Detalhes da ação

II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimentos da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000817

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

20/04/2024

Data Fim

30/04/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

marcio leles romarco de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Questões ambientais

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

gemmf_ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Resumo

A Segunda Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimentos da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal é um evento idealizado pelo Grupo de Estudos em Mensuração e Manejo Florestal – UFVJM com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos na área, promover a troca de experiências, discutir o papel da Ciência Florestal no mercado de trabalho e divulgar pesquisas científicas. O vento contará com cursos práticos, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalho.


Palavras-chave

Mudanças climáticas, Inovações florestais, empregabilidade florestal


Introdução

A proposta de realizar a segunda edição do SEGRAMM (Segunda Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimentos da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal ) foi motivada pelo desejo dos integrantes do GEMMF (Grupo de Estudos em Mensuração e Manejo Florestal – UFVJM)) de continuar compartilhando as técnicas, ferramentas e métodos mais empregados nesse campo de estudo. Esta discussão abrange uma série de tópicos relevantes frente as mudanças climáticas; créditos de carbono; mensuração de produtos não madeireiros; quais mudanças já ocorreram na mensuração florestal diante das inovações tecnológicas; empregabilidade no setor florestal assim como o papel da comunidade cientifica perante a sociedade, visando disseminar conhecimento e desmistificar falsas informações. Em suma, a mensuração florestal tem um papel crucial na resposta às mudanças climáticas e na gestão responsável dos recursos naturais. A ligação com temas multidisciplinar reforça a necessidade de adaptação e atualização constante por parte dos profissionais envolvidos. A colaboração entre a comunidade científica e a sociedade é crucial para difundir o saber e promover uma compreensão precisa dos obstáculos enfrentados pelas florestas. Ao lidar com esses desafios de forma colaborativa e informada, podemos trabalhar para uma gestão mais sustentável e resiliente dos ecossistemas florestais, garantindo assim seu valor permanente para as gerações futuras.


Justificativa

Esta iniciativa visa estabelecer uma interação entre os discentes, docentes e profissionais empresas florestais regionais. O evento terá ainda espaço para discussões científicas por meio de palestras e mesas redondas intercaladas com os cursos. Essas palestras e mesas redondas serão voltadas para as atualidades e lacunas na área de mensuração e manejo florestal. A ideia é que dessa interação surjam debates que possam direcionar os programas de ensino superior, no propósito de preparar o profissional da área para os desafios do mercado de trabalho. Cientes de que muitas dessas técnicas são de interesse comum de outras áreas, acreditamos que o Evento poderá alcançar não só a comunidade acadêmica do DEF (Departamento de Engenharia Florestal), como também de outros departamentos e institutos.


Objetivos

O evento é promovido com o objetivo de proporcionar um fórum de atualização técnica e intercambio de conhecimentos, através de uma programação diversificada contendo cursos, palestras e mesas redondas com as temáticas mais relevantes e atuais da área de mensuração e manejo florestal.


Metas

1 - Difundir técnicas e conhecimentos na área de Mensuração e Manejo Florestal, através de cursos aplicados; 2 - Promover a discussão e troca de experiência na área de Mensuração e Manejo Florestal, por meio de palestras; 3 - Promover um mesa redonda a fim de discutir o papel da Ciência Florestal na inserção de profissionais no mercado de trabalho e das técnicas e inovações do meio florestal; 4 - Divulgar resultados de pesquisas na área de ciências agrárias, através da apresentação de resumos simples e expandidos


