Detalhes da ação

Ações do Programa Universidade nas Comunidades e do Saúde Digital Móvel no município de Datas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000874

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

18/03/2024

Data Fim

21/03/2024


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

helisamara mota guedes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde da família

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

Ações de saúde individuais e coletivas do Programa Universidade nas Comunidades, abrangendo a promoção, proteção e recuperação da saúde. Durante a visita do Programa às comunidades com as unidades móveis, serão realizados atendimentos clínicos e odontológicos, oficinas e palestras com temas da área de saúde, educação e ciências, além de apresentações artísticas e culturais.


Palavras-chave

Saúde, educação, odontologia


Introdução

A atenção básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção, proteção e a recuperação da saúde. Objetiva desempenhar uma atenção integral que impacte na condição de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades (BRASIL, 2012). O programa de Atenção Básica à saúde do Ministério da Saúde (SUS) tem como metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o tratamento e reabilitação (BRASIL, 2012). Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade, pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família (ESF) (ALMEIDA et al., 2009). Segundo o Ministério da Saúde, as ações de cuidado precoce devem ser priorizadas e realizadas no contexto do trabalho multidisciplinar (BRASIL, 2004). A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Ministério da Saúde (MS) estabeleceram como estratégia principal de ação a implantação de redes de atenção à saúde publicando linhas guias normatizando os procedimentos operativos para abarcar toda a população brasileira, incentivando os cuidados primários em saúde, o que impactaria positivamente tanto na saúde da população quanto na organização do sistema de saúde (MINAS GERAIS, 2006). Porém, muitos municípios ainda não possuem estrutura física e nem montante adequado de profissionais para cumprir os pressupostos do Ministério da Saúde, somando a isso, a necessidade de desenvolver atividades extramuros, procurando articulação e integração com os serviços de saúde favorecendo a emersão de propostas de integração docente-assistencial (CÓRDON & BEZERRA, 1994). As atividades de extensão universitária foram criadas com a finalidade de reorientar os projetos pedagógicos na formação do profissional em saúde e formar profissionais com conduta adequada para trabalhar frente às necessidades da população e do sistema de saúde vigente no país, o SUS, além ressaltar a importância do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político (MALTA et al., 2016). Neste contexto, a integração dialógica deve ser incentivada neste contexto, integrando comunidade/universidade/serviço, cujas práticas devem envolver o conhecimento científico (Universidade) e o conhecimento comum (Comunidades locais não acadêmicas) partindo do pressuposto que, através do diálogo, da integração e difusão de conhecimentos, possibilita operar de forma efetiva na construção de conhecimento integrado, coletivo e contextualizado. Essa interação entre universidade e a sociedade valorizando e desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e ação multiprofissional impactarão positivamente na formação do estudante que atuará na prestação dos serviços de saúde, atuando no desenvolvimento social e regional, assim como na possibilidade do aprimoramento das políticas públicas. Impacta também, positivamente, na saúde do paciente, pois este recebe uma atenção integral a sua saúde, a partir do trabalho em equipes multidisciplinares (CECÍLIO; REIS, 2018).


Justificativa

O evento “Ações do Programa Universidade nas Comunidades” tem com objetivo fazer cumprir a missão do Programa Universidade nas Comunidades através de um conjunto de projetos, eventos, cursos e prestação de serviços com o objetivo de interagir com as comunidades em geral no âmbito do território administrativo e pedagógico da UFVJM de maneira a atender demandas apontadas pela própria comunidade. Somando a isso, visa desenvolver e cumprir as metas de atividades extramuros exigidas pelo Plano Nacional de Educação, articulando e integrando profissionais, acadêmicos, serviço público de atendimento e sociedade, fortalecendo a formação acadêmica e capacitando profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde de forma inter-multi-transdisciplinar. Essa interação entre universidade, equipe multiprofissional e a sociedade valoriza o desenvolver da interação dialógica, a interdisciplinaridade incorrendo positivamente na formação de um egresso da graduação com melhor visão das reais necessidades relacionadas à prestação dos serviços de saúde.


