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Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
tiago mendes
202410120241171075
instituto de ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
engenharias
comunicação
educação
comunicação estratégica
local
Sim
Membros
josé ricardo ferreira oliveira
Vice-coordenador(a)
nathan cordeiro neiva
Voluntário(a)
harculano chaves araújo
Voluntário(a)
albano soares garcia júnior
Voluntário(a)
pedro lucas leite vieira
Voluntário(a)
thiago arrais maro
Voluntário(a)
gabriel almeida lopes
Voluntário(a)
rafael drumond lopes
Voluntário(a)
fernando eduardo cavalcante filho
Voluntário(a)
igor dos santos gomes
Voluntário(a)
verônica barbosa da silva
Voluntário(a)
luiz david de lima e silva
Voluntário(a)
luciano rezende benevides júnior
Voluntário(a)
breno de sá lima
Voluntário(a)
arthur tolentino cândido
Voluntário(a)
monaline aparecida fernandes chaves
Voluntário(a)
pedro henrique lobato guerra
Voluntário(a)
ana clara oliveira nascimento silveira
Bolsista
nelcidio geraldo carneiro
Voluntário(a)
renato rocha sudre
Voluntário(a)
alessandra neves orsetti araujo
Voluntário(a)
gilmar tadeu pereira da cruz
Voluntário(a)
marcia de jesus quaranta
Voluntário(a)
thiago henrique lara pinto
Voluntário(a)
libardo andrés gonzález torres
Voluntário(a)
daniel júnio figueiredo soares
Voluntário(a)
leida calegário de oliveira
Voluntário(a)
carlos magno maciel gil
Voluntário(a)
euler guimarães horta
Voluntário(a)
O projeto visa superar a falta de informações sobre os cursos de graduação em exatas, especialmente nas áreas de física, matemática, química, entre outras que muitas vezes afasta potenciais interessados. O objetivo é aproximar a ciência e tecnologia do público em geral, promovendo um ambiente inclusivo e acessível. A proposta se baseia no lema de Esopo: "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar". Pesquisadores, docentes, discentes e técnicos administrativos podem contextualizar suas atuações para os alunos de graduação e ensino médio, promovendo um ciclo de aprendizado e crescimento. A educação está imersa na era digital, e é fundamental transformar o uso de tecnologias em ferramentas educacionais. O projeto também se alinha com planos de desenvolvimento integrado que visam inovação digital na educação e ampliação do acesso ao ensino técnico e profissionalizante. Enriquecendo o novo currículo do ensino médio no Brasil, fornecendo aos estudantes experiências práticas, incentivando o pensamento crítico. Além de preparar os alunos para as demandas do mundo contemporâneo, onde a ciência e a tecnologia desempenham um papel cada vez mais importante. Isso pode ajudar a formar uma geração de jovens mais capacitados e interessados em ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do país. Neste contexto, este projeto visa: a) Elaborar e conceber conteúdos de informação, formação e capacitação para diversos setores da sociedade; b) Promover a interação entre a universidade e a população de Diamantina; c) Estimular a busca pelo conhecimento, sem distinção de níveis. As metas a serem atingidas consistem em: a) Despertar a curiosidade dos alunos do ensino médio pela área de inovação e tecnologia; b) Ampliar a capacidade da sociedade em lidar com novas tecnologias; c) Desenvolver materiais acessíveis online, como tutoriais e minicursos; c) Promover ações e atividades nas redes sociais do ICT. Para isso, o projeto será dividido em etapas que incluem capacitação dos participantes, pesquisa sobre escolas de ensino médio, elaboração de material, apresentações, divulgação nas redes sociais e avaliação da performance dos discentes de extensão. Também está prevista a elaboração de relatórios e a continuidade do projeto com base nos resultados alcançados. O projeto busca ainda promover a inclusão de conhecimento científico e tecnológico, visando conectar a universidade à sociedade e estimular o interesse nas áreas de exatas. Além disso, busca reduzir a evasão nos cursos de engenharia e contribuir para o desenvolvimento sustentável local e regional.
ciência, tecnologia, comunicação, novo currículo do ensino médio, conhecimento, oportunidades, sociedade.
