Visitante
III Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Hídrica da UFVJM
Sobre a Ação
202203000706
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
05/12/2023
25/04/2024
Dados do Coordenador
tuane de oliveira dutra
Caracterização da Ação
Engenharias
Meio Ambiente
Educação
Recursos hídricos
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
A Semana Acadêmica da Engenharia Hídrica (SAEHD), visa fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET). O evento conta com a participação de discentes, docentes, servidores técnico administrativos da Instituição e palestrantes externos, além das comunidades do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha. O evento ocorrerá de forma presencial, com ações de: palestras, minicursos, mesa redonda, blitz educativa da água e visita técnica.
Extensão, Ensino, Pesquisa, Educação, Engenharia, recursos hídricos e mudanças climáticas
A Semana Acadêmica da Engenharia Hídrica (SAEHD) é um evento sem fins lucrativos e de caráter bianual, que visa agregar na formação profissional dos discentes dos cursos de engenharia Engenharia Hídrica do ICET e dos demais participantes que se identifiquem com as temáticas dos recursos hídricos, aqui incluídos os discentes das demais engenharias, do ensino médio, de outras instituições de ensino superior e da comunidade em geral pertencente ao Vale do Mucuri e região e que sofre constantemente com aspetos referentes a água.
Neste ano o tema do evento será "Engenharia Hídrica: Os desafios da gestão diante das mudanças climáticas nos vales", de modo que as discussões atuais sobre o tema possam fazer parte da formação profissional dos discentes do curso e das demais instituições participantes, e que a comunidade externa também tenha a possibilidade de se informar e interagir com a academia, em relação ao contexto das mudanças climáticas. Vale salientar, que o evento vai de encontro ao Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais (FEAM, 2015), o qual identifica a região da Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri como prioritária no estado, junto com a região do Vale do Jequitinhonha (ambas as áreas abordadas no evento), para a promoção de ações locais de adaptação integrada e planejada, já que essas são as regiões mais vulneráveis às mudanças climáticas. O mesmo plano coloca como principais desafios para a região: Setor agrícola / silvícola; saúde humana e educação; recursos hídricos: disponibilidade de água para setores econômicos, abastecimento de água potável para consumo humano; fluxos migratórios negativos; desertificação; capacitação institucional. (FEAM, 2015).
A Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Hídrica (SAEHD) tem como objetivo complementar a formação profissional dos discentes com temas relevantes no contexto da Engenharia Hídrica, de modo a construir e compartilhar o conhecimento com os discentes não apenas do curso de Engenharia Hídrica, mas também dos demais cursos lotados no ICET e das demais instituições presentes na região. O evento também pretende ampliar a visibilidade da UFVJM e dos cursos que são ofertados, em todos os níveis, para que mais estudantes se sintam atraídos pela experiência formativa da Instituição. Além de, reconhecer e valorizar as atividades realizadas de forma presencial, aprimorar os métodos educacionais para torná-los flexíveis, contemporâneos, com aprendizagem centrada no estudante e na acessibilidade e favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes para trajetórias sólidas no mercado de trabalho. Além do contexto acadêmico, o evento visa atrair a comunidade em geral, ampliando as fronteiras das informações geradas na instituição, para aqueles que são diretamente afetados pelas mudanças climáticas ocorridas na região ou seja, a sociedade.
Ter inscrito a totalidade ou a maioria dos discentes do curso de Engenharia Hídrica; Realizar 5 (cinco) palestras; Ofertar 2 (dois) minicursos; Realizar 1 (uma) mesa redonda; Promover 1 (uma) visita técnica; Realizar 1 (uma) blitz educativa no dia mundial da água.
A equipe da organização é composta por membros internos (docentes, discentes e técnicos), entidades parceiras, que envolvem a participação de membros internos e externos. O evento é composto pelas fases de planejamento, implementação, execução e a elaboração do relatório gerencial final. Na fase de planejamento está contemplado: elaboração da programação, envio de convites e divulgação do evento. Para os minicursos será encaminhado um convite para discentes e docentes, que deverão enviar o roteiro e a programação com antecedência. Na segunda fase, de implementação, ocorrerá a definição do sistema que será utilizado para as inscrições e credenciamento, bem como, os locais para realização das atividades e oferta de vagas, frente a capacidade dos locais. As inscrições do público-alvo (interno e externo) serão realizadas por uma plataforma online. Na fase de execução, ocorrerão as atividades previstas. O acompanhamento dos inscritos (público-alvo - interno e externo), ocorrerá por meio da assinatura da lista de presença de cada atividade. Por fim, se procederá a elaboração do relatório gerencial final. A emissão dos certificados está condicionada a inscrição e a participação da atividade, com confirmação de presença. Na elaboração do relatório gerencial final, os números de participantes inscritos, como o quantitativo presencial, de assinaturas nas listas de presença, serão sintetizados em termos percentuais em relação ao número de total de inscritos e por atividade, de forma a dar um panorama de avaliação das atividades propostas. Em hipótese alguma dos dados dos inscritos (público-alvo - interno e externo) serão divulgados.
