Visitante
RockScience
Sobre a Ação
202203000492
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
16/10/2023
15/12/2024
Dados do Coordenador
maurício soares barbosa
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Comunicação
Educação
Comunicação estratégica
Internacional
Não
Não
Não
Dentro do campus
Tarde
Não
Membros
A divulgação da ciência via ondas de rádio, foi um dos grandes objetivos da primeira rádio no Brasil. Assim o projeto denominado “RockScience” visa se assemelhar à meta principal da primeira rádio do Brasil, por meio da elaboração e veiculação de programas onde a promoção, a divulgação e a socialização do conhecimento científico gerado na Universidade tornar-se-á acessível à população de um modo geral.
Divulgação Científica, Música, Rock and Roll
A história do rádio no Brasil teve início em 7 de setembro de 1922, onde a primeira transmissão foi realizada em comemoração aos cem anos da Independência do Brasil, durante grande exposição internacional. Duas companhias norte-americanas obtiveram licença para fazer demonstrações com seus aparelhos, emitindo ondas de rádio do corcovado e da praia vermelha para alto-falantes instalados no recinto da exposição (DUARTE, 2004). O então presidente da época, Epitácio Pessoa, discursou através das ondas de rádio que foram transmitidas do Rio de Janeiro para Niterói, Petrópolis e São Paulo. Esse fato histórico fundou os pilares da primeira estação de rádio do Brasil - a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao Ministério da Educação em 7 de setembro de 1936, com a condição de que esta mantivesse seu caráter educativo e cultural. Ela existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC. Desde o início de sua história, seu idealizador já vislumbrava o uso do rádio como instrumento de educação popular (DUARTE, 2004; ROQUETE-PINTO, 1975). O primeiro diretor da Rádio MEC foi o próprio Roquette-Pinto, que estabeleceu uma programação educacional com aulas de Esperanto, Italiano, Português, Francês, Inglês, História Natural, Física e Química (OLIVEIRA, 2004). A importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social e econômico do país é indiscutível. Sem acompanhar a dinâmica de inovações e descobertas da ciência e tecnologia é impossível competir no mercado globalizado. O rádio é um veículo de comunicação de massa, que têm comprovada atuação relevante na popularização do conhecimento científico por intermédio de programas radiofônicos. Seus receptores – o público leigo, de forma geral - contam com um conjunto de recursos informacionais relacionados à ciência e tecnologia em formatos amigáveis, que possibilitam uma maior compreensão das informações e, com isso, atingem maior abrangência.
Ampliar a atuação da UFVJM no campo da divulgação científica, tornando mais acessíveis a cidadãos comuns as informações e conhecimento do campo científico de modo geral, e em especial a produção de conhecimentos na UFVJM.
OBJETIVO GERAL Elaborar programas radiofônicos na “Rádio Universitária” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para divulgação do conhecimento científico de forma simples e atrativa para a sociedade. Aliado a essas ideias, será apresentada música de boa qualidade, com enfoque no rock nacional, clássico, progressivo e nos primórdios do rock, o blues. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Elaborar programas radiofônicos para a divulgação e a socialização do conhecimento científico gerado em Universidades e centros de pesquisa; b) Criar uma cultura de “ouvir ciência” na UFVJM e na cidade de Diamantina; c) Oferecer à comunidade a oportunidade de conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre alguns aspectos da ciência e tecnologia por meio da socialização da informação produzida no meio acadêmico; d) Divulgação do rock nacional, clássico, progressivo e blues;
Produção e veiculação de 16 programas por semestre acadêmico. A produção será realizada na Rádio Universitária da UFVJM. Com a veiculação da rádio universitária desativada, inicialmente, o programa será transmitido via Youtube.
A programação de linguagem acessível e formato criativo têm como referência o cotidiano, buscando maior alcance e efeito de compreensão pública sobre a ciência gerada por pesquisas no âmbito da tecnologia, ciência e inovação. Os programas serão divididos em dois blocos de vinte minutos. No primeiro bloco serão explicadas de forma simples e sucinta novidades sobre ciência e tecnologia num contexto mundial baseadas em artigos científicos de alto fator de impacto e relevância para sociedade. No segundo será contada resumidamente a história de algum artista/banda de rock que tiveram suas músicas tocadas durante o programa e serão relatados projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos na UFVJM por meio de uma entrevista. Considerando a necessidade e importância do diálogo com o público, ao final dos programas, os ouvintes serão convidados a encaminhar suas dúvidas e propostas, via correio eletrônico e via redes sociais, para serem esclarecidas pelos profissionais e convidados do projeto “RockScience”. Assim, cada programa terá um "tema" científico com algum artista ou banda relacionado a este tema e entrevistas com pesquisadores e extensionistas da UFVJM.