O projeto "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense." visa superar a falta de informações sobre cursos de graduação em exatas, aproximando a ciência e tecnologia do público em geral. Com base no lema de Esopo, busca promover um ciclo de aprendizado e crescimento, envolvendo pesquisadores, docentes, discentes, técnicos administrativos, alunos do ensino médio e sociedade em geral. O projeto pretende: Objetivos: a) Elaborar conteúdos informativos e de formação para a sociedade. b) Fomentar a interação entre a universidade e a população local. c) Estimular a busca pelo conhecimento em todas as idades. Metas: a) Despertar a curiosidade dos alunos do ensino médio pela inovação e tecnologia. b) Ampliar a capacidade da sociedade em lidar com novas tecnologias. c) Desenvolver materiais físicos e online, como tutoriais, oficinas, cursos e minicursos. d) Promover ações e atividades nas escolas de ensino médio nas redes sociais do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM. e) Enriquecer o novo currículo do ensino médio, fornecendo conteúdos práticos as suas propostas de componentes curriculares. O projeto será dividido em etapas, incluindo capacitação, pesquisa em escolas de ensino médio, elaboração de material, apresentações, divulgação física e online e avaliação do desempenho dos participantes. Também envolve a elaboração de relatórios e a continuação com base nos resultados alcançados. O projeto visa promover a inclusão do conhecimento científico e tecnológico, conectar a universidade à sociedade, aumentar a procura por cursos de engenharia e reduzir a evasão nos cursos de engenharia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e regional.
A utilização de recursos computacionais e de multimídia na educação básica e/ou superior exige constantes esforços dos docentes. Esses esforços são em transformar uma simples utilização de softwares computacionais e de redes sociais em ferramentas educacionais que auxiliem no processo de aprendizagem. A educação seja nas escolas de base e/ou nas universidades está vivendo o contexto da era digital. A principal consequência desse contexto é o aumento das possibilidades de apresentar o conhecimento, e na velocidade de geração e disseminação de conteúdo. A tecnologia digital inova a linguagem da informação, mesclando representações, simulações e modelos de máquinas, equipamentos, estruturas e etc. Além disso, as redes sociais estão cada vez mais difundidas e presentes na sociedade como um todo. A presença das redes sociais se promove sem qualquer distinção, inclusive sem limitar por nível de conhecimento, de formação, técnico e etc. O relatado anteriormente vai de encontro com o apresentado no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2019-2030. Nesse plano é mencionado a necessidade de se obter estratégias e compreender ações de inovação digital, de forma a melhorar as práticas em sala de aula e facilitar a troca de conhecimento. Por fim, há também a correlação com o Plano Integrado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste 2021 e 2022 de nosso estado. Nesse é mencionado a necessidade de ampliar o acesso ao ensino técnico e profissionalizante. Sendo isso promovido por meio de parcerias com entidades públicas e privadas, para a capacitação e formação da população nas diversas áreas. No seguimento de sistemas térmicos (sistemas de potência e aparelhos térmicos) estão as máquinas: motores de combustão interna (automotivos e estacionários), turbinas a vapor e a gás (centrais termoelétricas), turbinas aeronáuticas (motores de avião), turbinas eólicas (energia oriunda dos ventos), sistemas de refrigeração (câmaras frigoríficas e de condicionamento de alimentos, produtos e etc.), sistemas de ar condicionado (climatização de ambientes), compressores (estações de ar comprimido e compressão de gás em geral) entre outras. Ainda nesse seguimento estão os aparelhos e equipamentos: trocadores de calor (indústria de petróleo, química, gás, e etc.), geradores de vapor (centrais termoelétricas, indústria de processo, hotéis, lavanderias e etc.), coletores e painéis solares (energia heliotérmica e/ou fotovoltaica), gaseificadores (biogestor de lixo urbano, geração de gases combustíveis e etc.) entre outros. O ensino e capacitação nessas máquinas, aparelhos e equipamentos é fundamental