Detalhes da proposta

“Rádio Zói d’Água”

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    jose carlos freire

    Número de inscrição:

    20241022024279159

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências humanas e sociais

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    linguística, letras e artes

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    música

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

gheidlla jheynnata mendes nogueira Voluntário(a)

julia da silva Bolsista

naara de lima campos Vice-coordenador(a)

Resumo

O Projeto tem como propósito contribuir para a divulgação de conteúdos artísticos, culturais e teóricos que articulem as dimensões regional, nacional e a latino-americana. Apresenta-se como uma das ações vinculadas ao Grupo de Estudos do Pensamento Latino-Americano existente no campus desde 2012. Os objetivos para o ano de 2024 são: a) Promover a divulgação poética e musical de artistas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; b) Promover a divulgação poética e musical de autores latino-americanos.


Palavras-chave

Música, poesia, cultura, Vales, Brasil, América Latina


Introdução

O presente Projeto se baseia na experiência realizada ao longo dos anos de 2021, 2022 e 2023. Seu histórico tem relação com uma iniciativa que remonta ao ano anterior, quando o atual coordenador do projeto organizou o “Prosa de Domingo”, um pequeno programa disponibilizado por um canal do Youtube nas manhãs dominicais, fazendo referência às rádios antigas. A partir do retorno positivo dos ouvintes, essa iniciativa foi incorporada dentro de um projeto de extensão encaminhado à PROEXC da UFVJM, no final de 2020. A proposta foi aprovada no Edital Proexc 02/2021 e também no Edital Proexc 02/2022 sob o título “Projeto ‘Rádio Zói d’Água’: memória, música e poesia dos Vales”, tendo como objetivos a valorização e divulgação da cultura popular e regional, além de contribuir para o sentimento de pertencimento dos habitantes da região de abrangência da UFVJM, em especial por meio da música e da poesia. O projeto, após se tornar atividade de extensão, aumentou seu grupo de trabalho, contando com uma Equipe Executora, voluntários e uma discente bolsista da mesma Universidade. Com isso, passou a se estruturar em três programas: o “Prosa de Domingo”, o “Prosa Literária” e o “Prosa de Cultura”. Além disso, o Projeto teve como propósito a construção de um registro por escrito com dados biográficos e produção de artistas divulgados(as) nos programas. Após um período de interrupção, o projeto foi novamente registrado por meio do Edital de Fluxo Contínuo 03/2022, com execução no segundo semestre de 2023 e estruturado em dois programas: “Prosa de Domingo” e “Prosa Filosófica”. Na proposta ao presente Edital Proexc 02/2024, o Projeto se vincula ao Grupo de Estudos do Pensamento Latino-Americano que contém, entre suas linhas, a discussão sobre arte, cultura e aspectos relacionados aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, integrando ações de ensino e de pesquisa. Pretende-se, desse modo, potencializar os laços entre extensão, pesquisa e ensino, além de estabelecer uma articulação entre a dimensão regional, a nacional e a latino-americana. Para essa finalidade, o Projeto, como nas edições anteriores, articulará os momentos de pesquisa e exibição de conteúdo, sendo o primeiro voltado para levantamento de informações e organização prévia para gravação dos programas; o segundo momento se constitui propriamente da gravação e publicação de conteúdos por meio dos canais virtuais do Projeto. O período de pesquisa e levantamento cobrirá os meses de janeiro a abril; o período de exibição de conteúdo irá de maio a novembro; por fim, o mês de dezembro será dedicado a fechamento, avaliação e elaboração de relatório. O Projeto será organizado a partir de uma atividade orientadora da ação: o Programa “Prosa de Domingo”, que abordará conteúdo musical e poético dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, bem como expressões artísticas de âmbito nacional ou latino-americano. Para a realização desta atividade será necessário um trabalho de investigação e levantamento da produção artística, bem como o contato com artistas do campo musical e literário dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. A motivação principal para a reapresentação da proposta ao Edital Proexc 02/2024 está na constatação de que, nas suas edições anteriores, o Projeto contribuiu, por meio do seu canal no YouTube e perfil no Instagram, para o conhecimento da cultura da região, bem como para a reflexão de temas importantes, seja por parte de moradores da região de alcance da Universidade, seja de outras partes do país e até mesmo de fora do Brasil. Tal constatação se baseia não apenas no grande número de visualizações dos programas exibidos, mas também no retorno dos ouvintes por meio de mensagens no canal do YouTube, no perfil do Instagram e no canal do ouvinte disponibilizado pelo WhatsApp.


