Detalhes da ação

Apoio à implementação do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Inhaí

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000606

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

15/09/2023

Data Fim

15/09/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

raquel faria scalco

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Trabalho

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Turismo

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 168 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 168 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 168 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 168 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 168 h
Resumo

Inhaí é um distrito de Diamantina, localizado no entorno do Parque Nacional das Sempre-Vivas, que está começando a se desenvolver no que se refere à atividade turística. Visando atender a uma demanda dos membros da comunidade, pretende-se com esta ação auxilia-los à implementar o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Inhaí, elaboração de forma participação em ação desenvolvida pelo curso de turismo da UFVJM entre março e junho de 2023.


Palavras-chave

planejamento, turismo, Inhaí


Introdução

Inhaí é um distrito de Diamantina, localizado no entorno do Parque Nacional das Sempre-Vivas, criado pelo Decreto s/n°, de 13 de dezembro de 2002, possuindo uma área de aproximadamente 124.156 hectares, abrangendo parte dos municípios de Bocaiuva, Buenópolis, Diamantina e Olhos D’água, distando cerca de 60km da sede do município de Diamantina. Atualmente, um grupo de trabalho do Conselho Consultivo do Parque está discutindo a implantação do uso público na UC e uma das ações priorizadas é a travessia entre Inhaí e Curimataí, cortando a unidade de Leste à Oeste, na porção sul do Parque, com um percurso de aproximadamente 55km. Esta é também uma forma de melhorar a relação com as comunidades do entorno, gerando benefícios a elas. Assim, muitas ações já foram realizadas neste sentido, como, por exemplo, a realização da travessia para identificação de pontos de apoio, áreas para camping, locais com água para beber, atrativos a serem visitados durante a travessia, áreas degradadas que necessitam intervenção, entre outros aspectos. Além desta ação, o curso de turismo da UFMG desenvolveu um projeto de pesquisa sobre o levantamento dos serviços turísticos e infraestrutura dos distritos que dão apoio à trilha (Inhaí, Curimataí e São João da Chapada). Posteriormente, o curso de turismo da UFVJM desenvolveu em parceria com o ICMBIO o projeto intitulado “Analise dos atrativos turísticos de Inhaí, Curimataí e São João da Chapada – entorno do Parque Nacional das Sempre-Vivas”, concluído no final de 2022 (LARA et. al, 2022). A partir da devolutiva desse projeto de pesquisa em Inhaí, surgiu a demanda por parte da comunidade de se fazer um planejamento para o desenvolvimento do turismo no local, ação esta também desenvolvida pelo curso de turismo da UFVJM e finalizada em junho de 2023. Durante a Oficina de Planejamento Turístico de Inhaí, foi elaborado de forma participativa o Plano de Desenvolvimento do turismo de Inhaí (SCALCO; PORTERO & GORGA, 2023). De acordo com as autoras: O processo de planejamento turístico tem como objetivo melhorar o cenário futuro de uma localidade e, para realizá-lo, é necessário executar algumas etapas, como a inventariação da oferta, identificação do perfil da demanda, segmentação, construção da Matriz FOFA e, por fim, a elaboração de um Plano de Ações, com seus Programas e Projetos (SCALCO; GORGA; PORTERO 2023, p.15). Conforme apontado por Ottoni e Scalco (2010, p.142-143), para que seja possível alcançar a situação futura desejada é necessário que uma série de ações sejam desenvolvidas. São essas ações que serão descritas no plano de ações. Pode-se dizer, então, que o plano de ações é uma das partes mais importantes do processo de planejamento, pois é nele que se descrevem todas as ações necessárias para se atingir os objetivos e as metas estabelecidas para se alcançar a situação futura desejada. De acordo com Petrocchi (2001), os planos de ações são moldados e orientados pelos estudos e estratégias que lhes antecedem no processo de planejamento. O Plano é um documento em que as ações a serem realizadas são divididas em diversos Programas Setoriais, que por sua vez se desdobram em Projetos. Logo, são os projetos que vão descrever o passo a passo das ações a serem executadas para que se atinja um objetivo ou situação desejada. Um plano, geralmente, se refere ao sistema como um todo, ou seja, o sistema turístico com todos os elementos que interferem no seu desenvolvimento [...] Programa é o conjunto de ações setoriais necessárias para a implantação dos planos. Dedica-se a uma área do sistema. Considerando a atividade turística, devemos entender que um plano de desenvolvimento turístico de uma localidade deve conter vários programas (programa de marketing, programa de capacitação, programa de estruturação dos atrativos etc.); e que cada programa é composto por um conjunto de projetos. Assim, um projeto é um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, para alcançar objetivos específicos. Ou seja, os projetos são o meio mais direto pelo qual os objetivos específicos de cada programa se concretizam ou se materializam. [...] Portanto, um projeto se detém mais no detalhamento das ações selecionadas para serem implementadas dentro do plano. Ele é parte integrante de um programa, orientado para temáticas específicas, onde cada uma das ações será detalhada de forma minuciosa. (OTTONI; SCALCO, 2010, p.63-64). A oficina de planejamento turístico de Inhaí contou com a participação de 35 pessoas ao todo, sendo possível elaborar, junto com a comunidade, um plano de desenvolvimento do turismo para o distrito de Inhaí, que poderá contribuir para o desenvolvimento do turismo em Inhaí. Assim, o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Inhaí contou com sete programas (atrativos turísticos, equipamentos e serviços turísticos, infraestrutura, capacitação, marketing interno, marketing externo, união da comunidade) e 24 pré-projetos planejados para serem desenvolvidos, em sua maioria, no curto prazo (até um ano). A partir da entrega do documento final do Plano de Desenvolvimento Turístico de Inhaí, serão selecionadas algumas frentes de ações para serem desenvolvidas em um primeiro momento e que o Curso de Turismo da UFVJM e o ICMBio possam apoiar ou buscar parceiros, tais como: curso de receptivos familiares, curso de condutores de turismo e sinalização turística dos atrativos, objetos iniciais de ações doa presente proposta de pesquisa.


