Detalhes da ação

Sistemas em Ação: Expandindo o Conhecimento em TI

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000661

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/11/2023

Data Fim

01/11/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

rafael santin

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Tecnologia da informação

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 104 h
Resumo

Este projeto tem como objetivo promover ações de extensão relacionadas à área de Tecnologias da Informação (TI) por meio de eventos de capacitação, colaborando com a comunidade externa e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e social. Os objetivos englobam a exploração de novas tecnologias, o estímulo a parcerias com empresas, a oferta de capacitação para alunos e comunidade, bem como a aplicação do conhecimento adquirido em relação às tecnologias mais recentes.


Palavras-chave

Tecnologias da Informação


Introdução

As Tecnologias da Informação (TI) desempenham um papel fundamental na gestão das organizações. Essas tecnologias oferecem uma série de ferramentas e soluções que melhoram a eficiência operacional, a tomada de decisões, a comunicação interna e externa, além de impulsionar a inovação e a competitividade. Por essa razão, nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma consolidação substancial dessas tecnologias em diversos setores. Observou-se um notável aumento no acesso à internet em todo o país, impulsionado pela expansão das redes de banda larga e pelo crescente uso de dispositivos móveis. Esse fenômeno resultou em um significativo crescimento do comércio eletrônico, incentivando empresas a investirem em sistemas computacionais, tanto para a oferta de serviços à distância quanto para a busca de estratégias mais rentáveis em suas operações, tais como a redução dos prazos de entrega, o aprimoramento do controle de estoques e a otimização da gestão da cadeia produtiva, entre diversas outras iniciativas. A educação a distância se tornou uma parte essencial do sistema educacional, especialmente durante a pandemia, e a telemedicina ganhou destaque, facilitando o acesso a serviços de saúde de forma remota. Além disso, o ambiente de inovação e startups brasileiro expandiu-se significativamente, com investimentos crescentes em empresas tecnológicas. Esses avanços demonstram a consolidação da tecnologia da informação como uma força impulsionadora da economia, da educação e da prestação de serviços no Brasil (MEIRELLES, 2023). A transformação e integração da computação na sociedade e nos negócios decorre da existência de profissionais qualificados para gerenciar e otimizar essas tecnologias. Nesse contexto, o curso de Sistemas de Informação desempenha um importante papel para a preparação de tais profissionais. Ele oferece uma formação abrangente e multidisciplinar que capacita os estudantes a utilizar eficazmente diferentes tecnologias para coletar, armazenar, processar e distribuir informações vitais para a tomada de decisões responsáveis nas organizações. Além disso, um dos objetivos do curso de Sistemas de Informação é a preparação dos alunos para enfrentarem os desafios emergentes e aproveitar as oportunidades para atender as demandas por inovação tecnológicas, desenvolvendo soluções e ampliando a capacidade competitiva das empresas e organizações. Nesse sentido, promover ações de extensão proporciona uma série de benefícios significativos para a formação dos estudantes do curso de Sistemas de Informação, considerando a própria dinâmica de inovação da área de Tecnologia da Informação, com suas frequentes atualizações. A promoção de cursos de capacitação referentes a tecnologias atuais e a interação entre a universidade e a comunidade externa promove um valioso intercâmbio de conhecimento e experiência, permitindo ampliar o entendimento dos estudantes sobre os desafios reais e atuais enfrentados nas organizações empresariais. Essa integração pode resultar em acordos de cooperação, programas de estágio, cursos de capacitação, projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, e até mesmo na criação de oportunidades de emprego para os graduados A aproximação do curso de Sistemas de Informação da comunidade externa favorece o fortalecimento da formação dos estudantes, estimulando uma capacitação direcionada às demandas da sociedade. Além disso, essa abordagem promove uma conexão mais estreita com as empresas, que são importantes para o estimulo da inovação. Em outras palavras, busca-se uma maior conexão entre os geradores de tecnologia, que são as universidades, e a demanda representada pelas empresas (LEAL; FIGUEIREDO, 2021).


