Detalhes da ação

RockScience

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000492

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

16/10/2023

Data Fim

15/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maurício soares barbosa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Internacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@rockscienceufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 180 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 180 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 180 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 180 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 180 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 180 h
Resumo

A divulgação da ciência via ondas de rádio, foi um dos grandes objetivos da primeira rádio no Brasil. Assim o projeto denominado “RockScience” visa se assemelhar à meta principal da primeira rádio do Brasil, por meio da elaboração e veiculação de programas onde a promoção, a divulgação e a socialização do conhecimento científico gerado na Universidade tornar-se-á acessível à população de um modo geral.


Palavras-chave

Divulgação Científica, Música, Rock and Roll


Introdução

A história do rádio no Brasil teve início em 7 de setembro de 1922, onde a primeira transmissão foi realizada em comemoração aos cem anos da Independência do Brasil, durante grande exposição internacional. Duas companhias norte-americanas obtiveram licença para fazer demonstrações com seus aparelhos, emitindo ondas de rádio do corcovado e da praia vermelha para alto-falantes instalados no recinto da exposição (DUARTE, 2004). O então presidente da época, Epitácio Pessoa, discursou através das ondas de rádio que foram transmitidas do Rio de Janeiro para Niterói, Petrópolis e São Paulo. Esse fato histórico fundou os pilares da primeira estação de rádio do Brasil - a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao Ministério da Educação em 7 de setembro de 1936, com a condição de que esta mantivesse seu caráter educativo e cultural. Ela existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC. Desde o início de sua história, seu idealizador já vislumbrava o uso do rádio como instrumento de educação popular (DUARTE, 2004; ROQUETE-PINTO, 1975). O primeiro diretor da Rádio MEC foi o próprio Roquette-Pinto, que estabeleceu uma programação educacional com aulas de Esperanto, Italiano, Português, Francês, Inglês, História Natural, Física e Química (OLIVEIRA, 2004). A importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social e econômico do país é indiscutível. Sem acompanhar a dinâmica de inovações e descobertas da ciência e tecnologia é impossível competir no mercado globalizado. O rádio é um veículo de comunicação de massa, que têm comprovada atuação relevante na popularização do conhecimento científico por intermédio de programas radiofônicos. Seus receptores – o público leigo, de forma geral - contam com um conjunto de recursos informacionais relacionados à ciência e tecnologia em formatos amigáveis, que possibilitam uma maior compreensão das informações e, com isso, atingem maior abrangência.


Justificativa

Ampliar a atuação da UFVJM no campo da divulgação científica, tornando mais acessíveis a cidadãos comuns as informações e conhecimento do campo científico de modo geral, e em especial a produção de conhecimentos na UFVJM.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Elaborar programas radiofônicos na “Rádio Universitária” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para divulgação do conhecimento científico de forma simples e atrativa para a sociedade. Aliado a essas ideias, será apresentada música de boa qualidade, com enfoque no rock nacional, clássico, progressivo e nos primórdios do rock, o blues. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Elaborar programas radiofônicos para a divulgação e a socialização do conhecimento científico gerado em Universidades e centros de pesquisa; b) Criar uma cultura de “ouvir ciência” na UFVJM e na cidade de Diamantina; c) Oferecer à comunidade a oportunidade de conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre alguns aspectos da ciência e tecnologia por meio da socialização da informação produzida no meio acadêmico; d) Divulgação do rock nacional, clássico, progressivo e blues;


Metas

Produção e veiculação de 16 programas por semestre acadêmico. A produção será realizada na Rádio Universitária da UFVJM. Com a veiculação da rádio universitária desativada, inicialmente, o programa será transmitido via Youtube.


Metodologia

A programação de linguagem acessível e formato criativo têm como referência o cotidiano, buscando maior alcance e efeito de compreensão pública sobre a ciência gerada por pesquisas no âmbito da tecnologia, ciência e inovação. Os programas serão divididos em dois blocos de vinte minutos. No primeiro bloco serão explicadas de forma simples e sucinta novidades sobre ciência e tecnologia num contexto mundial baseadas em artigos científicos de alto fator de impacto e relevância para sociedade. No segundo será contada resumidamente a história de algum artista/banda de rock que tiveram suas músicas tocadas durante o programa e serão relatados projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos na UFVJM por meio de uma entrevista. Considerando a necessidade e importância do diálogo com o público, ao final dos programas, os ouvintes serão convidados a encaminhar suas dúvidas e propostas, via correio eletrônico e via redes sociais, para serem esclarecidas pelos profissionais e convidados do projeto “RockScience”. Assim, cada programa terá um "tema" científico com algum artista ou banda relacionado a este tema e entrevistas com pesquisadores e extensionistas da UFVJM.


