Visitante
Imersão cultural hispânica por meio de artes integradas
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
orlanda miranda santos
202410220243451835
faculdade interdisciplinar em humanidades
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
educação
artes integradas
local
Não
Membros
vitória ferreira lopes e silva
Voluntário(a)
jusceli aparecida de araujo
Voluntário(a)
claudineia da silva ferreira
Voluntário(a)
giovania aparecida oliveira
Bolsista
samira aparecida da silva santos
Voluntário(a)
O objetivo da presente proposta de projeto de extensão universitária é imergir alunos de escola pública do ensino fundamental II e/ou ensino médio na cultura hispânica por meio de diferentes artes, a fim de que possam aprender a língua espanhola e seus costumes de forma lúdica e com base em situações reais do cotidiano hispânico. Dessa forma, pretendemos também promover o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e afetivo desses alunos, com ampliação de suas capacidades criativas e expressivas e com aplicação de estratégias de memorização, influenciando, assim, positivamente, no seu rendimento escolar. Ao mesmo tempo, discentes da UFVJM terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade e durante os encontros de orientação. O projeto será executado presencialmente na escola e por meio de oficinas. Das categorias de arte abrangidas pelo Procarte, propomos trabalhar com as Artes Integradas: Artes Cênicas (dança, teatro e performance); Artes Visuais (cinema, vídeo, animação); Artes Plásticas (pintura e desenho); Literatura e Música.
Cultura, Hispânico, Artes Integradas
O objetivo deste projeto de extensão universitária é imergir alunos de escola pública do ensino fundamental II e/ou ensino médio na cultura hispânica por meio de diferentes artes, a fim de que possam aprender a língua espanhola e seus costumes de forma lúdica e com base em situações reais do cotidiano hispânico. Dessa forma, pretendemos também promover o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e afetivo desses alunos, com ampliação de suas capacidades criativas e expressivas e com aplicação de estratégias de memorização, influenciando, assim, positivamente, no seu rendimento escolar. Ao mesmo tempo, discentes da UFVJM terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade e durante os encontros de orientação. O projeto será executado presencialmente na escola e por meio de oficinas. Das categorias de arte abrangidas pelo Procarte, propomos trabalhar com as Artes Integradas: Artes Cênicas (dança, teatro e performance); Artes Visuais (cinema, vídeo, animação); Artes Plásticas (pintura e desenho); Literatura e Música.
Segundo Strazzacappa (2006, p. 21), “a LDB é clara ao situar o ensino de arte como componente curricular na educação básica, reconhecendo a importância das quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, teatro e música". A partir da imersão na cultura hispânica por meio das artes, o aluno irá vivenciar outros costumes e aprender a língua espanhola de forma lúdica e em situações reais do cotidiano, explorando suas potencialidades criativas e autorreflexivas. Criar uma consciência crítica sobre as artes é criar condições de transformação social na escola. Compreender sua importância faz parte da preocupação de muitos educadores, pois esse conhecimento auxilia os alunos a relacionarem seu mundo interior com as manifestações externas. Segundo Laban (1990, p. 100), "Quando tomamos consciência de que o movimento é a essência da vida e que toda forma de expressão (seja falar, escrever, cantar, pintar ou dançar) utiliza o corpo como veículo, vemos quão importante é atender essa expressão externa da energia vital interior". Considerando a indissociabilidade entre língua e cultura, trabalharemos a cultura hispânica associada à língua espanhola durante as oficinas. Segundo Melander Filho (2009), a definição pioneira de cultura se deve a Edward Burnett Tylor, em 1871, que afirma que a cultura é "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Quando conhecemos a língua e cultura do outro, passamos a refletir mais sobre a nossa própria língua e cultura. De acordo com Méndez (2000), língua e cultura são elementos que devem estar unidos para que a competência comunicativa do aprendiz possa alcançar um nível satisfatório. Ela afirma que para nos comunicarmos em uma língua estrangeira é indispensável conhecer a cultura do