Justificativa

Compreende-se que a renovação do Projeto continuará a contribuir tanto para a valorização da cultura da região de abrangência da UFVJM como com a discussão de temas importantes relacionados à cultura e à sociedade. No primeiro caso, vale destacar que a música e poesia, em seu contexto histórico, expressa sentimentos e valores de um povo. Devido ao processo de mercantilização e padronização do que se convencionou nomear de indústria cultural (HORKHEIMER & ADORNO, 1997), é muito comum que a chamada música regional fique em segundo plano, bem como a produção literária de autores independentes. Nesse sentido, um Projeto como o aqui proposto possibilita a divulgação da musicalidade e da produção literária dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha em mesmo pé de igualdade com a de compositores, cantores e escritores de alcance nacional ou mesmo de outros países. A produção regional, comumente, encontra dificuldade de veiculação mesmo nas rádios convencionais presentes nestas regiões. Deve-se a isso, sobretudo, a relação com a memória do Rádio que dá título ao Projeto, evocando o exercício da narração e da escuta como ferramentas fundamentais na constituição de um povo. Nesse sentido, é importante lembrar que existe uma relação direta entre a história, a formação social e o tipo de música encontrada em uma região (LEANDRO, 2011). É o que pesquisadores sobre a música em geral, como Tinhorão (2010) ou sobre o horizonte da viola caipira de modo específico (VILELA, 2004/5; 2010; 2017) enfatizam. Há um processo educativo de gerações novas que aprendem com as mais antigas (DIAS, 2010). Elementos como o instrumento, a música/texto e o público configuram uma elaboração permanente (GARCIA, 2007; VILELA, 2010). O mesmo se aplica à literatura. Quanto ao segundo aspecto, a discussão de temas importantes relacionados à cultura e à sociedade, a produção dos programas deste projeto de extensão pode ser pensada a partir das ideias de Fernandes (2013), quando trata das mídias alternativas. Diferente das mídias tradicionais, as alternativas apresentam-se a partir da busca da comunicação como um bem comum. O maior acesso à internet tem sido um facilitador de tais mídias, contribuindo com a democratização da informação. Vale ressaltar que os conteúdos produzidos não atingem apenas a comunidade universitária, pois estão disponíveis para toda a comunidade com acesso à rede de internet. É possível notar como o “Projeto ‘Rádio Zói d’Água” não só evoluiu como projeto vinculado à Universidade, mas ultrapassou os limites do ambiente acadêmico, conectando-se num nível mais profundo com os Vales. Tal conexão se dá não só porque o Projeto se propõe a valorizar a cultura regional e popular, mas também se coloca como um espaço de divulgação de conteúdos relevantes, numa perspectiva crítico-reflexiva que não costuma receber reconhecimento nos meios de comunicação tradicionais. O Projeto é, portanto, um exemplo da importância da extensão universitária, uma parte necessária no tripé “ensino, pesquisa e extensão” para a formação integral dos cidadãos, que não se limita à sala de aula. Além disso, demonstra a necessidade da afirmação e defesa do direito à educação pública e gratuita, contra os seus cada vez mais constantes ataques. Para Sousa (2000, p.207) “está nas mãos da Extensão Universitária fazer com que a própria Universidade seja relevante socialmente”. E isso se coloca por meio de uma práxis que permite não só que a sociedade e a academia se influenciem, mas que elas sejam intrínsecas e essenciais uma à outra. Desse modo, o Projeto se afina com a proposta do Plano Nacional de Cultura, preconizado de forma sintética em sua 4ª. meta, em que se propõe uma Política nacional de “proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais” (BRASIL, 2011, p.11). Ao se inspirar nos programas de rádio, pretende ser uma forma de manutenção do enraizamento propiciado pela poesia e pela música (VILELA, 2017). Além disso, coloca-se em sintonia com a Política Cultural da UFVJM ao promover a interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência/tecnologia e arte.