Referências Bibliográficas

DUARTE, R.H. Em todos os lares, o conforto moral da ciência e da arte: a Revista Nacional de Educação e a divulgação científica no Brasil (1932-34). História, Ciências, Saúde-Manguinho, v.11, n.1, p.33-56, 2004. OLIVEIRA, R.C.M. Eventos como estratégia de popularização da ciência: o caso do “Ciência na Mesa”. IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. 1a ed. Corumbá – MS, 2004. ROQUETE-PINTO, E. Rondônia. 6a ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1975.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Considerando a necessidade e importância do diálogo com o público, ao final dos programas, os ouvintes serão convidados a encaminhar suas dúvidas e propostas, via correio eletrônico e via redes sociais, para serem esclarecidas pelos profissionais e convidados do projeto “RockScience”. Assim estabelecemos uma ação de mão dupla: da Universidade para a sociedade e da sociedade para a Universidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A divulgação científica que é realizada nos programas abrange todas as áreas da ciência. São usados termos científicos, e ao mesmo tempo, termos comuns, para melhor entendimento da sociedade e contextualização. A equipe do projeto é composta por professores, TAES e docentes das diversas áreas do conhecimento: Agronomia, Biologia, Ciência da Computação, Geologia, Química, História, Educação Física. Portanto, o projeto tem caráter interdisciplinar e interprofissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O RockScience pode ser compreendido como um projeto que divulga uma Universidade socialmente responsável, que dialoga mais ativamente com diversos setores da sociedade e que compreenda uma formação e produção de conhecimento em diálogo com necessidades sociais. Como os programas abrangem as diversas áreas de conhecimento e será ouvido por diferentes pessoas, esta ação envolve o ensino e a pesquisa (na forma da pesquisa bibliográfica sobre os vários temas dos programas), além da própria divulgação científica que é uma atividade de extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto contará, inicialmente, com um bolsista voluntário. Este desenvolverá as atividades de gestão de mídias sociais, veiculação dos programas no Youtube e edição de áudio e vídeo dos programas. Além disso, o discente terá um aprendizado contínuo sobre as diversas áreas da ciência e do conteúdo musical apresentados nos programas.


Impacto e Transformação Social

Ampliar a atuação da UFVJM no campo da divulgação científica, tornando mais acessíveis a cidadãos comuns as informações e conhecimento do campo científico de modo geral, e em especial a produção de conhecimentos na UFVJM. Portanto, a audição dos programas pela sociedade em geral, promove uma maior conscientização sobre a importância da ciência para melhorarmos nosso entendimento sobre nossa especie, o universo e como podemos viver melhor no nosso planeta. Além disso, a música pode ser considerada uma das maiores invenções da humanidade e um instrumento de expressão e mudança na sociedade.


Divulgação

A divulgação será realizada via mídias sociais (Youtube, Instagram e Facebook). As gravações serão realizadas na Rádio Universitária (UFVJM - Campus JK). Quando houver o retorno do funcionamento da rádio universitária, os programas também serão veiculados via rádio.


Público-alvo

Descrição

Seguidores do programa nas redes sociais (Youtube, Instagram e Facebook) e ouvintes da rádio universitária/UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Gravação dos programas na Rádio Universitária, com profissional qualificado para esta função.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 780 h

Carga Horária 160 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaborar o roteiro dos programas, com um tema científico e uma banda relacionada a este tema. Quando possível, uma entrevista com algum pesquisador da UFVJM com projetos relacionados ao tema científico.

Carga Horária 160 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Gravação dos programas na estrutura da Rádio Universitária localizada na Diretoria de Comunicação da UFVJM.

Carga Horária 160 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Edição de áudio e vídeo do programa e publicação no canal do Youtube

Carga Horária 300 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Divulgar os programas nas redes sociais (Instagram e Facebook), além de alimentar essas mídias com conteúdos diários sobre ciência e música.