Detalhes da ação

Projeto de Extensão Viver Mais e Melhor

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000591

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

30/08/2023

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana paula santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 204 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 544 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 408 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 204 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 204 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 204 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 136 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 136 h
Resumo

Trata-se de um projeto de extensão que visa o cuidado integral da saúde de idosos de Diamantina e região, por meio de encontros semanais na Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM. O projeto contará com professores, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos da saúde. Nos encontros semanais serão desenvolvidas atividades em grupo como: dança Sênior, rodas de conversa, alongamentos e fortalecimento e atividades cognitivas.


Palavras-chave

Saúde do idoso, Assistência integral à saúde, Envelhecimento, Envelhecimento saudável


Introdução

O presente projeto atuará junto a indivíduos de ambos os sexos, com sessenta anos ou mais, hígidos ou com disfunções/doenças neurológicas, traumato-ortopédicas, reumatológicas, cardiorrespiratórias, uroginecológicas, buscando ser inclusivo e plural, proporcionando uma interação enriquecedora entre todos os envolvidos. O projeto acontecerá na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), as segundas e quartas-feiras no período vespertino e contará com uma equipe diversificada: professores, residentes do Programa Multiprofissional em Saúde do Idoso, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação stricto-sensu dos cursos da saúde (fisioterapia, enfermagem, odontologia, nutrição, educação física e farmácia) farão parte do projeto, quando necessário, profissionais da medicina e da psicologia serão convidados. A Clínica Escola de Fisioterapia possui os espaços necessários para a execução desta extensão e este projeto já possui a autorização do responsável pela Clínica. Nas segundas-feiras ocorrerão as avaliações individuais dos integrantes da extensão; queixas, funcionalidade, contexto geral da saúde, interesses pessoais serão avaliados para melhor entendimento dos indivíduos participantes da extensão. Neste período haverá também análise dos registros e avalições e reuniões dos responsáveis pela extensão para melhor organização e andamento do projeto. As atividades em grupo acontecerão nas quartas-feiras, por meio de rodas de conversa, dança Sênior, alongamentos e fortalecimento e atividades cognitivas objetivando a melhoria do bem-estar físico, mental e social além da troca de saberes e aprendizado a todos os envolvidos. Durante a execução do projeto, propostas de atividades dos alunos, professores e profissionais envolvidos, além dos próprios participantes serão discutidas em grupo e poderão ser realizadas. Sempre haverá espaço para o feedback dos participantes, verbal durante as atividades e por escrito de forma anônima ou não. Espera-se que além de melhorias na saúde dos idosos, este projeto promova atitudes positivas transformadoras, em todos os envolvidos, no cuidado com a saúde, no conhecimento e no desenvolvimento social e ajude no contexto formativo dos alunos da graduação, residência e pós-graduação stricto-sensu da instituição.