Justificativa

A presente proposta de realização de um projeto para apoiar a comunidade na implementação do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Inhaí surgiu de uma demanda da própria comunidade e reforça a parceria desta com o curso de turismo da UFVJM e com o ICMBIO, que se iniciou com o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e de extensão envolvendo o distrito. Nesse sentido, a ação promove a interação com a comunidade externa auxiliando a comunidade a pensar sobre o turismo no distrito e a implementar as ações necessárias para desenvolvê-lo de maneira adequada e responsável. Além disso, a ação está comprometida com a formação de discentes que atuarão como voluntários no projeto, sendo que a participação ativa de discentes na ação permitirá uma experiência acadêmica complementar ao mesmo e maior conhecimento sobre a região, incentivando o pensamento crítico, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional. Ademais, com esta ação a UFVJM também fortalece sua missão institucional de: Promover o desenvolvimento científico, econômico e sociocultural da sua região, assegurando o ensino de qualidade em diferentes áreas do conhecimento, respeitando a natureza, inspirado nos ideais da democracia, da liberdade e da solidariedade, visando produzir, integrar e divulgar conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade e o desenvolvimento sustentável da sua região. (UFVJM, 2017, p. 13-14).


Objetivos

Objetivo geral Apoiar a comunidadena implementação do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Inhaí. Objetivos específicos Contribuir para o desenvolvimento do turismo em Inhaí. Capacitar membros da comunidade de Inhaí para atuarem em prol do desenvolvimento do turismo no local. Contribuir com a formação de discentes que atuarem na proposta. Incentivar a integração entre os membros da equipe do projeto (docentes e discentes) e comunidade externa na realização da ação de extensão; Contemplar a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à temática no curso de turismo; Contemplar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da ação que envolve e comtempla ações nos três âmbitos de atuação da UFVJM. Fomentar o protagonismo do discente que atuará na ação de extensão.


