Detalhes da ação

Encontros da Matemática

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000705

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

08/03/2024

Data Fim

31/07/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

douglas frederico guimarães santiago

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Resumo

Este projeto tem como objetivo promover o compartilhamento, em forma de troca, de metodologias ativas de ensino-aprendizagem de matemática entre professores da rede estadual de Diamantina-MG e docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do campus JK da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).


Palavras-chave

Metodologias de ensino; tecnologias de informação e comunicação; formas ativas de ensino-aprendizagem.


Introdução

A evasão escolar pode possuir causas em diferentes contextos, sejam eles, social, histórico, cultural, político ou econômico (FERREIRA, 2022). Porém, levando em conta a questão de ensino-aprendizagem, unidades curriculares do Ensino Superior que envolvem matemática possuem como pré-requisito conhecimentos específicos da mesma advindos da Educação Básica. Entretanto, alunos de diferentes situações do ensino médio encontram-se entre em níveis desiguais de conhecimentos matemáticos necessários para compreensão destas disciplinas. Consequentemente, este fator pode acarretar em evasão e retenção em instituições de nível superior. (COSTA; et al, 2020). Diante deste contexto, surge a necessidade do uso de metodologias de ensino diferentes das tradicionais para que seja possível reduzir essas diferenças de conhecimentos entre os discentes oriundos do ensino médio da rede estadual. Para tal redução, pode ser adotado o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em salas de aula nas escolas públicas, o que permite que o aluno possa participar ativamente no seu aprendizado e alcançar melhores conhecimentos em matemática. (MACHADO; RODRIGUES, 2020). Alinhado a este fato, este projeto fará parte do Programa PET Estratégias e será realizado em Diamantina-MG com objetivo de aproximar os professores de matemática da rede estadual deste município com os docentes das disciplinas de matemática do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Esta aproximação será realizada por meio de encontros, em locais a serem definidos, e haverá troca de conhecimentos entre todos os participantes presentes acerca de metodologias de ensino-aprendizagem capazes de promover uma melhor compreensão do conteúdo ensinado em sala de aula. Desta forma, os alunos do ensino médio poderão presenciá-las em sala de aula e, sobretudo, participarem ativamente no processo individual de aprendizagem. Sendo assim, buscar-se-á de maneira indireta, reduzir índices de evasão e retenção de alunos e discentes por meio do envolvimento destes nesta ação. Como discentes participantes deste projeto, serão aceitos voluntários do curso de Ciência e Tecnologia ou de Engenharia e estes também contribuirão compartilhando e recebendo conhecimento acerca de metodologias de ensino-aprendizagem. Assim, no decorrer desta ação estes irão aprimorar suas habilidades em promover atividades de projetos sociais, trabalho em equipe, apresentação em público, produção de conteúdo para participação em eventos e congressos científicos, entre outras competências que poderão contribuir em seu futuro profissional. Estas atividades serão acompanhadas e avaliadas pelo docente coordenador deste projeto que poderá propor reuniões para aperfeiçoar a execução destas atividades pelos mesmos. Para avaliação deste projeto, no início de cada encontro será realizado um questionário para listar metodologias de ensino-aprendizagem conhecidas por todos os participantes. No final dele, será realizado outro questionário para verificar quais metodologias eram desconhecidas pelos mesmos antes desta ação e também para receber elogios e sugestões de melhoria dos encontros realizados. Além disso, pretende-se produzir conteúdo para participação em congressos e eventos, como Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão (SINTEGRA), Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia (COBICET) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para divulgação de resultados e realizações oriundos deste mesmo projeto. Sendo assim, a divulgação inicial deste projeto será dada por meio do site e das redes sociais da UFVJM e do PET Estratégias e cartazes no hall do prédio do ICT no campus JK para a convocação de docentes e discentes voluntários. Além disso, serão realizadas visitas em escolas públicas para o recrutamento de professores de matemática para participarem deste projeto.