Justificativa

O envelhecimento pode ser definido como um processo natural, gradual e irreversível, associado ao declínio progressivo da saúde física e mental, aumentando o risco de incapacidade, dependência e multimorbidades (ARONSON, 2020; PEREIRA; AZEVEDO, 2023; ROSEN; YARMUSH, 2023). A transição demográfica é um dos maiores desafios do mundo (BEHR et al., 2023). No último Censo demográfico realizado no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou um aumento de indivíduos com 60 anos ou mais, em 2012, eram 11,3% da população, em 2021, 14,7%. O contingente de pessoas nessa faixa etária cresceu 39,8% no período e a região sudeste possui a maior concentração de idosos (16,6%) (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2022). Ações de saúde voltadas para essa população são cada vez mais necessárias, é preciso oportunizar o envelhecimento com saúde. A promoção do envelhecimento saudável é uma meta importante na promoção e prevenção da saúde (ARONSON, 2020). A Organização Mundial da Saúde define o envelhecimento saudável como “o processo de desenvolver e manter a capacidade funcional que permite o bem-estar na velhice” (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020). Entretanto, as definições são variadas e multifatoriais incluindo o funcionamento físico, cognitivo e social elevado; a adaptação às mudanças relacionadas à idade; e a autopercepção de saúde ou bem-estar (ARONSON, 2020). Este projeto incluirá atividades que visam à melhora da saúde integral dos idosos de Diamantina e região. A atividade física melhora a saúde do idoso de forma global, auxilia na prevenção de quedas, oferece maior segurança na realização das atividades de vida diária, favorece o contato social, reduz o risco de doenças crônicas, melhora a saúde física e mental, proporcionando qualidade de vida, além disso, os exercícios físicos são associados com aumento da vida útil (CASEY; SEIDMAN, 2022; PEREIRA; AZEVEDO, 2023). A Dança Sênior®, uma das atividades que serão desenvolvidas neste projeto, foi desenvolvida na Alemanha em 1974 por Ilse Tutt. Em 1977 foi fundada a Federação Nacional de Dança Sênior na Alemanha e em 1978 a Dança Sênior® foi trazida para o Brasil (CASSIANO, 2018; NADOLNY et al., 2020). A Dança Sênior® é uma atividade lúdica com diferentes coreografias, os movimentos são rítmicos e simples; utiliza canções folclóricas e comumente é realizada em roda o que possibilita reviver cantigas e cirandas da infância. É considerada uma estratégia para prevenção da inatividade, para a socialização e para a promoção da qualidade de vida no envelhecimento (FRANCO et al., 2016; CASSIANO, 2018). A Dança Sênior® trabalha o equilíbrio, a amplitude de movimento, a coordenação motora e a capacidade cognitiva. Pode ser adaptada, possibilitando a socialização de idosos com diferentes quadros funcionais, cadeirantes e pessoas com limitações de marcha e equilíbrio (FRANCO et al., 2016; CASSIANO, 2018). Os benefícios da dança incluem a melhora no controle motor, na resistência cardiovascular, na amplitude de movimentos, na estimulação de funções cognitivas, como atenção e memória operacional (SOUZA; METZNER, 2013; CASSIANO et al., 2009). As rodas de conversa irão favorecer a socialização, inclusão e sentimento de pertencimento, é uma terapia comunitária integrativa. A possibilidade de ouvir a si mesmo e aos outros participantes traz outros significados às vivências pessoais e diminui o processo de somatização e complicações clínicas. Dar vazão aos sentimentos, compartilhar experiências, reforça a autoestima, a autoconfiança e promove uma rede de apoio; cada idoso será corresponsável pelo processo terapêutico individual e coletivo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017). As oficinas oferecerão oportunidade de troca de saberes sobre vários assuntos que influenciam no envelhecimento saudável, aumentando a vida útil, como os cuidados alimentares, restrição calórica e a prática das recomendações semanais de atividade física (CASEY; SEIDMAN, 2022; NEVES et al., 2023). Todas as atividades do projeto serão realizadas em grupo, e estar em grupo, favorece a qualidade de vida por permitir a socialização, criação de vínculos e ampliação do universo do idoso. Os grupos são uma possibilidade de estimular uma vida social mais saudável, além de ser um veículo para a educação em saúde, pois criam um espaço para o cuidado e para o compartilhamento das diversas formas de lidar com o processo de envelhecimento (TOLDRÁ et al., 2014; NADOLNY et al., 2020). O envelhecimento traz consigo preconceitos e inúmeros estereótipos. A interação com outras pessoas e o sentimento de pertencimento a um grupo são primordiais para que os idosos se sintam valorizados e possam transmitir os saberes que acumularam ao longo de sua vida (PORTO DE FREITAS; CASSOL CARBELLO, 2023). A universidade é um espaço propício para contribuir com projetos e reflexões acerca da educação, para a superação dos estereótipos e preconceitos e para compreender de que forma é possível colaborar para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida (PORTO DE FREITAS; CASSOL CARBELLO, 2023).


Objetivos

Geral:  Promover ações de saúde para idosos de Diamantina e região. Específicos:  Promover orientações referentes aos cuidados gerais com a saúde, contemplando os aspectos físico, mental e social dos idosos;  Melhorar o equilíbrio, a cognição, a qualidade de vida, o bem-estar geral dos idosos;  Promover inclusão e socialização com troca de experiências e de saberes entre os participantes, promovendo atitudes positivas transformadoras no cuidado com a saúde;  Identificar as queixas pessoais e os problemas relacionados à saúde integral e tentar saná-los através de um cuidado interdisciplinar e multiprofissional;  Possibilitar aos alunos de graduação e pós-graduação a oportunidade de obter uma vivência profissional, aperfeiçoando habilidades, saberes e atitudes dentro do contexto biopsicossocial;  Favorecer a prática de ensino-aprendizagem entre profissionais de saúde (fisioterapeutas, enfermeiros, educadores físicos, médicos, nutricionistas, psicólogo, farmacêuticos, odontólogos) e discentes da saúde da UFVJM.