Metas

1 - Capacitar 3 discente do curso de Turismo da UFVJM para atuação no projeto; 2 – Desenvolver pelo menos três ações previstas no Plano de Desenvolvimento do Turismo de Inhaí 3 – Capacitar 15 membros da comunidade de Inhaí para atuarem no desenvolvimento do turismo no distrito. 4 - Promover a integração entre os membros da equipe do projeto (docentes, discentes, analista do ICMBIO e comunidade externa); 5 - Contemplar a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à temática no curso de turismo; 6 – Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 7 - Fomentar o protagonismo do discente que atuará na ação de extensão.


Metodologia

Para o desenvolvimento deste projeto de extensão serão realizadas as seguintes etapas: - Pesquisa bibliográfica e documental: levantamento de bibliografia e de materiais já produzidos sobre Inventário da Oferta Turística de Inhaí, Plano de Desenvolvimento Turístico de Inhaí e reuniões entre os membros da equipe (duração: 20 horas). Esta etapa contemplará a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à temática no curso de turismo e promoverá a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que os conhecimentos utilizados são fruto de outros projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso de turismo, assim como em atividades de ensino do curso. - Realização de encontro com a comunidade para a seleção de ações prioritárias a serem desenvolvidas (duração: 4 horas), fomentando o protagonismo do discente que atuará na ação de extensão; - Realização dos encontros para o desenvolvimento de pelo menos três ações previstas no Plano de Desenvolvimento do turismo de Inhaí (duração: 60 horas), promovendo a interação dialógica entre membros da comunidade acadêmica, ICMBIO e a sociedade; - Avaliação das atividades desenvolvidas tanto com os participantes, como pela equipe de coordenação do projeto (duração: 8 horas), avaliando o potencial de transformação social da ação e o impacto na formação do estudante. - Elaboração do relatório final (duração 4 horas), avaliando o atendimento a todas as diretrizes estabelecidas pela política de extensão universitária (FORPROEXC, 2012).


Referências Bibliográficas

BRASIL, FORPROEXC. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus/AM, 2012. BRASIL. Decreto s/n°, de 13 de Dezembro de 2002. Cria o Parque Nacional das Sempre-Vivas, nos Municípios de Olhos d’Água, Bocaiúva, Buenópolis e Diamantina, no Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. Brasília, 2002. LARA, Lavinya Gonçalves; SCALCO, Raquel Faria; MARTINS FONSECA, Virginia. Análise dos Atrativos Turístico dos Distritos de Inhaí, Curimataí e São João da Chapada – entorno do Parque Nacional das Sempre-Vivas. Relatório Final de Projeto de Iniciação Científica. Diamantina, 2022. OTTONI, Fernando Guimarães; SCALCO, Raquel Faria. Turismo: planejamento e gestão do turismo 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. PETROCCHI, Mário. Turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2001. SCALCO, Raquel Faria; GORGA, Luana Neves Puntel; PORTERO, Nathalia Silva. Plano de Desenvolvimento do Turismo de Inhaí. Relatório Final de Projeto de Extensão: Oficina de Planejamento Turístico de Inhaí. Curso de Turismo. Faculdade Interdisciplinar em Humanidades. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2023. UFVJM. Plano de Desenvolvimento Institucional: 2017–2021. Diamantina/MG, 2017.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto será desenvolvido a partir de uma demanda apresentada por membros da comunidade de Inhaí. Durante a execução do projeto haverá trocas de saberes entre os membros da equipe pertencentes à Universidade, ao ICMBIO e os membros da comunidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto promoverá a interdisciplinaridade, uma vez que será desenvolvido por docentes e discentes do curso de turismo, além de analista ambiental do ICMBIO, com formações diversas. Serão trabalhados temas transversais que perpassam diversas unidades curriculares do curso de Turismo, tais como: Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos; Planejamento e organização do Turismo; Fundamentos do Turismo; Teoria Geral do Turismo, Projetos Turísticos, Marketing de Destinos, dentre outras. Haverá a participação de membros da comunidade com formações distintas, promovendo a interprofissionalidade. O projeto também atuará no desenvolvimento da vida acadêmica e produção de conhecimento, através de metodologias participativas, visando à obtenção de competências necessárias à formação cidadã e à atuação profissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto promoverá a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, uma vez que trabalhará temas transversais que perpassam diversas unidades curriculares do curso de Turismo, conjuntamente com o conhecimento advindo de projetos de pesquisa e de extensão já desenvolvidos pelo curso de turismo da UFVJM e da UFMG, acerca do turismo no distrito de Inhaí. Além disso, serão adotadas estratégias de resgate das informações levantadas nos projetos anteriormente desenvolvidos, para serem utilizados na presente proposta, bem como possibilitar aos discentes que tragam conhecimentos sobre o tema abordados em disciplinas do curso de turismo. Serão utilizadas, para tanto, metodologias participativas, fomento à produção acadêmica e incentivo ao protagonismo do estudante e do participante da oficina.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos discentes do curso de Turismo da UFVJM neste projeto se dará em todas as etapas (preparação, execução e avaliação) e proporcionará aos mesmos uma experiência acadêmica complementar e prática, possibilidades de aprimoramento de técnicas de comunicação, capacitação, trabalho em equipe, entre outras metodologias de grande importância para a formação acadêmica de nossos discentes. Este projeto também possibilitará aos discentes envolvidos um maior conhecimento sobre a região em que estão inseridos, e incentivará o pensamento crítico dos mesmos, incrementando sua formação acadêmica e profissional.


