Detalhes da ação

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CONCEITOS FÍSICOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS DE TEÓFILO OTONI

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000782

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/04/2024

Data Fim

01/04/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

geraldo moreira da rocha filho

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Resumo

Esse projeto visa avaliar a compreensão e o domínio dos conceitos físicos dos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares da cidade de Teófilo Otoni/MG, segundo as orientações da BNCC. Para esse fim, serão aplicadas avaliações conceituais, em turmas dos três anos do Ensino Médio. Após a correção e análise das avaliações, será disponibilizado aos professores, um diagnóstico sugestivo, visando sanar possíveis deficiências conceituais, eventualmente detectadas pela análise.


Palavras-chave

Ensino Médio, Ensino de Física, ENEM, Avaliação de Desempenho.


Introdução

Inúmeras são as dificuldades encontradas pelos educadores para desenvolverem um ensino de qualidade nas escolas públicas de ensino médio, em particular no trabalho com o conteúdo de Física. A principal dificuldade em ensinar Física é que para a compreensão e resolução de alguns problemas, há necessidade de o aluno possuir conhecimentos mais aprofundados de Matemática. E isso, atrapalha em muito o ensino aprendizagem dos conteúdos específicos de Física. Entretanto, se a escola dispõe de laboratório, o docente pode utilizar de experimentos práticos para ajudar na assimilação dos conteúdos de Física. E nesse cenário o aluno fica mais à vontade para aprender. O Ministério da Educação (MEC), para avaliar como anda o ensino/aprendizagem nas escolas do ensino médio do Brasil, criou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou por uma reformulação no ano de 2009, modificando seus objetivos: de uma auto avaliação de competências ao final do Ensino Médio para uma avaliação que possibilita o acesso `as universidades e ao financiamento estudantil. Nesta mudança, de uma única prova passa-se a quatro provas por grandes áreas, constrói-se uma matriz de referência com domínios cognitivos, competências, habilidades e objetos de conhecimento, e muda-se também a metodologia de análise, com a utilização da Teoria da Resposta ao Item, que possibilita a comparação longitudinal dos resultados de anos diferentes, com a intenção de monitorar o Ensino Médio no país. Atualmente, o sistema de elaboração de provas do ENEM, optou por priorizar as questões qualitativas do conteúdo relacionado a Física. Para não esbarrar nas dificuldades que os alunos têm em Matemática ao tentarem resolver as questões quantitativas da prova. Conforme salientam Gonçalves Jr e Barroso (2014), o perfil atual da análise do ENEM, é que ele se caracteriza por apresentar itens predominantemente qualitativos, extensos para o tempo disponível para resolvê-los e, de uma forma geral, bem contextualizados. Nesse sentido, o objetivo desse projeto visa diagnosticar os conhecimentos do conteúdo de Física por parte dos discentes do ensino médio das escolas pública e particular da cidade de Teófilo Otoni - MG. Serão aplicadas avaliações com o objetivo de identificar o desempenho dos alunos sobre questões qualitativas (teóricas) de Física em turmas do 1o ao 3o ano do ensino médio. Após a correção destas avaliações será dado um diagnóstico para os professores responsáveis pelas turmas de Física. Esse diagnóstico será apresentado em forma de um relatório sugestivo, que poderá ser seguido ou não pelo professor.


Justificativa

Esse projeto atingirá um número amplo de escolas, pois se dará na UFVJM – Campus do Mucuri, localizado na cidade de Teófilo Otoni, município localizado no nordeste mineiro com cerca de 141 mil habitantes, que é a cidade polo da mesorregião do Vale do Mucuri, que totaliza cerca de 370 mil habitantes (IBGE). A região do Vale do Mucuri é uma região carente, não só de recursos financeiros, mas também de recursos humanos. A necessidade de divulgação da ciência nessa região é grande. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, através deste projeto tem a oportunidade de intervir de maneira significativa para o desenvolvimento científico, social e cultural da região, cumprindo assim um dos principais papeis de uma Universidade Federal que é o de viabilizar a relação transformadora entre Universidade e sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sócio, econômico e cultural da região. De acordo com o artigo 1o da resolução no 02, de 18 de janeiro de 2021 do CONSEPE: “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”. O presente projeto de extensão visa analisar o desempenho dos estudantes ao longo dos três anos do ensino médio sobre conhecimentos básicos de Física. Espera-se com isso, após essa análise, contribuir para políticas sócio econômicas e educacionais públicas que visem melhorar e/ou aprimorar o ensino/aprendizagem nas escolas de Teófilo Otoni e região. Esse projeto está sendo ressubmetido para avaliação. Pois no primeiro período de vigência do projeto não conseguimos executar o trabalho que foi inicialmente estabelecido.