Metas

Impacto direto referente ao público alvo do projeto:  Diminuir risco de quedas;  Promover momentos de interação social;  Diminuir as limitações das atividades do dia-a-dia e as restrições da participação;  Promover maior entendimento no cuidado da saúde;  Melhorar a capacidade cognitiva;  Melhorar a qualidade de vida. Impacto Indireto:  Diminuir a procura por serviços de saúde devido às perturbações físicas e emocionais advindas da idade;  Oportunizar aos alunos de graduação e pós-graduação a vivência prática em ações interdisciplinares voltadas para os idosos, o exercício prático da ética profissional, tornando-os profissionais, cidadãos mais engajados com o desenvolvimento social e com as pessoas da comunidade e reflexivos.


Metodologia

Local de realização O projeto será desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia, no Campus JK – UFVJM. A Clínica possui espaços adequados para o desenvolvimento desta extensão. O projeto possui autorização do responsável pela Clínica e da chefia de Departamento de Fisioterapia (ANEXO A e B). Equipe e participantes A equipe será formada por duas professoras do curso de fisioterapia, uma técnica administrativa da UFVJM, alunos da graduação e da pós-graduação dos cursos da área da saúde (fisioterapia, enfermagem, farmácia, odontologia, educação física e nutrição). Profissionais das áreas de medicina e psicologia poderão ser convidados a participar de atividades do projeto. Os participantes serão indivíduos acima de sessenta, de ambos os sexos, hígidos ou com disfunções/doenças neurológicas, traumato-ortopédicas, reumatológicas, cardiorespiratórias, uroginecológicas de Diamantina e região. Período de realização A duração do projeto será de agosto de 2023 a dezembro de 2024, duração do edital PROEXC 03/2022/SIEX/Fluxo Contínuo, mas poderá ser reenviado caso a avaliação do projeto seja positiva. Desenvolvimento do projeto Inicialmente será realizada uma reunião prévia com o objetivo de planejar as ações com a equipe, embasar teoricamente os alunos envolvidos. Os idosos serão convidados a participar do projeto por meio da Clínica Escola de Fisioterapia (pacientes, familiares, cuidadores, amigos) e das Unidades Básicas de Saúde de Diamantina. Os idosos que concordarem em participar da extensão serão comunicados que as atividades do projeto acontecerão todas as quartas-feiras no período vespertino (das 15:30 horas às 17:00 horas). Nas segundas-feiras no mesmo horário, serão realizadas reuniões com os membros da extensão, avaliações iniciais e finais dos idosos, registro das ações e dados do projeto. Os idosos serão apresentados ao espaço das atividades extensionistas na Clínica Escola de Fisioterapia, e serão avisados que alunos e profissionais de outros cursos da saúde poderão ser acionados a qualquer momento, dependendo da avaliação inicial e da demanda (que pode ser trazida por eles) que pode vir a ocorrer durante a execução do projeto. As atividades desenvolvidas serão:  Avaliações individuais sobre o contexto da saúde do idoso: dados pessoais, avaliação do risco de queda, do equilíbrio, da força gobal, da qualidade de vida, da depressão; condição de saúde (doenças/medicamentos/sedentarismo); capacidade cognitiva e interesses pessoais serão coletados no início e final da extensão. As avaliações ocorrerão às segundas-feiras.  Atividade em grupo – quartas-feiras  Dança Sênior: modalidade específica de dança para idosos, inclusive para aqueles que possuem restrições de movimentos;  Alongamento e fortalecimento: alongamentos e fortalecimentos gerais serão realizados. Os idosos que necessitarem de ajuda devido a sua condição de saúde terão o suporte de alunos de graduação e da pós-graduação;  Rodas de conversa: momento dedicado à escuta dos idosos, momento em que contarão como passaram a semana, se aprenderam algo, se tiveram alguma dificuldade, momento de criar e fortalecer laços sociais, momento para propor soluções para as dificuldades; espaço de acolhimento que favorece a troca de experiências. A roda de conversa será formada por todos os envolvidos na extensão objetivando a troca de saberes e aprendizado a todos os envolvidos, almejando sempre o aprendizado transformador;  Oficinas oferecidas pelas diversas áreas de saúde: o benefício da atividade física e de se manter ativo diariamente; o cuidado com a alimentação e com a saúde bucal; o cuidado com os medicamentos, com o sono e o bem-estar emocional; inclusão digital, facilidades e perigos, são alguns dos assuntos que serão abordados;  Café com prosa: Momento descontraído e de interação social onde os idosos poderão dar um feedback das ações extensionistas e sugestões. Durante a execução do projeto, propostas de atividades dos alunos, professores e profissionais envolvidos, além dos próprios idosos serão discutidas em grupo e poderão ser realizadas. Haverá sempre disponível um caixa para que os idosos possam deixar suas sugestões sem identificação. O feedback dos idosos e alunos envolvidos será registrado; no final do projeto as avaliações serão novamente realizadas. Considerações Éticas Os idosos serão esclarecidos sobre como será o projeto, quais os objetivos, importância e benefícios. Só participarão das atividades os idosos que desejarem. Os idosos serão informados que as informações geradas serão de responsabilidade da equipe envolvida que se compromete a guardar sigilo da identidade de todos os participantes, e que os resultados da extensão podem ser expostos em encontros e publicações acadêmicas. O ambiente escolhido para a realização do projeto terá boa iluminação e ventilação. Os idosos serão alertados sobre todos os possíveis riscos e as maneiras de minimizá-los. Poderá existir constrangimento para responder as perguntas das avaliações/escalas e em alguma avaliação específica, mas será minimizado pelos seguintes procedimentos: esclarecimento em relação ao sigilo das informações coletadas na avaliação e profissionalismo por parte da equipe do projeto no momento da coleta das informações. Ainda, a aplicação das escalas e das avaliações ocorrerá em uma sala reservada. Os idosos serão comunicados que a qualquer momento poderão desistir da atividade de extensão sem que isso cause prejuízos na sua relação com a UFVJM. O termo de consentimento livre e esclarecido e o termo de cessão de imagem serão devidamente assinados por todos os idosos que tiverem seus depoimentos, dados e imagens utilizadas por este projeto.


