Visitante
"Saúde na ponta da língua: descomplicando temas médicos"
Sobre a Ação
202103000056
032021 - Ações
Prestação de Serviço
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
22/04/2021
26/05/2021
Dados do Coordenador
franciane pereira brant
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Espaços de ciência
Nacional
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Spotify: https://open.spotify.com/show/6lNVhmBqcJeitmug9CbOEq?si=M7x3-ltLSXC9ZGkV_847Sg Soundcloud: https://soundcloud.com/programa-hora-da-saude
Membros
É uma proposta direcionada à comunidade em geral, principalmente a pessoas leigas em assuntos da saúde, com a finalidade de propagar o conhecimento científico. A Liga de Ciências Morfofuncionais Aplicadas, em parceria com o projeto de extensão "Hora da Saúde", produzirá mídias no formato “podcast” na plataforma “Spotify”, desconstruindo e desmistificando temas corriqueiros e complexos da saúde, de forma a promover um conteúdo acessível a ser divulgado nas mídias sociais.
Acesso à Informação de Saúde; Educação em Saúde; Aprendizagem Online.
O ensino-aprendizado em redes digitais favorece a autonomia e personalização do aprendizado do indivíduo, com um ambiente criativo e colaborativo (DA SILVA, 2010). Os assuntos relacionados à saúde, por serem temas em sua maioria de alta complexidade ou exigirem um conhecimento prévio de anatomia e fisiologia do corpo humano, por muitas vezes permanecem sob domínio apenas de profissionais da área. De maneira a promover a popularização da ciência, que é a transposição de conceitos, ideias e textos científicos para a linguagem popular e de fácil acesso (MUELLER, 2002), o ensino-aprendizado em redes digitais pode ser um grande aliado no ensino de assuntos da área da saúde, pois permitem a visualização, através de ilustrações, do conteúdo a ser aprendido. Além disso, as redes digitais, por ser um ambiente colaborativo e criativo, estimulam o conhecimento e auxiliam na propagação do conhecimento científico, podendo ser aliadas na desmistificação relacionada a temas médicos. Considerando a perspectiva de utilização das redes digitais/sociais para a difusão de informações sobre saúde, esta ação pretende promover a popularização da educação, de forma a estimular o conhecimento e o autocuidado, além de desconstruir temas complexos e abordá-los de forma clara, aproximando a universidade da sociedade.
A Extensão Universitária é um importante instrumento de propagação do conhecimento científico de forma ativa e proporciona um diálogo entre a sociedade e a Universidade, de forma a superar as condições de desigualdade e exclusão existentes e propagar seu conhecimento, impactando na qualidade de vida das pessoas (RODRIGUES et al., 2013). Assim, como descrito por Lopes et al. (2020) sobre a importância da utilização das histórias em quadrinhos no contexto de popularização do uso racional de medicamentos, a utilização de vídeos e conteúdos audiovisuais são maneiras de contribuir para a popularização da saúde. É importante salientar que a popularização da saúde é fundamental no processo de Educação em Saúde que envolve a necessidade da população em construir seus conhecimentos em saúde e autonomia nos cuidados (FALKENBERG et al. 2014). A Liga de Ciências Morfofuncionais, em parceria com o Programa Hora da Saúde, com o objetivo de contribuir para a popularização da saúde e acesso ao conhecimento científico à toda sociedade externa ao meio universitário, promoverá a divulgação de temas da saúde, através das redes digitais, de maneira a abordar mecanismos fisiológicos do organismo e fisiopatológicos de doenças e contribuir para os processos de disseminação da informação, autoconhecimento e autocuidado. Esta ação sempre terá como intuito final a divulgação e popularização de informações científicas para a promoção da saúde.
• Apresentar à comunidade externa, de forma clara e acessível, os mecanismos fisiopatológicos de doenças e funcionamento de vacinas; • Compartilhar informações e disseminar o conhecimento, que na sua maioria, se concentram entre os profissionais da saúde; • Impactar positivamente a população-alvo, pois, com a familiarização dos temas, os mecanismos dessas patologias serão mais conhecidos e evitados.
- Levar informação de qualidade à população local com relação a assuntos de saúde que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas; - Auxiliar na compreensão de fisiopatologias comuns no dia a dia e escutados com frequência em situações corriqueiras, como o caso das varizes e das vacinas, que estão em alta no cenário atual de pandemia; - Promover conhecimento de maneira interdisciplinar, abrangendo os diferentes campos das ciências morfofuncionais e da clínica médica de forma a esclarecer dúvidas frequentes da comunidade local; - Promover a popularização do conhecimento de forma clara e simples para pessoas leigas; - Estimular o diálogo entre os membros do projeto e a comunidade externa à universidade, de maneira a aproximar os discentes, futuros profissionais da saúde com a população local de Teófilo Otoni e região; - Estimular o autocuidado e a maior percepção do corpo humano.
