Detalhes da ação

UFVJM na prevenção de doenças transmissíveis por cães e gatos em Unaí/MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000175

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

16/05/2024

Data Fim

31/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

beatriz gasser

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde animal

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Resumo

Este programa visa a implementação de ações comunitárias para conscientização da população do município de Unaí/MG a respeito do impacto da presença de cães errantes na saúde pública, prevenção e tratamento de doenças transmitidas por cães e gatos, além de eventos acadêmicos. Tais atividades contarão com a participação de docentes e discentes do curso de medicina veterinária da UFVJM, em parceria com a prefeitura municipal e empresas interessadas em contribuir na execução das ações.


Palavras-chave

Zoonoses, Posse responsável, Saúde pública, Cães errantes


Introdução

A cidade de Unaí apresenta grande população de cães e gatos errantes. A presença destes animais impacta diretamente na saúde pública, uma vez que favorece a disseminação de zoonoses, sendo as principais a leishmaniose visceral (endêmica na região noroeste de Minas Gerais) e a raiva, além de doenças de importância para população canina e felina, como Tumor Venéreo Transmissível (TVT), Cinomose, Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV), Vírus da Leucemia Felina (FeLV), entre outras. Diante disso, se faz importante a implementação de atividades que visem orientar a população a respeito dos riscos que os animais mantidos soltos representam. Neste contexto, o curso de Medicina Veterinária da UFVJM – Campus Unaí/MG, com a contribuição de seus docentes e discentes, tem papel fundamental no desenvolvimento de atividades para conscientização da comunidade, junto à prefeitura municipal.


Justificativa

O município de Unaí, localizado na Mesorregião do Noroeste de Minas Gerais, segundo estimativa da prefeitura em 2018, apresenta uma população canina de 12 mil indivíduos, sendo que parte dessa população vive em situação de rua, por serem animais errantes ou pelo fato dos tutores os manterem soltos. Esses animais representam risco à saúde pública, por estarem constantemente expostos à acidentes e doenças. Segundo levantamento epidemiológico, em 2021, foram registrados 167 casos de mordedura por cães na área urbana de Unaí (Fonseca et al., 2024). Com relação à leishmaniose visceral canina, segundo dados da prefeitura de Unaí, no período de janeiro de 2020 a julho de 2021, de 1.276 cães examinados pelo Centro de Controle de Zoonoses, 176 resultaram positivo para a leishmaniose e estima-se que 60% dos cães infectados não apresentem sintomas da leishmaniose visceral. Além disso, a presença de cães e gatos criados soltos pode impactar a fauna da região tanto pela transmissão de doenças quanto por predação direta. Estudo realizado no Parque das Emas, localizado em área de cerrado central do Brasil, identificou sorologicamente a exposição dos carnívoros selvagens e cães errantes da região aos vírus da cinomose e parvovirose (Furtado et al., 2016). Além disso, as fezes de cães e gatos errantes que vivem em ambiente suburbano e rural nos entornos do campus da USP de Piracicaba/SP foram avaliadas, constatando a presença de restos de roedores, carnívoros e lagomorfos de diversas espécies (Campos et al., 2007). A prefeitura do município realiza campanhas de castração e vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos, no entanto, não existem outras ações para conscientização da população sobre as doenças, posse responsável e sobre a importância da esterilização cirúrgica para incentivar que os animais sejam levados às campanhas.


Objetivos

Os objetivos deste programa são executar ações para conscientizar e informar toda a comunidade sobre os impactos que a presença de animais errantes traz, tanto às pessoas, como para a saúde individual do animal exposto. Além disso, enaltecer a importância da posse responsável, da esterilização cirúrgica de cães e gatos como método de prevenção de doenças e abordar formas de prevenção e tratamento das principais afecções, zoonóticas ou não, observadas em cães e gatos no município de Unaí/MG, visando reduzir sua ocorrência e impacto na sociedade. Ademais, elaborar eventos acadêmicos, junto de grupos de estudos da universidade, voltados aos estudantes, objetivando arrecadar produtos (ração, alimento nao perecível, brinquedos) para doação à instituições sem fins lucrativos, como ongs de proteção animal, creches e asilos.


Metas

Desenvolver atividades e conscientizar a população do município sobre: a) Zoonoses (leishmaniose, raiva, esporotricose, criptococose, etc), formas de prevenção e controle das doenças; b) Doenças (TVT, leptospirose, verminoses) e riscos (atropelamentos, maus-tratos, brigas com outros animais) que os cães e gatos mantidos na rua estão expostos, sobre a importância de recolher as fezes dos animais e manter a cidade limpa; c) Doenças reprodutivas (tumores de mama, piometra, doenças prostáticas, etc); alertar sobre os riscos à saúde relacionado ao uso de medicamentos anticoncepcionais nestas espécies; realçar a importância da esterilização cirúrgica para prevenção de neoplasias mamárias e outras afecções. d) Posse responsável e campanhas de doação, visando reduzir o número de animais errantes no município. Além disso, envolver os docentes e discente do curso de medicina veterinária da UFVJM em campanhas realizadas em parceria com a prefeitura, como vacinação antirrábica de cães e gatos, palestras em escolas e campanhas de castração.