país falante dessa língua. Tanto Almeida Filho (2002) quanto Méndez (2000) confirmam que o lugar da cultura é o mesmo que o da língua e que não devem ser abordados de maneira apartada, por exemplo, nos livros didáticos de língua estrangeira, seja de espanhol ou de qualquer outro idioma. Portanto, podemos compreender que a língua faz parte da cultura assim como todos os outros elementos que ela engloba. A vivência da cultura hispânica por meio das artes ajudará os alunos a tomar consciência de suas potencialidades corporais e intuitivas, aumentando assim, sua capacidade de resposta e oralidade. A literatura hispânica, por exemplo, incentivará o aluno a ler no idioma estrangeiro e conhecer uma cultura diferente, que o levará a interpretar um novo mundo e a refletir sobre o seu. Trabalharemos a performance e o teatro como forma de expressão da língua e cultura de um povo, neste caso, hispânico. A performance ativa o corpo enquanto potência, melhorando a percepção e memória do artista no dia a dia, além de negociar com todas as artes e ao mesmo tempo ser a arte da criação do corpo presente. Cavassin (2008) reitera a ideia ao afirmar que "o teatro aplicado à educação possui o papel de mobilização de todas as capacidades criadoras e o aprimoramento da relação vital do indivíduo com o mundo contingente". Segundo ela, as atividades dramáticas liberam a criatividade e humanizam o indivíduo, pois o aluno é capaz de aplicar e integrar o conhecimento adquirido nas demais disciplinas da escola e, principalmente, na vida. Isso significa o desenvolvimento gradativo na área cognitiva e também afetiva do ser humano. (CAVASSIN, 2008, p. 41). Outra arte com a qual trabalharemos é a música, que sempre teve um papel importante na educação, no desenvolvimento humano e na vida em sociedade. Murphy (1990), em seu estudo sobre a criação da música e sua relação com a afetividade humana, encontrou indícios de que a nossa espécie já fazia música antes de desenvolver da linguagem, o que é corroborado por Gardner (1995), que diz que a inteligência musical é a primeira que desenvolvemos na vida. Schumann (1997) foi pioneiro no campo de ASL (Aquisição de Segunda Língua) em levantar a bandeira de que não há cognição sem emoção. No contexto escolar, o uso da música estimula a emoção, afetividade e a motivação dos alunos. Além disso, segundo Gfeller (1983), a música e seu subcomponente, o ritmo, tem beneficiado a rota do processo de memorização. Música e dança se relacionam. A dança é uma forma de expressão que identifica o lugar: o Flamenco Espanhol, o Tango Argentino, a Bachata da República Dominicana), o Mariachi Mexicano, a Cumbia Colombiana, a Dança Afro-Caribenha (Caribe), etc. Consoante com Laban (1990), "a dança como forma de expressão e comunicação, estimula as capacidades humanas e pode ser incorporada à linguagem oral, por exemplo". E complementa: "Assim como as palavras são formadas por letras, os movimentos são formados por elementos, a expressão estimula e desenvolve as atividades psíquicas de acordo com os seus conteúdos e forma de ser vivida, tanto quanto a palavra". A interação e a ludicidade que a dança proporciona oferece um espaço de acolhimento, pertencimento e de troca de experiências corporais e orais importantes para a aquisição da segunda língua, onde o aluno participa e de se expressa de forma mais holística. No caso das artes visuais, focaremos no cinema (curtas), vídeo e animação. Além de abordarmos os conteúdos linguísticos, a ação didática destaca variados contextos ao trabalharmos as manifestações artísticas nessas artes, tais como: a música, o teatro, a dança, pintura, desenho e a literatura. O aluno pode representar e criar um vídeo; pode cantar, dançar, realizar performances, recitar poesias, etc., tendo como elemento finalizador a arte visual e sua expressão por meio das artes plásticas (desenho e pintura). Além de todas as contribuições que propõe a presente proposta, há de se considerar que a língua espanhola não figura no currículo escolar mineiro, de forma que as oficinas para imersão cultural hispânica por meio de artes integradas tornam-se uma oportunidade diferenciada para os alunos da rede pública de ensino, pois é um idioma de comunicação internacional e falado oficialmente em 21 países, conforme afirma Lobato (2016). Por outro lado, propicia aos discentes da UFVJM a realização do estágio supervisionado em língua espanhola.