Referências Bibliográficas

CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Editora Ufmg, 2000. CLEMENT, Charles R.; HIGUCHI, Niro. A floresta amazônica e o futuro do Brasil. Ciência e Cultura, v. 58, n. 3, p. 44-49, 2006. HIGUCHI, Niro et al. Dinâmica e balanço do carbono da vegetação primária da Amazônia Central. Floresta, v. 34, n. 3, p. 295-304, 2004. FIEDLER, Nilton César; SOARES, Thelma Shirlen; DA SILVA, Gilson Fernandes. Produtos florestais não madeireiros: importância e manejo sustentável da floresta. RECEN-Revista Ciências Exatas e Naturais, v. 10, n. 2, p. 263-278, 2008.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os docentes e discentes do Grupo de Estudos em Mensuração e Manejo Florestal com o apoio do departamento de engenharia florestal e da faculdade de ciências agrárias ao promover esta ação entre a comunidade académica (Professores pesquisadores do ensino superior e estudantes de graduação e pós-graduação) e profissionais de empresas de base florestal proporciona uma troca de conhecimentos teóricos e práticos que vão desde questões de mudanças climáticas à empregabilidade no setor florestal e também o papel do engenheiro frente a inovações tecnológicas na área da mensuração e do manejo com intuito de aprofundar o conhecimento na área.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os docentes e discentes do Grupo de Estudos em Mensuração e Manejo Florestal com o apoio do Departamento de Engenharia Florestal e da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) estarão diretamente envolvidos na colaboração e organização do evento, irá reunir diferentes especialistas de outras instituições em um único ambiente. Essa interação entre os participantes irá criar uma oportunidade de compartilhar suas experiências e aprender uns com os outros, ampliando assim o horizonte de conhecimento de todos os envolvidos, tendo em vista melhorar capacitação e qualificação para atuação no mercado de trabalho e complementando seus conhecimentos acadêmicos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A participação de uma ampla gama de colaboradores, incluindo docentes, técnicos, discentes da UFVJM e de outras instituições, bem como profissionais de empresas do setor florestal, enriquece significativamente a programação do evento. Essa diversidade de participantes traz diferentes perspectivas, experiências e conhecimentos para o evento, enriquecendo as discussões e contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo e interdisciplinar. Espera-se que essa estratégia seja capaz de impulsionar a inovação, promover o avanço do conhecimento e estimular a aplicação prática dos resultados de pesquisa em benefício da sociedade como um todo. A abertura do evento para toda a comunidade é uma estratégia crucial para promover a inclusão e garantir que as descobertas e discussões resultantes alcancem um público mais amplo. Ao reunir uma variedade de stakeholders, o evento se torna uma plataforma eficaz para traduzir os resultados da pesquisa em ações práticas que beneficiem não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral. Espera-se que essa abordagem não apenas estimule a inovação e o avanço do conhecimento, mas também promova uma maior conscientização e compromisso com questões relevantes para o setor florestal e para o meio ambiente como um todo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos graduandos em eventos como esse tem um impacto significativo em sua formação acadêmica e profissional. Ao envolver-se ativamente na organização ou ministrando ações para os participantes, os estudantes podem adquirir experiência prática, construir redes de contatos, aprender com outras perspectivas e desenvolver habilidades essenciais para o sucesso em suas futuras carreiras no setor florestal. O evento conta com docentes coordenadores para orientar e supervisionar o planejamento e execução. Os estudantes tanto de pós quanto de graduação estarão inseridos em atividades e quando necessário haverá treinamentos específicos para desenvolver a função requisitada.


Impacto e Transformação Social

Os docentes e discentes do Grupo de Estudos em Mensuração e Manejo Florestal com o apoio do Departamento de Engenharia Florestal e da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) estarão diretamente envolvidos na colaboração e organização do evento ao trabalhar de forma conjunta com instituição que atuam na setor florestal (Grupo SADA; id.Species; isosceles engenharia) dentre outros, cientes de que contribui para o desenvolvimento e difusão do conhecimento e técnicas que são de interesse comum de outras áreas, acreditamos que o evento poderá alcançar não só a comunidade acadêmica do DEF (Departamento de Engenharia Florestal), como também de outros departamentos e institutos. Esta abordagem tem como objetivo não apenas incentivar a inovação e o progresso do conhecimento, mas também promover uma maior conscientização da sociedade frente às questões mais relevantes para o meio ambiente como um todo.


Divulgação

Estão abertas as inscrições para a Segunda Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimentos da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal (2ª Segramm). O evento será realizado em Diamantina, presencialmente, no período de 2 a 4 de abril de 2024. O II SEGRAMM é um evento promovido pelo GEMMF (Grupo de Estudo em Mensuração e Manejo Florestal) da UFVJM. Este evento busca proporcionar um fórum de atualização técnica e intercâmbio de conhecimentos, oferecendo cursos, palestras e mesas redondas voltados para as temáticas mais relevantes e atuais da área de mensuração e manejo florestal. Durante o II SEGRAMM, estudantes, pesquisadores e profissionais terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas, participar de discussões científicas sobre as lacunas e avanços na área, e promover um ambiente de networking e colaboração. O evento também proporcionará espaço para a apresentação de trabalhos científicos, contribuindo para a divulgação de pesquisas e o estímulo ao desenvolvimento florestal na região. Para mais informações sobre a nossa programação, submissão de resumos, minicursos e demais detalhes, acesse o nosso site oficial. Estamos ansiosos para contar com a sua participação e contribuição no II SEGRAMM.