para a atuação no mercado de trabalho e no desenvolvimento da região. O que foi exemplificado anteriormente vai de encontro com algumas necessidades do Plano Integrado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste 2021 e 2022. Nesse plano do estado de Minas Gerais é mencionado as necessidades de: • Ampliação de rede de distribuição de energia – malha de gás natural – implementação de bases de compressão e descompressão de gás natural (compressão de gás em geral); • Apoiar e capacitar gestores públicos e demais interessados para a gestão dos resíduos sólidos e sua adequada destinação, possibilitando a geração de renda e energia (biogestor de lixo urbano, turbinas a vapor e a gás, motores de combustão interna e etc.). • Usina Fotovoltaica IDENE - Implementar usina fotovoltaica do Idene, na região dos Vales dos Rios Jequitinhonha, Mucuri e Doce, visando a alimentação dos poços artesianos e diminuir, por meio de convênio, os custos com energia elétrica de entidades públicas (hospitais, postos de saúde, escolas, sede dos poderes executivos e legislativos, entre outras). Obs: em estudo de viabilidade (energia heliotérmica e/ou fotovoltaica). Nos últimos anos é evidente que os alunos do ensino médio estão optando por cursos relacionados a ciências sociais e humanas. Com isso, os cursos de engenharia vêm perdendo cada vez mais espaço. E mesmo quando ocorre a opção por esses cursos um grande índice de evasão ocorre. Com a chegada da pandemia do COVID-19 esse índice se ampliou, em especial nos cursos de engenharia ofertados pelo ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM. Apesar dos avanços na educação como a inserção de dinâmicas, computadores, internet, entre outros, muitos educadores do ensino médio não os aplicam. Isso ocorre devido à falta de aperfeiçoamento e medo da alienação, gerando o hábito de lecionar tradicionalmente. Sendo assim, muitos desses problemas estão ligados a desmotivação dos estudantes do ensino médio que é cada vez mais constante. Esse fato ocorre principalmente em disciplinas de ciências exatas e naturais, onde os professores não conseguem despertar o interesse dos alunos. Esses professores também em muitas das vezes não conseguem estabelecer conexões entre os ensinamentos básicos e as aplicações práticas. Ainda mais com o novos componentes curriculares propostos atualmente pelo novo ensino médio no Brasil. As dificuldades de permanência nos cursos de engenharia por parte dos alunos em muitas das vezes estão associadas à sua defasagem de conhecimento. Essa defasagem causa a diminuição do interesse do aluno ao longo do curso, o que aumenta substancialmente o índice de evasão da universidade. Paralelamente a isso percebe-se que em muitos casos existe uma grande desinformação por parte desses alunos em relação aos cursos da área tecnológica. Essa desinformação vai desde o conteúdo necessário para o acompanhamento desses cursos até as possíveis áreas de atuação. A principal consequência desses fenômenos é que os cursos de engenharia perdem estudantes para outras áreas do conhecimento. Esse cenário aumenta o desperdício de potenciais engenheiros, que estão sendo abandonados sem o devido aproveitamento por falta de estímulos adequados. Com isso, as taxas de desistência nos primeiros anos desses cursos também é um problema a ser enfrentado. Pois esse problema gera gastos às universidades sem retorno à sociedade. Com isso, o presente projeto de extensão procura despertar o interesse dos docentes, discentes e técnicos administrativos do ICT no ensinamento e divulgação de suas habilidades. Além de despertar o interesse dos alunos do ensino médio e na sociedade geral diamantinense na área científica e tecnológica. Nesse contexto apresentado, a melhor formação dos discentes de engenharia auxiliaria na capacidade de desenvolver e utilizar as tecnologias (sistemas de potência e aparelhos térmicos). Para os alunos do ensino médio, pessoal da área de serviços correlacionados, jovens e adultos de Diamantina (sociedade geral) auxiliaria em vários aspectos. Sendo alguns desses aspectos relacionados a capacidade de conceber, incorporar ou utilizar as tecnologias (sistemas de potência e aparelhos térmicos). Além de incentivar e até mesmo capacitar essas pessoas para a atuação nos setores produtivos correlacionados localmente e na região.