Objetivo geral: - imergir alunos de escola pública na cultura hispânica por meio de diferentes artes, a fim de que possam aprender sua língua e seus costumes de forma lúdica e com base em situações reais do cotidiano hispânico. Dessa forma, pretendemos também promover o desenvolvimento cognitivo, social, psicomotor e afetivo desses alunos, com ampliação de suas capacidades criativas e expressivas e com aplicação de estratégias de memorização, influenciando, assim, positivamente, no seu rendimento escolar. Ao mesmo tempo, discentes da UFVJM terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade e durante os encontros de orientação. Objetivos específicos: - ampliar a percepção do aluno sobre o que é arte contemporânea; - criar situações reais do cotidiano hispânico e transmiti-las por meio de artes integradas nas oficinas; - ampliar a percepção do aluno em relação a seu próprio corpo e meio externo; - potencializar a memória do aluno, aumentando, dessa forma, o seu rendimento nas outras disciplinas, consequentemente a sua possibilidade de concentração; - incentivar os alunos à experimentar diferentes linguagens artísticas; - capacitar individual e coletivamente os discentes envolvidos no projeto para desempenharem o papel de educadores por meio de formação continuada que contemple conhecimentos artísticos e linguísticos em espanhol; - criar possibilidades para que os alunos da escola tenham oportunidade de praticar a língua espanhola por meio de suas quatro habilidades: compreensão e expressão oral e escrita; - fomentar a formação cidadã, a dignidade pessoal e a inserção social dos alunos em um mundo cada vez mais globalizado e plurilíngue, em que o conhecimento de uma língua estrangeira é uma necessidade; - acompanhar a realização das oficinas para verificação de sua eficácia em relação à apreensão do conhecimento abordado por parte dos alunos envolvidos; - abordar temas diversos em língua espanhola para a promoção da interdisciplinaridade.
As metas da presente proposta são: - potencializar a relação universidade com a comunidade escolar; - preparar discentes críticos e capazes de interagir e transmitir conhecimento cultural e linguístico hispânico por meio de artes integradas; - melhorar a qualidade do ensino de língua espanhola ao oferecer alternativas pouco convencionais e ao mesmo tempo significativas; - formar cidadãos críticos em relação ao mundo contemporâneo por meio de oficinas de artes integradas sobre cultura hispânica; - promover a cidadania, a dignidade pessoal e a inserção social dos alunos por meio da aprendizagem significativa de uma língua estrangeira de comunicação internacional; - tornar os alunos cidadãos mais motivados por se tratar de metodologias rítmicas, corporais, lúdicas e atraentes; - gerar um produto acadêmico e socializar as experiências obtidas com a realização deste projeto. Para alcançar essas metas e atender os alunos da escola, estão previstos: - 03 (três) discentes envolvidos (um bolsista e dois voluntários), que ministrarão as oficinas e avaliarão a participação dos alunos; - Encontros prévios para capacitação dos discentes, conforme cronograma; - Oficinas semanais para 120 alunos da escola (ao todo) no turno matutino e/ou vespertino, a critério de cada escola e ao longo dos 12 meses; - 1 (um) encontro para supervisão e orientação semanal ao longo dos 12 meses; - 1 (um) encontro mensal com o professor de língua espanhola ou com o supervisor da escola.
