamento de informações via questionário. Meta 2: Aplicação da 1 Oficina de História e 1 exibição de Filme: palestra sobre História do Flamenco e Filme de Carlos Saura mediado. Meta 3: Aplicação das 2 Oficinas: Música flamenca e Histórias de vida. Apresentação de tipos de músicas, danças e instrumentos utilizados no Flamenco. Levantamentos de histórias de vida para definição das técnicas de bordado e crochê. Meta 4: Organização parcial do projeto: levantamento das atividades realizadas e planejamento das atividades futuras. Redação de resumo científico. Meta 5: Aplicação de 2 Oficinas de Bordado: bordando elementos em cada mantón. Meta 6: Aplicação de 2 Oficinas de Croché: acabamento do mantón com croché. Meta 7: Aplicação de 1 Oficina de dança com mantón (8 aulas): aulas de dança flamenca com mantón. Meta 8: Participação em 1 evento científico, 1 festival de Flamenco e 1 oficina presencial: Organização de participação nos eventos para treinamento e divulgação científica.
EXAME. O flamenco conquista seu espaço nos tablados do Brasil. Disponível em: https://exame.com/casual/o-flamenco-conquista-seu-espaco-nos-tablados-do-brasil/ . Acesso em: 20/10/23. MOURA, L. D. E.. Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Artes Cênicas.2018. UFVJM. RESOLUÇÃO Nº. 26 - CONSEPE, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012. Define a Política Cultural da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/politicacultural.html. Acesso em: 20/10/23. UNESCO. Inscribed in 2010 (5.COM) on the Representative List of the Intangible Cultural Heritage of Humanity. Disponível em: https://ich.unesco.org/en/RL/flamenco-00363. Acesso em: 21/10/23. VIEIRA, M.. Corpo e Dança no Filme" Carmen" de Carlos Saura. Artciencia. com, Revista de Arte, Ciência e Comunicação, 2016.
Os estudantes da UFVJM envolvidos na organização das ações terão a oportunidade de desenvolvimento artístico pelo contato com os temas a serem abordados, tendo a possibilidade multidisciplinar de aprendizagem. As oficinas serão orientadas por especialistas de cada área (História, artes manuais, discussão de filmes, dança e música). Além disso, o entendimento da necessidade de atividades artísticas como meio de geração de bem estar pode incentivar a continuidade artística dos alunos. O entendimento de que atividades artísticas, extensionistas, também trazem produção científica é outro aspecto que incentiva o desenvolvimento dentro da Universidade. O entendimento de que " cultura, para além das manifestações artísticas, pode colocar o seu manancial simbólico e estético a favor da educação" (UFVJM, 2012) será nítido. Os estudantes serão treinados pelos professores envolvidos no projeto, especialista em cada parte, e serão avaliados mensalmente pela coordenadora da ação verificando os quesitos de assiduidade, interação, interesse, entregas e organização.
O projeto tem como ponto forte o envolvimento de membros docentes com natureza multidisciplinar, traduzindo em diversidade de oficinas culturais em torno do Flamenco.
Público-alvo
Professores de ensino público de Diamantina (MG).
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
O Ballet Sarah Stéphane será parceira da atividade através da disponibilização de espaço físico, aulas, ensaios, eventos, workshop, palestras e vídeo conferências. A empresa tem sede própria no centro de Diamantina, facilitando o acesso do público-alvo, além de ser um espaço adequando para as práticas. A escola oferece aulas de Flamenco e tem interesse na difusão da modalidade em Diamantina.
PIBID História - UFVJM (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) será ponte de comunicação entre o projeto e os professores alvo da ação.
Cronograma de Atividades
Estudos teóricos, elaboração dos roteiros das oficinas, marcação de locais e datas das oficinas com os professores (alvo). Reuniões semanais.
Aplicação de 02 oficinas sobre a História do Flamenco: explanação teórica e exibição de uma obra de Carlos Saura.
Aplicação de 2 oficinas envolvendo música Flamenca e o resgate da história pessoal de cada professor (alvo) para iniciar levantamento de elementos para o bordado nos mantónes.
Organização da equipe do projeto em relação às metas traçadas e atingidas até o momento e organização das próximas atividades.
2 oficinas para o bordado dos mantónes com elementos da história de cada professor (alvo). Momento de reflexão sobre bem-estar.
2 oficinas para o acabamento com croché dos mantónes. Momento de reflexão sobreansiedade. Docentes Sandra e Tatiana orientarão as atividades.
Oficinas semanais para ensaios da dança flamenca com mantón serão oferecidas para os professores (alvo) dançarem, se divertirem e entenderem que podem dançar. As aulas serõa leves e com o objetivo principal do bem-estar. Conversas sobre ansiedade e bem-estar serão fomentadas.
Redação do relatório final das atividades com as produções científicas, andamento da execução das metas, avaliação do projeto e dos alunos envolvidos.
Os alunos, bolsista ou voluntários, serão envolvidos em todas as atividades do projeto, sendo que com o contato nas reuniões serão conduzidos para as atividades de maior afinidade. Desafios serão colocados para o desenvolvimento em temas que percebermos a necessidade de desenvolvimento.
Uma oficina presencial de Flamenco em Belo Horizonte será oferecida para os membros do projeto e outros interessados. Data da atividade dependente da disponibilidade do profissional.
Participação de membros da equipe do projeto no XIV Festival Internacional de Flamenco em São José dos Campos (SP).
Participação em 1 evento científico presencial para publicação de resultados parciais do projeto. Evento a definir.