FEAM. Plano de energia e mudanças climáticas de Minas Gerais: resumo executivo. 2015. Disponível em:<http://sistemas.meioambiente.mg.gov.br/reunioes/uploads/T8a10n47WuWW9IlFuxojZRFpfgjarTQ4.pdf>. Acesso em: 14 de novembro de 2023.
Durante a realização das atividades, será reservado um momento para que os presentes (estudantes, profissionais e sociedade em geral) possam interagir com os participantes (palestrantes e facilitadores de minicursos). Além disso, na ação Blitz da água, será ocorrerá uma troca direta com envolvidos no evento com a comunidade em geral, buscando a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos, na data do dia mundial da água.
A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade ocorrerá por meio da construção do conhecimento envolvendo o tema recursos hídricos, que é transversal a várias áreas do conhecimento, não sendo apenas pertinente do rama da engenharia, mas também na área social, econômica e ambiental. Logo, quando esse elemento é afetado, pelas mudanças climáticas, essa discussão passa a ser de interesse de todos.
O evento prevê a disseminação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da UFVJM. No que tange ao ensino, haverá os minicursos e visita técnica, as quais terão atuação direta principalmente de discentes como disseminadores do conhecimento. Em relação a pesquisa, as palestras e mesas redondas tem como intuito instigar os participantes no desenvolvimento de projetos, visando preencher as lacunas dos conhecimentos apresentadas ao longo do evento, principalmente no vale do Jequitinhonha e Mucuri. Além disso, os estudantes vão ter um amplo panorama do que tem sido realizado de pesquisa na área, e como os mesmos podem se encaixar na proposição de novas soluções tecnológicas. A extensão, ocorrerá através da participação da comunidade nas atividades propostas e da Blitz da água que será uma troca direta dos discentes envolvidos com a comunidade local.
Os discentes terão a oportunidade de troca de experiência com profissionais já atuantes na área, o que possibilitará sanar alguns anseios referente ao mercado de trabalho e o caminho a ser trilhado para ser um profissional preparado para atender as demandas da sociedade. Os discentes envolvidos na organização, aprenderão também a trabalhar em equipe, desenvolvendo seu senso responsabilidade e ético para proporcionar um ótimo evento para todos. Além disso, ocorrerá a troca direta com a sociedade, momento esse que os estudantes conseguem identificar a importância de todo o conhecimento adquirido e da sua profissão para proposição da melhor qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.
O evento é um meio pelo qual a sociedade conseguirá identificar que as suas demandas, em relação ao recursos hídricos, estão sendo comtempladas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão na instituição. Assim, nos momentos de interação, a comunidade poderá expressar seus anseios, preocupações e proposições, aproximando-as da instituição.
Plataformas digitais, redes sociais e emissoras de rádio e TV
Programação do Evento
ICET
19/03/2024
09:00
10:00
Cerimônia de abertura
ICET
19/03/2024
10:00
12:00
Palestra de abertura
ICET
19/03/2024
14:00
15:30
Palestra 2
ICET
20/03/2024
07:00
11:00
Minicurso 1
ICET
20/03/2024
07:00
11:00
Minicurso 2
ICET
20/03/2024
13:00
14:30
Palestra 4
ICET
20/03/2024
14:30
16:00
Palestra 5
ICET
20/03/2024
16:00
16:30
Intervalo - Mostra Empresas, Coffee Break, Música
ICET
20/03/2024
16:30
18:00
Mesa Redonda/Encerramento
Barragem, ETA e ETE da Copasa
21/03/2024
08:00
12:00
Vista técnica
Centro da cidade de Teófilo Otoni
22/03/2024
08:00
12:00
Blitz Dia Mundial da Água
ICET
19/03/2024
16:00
17:30
Palestra 3
ICET
19/03/2024
16:00
16:30
Intervalo - Música/ coffee break
Público-alvo
Estudantes: Estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Hídrica, bem como de cursos relacionados à área de recursos hídricos e ambientais. Professores e Pesquisadores: Professores da UFVJM e de outras instituições de ensino, além de pesquisadores que atuam direta ou indiretamente na área de Engenharia Hídrica e afins. Profissionais da Área: Engenheiros, gestores de recursos hídricos, ambientalistas e outros profissionais envolvidos na gestão e conservação dos recursos hídricos. Comunidade Local: por promover atividades abertas à comunidade local para promover a conscientização sobre questões hídricas e ambientais.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 80 h
- Manhã;
- Tarde;
Realizar o gerenciamento do evento, inscrições, organização e suporte das palestras, visita técnica, minicursos, e Blitz da água.
- Manhã;
Elaborar o relatório final das ações do evento.
- Manhã;
- Tarde;
Planejar as atividades do evento, como minicursos, palestras, mesa redonda, visita técnica e Blitz da água.
- Manhã;
- Tarde;
Realizar a implantação do site do evento, gerenciamento das redes sociais e organização dos locais das atividades.