Justificativa

O curso de Sistemas de Informação da UFVJM é reconhecido por seu projeto pedagógico consolidado, respaldado por um corpo docente e técnicos altamente qualificados. Essa estrutura acadêmica sólida proporciona aos alunos uma base teórica robusta no campo da tecnologia da informação. No entanto, a natureza inovadora e dinâmica da área da computação apresenta desafios para o curso, visto que o constante surgimento de novas tecnologias resulta em um descompasso entre os recursos tecnológicos utilizados nas atividades de ensino e as mais recentes inovações tecnológicas disponíveis no mercado. Isso significa que, embora os alunos adquiram um conhecimento sólido da teoria, as atividades de ensino não acompanham as rápidas e frequentes mudanças no cenário tecnológico. Além disso, a notável falta de interação com as empresas torna desafiadora a promoção da inovação tecnológica no contexto acadêmico. Essa lacuna é inclusive uma das barreiras que inibem o desenvolvimento tecnológico do país, contribuindo para que o Brasil seja considerado um dos países menos inovadores do mundo, ocupando uma posição desfavorável no ranking de inovação tecnológica (ALESSANDRA, 2021; PORTO, 2018). Portanto, esse projeto busca promover ações de extensão para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos sobre tecnologias da área do curso de Sistemas de Informação e, ao mesmo tempo, promover a interação com a comunidade externa. Isso permitirá não apenas fortalecer o conhecimento dos alunos, mas também aplicá-lo de maneira prática e relevante, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e social.


Objetivos

O objetivo deste projeto é promover a capacitação dos alunos em relação às tecnologias atuais e buscar a cooperação entre a universidade e a comunidade externa. O envolvimento ativo dos acadêmicos em ações de extensão complementa a formação dos estudantes, enriquecendo sua compreensão dos desafios reais enfrentados pelas empresas e ampliando seu conhecimento sobre algumas das tecnologias mais relevantes da atualidade. Este esforço colaborativo tem como propósito aprimorar a formação dos estudantes e utilizar o conhecimento adquirido para auxiliar em atividades de capacitação que serão ofertadas para a comunidade externa e promover a aplicação de novas soluções nas organizações. Os objetivos específicos do projetos são: 1. Explorar novos recursos tecnológicos da área do curso de Sistemas de Informação, avaliando suas características e destacando as potenciais aplicações e benefícios; 2. Fomentar parcerias entre a universidade e empresas de tecnologia, criando um ambiente propício para o compartilhamento de tecnologias, conhecimentos sobre os reais desafios no ambiente corporativo; 3. Promover ações de capacitação dos acadêmicos sobre novas tecnologias; 4. Aplicar o conhecimento adquirido e elaborar atividades voltada à capacitação da comunidade externa; 5. Enriquecer a formação acadêmica dos estudantes, proporcionando-lhes conhecimentos práticos sobre novos recursos tecnológicos.


Metas

Primeiramente, pretende-se firmar acordos de colaboração com empresas de tecnologia, com o propósito de oferecer oportunidades e projetos em conjunto com o curso de Sistemas de Informação. Ainda, é esperado que os docentes envolvidos no projeto identifiquem as principais necessidades dos alunos do curso de Sistemas de Informação, busquem capacitação nas tecnologias relevantes e organizem cursos de curta duração ou eventos correspondentes. A terceira meta considera a capacitação dos alunos do curso de Sistemas de Informação sobre as tecnologias escolhidas pelos docentes. A quarta meta considera envolver os docentes e alunos na promoção de ações de capacitação voltados à comunidade externa. Por fim, busca-se avaliar o impacto das atividades de extensão, por meio da satisfação dos alunos, público externo e empresas parceiras, a fim de ajustar e aprimorar continuamente o projeto.