Metodologia

Ao longo do ano serão elaborados (junto dos discentes e da prefeitura, com parceria de empresas) eventos para conscientização da população de Unaí (palestras em escolas, eventos de avaliação gratuita dos animais em diferentes pontos da cidade, campanhas de vacinação, etc) abordando os temas referentes às doenças de cães e gatos, posse responsável, etc. Os acadêmicos serão divididos em equipes e com um controle feito por escalas. A cada evento serão elaborados banners, panfletos e materiais de divulgação a respeito do tema. Os panfletos e banners serão distribuídos pelo campus UFVJM/ICA; serão realizadas apresentações durante a semana, para os discentes e funcionários do campus. Além disso, os materiais de divulgação serão distribuídos em pontos comerciais da cidade. No dia e local que forem marcados os eventos no município de Unaí/MG, os animais serão avaliados de acordo com o tema do evento e serão passadas orientações aos proprietários a respeito dos métodos de diagnóstico, os cuidados e medidas de prevenção. Banners com orientações ficarão expostos nos dias dos eventos e panfletos com orientações também serão distribuídos. Ademais, palestras informativas também serão realizadas no campus do ICA/UFVJM, junto da distribuição de panfletos e banners, a fim de orientar, também, os discentes, docentes, servidores técnicos e terceirizados sobre os temas abordados em cada ação.


Referências Bibliográficas

FONSECA, Márcia Cristina Menezes; DINIZ, Soraia de Araújo; MARTINS, Nathália Silva. ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS NOTIFICADOS NO SINAN DE ACIDENTES PROVOCADOS POR CÃES DO MUNICÍPIO DE UNAÍ NO PERÍODO DE 2017 A 2022... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vii-sinmca-simposio-do-noroeste-mineiro-em-ciencias-agrarias-346955/745929-ANALISE-EPIDEMIOLOGICA-DOS-CASOS-NOTIFICADOS-NO-SINAN-DE-ACIDENTES-PROVOCADOS-POR-CAES-DO-MUNICIPIO-DE-UNAI-NO-PE. Acesso em: 06/04/2024. FURTADO, M. M., et al. (2016). Exposure of Free-Ranging Wild Carnivores and Domestic Dogs to Canine Distemper Virus and Parvovirus in the Cerrado of Central Brazil. EcoHealth, 13(3), 549–557. CAMPOS, C. B., et al. (2007). Diet of free-ranging cats and dogs in a suburban and rural environment, south-eastern Brazil. Journal of Zoology, 273(1), 14–20.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os docentes e discentes estarão em contato direto com a sociedade através dos eventos de conscientização, distribuição de panfletos e palestras realizadas em escolas, colocando em prática os conceitos teóricos estudados em sala.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os temas abordados nas ações têm relação com as áreas de clínica médica de animais de companhia, patologia, reprodução, cirurgia, epidemiologia, inspeção. Portanto as ações contarão com a participação de profissionais de várias áreas do curso de medicina veterinária.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O programa de extensão em questão, além de melhorar o nível de conhecimento da população referente à saúde de cães e gatos, possibilitará a participação ativa dos discentes em atividades práticas de atendimento à população do município, além de permitir um levantamento de ocorrência das doenças abordadas em cada ação, permitindo a produção de materiais científicos (relatos de casos, levantamentos epidemiológicos, resumos em congressos, artigos científicos).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

As ações previstas neste programa de extensão permitirão que os discentes aprofundem e consolidem seus conhecimentos a respeito dos assuntos que serão abordados em cada evento e apliquem na prática os conceitos aprendidos nas disciplinas ao longo da graduação. Essas atividades praticas permitirão o refinamento de suas habilidades tanto na interação com os proprietários de cães e gatos, quando no manejo clínico dos animais.


Impacto e Transformação Social

As ações deste programa têm impacto direto na saúde pública, sendo reflexo da difusão de conhecimento e educação para a população.


Divulgação

-Panfletos e banners distribuídos no município -Redes sociais do ICA e de grupos de estudo do curso de medicina veterinária -Anúncios em programas de rádio


Público-alvo

Descrição

Residentes e comerciantes do município, crianças e adolescentes em escolas, proprietários de cães e gatos e ONGs de proteção aos animais

Descrição

Alunos da graduação dos cursos da medicina veterinária, zootecnia, agronomia, ciências agrárias e engenharia agrícola e ambiental do ICA/UFVJM, além de seus docentes, servidores técnicos e terceirizados.

Municípios Atendidos

Município

Unaí - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Colaboradora na organização e divulgação das ações, fornecimento de materiais de consumo.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 130 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração e apresentação de palestras pelos discentes e docentes do curso de Medicina Veterinária do ICA/UFVJM para conscientização de crianças e adolescentes em escolas do município de Unaí/MG sobre doenças e posse responsável de cães e gatos.

Carga Horária 100 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Divulgação e organização de campanhas de conscientização sobre doenças (tumores mamários em cadelas e gatas, doenças prostáticas em cães, zoonoses) e de vacinação de cães e gatos no município de Unaí/MG. Eventos para avaliação clínica de cães e gatos e orientação dos proprietários referente à formas de prevenção e diagnóstico de doenças, junto de discentes e docentes do curso de Medicina Veterinária do ICA/UFVJM.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Apresentação de palestras por parte dos discentes do curso de medicina veterinária do ICA/UFVJM e distribuição de panfletos relacionados aos temas das ações, destinado aos discentes de outros cursos, docentes, servidores técnicos e terceirizados do campus como forma de conscientização.