O objetivo geral é elaborar e conceber conteúdos diversos de informação, formação e capacitação para os mais variados setores da sociedade. Promover o encontro do conhecimento acadêmico com as diversas camadas da população de Diamantina. Obtendo assim, uma forma de extensão imediata da universidade para com a sociedade Diamantinense como um todo. Para atingir este objetivo geral, propõem-se os seguintes objetivos específicos: • Encontrar maneiras e formas de se trabalhar a extensão nos cursos de graduação em engenharia ofertados pelo ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia; • Incentivar e ajudar a encontrar aspectos extensionistas em todos os componentes curriculares dos cursos de graduação em engenharia ofertados pelo ICT; • Fomentar a extensão universitária para os diversos setores da sociedade; • Promover uma maior interação entre os docentes, discentes e técnicos administrativos do ICT e os alunos do ensino médio e sociedade geral diamantinense; • Dialogar com a sociedade sobre seus desejos, ambições, demandas, necessidades e etc.; • Ampliar os horizontes da sociedade para a busca do conhecimento sem distinção de níveis; • Contribuir para o aumento do capital humano e a produtividade no trabalho sem distinção de categoria; • Estimular a escolarização da sociedade e apresentar para mesma as possibilidades de formação no cenário local; • Contribuir para o aumentando da capacidade produtiva da sociedade; • Fomentar iniciativas para o desenvolvimento sustentável da economia; • Contribuir para uma mão-de-obra qualificada e compromissada ambientalmente; • Gerar consonância entre a universidade e a sociedade.
• Promover a curiosidade dos alunos do ensino médio a pesquisas voltadas a área de inovação e tecnologia. Uma vez que o mercado está carente de profissionais especializados e capacitados, assim influenciando os alunos a desfrutarem das oportunidades que a universidade fornece; • Ampliar a capacidade da sociedade de conceber, incorporar ou utilizar novas tecnologias; • Elaboração de material de apoio, tutoriais e etc. em linguagem fácil e acessível (divulgação e disponibilização física e on-line); • Desenvolvimento de minicursos e capacitações (divulgação e disponibilização on-line); • Propor e conceber atividades, apresentações, palestras, minicursos, cursos, oficinas, dinâmicas e material de multimídia (posts, vídeos e etc.) para as redes sociais do ICT; • Promover um estudo baseado em problemas reais (aprendizagem baseada em problemas - PBL e metodologias ativas); • Realizar a divulgação dos cursos de engenharia ofertados pelo ICT por meio de suas redes sociais; • Agregar de forma prática os conhecimentos sobre sistemas de potência e aparelhos térmicos, com a intenção de diminuir a evasão de alunos dos cursos de engenharia do ICT; • Capacitar e orientar profissionais na utilização de sistemas de potência e aparelhos térmicos na geração de energia elétrica entre outras aplicações. Todas essas metas contribuem de forma direta ou indireta em aspectos relacionados a potencializar as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense. Conferindo contextualização regional, oportunidades, formação e aptidões necessárias para o sucesso na atuação profissional. Isso para os engenheiros graduados pelo ICT, alunos do ensino médio, técnicos e profissionais (sociedade geral) que buscam se especializar e aprimorar seus conhecimentos. Além de promover o debate de ideias (dialética) entre docentes, discentes e técnicos administrativos do ICT para que o relatado anteriormente seja alcançado.