Referências Bibliográficas

ARONSON, L. Healthy Aging Across the Stages of Old Age. Clinics in Geriatric Medicine, v. 36, n. 4, p. 549–558, 2020. BEHR, L. C., et al. 60 years of healthy aging: On definitions, biomarkers, scores and challenges. Ageing Research Reviews, v. 88, 101934, 2023. BONINI-ROCHA, A. C., et al. Avaliação e tratamento de pessoas com incapacidade neuromotora: Projeto de extensão do curso de fisioterapia da UnB que aproxima a academia da comunidade onde a universidade está inserida. Participação [Internet], n. 29, p. 44-45, 2017. CASEY, C.; SEIDMAN, M. Healthy Aging: Strategies to Slow the Process. Otolaryngologic Clinics of North America, v. 55, n. 5, p. 899–907, 2022. CASSIANO, J. G. Estilo de vida e longevidade: um relato de experiência. In Bernardo, L. D.; Raymundo, T. M. Terapia Ocupacional e Gerontologia: interlocuções e práticas (pp. 165- 173). Curitiba: Appris, 2018. CASSIANO, J. G., et al. Dança Sênior: um recurso na intervenção terapêutico ocupacional junto a idosos hígidos. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 6, n. 2, p. 204-212, 2009. FRANCO, M. R., et al. Effectiveness of Senior Dance on risk factors for falls in older adults (DanSE): a study protocol for a randomised controlled trial. BMJ Open, v. 6. n. 12, p. 1-6, 2016. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características gerais dos moradores 2020-2021/IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de domicílios, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id= 2101957. Acesso em 08 de agosto de 2023. MINISTÉRIO DA SAÚDE. O SUS das Práticas Integrativas: Terapia Comunitária, 2017. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/noticia/2408. Acesso em 09 de agosto de 2023. NADOLNY, A. M. et al. A Dança Sênior® como recurso do terapeuta ocupacional com idosos: contribuições na qualidade de vida. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, n. 2, p. 554–574, abr. 2020. NEVES, L. M. Objective Physical Activity Accumulation and Brain Volume in Older Adults: An MRI and Whole-Brain Volume Study. The Journals of Gerontology: Series A, v. 78, n. 6, p. 902–910, 2023. PEREIRA, C. C.; DE AZEVEDO, M. O circuito como atividade em grupo para prevenção de quedas em idosos hígidos. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 1, p. 1106–1115, 2023. PORTO DE FREITAS, P.; CASSOL CARBELLO, S. R. Resgate de memórias em um projeto de extensão: rememorando a infância com idosos: Recovering memories in an extension project: remembering childhood with the elderly. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. ROSEN, R. S.; YARMUSH, M. L. Current Trends in Anti-Aging Strategies. Annual Review of Biomedical Engineering, v. 25, p. 363–385, 2023. SIMÕES, A. C. R.; ANTIGO, M. F. Privações municipais e domiciliares em Minas Gerais: uma análise da desigualdade regional nos anos 2000. Nova Economia, v. 32, n. 1, p . 63-95, 2022. SOUZA, J. C. L.; METZNER, A. C. Benefícios da dança no aspecto social e físico dos idosos. Revista Fafibe on-line, v. 6, n. 6, p. 8-13, 2013. TOLDRÁ, R.C., et al. Promoção da saúde e da qualidade de vida com idosos por meio de práticas corporais. O Mundo da Saúde, v. 38, n. 2, p.159-168, 2014. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Healthy ageing and functional ability, 2020. Available at: https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/healthy-ageing-and-functional-ability. Accessed August 9, 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Este projeto trabalhará nas esferas emocional, social e física de idosos e oferecerá diretrizes importantes sobre o cuidado com a saúde. Articula-se com a política de extensão da UFVJM uma vez que se mostra sensível às repercussões da idade e em Diamantina e região, e por voltar-se para um dos objetivos dos Institutos de Ensino Superior que é melhorar a qualidade de vida das pessoas próximas a eles. Este projeto abrangerá além do município de Diamantina, vários outros das redondezas, como: Datas, Gouvea, Couto Magalhães, Materlândia, Carbonita e São Gonçalo do Rio Preto, dentre outros. Oferecerá em todos os momentos a abertura e estímulo para a troca de saberes entre os idosos, profissionais convidados da saúde e membros da academia.