Objetivos

Objetivo geral: . Diagnosticar os conhecimentos dos conteúdos de Física por parte dos discentes do ensino médio das escolas pública e particular da cidade de Teófilo Otoni – MG. Objetivos específicos: . Ampliar e melhorar as condições de ações de extensão universitária em parceria com as escolas públicas e particulares de Teófilo Otoni; . Integrar o ensino, a extensão e a pesquisa; . Criar parcerias com instituições de ensino de Teófilo Otoni.


Metas

Elaboração de relatório contendo um diagnóstico sobre o desempenho dos alunos do ensino médio a respeito da disciplina de Física; . Envolver os acadêmicos dos cursos de graduação do ICET numa atividade, sem fins lucrativos, em relação direta com a comunidade; . Estabelecer parcerias com outras instituições de ensino do município de Teófilo Otoni; . Contribuir com docentes e diretores das escolas de Teófilo Otoni no desenvolvimento de novas metodologias de ensino que contribuam na melhoria do desempenho dos alunos nas próximas provas do Enem.


Metodologia

metodologia empregada no projeto será qualitativa. Para a condução das atividades, primeiramente, será realizado um encontro, onde o projeto em questão é apresentado com seus objetivos e suas contribuições para a melhoria do ensino de Física em cada escola. Tendo a participação dos membros do projeto (coordenador, vice-coordenador, colaborador e discente) em horários predeterminados juntamente com o docente (responsável pela disciplina de Física) e a direção das escolas parceiras do projeto. Estes encontros, de duração aproximada de 60 minutos, ocorrerão na sala de aula de cada escola. De antemão, foram firmadas parcerias com o Instituto Federal do Nordeste de Minas Gerais (Campus de Teófilo Otoni), a Escola Particular Santo Agostinho e a Escola Estadual Alberto Barreiro. Em um segundo encontro, apresentaremos para os professores de Física das escolas parceiras do projeto, as questões extraídas das provas dos últimos anos do ENEM, que serão aplicadas nas avaliações dos discentes do 1o ao 3o ano do ensino médio. Nesta oportunidade, poderão ser atribuídas sugestões e/ou melhorias na elaboração das questões. Em seguida serão aplicadas as avaliações nas escolas. Após a correção destas avaliações realizaremos oficinas para os docentes de Física, em que serão aplicadas atividades práticas para os docentes com o intuito de aperfeiçoá-los e ajudá-los na metodologia de ensino/aprendizagem dos conceitos físicos para os alunos que realizarão as próximas provas dos ENEMs. Essas atividades serão realizadas no laboratório de Física do ICET. Finalmente será proposto um último encontro, com a presença dos membros do projeto (Avaliação do conhecimento sobre conceitos físicos dos alunos do ensino médio das escolas de Teófilo Otoni), os docentes da disciplina de Física e os diretores das escolas parceiras. Para tanto, será elaborado um relatório do projeto descrevendo todas as atividades realizadas, prevendo ao final ações necessárias como desdobramentos dos efeitos que o projeto causou na comunidade e vice-versa.