Objetivos

O Projeto tem como objetivo geral a divulgação artística e de conteúdos relacionados à cultura regional, articulada ao âmbito nacional e latino-americano. Como objetivos específicos apresentam-se os seguintes: a) Divulgar a produção musical e literária de artistas oriundos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujo conteúdo se oriente pela valorização e desenvolvimento da cultura dessas regiões; b) Propiciar a interlocução entre artistas e população dos Vales por meio de programas veiculados pela internet; c) Promover a divulgação de autores(as) relevantes da América Latina; d) Promover, por meio da música e da poesia, a visão crítica sobre a cultura e a sociedade. Os objetivos estão intimamente articulados, visto que o levantamento e o mapeamento possibilitarão dar visibilidade ao que já existe em torno da música das regiões, bem como incentivar a população a reconhecer e valorizar essa produção musical.


Metas

O Projeto terá as seguintes metas para o ano de 2024: a) Realizar, ao longo dos meses de janeiro a abril, um trabalho de pesquisa e levantamento de dados que possibilite a gravação dos programas; b) Promover o programa semanal “Prosa de Domingo”, com duração média de 30 (trinta) minutos, no período de maio a novembro, com estimativa de 30 (trinta) edições; c) Realizar, no mês de dezembro, um processo de avaliação, integrando produtores, ouvintes e artistas envolvidos, propiciando a elaboração do Relatório Final de Projeto de Extensão.


Metodologia

Serão adotados os seguintes procedimentos: a) Mapeamento e levantamento da produção musical de artistas dos Vales: terá como referência a produção registrada em trabalhos gravados em disco, CD ou plataformas digitais cujo conteúdo se oriente pela conservação e desenvolvimento da cultura dessas regiões, com indicação da autoria de composição e interpretação; b) Divulgação musical: serão realizados programas semanais nas manhãs de domingo com conteúdo musical e poético utilizando-se do canal do do Projeto já existente no YouTube. c) Divulgação institucional da UFVJM: será realizada em momento específico de todos os programas, apontando a página institucional da UFVJM, bem como da PROEXC; d) Promover a divulgação de autores(as) relevantes da América Latina: terá como referência a produção poética e musical da América Latina de língua espanhola e que se oriente pela conservação e desenvolvimento da cultura desse subcontinente, com indicação da autoria de composição e interpretação; e) Promoção da visão crítica sobre cultura e sociedade: será feita a partir da escolha do conteúdo musical e poético, bem como pelo reforço da importância das obras artísticas, seu breve histórico, autoria e interpretação. O público-alvo participará da programação por meio do canal do projeto, que disponibilizará permanentemente a forma de contato. Haverá acompanhamento quantitativo do número de inscritos no canal e de mensagens enviadas, assim como pelo acompanhamento qualitativo a partir da avaliação feita pelo público-alvo. O Projeto prezará pela indicação da autoria de composição e gravação do conteúdo musical e literário divulgado nos programas. Ao longo de sua execução o Projeto buscará estreitar contatos com associações e iniciativas no campo da música dos Vales, sobretudo com Rádios Comunitárias, com o intuito de estabelecer parcerias que fortaleçam e aperfeiçoem os objetos propostos.


Referências Bibliográficas

ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: Notas de literatura I. Tradução de Jorge M. B. Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34: 2003, p. 55-64. BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119. _________. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Ministério da Cultura. Metas do Plano nacional de cultura. 2011. CANDIDO, Antônio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Ouro sobre azul, 1995, p. 169-91. DIAS, Saulo Sandro Alves. O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano moda e identidades. 2010. 244 p. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. FERNANDES, Vivian de Oliveira Neves. Panorama da mídia alternativa no Brasil e na América Latina. 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Ouro Preto-MG, 2013. Disponível em: panorama-da-midia-alternativa-no-brasil-e-na-america-latina (ufrgs.br). Acesso em 22 jul. 2021. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. GARCIA, Rafael Marin da Silva. A volta que o mundo dá. Monografia (Bacharelado em Instrumento). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LEANDRO, José Dário. Da poesia épica à moda-de-viola: uma aliança inseparável entre literatura e música. Dissertação (Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, Brasília, 2011. SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2000. TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. Editora 34, Ed. 1, 1990. UFVJM. Assessoria de Assuntos Estratégicos e Institucionais. Portal UFVJM. Disponível em: http://portal.ufvjm.edu.br/page/aaei. Acesso: 06 de agosto de 2021. VILELA, Ivan. “Na toada da viola”. REVISTA USP. São Paulo, n.64, p. 76-85, dezembro/fevereiro 2004-2005. __________. “Vem, viola vem tocando”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 24 (69), p. 323-347, 2010. __________. “Caipira: cultura, resistência e enraizamento”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 31 (90), p. 267-282, 2017.