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Este projeto está em concordância com as diretrizes pactuadas pelo Forproex, pois proporcionará intercâmbio entre diversas áreas da saúde como enfermagem, farmácia, educação física, odontologia, nutrição e fisioterapia; com maior interação entre os profissionais liberais, professores, alunos e técnicos da UFVJM. Será um projeto marcado por muito diálogo e troca de saberes entre os participantes.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Há indissociabilidade do ensino extensão e pesquisa, os alunos envolvidos utilizarão o aprendizado adquirido no ensino, mas irão construir um aprendizado mais sólido através da experiência prática, de vida, de troca de saberes que a extensão proporciona; além disso, haverá o estímulo para o aprofundamento dos conteúdos teóricos que envolvem o projeto. Há preocupação de verificar o quão benéfica será a extensão para a sociedade, indicadores numéricos farão parte deste projeto de extensão; os resultados obtidos serão divulgados para que possam embasar outras ações.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Oportuniza uma compreensão ampliada da saúde, definida não apenas como a ausência da doença, mas como um conjunto de aspectos psíquicos, sociais, culturais e ambientais que precisam ser levados em conta. Amplia o olhar dos profissionais para estas questões e faz com que os participantes percebam a sua saúde de uma forma mais integral. Ações de extensão durante a graduação e pós-graduação ajudam a melhor formar profissionais, cidadãos, pois promove um ambiente interdisciplinar, humanista, cultural, educativo e científico (BONINI-ROCHA et al., 2017). A contribuição na formação do estudante será através da experiência prática de estar envolvido em uma realidade que encontrará em algum momento do seu curso ou na sua vida profissional. A oportunidade de vivenciar um trabalho multidisciplinar com a comunidade. Oferecerá, além do contato com idosos o contato com outros profissionais da saúde (professores e profissionais liberais) e com técnicos administrativos da saúde. Ajudará na desenvoltura oral e abordagem interpessoal; no desenvolvimento de habilidades, como a escuta atenta, a comunicação e interlocução próprias para condução de uma roda de conversa, atividade em grupo com dança, alongamentos e fortalecimentos e oficinas; no conhecimento teórico e burocrático necessário para condução de qualquer atividade acadêmica; na vivência da relação profissional da saúde e idosos, capacitando-o para avaliações e intervenções, para elaboração de raciocínio clínico; para crescimento profissional e pessoal. Atividades que serão atribuídas aos alunos da graduação e da pós-graduação:  Convite aos idosos;  Avaliações iniciais e finais dos idosos;  Condução das atividades propostas neste projeto;  Estudo relacionado à saúde integral dos idosos;  Fabricação dos materiais de apoio que serão entregues para os idosos nas oficinas;  Convite a professores ou profissionais de outras áreas, caso seja interessante para a população envolvida na extensão;  Tabulação dos dados. Os professores envolvidos no projeto avaliarão os alunos através da:  Observação semanal da sua participação no projeto;  Produção dos conteúdos (avaliações, material de apoio, tabulação, redação de resumos, artigo).