Referências Bibliográficas

BERNAL, V. B.; YAMAMOTO, I. Dificuldades Conceituais em Física Apresentadas por Alunos Ingressantes em um Curso de Engenharia. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v24n3/a11v24n3.pdf. Acesso em: 30 maio. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 27/09/2022. BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). c2022a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt- br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem. Acesso em: 29/09/2022. GONÇALVES JR, W. P. Avaliações em larga escala e o professor de Física. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do rio de Janeiro, 2012. GONÇALVES JR, W. P.; BARROSO, M. F. As questões de física e o desempenho dos estudantes no ENEM. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1402, 2014. IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/teofilo-otoni.html. Acesso em 29/09/2022. INÁCIO A. B.; FLACÃO J. V.; MAYA C. M. B.; MARRANGHLLEO G. F.; DORNELES P. Desempenho de estudantes de Ensino Médio em um teste sobre conhecimentos básicos de cinemática e transformação de unidades. Revista Educar Mais, v. 4, n. 1, p. 4, 2020. MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. In.: Portal de Revistas da USP. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152679. Acesso em 12 jul. 2021. SOUSA F. J. C.; LIMA I. M.; MACEDO H. R. A. Avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de física através da experimentação e lista de exercícios: vivências no Programa de Residência Pedagógica. Revista Concilium, v. 22, n. 4, p. 498, 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto visa contribuir para a sociedade através da melhoria e da qualidade do ensino médio. O relatório poderá ser facilmente utilizado pelo professor de uma escola do ensino médio, a fim de complementar e de preparar melhor o aluno para a realização das futuras provas do Enem. Sem falar, que como atividade complementar, serão realizadas oficinas no Campus da UFVJM, contendo atividades de laboratório, visando aprimorar a formação dos docentes de Física envolvidos ou não no projeto. Por outro, lado, em termos dos profissionais envolvidos na preparação do relatório, o impacto e a transformação se dá a partir do diálogo e da troca de saberes entre os profissionais das diferentes áreas com o intuito final de produção de conteúdo para a sociedade. Para o discente de graduação, é uma ótima possibilidade dele utilizar o conhecimento adquirido para produzir material acessível e de qualidade para um público amplo. Além disso, ao produzir material didático o estudante estará aprofundando seu conhecimento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto “Avaliação do conhecimento sobre conceitos físicos dos alunos do ensino médio das escolas de Teófilo Otoni” envolve docentes de diferentes áreas e instituições, como o Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) (que criou o projeto), o Instituto Federal do Nordeste de Minas Gerais (Campus de Teófilo Otoni)), a Escola Particular Santo Agostinho e a Escola Estadual Alberto Barreiro. Também, temos até o momento para iniciar o projeto, a participação de um aluno de graduação do ICET. Para expansão futura do projeto será de extrema importância a participação de profissionais das áreas de português e de comunicação. A produção e divulgação do relatório precisará da contribuição destes profissionais. A troca de saberes entre o estudante e profissionais das diversas áreas contribui não só para a formação deles, mas também se reflete na qualidade do material produzido tornando-o melhor e muito mais atrativo para sociedade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

É consenso entre os professores da matéria de Física, e correlatas, da UFVJM - Campus Mucuri, as deficiências conceituais nesta disciplina, nos alunos que adentram o Ensino Superior desta instituição. Tais deficiências se tornam um problema para a evolução do graduando, que muitas vezes se desmotiva e, em casos mais graves, não obstante a retenção desse aluno por um período superior ao esperado, resulta na evasão do estudante. Esse projeto visa interferir de maneira construtiva na formação dos alunos do Ensino Médio, de maneira a dar suporte aos professores, a fim de desenvolverem um trabalho mais eficiente na formação desses estudantes. O tripé ensino, pesquisa e extensão será abordado neste projeto à medida que forem disponibilizados o relatório contendo o diagnóstico avaliativo do desempenho dos alunos nas avaliações e as oficinas que contribuirão para a formação docente. Todas essas diferentes ferramentas de apoio didático serão pensadas e preparadas a partir da troca de saberes entre docentes e pesquisadores de diferentes instituições de ensino do município de Teófilo Otoni e disponibilizadas gratuitamente para a sociedade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Ao auxiliarem no tratamento dos dados e darem suporte à aplicação das avaliações, os graduandos estarão desenvolvendo ações inerentes à pesquisa. Sendo essas ações uma oportunidade prática de desenvolverem as habilidades de pesquisa, muitas vezes só vivenciadas teoricamente em sala. Além disso, estarão desenvolvendo a capacidade de interação social, com estímulo a aplicabilidade de seu conhecimento, com vistas a construção de uma sociedade melhor.