Impacto e Transformação Social

O projeto contemplará este quesito, uma vez que surgiu como demanda da própria comunidade e estabelece relação com setores da sociedade. A partir do desenvolvimento do projeto será possível contribuir para o desenvolvimento do turismo em Inhaí, para a sensibilização e capacitação de membros da comunidade para atuarem em prol do desenvolvimento do turismo no distrito, bem como a difusão do conhecimento sobre o turismo na região. Como impacto direto, pretende-se desenvolver pelo menos três ações previstas no Plano de Desenvolvimento do Turismo de Inhaí, que trarão benefícios ao desenvolvimento do turismo no distrito. Pode-se citar também a capacitação de cerca de quinze membros da comunidade, que estarão aptos a atuarem de maneira mais adequada e responsável para o desenvolvimento do turismo no distrito. Como impacto indireto, pode-se citar que, a partir do desenvolvimento de tais ações previstas no plano, será possível algumas transformações sociais na realidade do distrito. Ademais, pretende-se, com este projeto, formar profissionais com sólidos compromissos éticos e solidários, estabelecer a inter-relação da própria Instituição de Ensino com o ICMBIO e com outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e as necessidades da população e fortalecer, na Instituição de Ensino, a sua missão de contribuir para o desenvolvimento social e regional e de aprimoramento das políticas públicas.


Divulgação

Será realizada a divulgação de todas as ações do projeto por meio de cartaz enviado às lideranças locais para repasse aos membros da comunidade. Além disso, a ação será divulgada em mídias sociais do curso de turismo da UFVJM.


Público-alvo

Descrição

Participação de membros da comunidade de Inhaí nas ações de implementação do plano de Desenvolvimento do Turístico do distrito.

Descrição

Serão selecionados três alunos do curso de turismo da UFVJM, para auxiliar no desenvolvimento de todas as etapas do projeto.

Descrição

Haverá a participação de uma analista do ICMBIO, que auxiliará no desenvolvimento de todas as etapas previstas.

Descrição

A partir da divulgação do curso em mídias sociais, outros setores da sociedade poderão ser envolvidos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoio Técnico e Logístico ao desenvolvimento do projeto

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 168 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Levantamento de bibliografia e de materiais já produzidos sobre Inventário da Oferta Turística de Inhaí, Plano de Desenvolvimento Turístico de Inhaí, metodologias participativas e sobre o turismo em Inhaí.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de encontro da equipe do projeto para capacitação dos discentes e preparação das ações na comunidade

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de encontros com a comunidade, para a priorização das ações do plano de desenvolvimento do turismo de Inhái a serem implementadas

Carga Horária 80 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de encontros com a comunidade, para o desenvolvimento das ações do plano de desenvolvimento do turismo de Inhái priorizadas.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação das ações desenvolvidas tanto pelos participantes, como pela equipe coordenadora do projeto.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O relatório final será elaborado por toda a equipe do projeto.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de artigo científico sobre o projeto por toda a equipe envolvida.