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Seminário de Educação e Inclusão: empoderamento surdo
Sobre a Ação
202203000693
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
24/11/2023
22/12/2023
Dados do Coordenador
greyd cardoso mattos
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Formação Docente
Municipal
Não
Não
Sim
Dentro do campus
Noite
Não
Membros
A realização do evento está vinculada à disciplina: Seminário de Educação e Inclusão e ao grupo de pesquisa GEPEMA. Neste evento será discutido sobre o empoderamento surdo. Afinal, há muito tempo a comunidade surda vem lutando pelos seus direitos linguísticos e culturais, bem como pelo seu espaço na sociedade. No evento teremos a participação de quatro palestrantes surdos, todos profissionais da educação, um deles presidente da Associação dos surdos de Teófilo Otoni - Asto.
Educação - Inclusão - Empoderamento Surdo
De acordo com as ideias apresentadas por Goldfeld (2002), historicamente, os surdos foram vistos das mais variadas formas negativas possíveis: com piedade, compaixão e, até mesmo, como pessoas enfeitiçadas e castigadas. Algumas pessoas tinham/tem dificuldades em aceitar a condição do surdo, pois, para elas, a normalidade esta diretamente ligada ao fato de ouvir e falar. Infelizmente ainda nos dias de hoje, os surdos são vítimas preconceito, e muitas vezes não são reconhecidos como capazes. Torna-se necessário abrir espaço para que os surdos possam se apresentar para a sociedade; demonstrar suas potencialidades; apresentar sua história; falar sobre as dificuldades enfrentadas na sociedade, em especial na educação; apresentar-se enquanto profissionais de diversas áreas; quebrar conceitos e preconceitos; enfim, falar por si.
A realização do evento está vinculada à disciplina Seminário de Educação e Inclusão, que busca possibilitar aos discentes um importante espaço de debate coletivo sobre a educação e a inclusão. Sendo assim, semestralmente é organizado um evento de extensão para discussão de temas ligados à Educação e Formação de professores. Neste semestre, foi incluído o debate sobre o empoderamento surdo. Desde a promulgação da Lei nº 10.436/2002, que oficializa a Libras como língua oficial dos surdos brasileiros e do Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei citada, a comunidade surda vem lutando para o reconhecimento dos seus direitos e da sua cultura. Nesse sentido, abrir as portas da Universidade para a comunidade surda é o nosso dever. Além disso, a a participação desses profissionais surdos em um evento de extensão trará uma grande contribuição para a conscientização, formação inicial, continuada e humana dos nossos alunos, dos profissionais da educação, de toda comunidade . Um momento em que o Curso de Licenciatura em Matemática e o GEPEMA promovem um amplo debate com alunos da graduação, com professores e especialistas da educação básica e com a comunidade em geral.
Objetivo Geral: Promover uma discussão sobre o empoderamento surdo. Objetivos Específicos: Discutir sobre a língua, cultura e história dos surdos; Apresentar os professores surdos do município de Teófilo Otoni.
Ampliar o debate sobre o surdo enquanto sujeito que possui língua e cultura própria.
Desde o início do semestre, os envolvidos na ação estão planejando a estruturação do evento. O primeiro passo foi definir o tema, esse foi pensando de acordo com os debates realizados nas aulas e as inquietações dos alunos. Após a definição do tema iniciou-se o planejamento das atividades a serem realizadas; duração do evento, tema, público alvo, convite aos palestrantes... A partir do fechamento das ideias foi estabelecida a programação e iniciado o processo de registro no sistema Siexc. A culminância da ação será a realização de um evento presencial no Campus do Mucuri. Neste evento, toda a comunidade interna e externa, participante da ação, terá a oportunidade de interagir com os palestrantes/participantes, tanto com questionamentos, como com relatos de experiências. Após a realização do mesmo ainda teremos muito trabalho a realizar: leitura e análise das avaliações dos participantes; elaboração de relatórios, dentre outros.
GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. 2. ed. São Paulo: Plexus, 2002.
Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, envolvidos na ação, terão a oportunidade de extrapolar os muros da Universidade, da teoria... e de efetivamente ouvir quem está no lugar de fala: os surdos, a Asto, que proporcionarão um debate científico dentro da temática da ação. Um momento de interatividade entre a universidade e a comunidade.
Não se pode mais pensar em uma formação de professores que contemple apenas conhecimentos específicos da área escolhida. O Conselho Nacional de Educação estabelece diretrizes para que todos os alunos dos cursos de licenciatura tenham acesso à diversos conhecimentos durante o período de formação. Dentre eles, a inclusão. Diante disso, as disciplinas de Seminários, do Curso de Licenciatura em Matemática, buscam proporcionar aos discentes um debate, amplo, sobre o contato com outras áreas do conhecimento, inerentes a profissão docente e ao exercício da cidadania. A abertura deste debate a toda comunidade possibilita troca de experiências, conhecimentos e um real entendimento do contexto educacional. Além de, propiciar uma formação continuada para os profissionais da educação.
Durante a realização das atividades e dos debates na disciplina de Seminário, os discentes envolvidos na ação, perceberam que algumas situações precisam amplamente discutidas e entendidas, dentre elas: o empoderamento surdo. Buscando assim, um processo de ensino e aprendizagem mais inclusivo. Após a realização do evento, teremos a oportunidade de analisar os questionários de avaliação e afirmar, ou não, as hipóteses levantadas pelos discentes durante as aulas. Toda a análise será realizada em parceria com o grupo de pesquisa Gepema, o qual a coordenadora da ação é pesquisadora, e a partir dessa análise, pensar uma possível publicação para divulgação das aprendizagens vivenciadas.
Todos os estudantes envolvidos na ação estarão participando ativamente no evento. Momento em que eles serão protagonistas do processo, atuando como agentes transformadores, disseminado conhecimento e experiência na área de atuação.
Ampliar a discussão sobre os processos inclusivos, social e educacional é de extrema importância para a garantia dos direitos de todos. Ao promovermos esse debate temos a oportunidade de contribuir na luta por uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde os surdos sejam respeitados em suas diferenças e valorizados por sua cultura.
A divulgação será por meio digital: Instagram dos organizadores e palestrantes; Instagram do Centro Acadêmico do Curso de Matemática.
Vale destacar que o evento contará com a presença de duas servidoras Tradutoras e Intérprete de Libras. Uma do Campus do Mucuri e uma do Campus de Janaúba. A presença da servidora de Janaúba foi possível pela aprovação em Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática arcar com as diárias e transporte da servidora e motorista.
Programação do Evento
Auditório do NIPE
24/11/2023
19:00
22:30
19h - Abertura 19h10min às 21h - Palestras 21h às 21h45min - Participação da comunidade: perguntas/relatos 21h45min - 22h30min - Encerramento e confraternização
Público-alvo
O nosso público alvo são todas as pessoas que tem relação direta ou indireta com os estudos surdos e defesa dos direitos do surdos, profissionais ou não da educação.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 45 h
- Tarde;
- Noite;
Pós evento: Organização, avaliação da ação, leitura das avaliações, organização da frequência dos participantes, coleta de dados, elaboração do relatório final.
- Noite;
Palestras: Luciano de Souza Gomes Denise Maria Martins Novais Deyvid Alexandrino Ribeiro Daniela Soares de Oliveira Debate/discussão: Todos os presentes na ação