Impacto e Transformação Social

O projeto de extensão apresentado proporciona uma noção global do quanto de extensão e ação comunitária a UFVJM realiza, envolvendo estudantes e professores de vários cursos. Em termos dos profissionais envolvidos na preparação do relatório, o impacto e transformação social se dará a partir do diálogo e da troca de saberes entre os profissionais das diferentes áreas com o intuito final de produção de conteúdo para a sociedade. Os profissionais da área de Física ficam responsáveis pela escolha das questões a serem aplicadas nas avaliações. Os profissionais das áreas de português e de comunicação ficam responsáveis pela revisão bibliográfica e pela divulgação do relatório respectivamente. E todos os profissionais são responsáveis pela confecção final do relatório. Para o estudante de graduação, envolvido no projeto, é uma ótima oportunidade para ele estar aprimorando e aprofundando seu conhecimento ao contribuir para a produção desse relatório.


Divulgação

Essa ação de extensão será divulgada nas escolas de ensino médio da cidade de Teófilo Otoni, que serão convidadas a participar do projeto. Dependendo da importância e da relevância do resultado final do projeto, esse poderá ser divulgado de forma mais ampla no formato de um artigo em uma revista de extensão.


Público-alvo

Descrição

Este projeto é voltado para o público externo à UFVJM. Nosso público-alvo principal são os professores e alunos do 1o ao 3o ano do ensino médio das escolas da rede pública e privada do município de Teófilo Otoni.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O projeto será desenvolvido na escola, e terá a participação do professor de Física e dos alunos do 1o ao 3o ano do ensino médio.

Participação da Instituição Parceira

O projeto será desenvolvido no instituto, e terá a participação do professor de Física e dos alunos do 1o ao 3o ano do ensino médio.

Participação da Instituição Parceira

O projeto será desenvolvido na escola, e terá a participação do professor de Física e dos alunos do 1o ao 3o ano do ensino médio.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 24 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Nessa atividade será apresentado o projeto de extensão para o diretor e o docente responsável pela disciplina de Física, de cada escola. Nesse encontro, o projeto em questão é apresentado com seus objetivos e suas contribuições para a melhoria do ensino/aprendizagem de Física em cada escola.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Pretende-se nessa atividade selecionar e ao mesmo tempo começar a elaboração das questões quantitativas de Física que serão colocadas nas avaliações. Essa atividade terá a participação dos membros internos do projeto.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Nessa atividade pretende-se apresentar para os professores de Física das escolas parceiras do projeto, as questões extraídas das provas dos últimos anos do ENEM, que serão aplicadas nas avaliações dos discentes do 1o ao 3o ano do ensino médio. Nesta oportunidade, poderão ser atribuídas sugestões e/ou melhorias na elaboração das questões.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Nessa atividade, as avaliações depois de confeccionadas e revisadas, serão aplicadas nas escolas parceiras.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Nessa atividade, as avaliações aplicadas serão corrigidas pelos membros internos do projeto.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Nessa atividade serão aplicadas atividades práticas para os docentes com o intuito de aperfeiçoá-los e ajudá-los na metodologia de ensino/aprendizagem dos conceitos físicos para os alunos que realizarão as próximas provas dos ENEMs. Essas atividades serão realizadas no laboratório de Física do ICET.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Nessa atividade será elaborado o relatório final sob as ações realizadas no projeto. Assim como, o diagnóstico do desempenho dos alunos nas avaliações.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Nessa atividade pretende-se um último encontro, com a presença dos membros do projeto (Avaliação do conhecimento sobre conceitos físicos dos alunos do ensino médio das escolas de Teófilo Otoni), os docentes da disciplina de Física e os diretores das escolas parceiras. Nessa atividade será apresentado um relatório do projeto descrevendo todas as atividades realizadas, prevendo ao final ações necessárias como desdobramentos dos efeitos que o projeto causou na comunidade e vice-versa.