PRIMEIRA ETAPA: CAPACITAÇÃO DOS DISCENTES - Serão realizados encontros presenciais semanais com os discentes envolvidos no projeto para capacitação. Para tanto, faremos apresentação do projeto e conhecimentos básico para sua execução. Para esses encontros: a) os alunos realizarão leituras prévias sobre políticas educacionais, linguística aplicada ao ensino de língua espanhola e as artes aqui abordadas para posterior discussão; b) haverá discussão e elaboração concreta das propostas de atividades a serem realizadas nas escolas parceiras; c) discutiremos sobre a ética profissional dentro e fora do ambiente de ensino e aprendizagem. SEGUNDA ETAPA: REALIZAÇÃO DAS OFICINAS - Os discentes deverão utilizar metodologias ativas durante a realização das oficinas para desenvolverem autonomia, buscando explorar soluções possíveis dentro de um contexto específico. Deverão, a fim de desenvolver um perfil investigativo, fazer uso da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para contextualizar e problematizar o processo de ensino-aprendizagem, que os levará a encontrar soluções para problemas reais. A Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) pode ser utilizada como ferramenta complementar a metodologias o PBL; - Os pais dos alunos deverão autorizar a participação dos mesmos nas oficinas bem como serão informados sobre o projeto. Cada vídeo ou foto contendo imagens ou atividades com os alunos, os mesmos, como são menores de idade, deverão trazer o termo de consentimento livre e esclarecido preenchido e assinado pelos pais para sua divulgação; - Será realizada 1 (uma) oficina por semana (3 horas-aula cada), no turno matutino e/ou vespertino, a critério da escola, que será conduzida pelos discentes. Em cada oficina, em termos estruturais, está prevista uma apresentação geral do que será trabalhado naquele encontro e posterior envolvimento de todos os participantes. As oficinas seguirão a seguinte sequência, mas como trabalharemos com artes integradas, ainda que não seja o foco do momento, outras artes poderão ser incluídas nas atividades: Literatura (março e abril); Teatro e performance (maio e junho); Dança e Música (julho e agosto); Pintura e Desenho (setembro e outubro); Cinema, Vídeo e Animação (novembro e dezembro). No mês de janeiro, a escola estará provavelmente de férias, mas as reuniões de orientação e supervisão acontecerão normalmente para avaliação do projeto e análise das atividades postas em prática para comprovar ou refutar as teorias estudadas ao longo do ano que sustentaram a elaboração do projeto, o que poderá gerar um relato de experiências ou artigo. Além da realização das oficinas: - os discentes farão um relatório crítico-reflexivo por escrito com descrição da oficina e sua avaliação; - os discentes deverão avaliar também a compreensão, interpretação e participação dos alunos da escola durante cada oficina por meio de atividades que contemplem as diferentes inteligências e estilos de aprendizagem; - os alunos da escola farão uma autoavaliação no final de cada mês e avaliarão também as oficinas. As oficinas serão realizadas na escola. Além da estrutura física, as escolas fornecerão equipamentos audiovisuais e verificarão possibilidade de oferecer a merenda durante as oficinas. TERCEIRA ETAPA: SUPERVISÃO, - Será realizado 1 (um) encontro semanal para orientação e supervisão para acompanhar, avaliar, discutir e auxiliar no planejamento das oficinas; - Será realizado 1 (um) encontro mensal com o supervisor da escola ou professor de espanhol para avaliar o andamento das atividades na escola e dar suas contribuições QUARTA ETAPA: AVALIAÇÃO FINAL - Será realizado 1 (um) encontro final com os discentes do projeto e com o supervisor da escola ou professor de língua espanhola para avaliar a realização das oficinas e resultados esperados. Pretende-se utilizar os dados obtidos como resultados da implementação do projeto na escola para pesquisa.
CAVASSIN, J. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. Revista Científica/FAP, Curitiba, v.3,pp.39-52 , jan./dez. 2008. CUMMINS, Jim. 'Educação de Imersão para o Milênio: O que Aprendemos com 30 Anos de Pesquisa sobre Imersão em Segunda Língua.' Aprendendo através de duas línguas: Pesquisa e prática: Segundo Simpósio Internacional Katoh Gakuen sobre Imersão e Educação Bilíngue. Eds. Childs, M.R. e R.M. Bostwick. Tóquio: Katoh Gakuen, 1998. 34-47. GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, 6 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. FIGUEIREDO, Euridice (Org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora: UFJF, 2005. GFELLER, K. Musical mnemonics as an aid to retention with normal and learning disabled students. Journal of Music Therapy , 20(4), 179-189, 1983. LABAN, R. Dança Educativa Moderna. SP: Ícone, 1990. LOBATO, J.S. (org.). Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2), lengua extranjera (LE). Sociedad General Española de Librería, S.A., 2016. MÉNDEZ, Á. A. La cultura española más allá de los tópicos. In ¿Qué español enseñar?: norma y variación lingüísticas en la enseñanza del español a extranjeros: Actas del XI Congreso Internacional ASELE, Zaragoza, 2000, p. 137-144. MURPHEY, T. Song and music in language learning: an analysis of pop song lyrics and the use of song and music in teaching English to speakers of other languages. PhD Dissertation. Sept. 1989. Bern, Switzerland: Peter Long Publishers, 1990. OLIVEIRAS, Á. Hacia la Competencia Intercultural en el aprendizaje de una lengua Extranjera. Editorial Edinumen: Barcelona, 2000. ORTIZ, R. Cultura Brasileira & indentidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985. SCHUMANN, J. The neurobiology of affect in language. Boston: Blackwell, 1997. STRAZZACAPPA, M. e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas, Papirus, 2006.