Informações Complementares

CONTATO: Grupo de Estudo em Mensuração e Manejo Florestal: gemmf.def@gmail.com


Propriedade(s) Intelectual

Anais de eventos

Programação do Evento

Local

Campus JK - Diamantina/MG

Data

02/04/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:30


Descrição

08:00 - 09:00 Credenciamento 09:00 - 12:00 Minicursos 12:00 -13:00 Intervalo 13:00 - 13:30 Credenciamento 13:30 - 14:00 Abertura & Apresentação Artística 14:00 - 14:50 "Palestra: Manejo sustentável de florestas nativas Adriano Lima (INPA)" 15:00 - 16:00 "Mesa redonda: Manejo sustentável de florestas nativas Bruno Lafetá (IFMG (Mediador)); Adriano (INPA); Robson (UEPA)" 16:00 - 16:30 Coffee Break 16:30 - 17:20 "Palestra: A floresta e a mudança climática Niro Higuchi (INPA)" 17:30 - 18:30 "Mesa redonda: A floresta e a mudança climatica Alexandre Cristrofaro (UFVJM); Niro (INPA); Ricardo (UFVJM (Mediador))"

Local

Campus JK - Diamantina/MG

Data

03/04/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:30


Descrição

08:00 - 12:00 Minicursos 12:00 - 13:00 Intervalo 13:00 - 14:00 Apresentação de trabalhos 14:00 - 14:50 "Palestra: Mensuração e manejo de florestas para projetos de carbono Danilo Almeida (brCarbon)" 15:00 - 16:00 "Mesa redonda: Mensuração e manejo de florestas para projetos de carbono Luis Gustavo (Anglo); Gustavo (Biofílica); Danilo Almeida (brCarbon); ?(Mediador)" 16:00 - 16:30 Coffee Break 16:30 - 17:20 "Palestra: Mensuração de produtos não madeireiros Camila Bras" 17:30 - 18:30 "Mesa redonda: Mensuração de produtos não madeireiros - Renato (UFSJ (Mediador)); Vinicius (IFNMG); Josiane (UNIFESPA); Camila Bras "

Local

Campus JK - Diamantina/MG

Data

04/04/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

19:00


Descrição

08:00 - 12:00 Cursos 12:00 - 13:00 Almoço 13:00 - 14:00 Apresentação de trabalhos 14:00 - 14:50 "Palestra: Papel do mensurador e manejador diante das inovações tecnológicas 15:00 - 16:00 "Mesa redonda: Papel do mensurador e manejador diante das inovações tecnológicas Carlos (UFMG (Mediador)); " 16:00 - 16:30 Coffee Break 16:30 - 17:40 "Palestra: Empregabilidade para o engenheiro florestal Luiz Carlos Estraviz (ESALQ)" 17:40- 18:30 "Mesa redonda: Empregabilidade para o engenheiro florestal Gilciano (UFVJM(Mediador)); Julian (SEBRAE); Luis Carlos Estrasviz (ESALQ); Jihan (Acácia) " 18:30 - 19:00 Encerramento 20:00 - 24:00 Confraternização

Público-alvo

Descrição

Discentes, docentes e profissionais com interesse nos temas abordados no Evento e Representantes de empresas florestais regionais.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Patrocínio para a II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Patrocinador Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Patrocinador Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Colaborador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Apoiador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Colaborador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimento da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Participação da Instituição Parceira

Colaborador da II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimentos da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 60 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Tema: II Semana do Compartilhamento de Técnicas e Conhecimentos da Grande Área de Mensuração e Manejo Florestal Local das palestras: Auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (DEF – UFVJM). Local dos cursos: Laboratórios do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (DEF – UFVJM). Local da mesa redonda: Auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (DEF – UFVJM). Data: 02, 03 e 04 de abril de 2024. Horário: 8:00 às 19:00. Número previsto de participantes: 130.