Justificativa

Na atualidade, há um grande avanço científico e tecnológico que as escolas parecem não conseguir acompanhar e, ao mesmo tempo, inovar sua metodologia de ensino adotando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) (MARIA; SILVA, 2023). Enquanto isso, há evidência de ingressantes com conhecimentos defasados em matemática em instituições de ensino superior em cursos de exatas e de engenharias (OLIVEIRA, 2023).  Desta forma, este projeto pretende promover o compartilhamento de metodologias eficazes capazes de auxiliar no aprendizado ativo de matemática pelos os alunos da rede estadual e também pelos discentes da UFVJM participantes. Assim, professores e docentes poderão ampliar sua visão sobre as diferentes formas de ensino-aprendizagem e elaborar aulas cada vez mais atrativas. Sendo assim, no final deste projeto pretende-se responder qualitativamente o impacto que a adoção de novas formas de ensino-aprendizagem colabora para a compreensão de conhecimentos matemáticos. Por fim, para embasar a factibilidade desta proposta, de acordo com Trópia e Furtado (2022), em um estudo qualitativo realizado pelos mesmos, entrevistando 10 professores de matemática do ensino médio da rede estadual de Diamantina-MG, obtiveram como resultados que os entrevistados conseguiram adaptar-se às TDICs durante a pandemia de COVID-19 e acreditam serem capazes de continuar adotando-as para promoção de aulas atrativas e estimular um ensino mais ativo. Logo, este projeto é de interesse da comunidade e poderá impactar significativamente nas metodologias de ensino-aprendizagem de todos os seus participantes envolvidos, contribuindo para uma melhor abordagem de conteúdos sejam eles ensinados ou aprendidos.


Objetivos

3.1. OBJETIVO GERAL: Promover o compartilhamento mútuo de diferentes metodologias de ensino-aprendizado da matemática entre os participantes deste projeto. 3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Divulgar o projeto para participação de docentes e discentes do campus JK da UFVJM e de professores de matemática da rede estadual em Diamantina.  • Promover reuniões entre os participantes (docentes, discentes e professores) • Estimular a adoção de novas formas de ensino-aprendizagem em outras áreas do conhecimento, além da matemática. • Produzir conteúdo para participação de eventos e congressos científicos.


Metas

Esta ação beneficiará professores de matemática da rede estadual de Diamantina-MG juntamente com seus alunos do ensino médio. Além deles, este projeto será de grande importância para os discentes e para os docentes participantes do ICT do campus JK da UFVJM. Desta forma, almeja-se alcançar pelo menos 30 pessoas ao longo da execução desta ação.


Metodologia

Este projeto será realizado de forma cíclica semestralmente executando as seguintes etapas: - Divulgação do projeto: Este projeto será divulgado por meio do site e das redes sociais da UFVJM e do PET Estratégias, por cartazes no hall do prédio do ICT no campus JK e também por meio de visitas em escolas públicas. Esta atividade será realizada pelo bolsista e membros voluntários sob supervisão do coordenador deste projeto. - Organização dos encontros: A organização dos encontros deste projeto será realizada pelo coordenador mediante a disponibilidade de locais para sua execução e de horários livres da maioria dos participantes. - Questionário antes do encontro: Antes das reuniões, os participantes responderão um questionário referente ao seu conhecimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Este questionário será elaborado pelo pelo bolsista juntamente aos membros voluntários sob supervisão do coordenador e será disponibilizado seu acesso, ao início de cada encontro, por meio de um QR CODE impresso em uma folha A4. - Encontros de participantes: Nestes encontros, haverá o compartilhamento mútuo, entre todos os participantes presentes, acerca do conhecimento e de experiências em metodologias ativas de ensino-aprendizagem de matemática. O evento será conduzido pelo coordenador do projeto com auxílio do bolsista juntamente com os voluntários. - Questionário após o encontro: Antes do próximo encontro, os participantes responderão outro questionário acerca de suas descobertas referentes às metodologias ativas de ensino-aprendizagem de matemática e sobre sugestões e opiniões individuais acerca do andamento deste projeto. Este questionário será elaborado pelo pelo bolsista juntamente aos membros voluntários, sob supervisão do coordenador, deste projeto e será disponibilizado seu acesso, ao término de cada encontro, por meio de um QR CODE impresso em uma folha A4. Ao longo da realização dos encontros, serão reunidas informações para produção de conteúdo para participação em congressos e eventos futuros e para melhorias na realização deste projeto. Além disso, ao término de cada semestre será escrito um relatório final acerca das atividades desenvolvidas por esta ação.