Será dada prioridade para participação no projeto ao discentes devidamente matriculados no curso de Letras. A docência é o principal objetivo de quem cursa Letras, que nesse caso está relacionado ao ensino de uma língua estrangeira por meio das artes, o que contribuirá sobremaneira para a formação do bolsista. Objetiva-se com essa delimitação respeitar e contribuir com o que está preconizado no Projeto Pedagógico de Curso das Letras. Em segundo lugar, será selecionado o acadêmico que tiver mais conhecimento e experiência em língua espanhola e em artes. Espera-se que os discentes, em seu processo de formação interdisciplinar, ao tratar de diversos temas em espanhol, desenvolva olhar crítico no modo de refletir e produzir conhecimento, de compreender e problematizar o contexto da aprendizagem e de intervir, utilizando novas metodologias e tecnologias que gerem transformação educacional. É o momento em que o estudante põe em prática todos os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino e ao contexto escolar. Os discentes envolvidos (tanto bolsista quanto voluntário) serão capacitados previamente e durante a execução do projeto. Como apontamos anteriormente, realizaremos encontros presenciais semanais com os discentes envolvidos no projeto para que eles se preparem para assumir o papel de professor disseminador de conhecimentos. Compartilharemos técnicas artísticas em língua estrangeira, tendências metodológicas e as políticas educacionais em relação ao ensino do espanhol, além de textos teóricos das linguagens artísticas abordadas, com leituras prévias e discussões em grupo de textos referência; apresentação e discussão de experiências educacionais significativas para os discentes, profissional e pessoal. Os discentes poderão propor possíveis intervenções ao longo do ano e que não estão indicadas neste projeto. Durante a execução do projeto, o discente realizará as seguintes atividades: - Participação em todos os encontros previstos; - Leitura prévia dos textos indicados e discussão das contribuições apreendidas nos encontros de capacitação prévia, supervisão e orientação; - Desenvolvimento de suas habilidades de compreensão e expressão oral e escrita; - Elaboração, planejamento e execução das oficinas às quais estiver vinculado; - Acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos participantes durante as oficinas; - Apresentação do projeto (ainda que em andamento, na SINTEGRA); - Elaboração de relatório crítico e reflexivo sobre as oficinas realizadas; - Socialização das experiências vivenciadas durante as oficinas; - Elaboração dos relatórios parcial e final do projeto; - Elaboração de um produto acadêmico. Os discentes serão acompanhados e avaliados durante todo o processo de execução do projeto. Avaliaremos sua frequência, proatividade, qualidade dos materiais elaborados, pontualidade, ética, compromisso e autonomia nos estudos. Caso seja necessário, serão marcados outros encontros presenciais para orientações adicionais. Os discentes incorporarão cada relatório semanal sobre a realização das oficinas em um portfólio que servirá para a elaboração do relatório parcial e final do projeto, além de sua autoavaliação semanal e/ou mensal.
O projeto será uma oportunidade para os discentes de língua espanhola realizarem o estágio supervisionado em língua espanhola, conforme Resolução Consepe 21/2014, uma vez que a oferta dessa língua nas escolas públicas e particulares tem sido sazonal e no momento não há espanhol no currículo de nenhuma escola de Diamantina e região.
Público-alvo
40 alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos. Faremos divulgação do projeto na escola, caso seja aprovado, para verificar os melhores horários e os alunos que terão interesse em participar. Dependendo do interesse dos alunos e viabilidade de alteração no quantitativo, esse número pode aumentar. Os alunos e discentes serão diretamente beneficiados. A escola e a sociedade serão indiretamente beneficiados, pois a melhoria na educação das pessoas impacta as outras ao seu redor.
40 alunos do ensino fundamental II e/ou do ensino médio da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda. Faremos divulgação do projeto na escola, caso seja aprovado, para verificar os melhores horários e os alunos que terão interesse em participar. Dependendo do interesse dos alunos e viabilidade de alteração no quantitativo, esse número pode aumentar. Os alunos e discentes serão diretamente beneficiados. A escola e a sociedade serão indiretamente beneficiados, pois a melhoria na educação das pessoas impacta as outras ao seu redor.