Metodologia

A metodologia do projeto envolve a formação de uma equipe composta por professores do curso de Sistemas de Informação, que serão responsáveis por identificar as tecnologias consideradas mais adequadas para complementar a formação dos alunos e elaborar eventos ou cursos de capacitação. Essas atividades serão ofertadas para a comunidade externa, com o objetivo de aprimorar o conhecimento da comunidade sobre as tecnologias abordadas no projeto. Além disso, os docentes participantes do projeto desempenharão um papel fundamental ao impulsionar a colaboração com empresas de tecnologia. A expertise dos acadêmicos junto ao conhecimento técnico formam um recursos valiosos na construção de parcerias estratégicas com o setor empresarial. Serão responsáveis por identificar oportunidades de colaboração, estabelecer contatos com as empresas, além de articular iniciativas que possam beneficiar tanto a academia quanto o mundo corporativo. Ao fomentar essas parcerias, os docentes não apenas enriquecerão a experiência de aprendizado dos alunos, proporcionando oportunidades práticas e orientação especializada, mas também contribuirão para a aplicação do conhecimento em contextos do mundo real e para o avanço da pesquisa e inovação. As ações de extensão utilizarão a infraestrutura do prédio do curso de Sistemas de Computação, que conta com diversos laboratórios de computação. Esses laboratórios oferecem o ambiente ideal para a realização de atividades práticas, workshops, cursos e projetos de extensão que têm como objetivo promover a interação entre a academia e a comunidade externa. O progresso do projeto será acompanhado e avaliado por meio de pesquisa de satisfação dos participantes para o melhoramento das próximas atividades.


Referências Bibliográficas

ALESSANDRA, K. Brasil ocupa posição ruim em ranking de inovação tecnológica, diz especialista. 2021. Agência Câmara Notícias. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/ 37262-brasil-ocupa-posicao-ruim-em-ranking-de-inovacao-tecnologica-diz-especialista>. LEAL, C. I. S.; FIGUEIREDO, P. N. Inovação tecnológica no brasil: desafios e insumos para políticas públicas. Revista De Administração Pública, v. 55, p. 512–537, 2021. MEIRELLES, F. 34ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas. [S.l.], 2023. PORTO, G. Brasil está no fim da fila quando o assunto é inovação. 2018. Rádio USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/especiais/brasil-esta-no-fim-da-fila-quando-o-assunto-e-inovacao-2/>.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica do curso de Sistemas de Informação com a sociedade desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes e no enriquecimento da comunidade. Por meio de projetos de extensão, parcerias com empresas e a realização de eventos educativos, é possível estabelecer um diálogo constante e colaborativo com a sociedade. Essa interação não apenas enriquece o aprendizado dos alunos, proporcionando oportunidades práticas e alinhadas com as demandas reais da sociedade, mas também contribui para o desenvolvimento tecnológico da comunidade, capacitando-a a utilizar eficazmente a tecnologia da informação para resolver problemas e impulsionar o progresso. Através desse diálogo contínuo, o curso de Sistemas de Informação se posiciona como um agente ativo na transformação digital e no fortalecimento da comunidade, alinhando sua missão educacional com as necessidades e desafios da sociedade contemporânea.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade desempenham papéis cruciais na área de Tecnologia da Informação, impulsionando a inovação e a resolução de problemas complexos. A interdisciplinaridade envolve a integração de conhecimentos e abordagens de diversas disciplinas do curso de Sistemas da Informação, para desenvolver soluções mais completas e contextualmente relevantes. Por outro lado, a interprofissionalidade enfatiza a colaboração entre profissionais de diferentes campos, visando abordar os desafios de maneira geral e orientada a resultados. Essas abordagens promovem a criação de sistemas e produtos de TI mais eficazes, centrados no usuário e alinhados com as necessidades das organizações, refletindo a natureza multifacetada e interconectada da indústria de tecnologia da informação. Portanto, a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade são pilares essenciais para o sucesso e a evolução contínua na área de TI.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão é um princípio essencial que fortalece a relação da universidade com empresas e a comunidade no contexto da inovação tecnológica. Ela integra o ensino, proporcionando uma formação sólida aos alunos, a pesquisa, que gera inovação e conhecimento avançado, e a extensão, que aproxima a universidade das necessidades reais das empresas e da sociedade. Essa abordagem permite que os estudantes apliquem seus conhecimentos em projetos práticos, colaborando com empresas para resolver desafios tecnológicos e, ao mesmo tempo, impulsionando a inovação e melhorando a qualidade de vida da comunidade, alinhando-se com as demandas em constante evolução das tecnologias da informação e promovendo benefícios mútuos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos graduandos nas ações previstas neste projeto tem um impacto significativo em sua formação acadêmica. As atividades de extensão proporcionam oportunidades práticas para a aplicação de conhecimentos teóricos, permitindo o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais. Além disso, a interação com a comunidade externa promove o desenvolvimento de habilidades interpessoais e consciência social, incentivando os alunos a compreender as necessidades da comunidade e a contribuir para soluções relevantes. Essa abordagem fortalece a formação acadêmica dos alunos e os prepara para se tornarem profissionais de TI competentes e cidadãos responsáveis, prontos para enfrentar os desafios complexos do mundo tecnológico atual.