1ª Etapa: capacitação dos discentes de extensão pelo coordenador e demais participantes do projeto proposto. Nesse contexto serão introduzidos conceitos técnicos relacionados à sistemas de potência e aparelhos térmicos. Por se tratar de conceitos interdisciplinares será necessário o intercâmbio de informação entre os discentes de extensão e os demais participantes do projeto. 2ª Etapa: pesquisa sobre escolas de ensino médio da cidade de Diamantina, a fim de fazer um levantamento inicial dessas escolas, para posteriormente selecionar a(s) mais adequada(s) para realização do projeto. Realizar visitas na(s) escola(s) selecionadas para uma consulta inicial aos alunos, sobre o conhecimento dos cursos de engenharia da UFVJM. 3ª Etapa: levantamento das estratégias de divulgação do projeto de extensão utilizando de visistas, materiais físicos, as redes sociais e outros meios de comunicação. 4ª Etapa: construção das ferramentas para a realização das atividades, apresentações, palestras, minicursos, cursos, oficinas e dinâmicas a serem realizadas nas escolas, além de iniciar a divulgação do projeto por meio das redes sociais do ICT. 5ª Etapa: apresentação inicial do projeto de extensão aos alunos do ensino médio e divulgação das redes sociais do ICT. 6ª Etapa: avaliação da performance dos discentes de extensão referente ao desenvolvimento do material de apresentação do projeto. Com o objetivo de verificar a evolução desses discentes em relação ao início do projeto. Podendo fornecer aos mesmos um relatório de suas atividades, corrigindo possíveis falhas e propondo melhorias. 7ª Etapa: elaboração dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais (posts, vídeos e etc.) sobre sistemas de potência e aparelhos térmicos. 8ª Etapa: elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados. 9ª Etapa: fornecimento dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais por meio das redes sociais do ICT (posts, vídeos e etc.) aos alunos da(s) escola(s) selecionada(s) referente a sistemas de potência e aparelhos térmicos. 10ª Etapa: elaboração do relatório final dos discentes de extensão com as principais informações sobre o projeto de extensão, com os resultados e propostas para atividades futuras e de continuidade deste projeto.
Câmara de Educação Superior. Resolução N° 1, de26 de março de 2021. 26 mar. 2021. Moraes, Carolina Roberta; Varela, Simone. Motivação do Aluno Durante o Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Ano I, No. 01, ago. / dez. 2007. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Plano Integrado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste. 2021. Disponível em: <http://www.idene.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&controller=document&id= 212-plano-integrado-de-desenvolvimento-do-norte-e-nordeste&task=download>. 2019. Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2019 - 2030. 2019. Torini, Danilo Martins. Formação e identidade profissional: a trajetória de egressos de Ciências Sociais. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. World Wide Fund for Nature. Acesso à Energia com Fontes Renováveis em Regiões Remotas no Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/?76422/Acesso-a-energia-com-fontes-renovaveis-em-regioes remotas-no-brasil>. Acesso em: 13 dez. 2021.
Os discentes de extensão serão responsáveis pelas seguintes atividades: • Pesquisa sobre escolas de ensino médio da cidade de Diamantina; • Levantamento das estratégias de divulgação do projeto de extensão utilizando de visistas, materiais físicos, as redes sociais e outros meios de comunicação.; • Construção das ferramentas para a realização das atividades, apresentações, palestras, minicursos, cursos, oficinas e dinâmicas a serem realizadas nas escolas; • Divulgação do projeto por meio das redes sociais do ICT; • Apresentação inicial do projeto de extensão aos alunos do ensino médio; • Elaboração dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais (posts, vídeos e etc.) sobre sistemas de potência e aparelhos térmicos; • Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados; • Fornecimento dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais por meio das redes sociais do ICT (posts, vídeos e etc.) aos alunos do ensino médio referente a sistemas de potência e aparelhos térmicos. Com a finalidade de executar as atividades propostas, os discentes de extensão irão contar com a orientação do coordenador e demais participantes do projeto proposto. A atuação do bolsista no presente projeto de extensão irá promover a sua capacitação principalmente no que se refere à exposição ao público. Condição essa que provavelmente esse aluno estará exposto em sua vida profissional.