Para a produção dos conteúdos, serão elaborados roteiros prévios às produções audiovisuais acerca de cada tema, com as explicações anatômicas e fisiopatológicas de cada assunto, baseados em referências bibliográficas confiáveis e atualizadas. Após a construção dos roteiros, estes serão revisados e aprovados, para que, apenas após a aprovação, sejam gravados, editados e veiculados. Durante a elaboração dos conteúdos, a duração média de exibição será aproximadamente 10 minutos, de áudio ou vídeo, a depender da complexidade de cada tema, pois pode ser necessária a utilização de recursos visuais para a demonstração de mecanismos fisiopatológicos. Após a gravação dos conteúdos, estes serão editados em plataformas de edição de áudio, de maneira a fazer possíveis correções quanto a altura do microfone ou retirada de ruídos externos. Depois de passar pela edição do conteúdo, a mídia criada será novamente avaliada e, então, disponibilizada. A duração e forma do conteúdo de mídia digital será elaborado de forma que possam ser divulgados nas plataformas do Instagram do Programa Hora da Saúde e da Liga de Ciências Morfofuncionais Aplicadas e na conta do Spotify, na forma de podcast. A divulgação em mais de uma página permitirá o maior acesso do público ao conteúdo postados. O acompanhamento do acesso aos conteúdos será feito através da análise do número de curtidas e comentários das produções audiovisuais, além do número de reproduções dos podcasts.
DA SILVA, Siony. Redes sociais digitais e educação. Revista Iluminart, v. 1, n. 5, 2010. FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 847-852, 2014. LOPES, Luis Phillipe Nagem et al. Histórias em quadrinhos para a popularização do uso racional de medicamentos. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, p. 147-184, 2020. MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Popularização do conhecimento científico. Revista de Ciência da Informação, v.3 n.2, abr/2002. RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
O projeto trabalhará com a divulgação de temas da saúde, através das redes digitais, de maneira a abordar mecanismos fisiológicos do organismo e fisiopatológicos de doenças e contribuir para os processos de disseminação da informação, autoconhecimento e autocuidado para a população. Tal ação promoverá uma aproximação dos acadêmicos, através da criação dos conteúdos nas mídias digitais, meio muito utilizados pela sociedade, com a comunidade externa, de forma a contribuir para a troca de conhecimentos, visando a promoção da saúde. Assim, o projeto permitirá um diálogo e uma troca de conhecimentos acadêmicos com a sociedade, com uma linguagem simples e de fácil entendimento, promovendo a saúde e popularizando as ciências, muitas vezes restritas às universidades.
As informações trazidas pela ação de extensão serão compartilhadas para estudantes e profissionais de várias áreas da saúde, além de profissionais de diferentes áreas. Ademais, os temas serão atualizados e terão como uma das finalidade promover a integração de conteúdos de diferentes disciplinas da área médica, desde o conhecimento anatômico até os aspectos fisiopatológicos de diversas doenças, para que, assim, integrando diferentes disciplinas, de maneira clara e com a linguagem simples, possa-se propagar a informação a população geral.
O projeto visa a divulgação das informações para toda sociedade externa e a integração da mesma com o meio universitário. Além disso, promoverá aos próprios estudantes participantes do projeto uma maneira diferente de aprendizado e revisão dos conteúdos abordados na faculdade. Todas as informações utilizadas serão de base científica e o impacto do projeto poderá ser analisado e publicado em eventos acadêmicos.
A ação de extensão é uma importante ferramenta no processo de formação do estudante, pois estimula a autonomia no processo de busca de conhecimento científico para estudo e entendimento dos assuntos abordados. Além disso, irá promover ao estudante o contato com a população externa ao meio universitário, o que proporcionará maior fluidez, clareza e confiança na sua atuação profissional.
Com a crescente utilização das redes digitais/sociais para a difusão de informações sobre saúde, este projeto pretende promover a popularização da educação, de forma a estimular o conhecimento e o autocuidado, além de desconstruir temas complexos e abordá-los de forma clara para a comunidade. O projeto visa estimular o acesso ao conhecimento científico à toda a população, contribuindo para a transformação social ao estimular a população a aprender mais sobre a própria saúde e com isso transmitir o conhecimento a mais pessoas promovendo a mudança de hábito e a adoção de comportamentos mais saudáveis.
A divulgação dos conteúdos criados na ação acontecerá de forma virtual, nas mídias digitais/sociais do programa Hora da Saúde, de forma a atingir um público mais amplo e heterogêneo, a fim de contribuir para a popularização da educação em saúde.
Público-alvo
Pessoas leigas em assuntos que envolvam a saúde em geral em cuidados e prevenção de doenças simples que queiram entender melhor esses mecanismos fisiológicos para melhorar os hábitos e a qualidade de vida; Profissionais de diferentes áreas de atuação, além dos da saúde;
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 20 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Descrição da atividade: A primeira produção audiovisual contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a gravação do conteúdo audiovisual e posteriormente a sua edição. Após a finalização da produção audiovisual, será feita sua publicação.
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- Tarde;
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A segunda produção audiovisual contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a gravação do conteúdo audiovisual e posteriormente a sua edição. Após a finalização da produção audiovisual, será feita sua publicação.
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- Tarde;
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A terceira produção audiovisual contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a gravação do conteúdo audiovisual e posteriormente a sua edição. Após a finalização da produção audiovisual, será feita sua publicação.
- Manhã;
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A quarta produção audiovisual contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a gravação do conteúdo audiovisual e posteriormente a sua edição. Após a finalização da produção audiovisual, será feita sua publicação.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
A quinta produção audiovisual contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a gravação do conteúdo audiovisual e posteriormente a sua edição. Após a finalização da produção audiovisual, será feita sua publicação.