Impacto e Transformação Social

A convergência das tecnologias de informação com a aproximação do curso de Sistemas de Informação e a comunidade externa gera um impacto e transformação social significativos. Essa interação amplia o acesso à tecnologia, promove a inovação e o empreendedorismo, otimiza serviços públicos e fortalece a formação dos estudantes, capacitando-os a serem agentes de mudança tecnológica e social. A sociedade se beneficia com maior inclusão digital, crescimento econômico e uma administração mais eficaz, construindo um ambiente mais conectado, informado e adaptável.


Divulgação

A divulgação do evento será realizada através dos canais de comunicação da UFVJM, incluindo o Portal da Universidade e suas Redes Sociais Oficiais (YouTube e Instagram), bem como os canais de comunicação do Departamento de Computação (Decom). Além disso, serão utilizados os canais de comunicação da PROEXC, como o YouTube, Facebook e Instagram, para ampliar a visibilidade e o alcance do evento


Público-alvo

Descrição

Este projeto de extensão tem como público-alvo tanto a comunidade interna quanto externa. Ela visa oferecer ações de capacitação direcionadas aos alunos do curso de Sistemas de Informação da UFVJM, possibilitando aprimorar seus conhecimentos na área. Além disso, a iniciativa busca atrair pessoas interessadas dentro da própria universidade, como docente, técnicos administrativos e estudantes de outros cursos, que desejam enriquecer suas habilidades em tecnologia da informação. Como parte de um compromisso com a inclusão e envolvimento com a comunidade circundante, 5% das vagas serão reservadas para membros da comunidade externa, estendendo a oportunidade de aprendizado a indivíduos de fora da instituição acadêmica.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 510 h

Carga Horária 104 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de parcerias através de convênios com empresas de tecnologia interessadas em cooperar com o curso de Sistemas de Informação, promovendo a capacitação do corpo docente, compartilhando conhecimento e fornecendo tecnologia de ponta.

Carga Horária 92 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Definição de membros do corpo docente do curso de Sistemas de Informação interessados em participar do projeto, quer seja para integrar as tecnologias disponibilizadas por empresas parceiras nas atividades de ensino do curso, ou para propor iniciativas de capacitação que englobem outras tecnologias relevantes para a formação complementar dos alunos.

Carga Horária 92 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização de pesquisa junto aos docentes que fazem parte do projeto, com o objetivo de identificar áreas do ensino passíveis de incorporar as tecnologias disponíveis.

Carga Horária 176 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Promover a capacitação dos participantes do projeto em relação às tecnologias selecionadas por meio da realização de eventos de capacitação. Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para proporcionar uma experiência de aprendizado envolvente e interativa, oferecendo atividades práticas, minicursos especializados e acesso a materiais educativos que facilitem o aprendizado.

Carga Horária 23 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização de relatório após cada ação, avaliando de forma qualitativa e quantitativa a ação.

Carga Horária 23 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A divulgação, informações e relatórios das ações executadas serão disponibilizados por meio das mídias sociais, proporcionando um canal de contato para recebimento dessas informações, bem como para receber o retorno dos participantes e das equipes envolvidas.