Referências Bibliográficas

TRÓPIA, F.; FURTADO, K. C. C. “Afinal, o Ensino Médio serve pra quê?”: uma discussão sobre o conhecimento e o ensino de matemática na Educação Básica e no Ensino Superior. Cadernos de Aplicação, v.35, n.1, 2022. MONTEIRO, F. de O.; BRAGA, D. da S. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista GESTO-DEBATE, vol.23, n. 12, p.241-259, 2023. COSTA, P. da; et al. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ATUALIDADE: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE TENDÊNCIAS NO ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática e XXI Jornada Regional de Educação Matemática. Anais eletrônicos […]. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo (UPF), 2020. Não paginado. Disponível em: https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/jem/2020/Anais%202020%20%20eixo%205/JEM2020_paper_62.pdf. Acesso em 22 de out. 2023. FERREIRA, Valdirene de Jesus. A evasão escolar na educação básica: um estudo com moradores do campo. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022. MARIA, S. N. de; SILVA, C. P. da. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE IMPERATRIZ/MA. In: Anais da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL. Anais eletrônicos […]. Imperatriz: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sapiensuemasul2022/463772-METODOLOGIAS-ATIVAS-DE-ENSINO-E-APRENDIZAGEM--A-PERCEPCAO-DOS-PROFESSORES-DA-REDE-PUBLICA-ESTADUAL-DE-IMPERATRIZ. Acesso em: 22 de out. 2023. OLIVEIRA, L. D.; et al. A FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS COMO FATOR DE ENTRAVE AO ENSINO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NAS ENGENHARIAS. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 18, p. 01-23, 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Esta ação promoverá a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade através de reuniões periódicas em que todos os participantes envolvidos irão realizar uma troca de ideias e experiências entre si acerca de metodologias de ensino-aprendizagem de matemática.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Este projeto contará com professores de matemática da rede estadual do município de Diamantina-MG, com os docentes interessados das disciplinas de matemática do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e com discentes dos cursos de Ciência e Tecnologia e Engenharia. A interação destes ocorrerá através de conversas em reuniões em que todos irão compartilhar suas experiências e ideias acerca de metodologias de ensino-aprendizagem de matemática.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto, apesar de ser em essência de caráter extensionista, apresenta foco em metodologias de ensino e pretende apresentar os seus resultados em eventos de caráter cientifico, tendo portanto, braços nos três pilares: Ensino Pesquisa e Extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Durante este projeto, o discente participante poderá colocar em prática competências adquiridas no decorrer da sua formação como habilidades em promover atividades de projetos sociais, trabalho em equipe, apresentação em público, produção de conteúdo para participação em eventos e congressos científicos, contribuindo em seu futuro profissional. Desta maneira, os discentes vivenciarão a troca de experiências acerca do ensino-aprendizagem da matemática e poderão despertar inovações neste sentido e serem promotores de melhorias da compreensão de conteúdos ensinados em sala de aula para outros estudantes de escolas ou de outras universidades.


Impacto e Transformação Social

O maior impacto que se espera é que a troca de informações entre os professores das escolas do ensino médio e os participantes do projeto pela UFVJM possa impactar em duas vias, tanto no aperfeiçoamento didático dos docentes participantes da UFVJM quanto também no aperfeiçoamento didático dos professores das escolas de Diamantina.


Divulgação

A divulgação inicial deste projeto será dada por meio do site e das redes sociais da UFVJM e do PET Estratégias e cartazes no hall do prédio do ICT no campus JK para a convocação de docentes e discentes voluntários. Além disso, serão realizadas visitas em escolas públicas para o recrutamento de professores de matemática para participarem deste projeto.


Público-alvo

Descrição

Professores de Matemática das Escolas de Diamantina

Descrição

Discentes participantes do projeto ligados à UFVJM

Descrição

Docentes de Matemática da UFVJM interessados em participar dos encontros.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 210 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Seleção de voluntários para participação do projeto e sua capacitação.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Descrição da atividade: Alcançar participantes através de cartazes, sites, redes sociais e visitas em escolas públicas.

Carga Horária 90 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Cumprir o objetivo deste projeto promovendo reuniões para troca de ideias e experiências sobre ensino-aprendizagem de matemática.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Escrever trabalhos para submissões futuras em congressos e eventos científicos.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produzir o relatório final e enviá-lo para a proexc