DUARTE, R.H. Em todos os lares, o conforto moral da ciência e da arte: a Revista Nacional de Educação e a divulgação científica no Brasil (1932-34). História, Ciências, Saúde-Manguinho, v.11, n.1, p.33-56, 2004. OLIVEIRA, R.C.M. Eventos como estratégia de popularização da ciência: o caso do “Ciência na Mesa”. IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal. 1a ed. Corumbá – MS, 2004. ROQUETE-PINTO, E. Rondônia. 6a ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1975.
Considerando a necessidade e importância do diálogo com o público, ao final dos programas, os ouvintes serão convidados a encaminhar suas dúvidas e propostas, via correio eletrônico e via redes sociais, para serem esclarecidas pelos profissionais e convidados do projeto “RockScience”. Assim estabelecemos uma ação de mão dupla: da Universidade para a sociedade e da sociedade para a Universidade.
A divulgação científica que é realizada nos programas abrange todas as áreas da ciência. São usados termos científicos, e ao mesmo tempo, termos comuns, para melhor entendimento da sociedade e contextualização. A equipe do projeto é composta por professores, TAES e docentes das diversas áreas do conhecimento: Agronomia, Biologia, Ciência da Computação, Geologia, Química, História, Educação Física. Portanto, o projeto tem caráter interdisciplinar e interprofissional.
O RockScience pode ser compreendido como um projeto que divulga uma Universidade socialmente responsável, que dialoga mais ativamente com diversos setores da sociedade e que compreenda uma formação e produção de conhecimento em diálogo com necessidades sociais. Como os programas abrangem as diversas áreas de conhecimento e será ouvido por diferentes pessoas, esta ação envolve o ensino e a pesquisa (na forma da pesquisa bibliográfica sobre os vários temas dos programas), além da própria divulgação científica que é uma atividade de extensão.
O projeto contará, inicialmente, com um bolsista voluntário. Este desenvolverá as atividades de gestão de mídias sociais, veiculação dos programas no Youtube e edição de áudio e vídeo dos programas. Além disso, o discente terá um aprendizado contínuo sobre as diversas áreas da ciência e do conteúdo musical apresentados nos programas.
Ampliar a atuação da UFVJM no campo da divulgação científica, tornando mais acessíveis a cidadãos comuns as informações e conhecimento do campo científico de modo geral, e em especial a produção de conhecimentos na UFVJM. Portanto, a audição dos programas pela sociedade em geral, promove uma maior conscientização sobre a importância da ciência para melhorarmos nosso entendimento sobre nossa especie, o universo e como podemos viver melhor no nosso planeta. Além disso, a música pode ser considerada uma das maiores invenções da humanidade e um instrumento de expressão e mudança na sociedade.
A divulgação será realizada via mídias sociais (Youtube, Instagram e Facebook). As gravações serão realizadas na Rádio Universitária (UFVJM - Campus JK). Quando houver o retorno do funcionamento da rádio universitária, os programas também serão veiculados via rádio.
Público-alvo
Seguidores do programa nas redes sociais (Youtube, Instagram e Facebook) e ouvintes da rádio universitária/UFVJM.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Gravação dos programas na Rádio Universitária, com profissional qualificado para esta função.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 780 h
- Manhã;
Elaborar o roteiro dos programas, com um tema científico e uma banda relacionada a este tema. Quando possível, uma entrevista com algum pesquisador da UFVJM com projetos relacionados ao tema científico.
- Tarde;
Gravação dos programas na estrutura da Rádio Universitária localizada na Diretoria de Comunicação da UFVJM.
- Tarde;
Edição de áudio e vídeo do programa e publicação no canal do Youtube
- Tarde;
Divulgar os programas nas redes sociais (Instagram e Facebook), além de alimentar essas mídias com conteúdos diários sobre ciência e música.