Impacto e Transformação Social

O presente Projeto envolve idosos de Diamantina e região (Vale do Jequitinhonha/MG), que possui baixo Índice de Desenvolvimento Humano nacional e é uma das regiões do estado com maior vulnerabilidade (SIMÕES; ANTIGO, 2022). A cidade de Diamantina é um centro de referência em saúde do Vale do Jequitinhonha, projetos que auxiliem na saúde integral de idosos são necessários. Espera-se que a maioria dos idosos participantes compreenda que a saúde é muito mais que a ausência de doenças e que são corresponsáveis pela sua saúde. Destaca-se que os resultados obtidos serão analisados e divulgados, contribuindo para experiência científica dos alunos envolvidos e evidenciando seu impacto para sociedade.


Divulgação

A divulgação da extensão será por meio da Clínica Escola de Fisioterapia, das Unidades de Saúde envolvidas com os cursos de saúde da UFVJM e da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia da UFVJM. A divulgação dos resultados será realizada por meio de artigos direcionados às revistas de extensão universitária e apresentação em congressos e similares voltados para ações de extensão.


Propriedade(s) Intelectual

Resumos e artigos vinculados às atividades extensionistas

Público-alvo

Descrição

O projeto beneficiará diretamente indivíduos acima de sessenta, de ambos os sexos, hígidos ou com disfunções/doenças neurológicas, traumato-ortopédicas, reumatológicas, cardiorespiratórias, uroginecológicas de Diamantina e região. Inicialmente serão oferecidas 15 vagas, entretanto este número pode ser maior, dependendo da disponibilidade de alunos voluntários. Indiretamente o projeto auxiliará os familiares e cuidadores, pois estes vivenciam e compartilham as dificuldades dos idosos; os discentes que vivenciarão na prática o que ouvem e discutem no ensino e pesquisa; e a própria sociedade – ao atuarmos com estes indivíduos muitas demandas de saúde deixarão de ocorrer.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Gouveia - MG

Município

São Gonçalo do Rio Preto - MG

Município

Datas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 544 h

Carga Horária 68 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Durante toda a execução do projeto haverá o estudo sobre a saúde integral dos idosos para atualização.

Carga Horária 68 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões durante a execução do projeto para verificar seu andamento, atividades que deram certo, as que não deram, serão discutidas as ideais, sugestões, reclamações de todos os envolvidos. Discussões iniciais envolverão os instrumentos mais adequados para analisar a extensão; no decorrer do projeto, simpósios e revistas para apresentação dos dados serão discutidos.

Carga Horária 136 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividades em grupo serão desenvolvidas: dança Sênior, rodas de conversa, rodas de fortalecimento e alongamentos, despertar cognitivo.

Carga Horária 68 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Todas as atividades serão avaliadas, as metas traçadas para este projeto serão analisadas, os resultados serão exposto para os idosos, e para a comunidade.

Carga Horária 204 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os idosos serão avaliados antes de iniciar as atividades do projeto e quando encerrarem sua participação, mas durante todo o projeto haverá a preocupação de conhecer estes idosos, seus anseios, vontades, além de seus problemas; ações serão discutidas e efetuadas para melhorar a vida destes idosos.