A proposta apresenta relevância significativa nos seguintes aspectos: Superação da falta de informações: a iniciativa aborda um problema real ao superar a falta de informações sobre cursos de graduação em exatas, tornando essas opções mais acessíveis e atraentes para potenciais interessados. Além de integrar pesquisadores, docentes, discentes e técnicos administrativos no auxílio dos profissionais resposáveis pelos novos componentes curriculares propostos pelo novo ensino médio. Inclusão e acessibilidade: a busca por um ambiente inclusivo e acessível é crucial para promover a participação de uma ampla gama de pessoas na ciência e tecnologia, alinhando-se com princípios de equidade educacional. Aprendizado mútuo: o projeto promove o conceito de que todos podem aprender e ensinar, criando um ciclo de aprendizado e crescimento que beneficia pesquisadores, docentes, discentes e técnicos administrativos. Adaptação à era digital: a adaptação ao uso de tecnologias como ferramentas educacionais é essencial, considerando a importância crescente da educação digital. Alinhamento com planos de desenvolvimento: a proposta está alinhada com planos de desenvolvimento que visam inovação digital na educação e ampliação do acesso ao ensino técnico, apoiando políticas educacionais de âmbito nacional. Preparação para o futuro: a ênfase em experiências práticas e pensamento crítico prepara os alunos para as demandas do mundo contemporâneo, onde ciência e tecnologia são cada vez mais centrais. Contribuição ao desenvolvimento local e regional: o projeto pode ajudar a formar uma geração mais capacitada e interessada em ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento local e regional em áreas de grande relevância. Observações: A proposta enfatiza a importância da inclusão de conhecimento científico e tecnológico, mas deve garantir que a abordagem seja verdadeiramente inclusiva, levando em consideração a diversidade de backgrounds e necessidades dos participantes. A ênfase nas redes sociais e no conteúdo online é relevante para alcançar um público amplo, mas é importante garantir que os materiais sejam acessíveis e de qualidade. A continuidade do projeto com base nos resultados é essencial para que o impacto seja sustentável e duradouro. A ênfase na redução da evasão nos cursos de engenharia é louvável, mas também pode ser benéfica explorar formas de diversificar as áreas de estudo em ciência e tecnologia para atender a uma variedade de interesses, principlamente no ensino médio. A colaboração e parceria com escolas de ensino médio e outras instituições educacionais locais são fundamentais para o sucesso da iniciativa. No geral, a proposta demonstra uma abordagem abrangente e promissora para promover a ciência e tecnologia, incentivando o aprendizado e o crescimento, bem como contribuindo para o desenvolvimento educacional e socioeconômico local e regional.
Público-alvo
O público-alvo de forma direta são alunos do ensino médio que buscam se especializar e aprimorar seus conhecimentos. Esse público irá complementar sua formação por meio de exemplos práticos de engenharia, confrontando com os conceitos vistos em disciplinas tais como: física, matemática, química e etc. Esse público será induzido a promover o debate de ideias (dialética) em seu cotidiano de trabalho no âmbito de ciência e tecnologia.
O público-alvo são os engenheiros graduados e se graduando pelo ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM. Esse público irá complementar a formação dos alunos do ensino médio por meio de exemplos práticos de engenharia. A realização de exemplos práticos complementará o trabalho dos professores responsáveis pelos novos componentes curriculares propostos pelo novo ensino médio. Esse público será induzido ainda mais a promover o debate de ideias (dialética) em seu cotidiano de trabalho no âmbito de ciência e tecnologia.
O público-alvo de forma direta são os professores responsáveis pelos novos componentes curriculares propostos pelo novo ensino médio. A realização de exemplos práticos complementará o trabalho desses professores, sendo os mesmos afetados por esse projeto de extensão. Além dos docentes e técnicos administrativos do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM. Por fim, os técnicos e profissionais (sociedade geral) que buscam se especializar e aprimorar seus conhecimentos. Esse público descrito anteriormente também será induzido ainda mais a promover o debate de ideias (dialética) em seu cotidiano de trabalho no âmbito de ciência e tecnologia.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A participação da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru como instituição parceira no Projeto de Extensão "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense" é caracterizada por: Apoio e Anuência: a escola manifesta seu apoio e anuência ao projeto, reconhecendo sua importância na promoção da ciência e tecnologia, bem como no desenvolvimento do conhecimento e das oportunidades para a comunidade acadêmica e diamantinense. Benefícios Esperados: acredita-se que a parceria com o projeto será benéfica para alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica e escolar da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru. Cooperação e Realização: a instituição parceira expressa abertura à cooperação com o projeto e autoriza a realização do mesmo em suas instalações, demonstrando comprometimento com a iniciativa. A carta de anuência representa o apoio formal da instituição à execução do projeto em suas instalações, destacando a importância dessa colaboração para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e conhecimento na comunidade local.