40 alunos do ensino fundamental II e/ou do ensino médio da Escola Estadual Professora Isabel Motta. Faremos divulgação do projeto na escola, caso seja aprovado, para verificar os melhores horários e os alunos que terão interesse em participar. Dependendo do interesse dos alunos e viabilidade de alteração no quantitativo, esse número pode aumentar. Os alunos e discentes serão diretamente beneficiados. A escola e a sociedade serão indiretamente beneficiados, pois a melhoria na educação das pessoas impacta as outras ao seu redor.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A Direção da Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos está ciente da proposta e apresentou anuência. A escola irá contribuir com o local de realização das oficinas e merenda para os envolvidos em sua execução. A escola tem grande interesse na implementação deste projeto, pois já teve aluno estrangeiro de país que tem o espanhol como língua oficial e não possui a língua espanhola em seu currículo.
As oficinas serão realizadas na escola. A escola já cedeu o espaço e tem interesse na realização deste projeto, conforme carta de anuência anexada. Além da estrutura física, a escola irá disponibilizar equipamentos audiovisuais e a merenda, caso as oficinas sejam realizadas em horário compatível e haja disponibilidade. A escola não possui língua espanhola em seu currículo.
As oficinas serão realizadas na escola. A escola já cedeu o espaço e tem interesse na realização deste projeto, conforme carta de anuência anexada. Além da estrutura física, a escola irá disponibilizar equipamentos audiovisuais e a merenda, caso as oficinas sejam realizadas em horário compatível e haja disponibilidade.. A escola não possui língua espanhola em seu currículo.
Cronograma de Atividades
Realização de leituras e elaboração de cronograma detalhado sobre os materiais e métodos que serão utilizados durante as oficinas. Reuniões semanais para orientação e supervisão.
Realização de oficinas de cultura hispânica com foco no teatro e na performance. Reuniões de orientação e supervisão.
Realização de oficinas de cultura hispânica com foco na literatura. Serão trabalhados autores como o colombiano Gabriel García Márquez, o peruano Mario Vargas Llosa, o argentino Julio Cortázar, mexicano Carlos Fuentes, o chileno Pablo Neruda, o espanhol Miguel de Cervantes, o paraguaio Augusto Roa Bastos, o uruguaio Horacio Quiroga, entre outros. Encontros para orientação e supervisão.
Oficinas de cultura hispânica com foco na dança e na música. Serão trabalhadas músicas e danças de diferentes países que têm a língua espanhola como oficial. Entre as diversas manifestações artísticas, destacam-se o tango, o mariachi, o flamengo, a cumbia, a bachata, música caribeña, entre outras. Encontros para orientação e supervisão das atividades. Escrita do relatório parcial do projeto.
Oficinas de cultura hispânica com foco na pintura e no desenho. A expressão oral e corporal por meio dessas artes. Serão trabalhadas pinturas desde o pintor espanhol do século XVII, Diego Velázquez, que usou pinceladas que lembram os pintores impressionistas do século XIX, até o pioneiro Jean-Michel Basquiat, que trouxe o grafite para a galeria; Diego Rivera e José Clemente Orozco, especializados em murais e, no processo, ajudaram o público a se conectar com suas raízes. Outros, como Joan Miró e Salvador Dalí, Pablo Picasso, Frida Kahlo, Francisco Goya, Fernando Botero, etc. Encontros para orientação e supervisão.
Oficinas de cultura hispânica com foco no cinema hispânico, na elaboração de vídeos e animações em língua espanhola. Por serem alunos do ensino fundamental II, serão selecionados filmes adequados à faixa etária. Comemoração do Día de los Muertos. Participação na Sintegra, caso ocorra nesses meses. Encontros para orientação e supervisão.
Serão realizados encontros para avaliação do projeto junto aos discentes envolvidos e solicitado retorno da escola em relação à contribuição dada pela universidade por meio deste. Os encontros para orientação serão destinados à escrita do relatório final, edição de possíveis produtos gerados, resumos, relatos de experiência, etc.