Inserção do estudante

Quanto à(ao) discente bolsista, seu processo de seleção levará em conta a afinidade com o projeto, bem como em que medida sua formação na graduação ou experiência prévia à Universidade podem contribuir para o Projeto. A(o) discente será capacitada(o) para o trabalho de pesquisa e levantamento da produção musical e literária da região de abrangência do Projeto, bem como de domínio de técnicas de mídia digital para o suporte na construção dos programas. Desse modo, suas principais atividades serão: a) levantamento da produção musical e literária da região; b) fornecimento de dados para o acervo do Projeto; d) preparação de conteúdo para os programas; e) contato com artistas e captação de material para os programas; f) elaboração de trabalho para apresentação em evento acadêmico com os resultados parciais do Projeto; g) participação em evento acadêmico para a apresentação de trabalho relacionado ao Projeto; h) elaboração do relatório parcial no final do primeiro semestre e do relatório final no término do prazo do Projeto. Quanto aos demais discentes da Universidade, bem como demais integrantes da comunidade acadêmica, receberão divulgação das atividades do Projeto, a fim de que possam acessar o conteúdo produzido, bem como participar da programação.


Observações

Entendemos que a divulgação da música dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri pode ser um fator de grande relevância social, promovendo, por meio da arte, a integração do indivíduo na sociedade. Lançando mão de um veículo contemporâneo como a internet, o Projeto busca resgatar o princípio que norteava os antigos programas de rádio: a interlocução entre artistas e público. Além disso, é muito rica a relação entre produção artística regional com aquela produzida em âmbito nacional e na América Latina. Desse modo, o Projeto propiciará uma rica articulação entre conteúdos locais e universais, seja no campo da música ou da literatura.


Público-alvo

Descrição

A equipe executora inicial é formada por um docente coordenador, um(a) discente a ser selecionado após o registro do Projeto pela Proexc e um(a) integrante externo(a). Ao longo do período de execução, outros(as) discentes voluntários(as) poderão ser insereidos na Equipe.

Descrição

A equipe de apoio será formada por voluntários que terão o papel de divulgação do conteúdo do Projeto, bem como contribuirão com a avaliação permanente sobre a qualidade dos Programas e estratégias de melhoria.

Descrição

Haverá articulação com artistas das regiões dos Vales para fins de levantamento musical e poético para o programa semanal. Considerando artistas, produtores culturais e outros, estima-se que cerca de 15 (quinze) pessoas serão envolvidas no processo.

Descrição

Além de artistas, produtores culturais e demais pessoas que contribuirão com os programas, considera-se como público-alvo todos os ouvintes dos programas. Uma vez que estes serão veiculados por canal de YouTube, será possível mensurar pelo número de visualizações e inscrições no canal, além do perfil do Instagram que permite também verificação do número de acessos. Partindo da experiência realizada entre 2021 e 2023, estima-se que, em média mensal, cerca de 350 (trezentos e cinquenta) pessoas acessarão o conteúdo dos programas semanais, o que totaliza uma previsão de 2.450 (dois mil, quatrocentos e cinquenta) visualizações para o conjunto dos programas no período de exibição.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Ao longo da execução do Projeto pretende-se construir parcerias, sobretudo com Rádios Comunitárias que possam reproduzir o conteúdo do Projeto, ampliando seu alcance na região.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Levantamento da produção musical e literária dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, bem como nacional e latino-americana, que se afinam com a proposta do Projeto.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação do material para os programas, gravação e edição.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Postagem no canal do Projeto e divulgação.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Avaliação do Projeto em suas fases de preparação e execução; elaboração do Relatório Final.