A participação do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM como instituto parceiro do Projeto de Extensão "Promovendo a Ciência e Tecnologia: potencializando as oportunidades e o conhecimento da sociedade acadêmica e diamantinense" é caracterizada por: Apoio e Anuência: o instituto, representado pelo Diretor, expressa seu apoio e anuência ao projeto, reconhecendo sua importância na promoção da ciência e tecnologia, bem como no desenvolvimento do conhecimento e das oportunidades para a comunidade acadêmica e diamantinense. Benefícios Esperados: acredita-se que a parceria com o projeto será benéfica para discentes, docentes e demais membros da comunidade acadêmica do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM. Cooperação e Realização: o instituto parceiro demonstra abertura à cooperação com o projeto e autoriza a realização do mesmo em suas instalações, refletindo um comprometimento ativo com a iniciativa. A carta de anuência representa o apoio formal do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia/UFVJM à execução do projeto em suas instalações, realçando a importância dessa parceria para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e conhecimento na comunidade acadêmica e diamantinense.
Cronograma de Atividades
Capacitação dos discentes de extensão pelo coordenador e demais participantes do projeto proposto. Nesse contexto serão introduzidos conceitos técnicos relacionados à sistemas de potência e aparelhos térmicos. Por se tratar de conceitos interdisciplinares será necessário o intercâmbio de informação entre os discentes de extensão e os demais participantes do projeto. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Capacitação dos discentes de extensão pelo coordenador e demais participantes do projeto proposto. Nesse contexto serão introduzidos conceitos técnicos relacionados à sistemas de potência e aparelhos térmicos. Por se tratar de conceitos interdisciplinares será necessário o intercâmbio de informação entre os discentes de extensão e os demais participantes do projeto. Pesquisa sobre escolas de ensino médio da cidade de Diamantina, a fim de fazer um levantamento inicial dessas escolas, para posteriormente selecionar a(s) mais adequada(s) para realização do projeto. Realizar visitas na(s) escola(s) selecionadas para uma consulta inicial aos alunos, sobre o conhecimento dos cursos de engenharia da UFVJM. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Levantamento das estratégias de divulgação do projeto de extensão utilizando de visistas, materiais físicos, as redes sociais e outros meios de comunicação. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Levantamento das estratégias de divulgação do projeto de extensão utilizando de visistas, materiais físicos, as redes sociais e outros meios de comunicação. Construção das ferramentas para a realização das atividades, apresentações, palestras, minicursos, cursos, oficinas e dinâmicas a serem realizadas nas escolas, além de iniciar a divulgação do projeto por meio das redes sociais do ICT. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados
Construção das ferramentas para a realização das atividades, apresentações, palestras, minicursos, cursos, oficinas e dinâmicas a serem realizadas nas escolas, além de iniciar a divulgação do projeto por meio das redes sociais do ICT. Apresentação inicial do projeto de extensão aos alunos do ensino médio e divulgação das redes sociais do ICT. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Apresentação inicial do projeto de extensão aos alunos do ensino médio e divulgação das redes sociais do ICT. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Avaliação da performance dos discentes de extensão referente ao desenvolvimento do material de apresentação do projeto. Com o objetivo de verificar a evolução desses discentes em relação ao início do projeto. Podendo fornecer aos mesmos um relatório de suas atividades, corrigindo possíveis falhas e propondo melhorias. Elaboração dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais (posts, vídeos e etc.) sobre sistemas de potência e aparelhos térmicos. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Elaboração dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais (posts, vídeos e etc.) sobre sistemas de potência e aparelhos térmicos. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados.
Avaliação da performance dos discentes de extensão referente ao desenvolvimento do material de apresentação do projeto. Com o objetivo de verificar a evolução desses discentes em relação ao início do projeto. Podendo fornecer aos mesmos um relatório de suas atividades, corrigindo possíveis falhas e propondo melhorias. Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados. Fornecimento dos materiais físicos (material de apoio, tutoriais e etc.) e virtuais por meio das redes sociais do ICT (posts, vídeos e etc.) aos alunos da(s) escola(s) selecionada(s) referente a sistemas de potência e aparelhos térmicos.
Elaboração de um relatório sobre novas atividades a serem realizadas com base nos resultados preliminares já alcançados. Elaboração do relatório final dos discentes de extensão com as principais informações sobre o projeto de extensão, com os resultados e propostas para atividades futuras e de continuidade deste projeto.