Objetivos

OBJETIVOS GERAIS: Realização de ações de educação e saúde, individuais e coletivas, do Programa Universidade nas Comunidades; OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Realização de consultas odontológicas e clínicas de acordo com o ciclo da vida. 2) Inserção dos acadêmicos em ações extensionistas favorecendo a interação da universidade com a comunidade nas práticas educativas, preventivas e curativas; 3) Propiciar a integração universidade/SUS de forma multiprofissional; 4) Divulgar a UFVJM como precursora na formação de profissionais qualificados para atuar de acordo com as necessidades da comunidade. 5) Realizar ações educativas, preventivas e curativas de forma individual e coletiva na população de acordo com o ciclo da vida; 6) Proporcionar experiências e habilidades nos cuidados integrais de saúde fora do contexto da estrutura física pré definida; 7) Integrar o acadêmico no contexto das várias áreas da saúde necessárias ao cuidado integral do paciente.


Metas

Realização de no mínimo consultas odontológicas, ações de educação e promoção de saúde de acordo com o ciclo de vida, consultas para rastreamentos de lesões bucais, consultas clínicas na área de saúde da mulher, realização de oficinas pedagógicas/palestras na área de educação, saúde e ciências, atendimentos com práticas integrativas e complementares e realização de exames em diferentes especialidades médicas.


Metodologia

FORMAÇÃO DA EQUIPE DE TRABALHO E CAPACITAÇÃO A equipe de trabalho será composta pelo coordenador do programa e colaboradores (professores dos vários cursos da UFVJM, alunos de graduação e pós-graduação). Posteriormente à definição da equipe a mesma será capacitada para todas as ações necessárias para a execução dos procedimentos nas Unidades Móveis de Saúde, desde as relativas aos procedimentos específicos a serem realizados quanto às normas de biossegurança. O treinamento engloba ainda, a abordagem dos temas relacionados aos cuidados à saúde da população de forma integral, além da contextualização das ações da odontologia e participação das equipes multiprofissionais para o cuidado da saúde da população de acordo com o ciclo da vida. Esta capacitação ocorrerá antes das ações nas comunidades assistidas. A capacitação será feita por meio de aulas demonstrativas ministradas pelo coordenador e colaboradores do projeto e através da organização de grupos de estudo para os temas que serão abordados durante o programa como mesas redondas e metodologias ativas. Estes encontros para capacitação também incentivarão o estudo de temas variados, novas demandas surgidas e a confecção de materiais educativos que poderão ser adotados em outras etapas do programa. LEVANTAMENTO DE DEMANDAS: Para o planejamento das ações e seu desenvolvimento, consultas serão realizadas aos municípios a serem visitados pelas Unidades Móveis de Saúde da UFVJM, verificando-se as demandas e necessidades da comunidade assistida. Em seguida, será avaliado quais projetos registrados no PROEXC que poderão atender as demandas levantadas. Após acordo firmado entre os municípios e a UFVJM, discutidas as contrapartidas dos municípios e as atuações das Unidades Móveis de Saúde, serão programadas a ida, período de permanência da Unidade Móvel na localidade, planejamento dos atendimentos individuais e coletivos de acordo com a demanda apresentada pela comunidade. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES: De acordo com as demandas levantadas, as ações serão planejadas através de reuniões semanais com os coordenadores, colaboradores e representantes da comunidade assistida. Será realizada uma visita técnica ao local onde permanecerão as unidades móveis, seguida da solicitação junto às autoridades municipais para adequações e adaptações quando necessários. Também será realizado a confecção de material de divulgação através das mídias sociais da PROEXC; CONFECÇÃO DEMATERIAIS EDUCATIVOS: Cada equipe se reunirá semanalmente para confecção de materiais educativos tais como cartazes, cartilhas, vídeos, postcast, etc que serão adotados durante a realização das ações. AÇÕES: As ações serão desenvolvidas através de prevenção e promoção de saúde, atendimentos clínicos e odontológicos indicados na atenção básica de acordo com a demanda apresentada pelo próprio Município. Os atendimentos clínicos serão realizados por acadêmicos extensionistas (estudantes de graduação e pós-graduação) sob supervisão de um profissional habilitado, dentro das Unidades Móveis da UFVJM. AVALIAÇÃO: Após o período de atendimento, serão realizadas avaliações das atividades através de feedback da comunidade, das autoridades municipais, bem como dos participantes da ação, para melhoramento nas próximas atividades.


Referências Bibliográficas

BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM - Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. 2018. 238 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Administração Pública, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. CNE/CES 3/2002. Diário oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar 2002. Seção 1, p.10. BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência. Regionalização da Assistência à Saúde: aprofundando a descentralização com equidade no acesso: Norma Operacional da Assistência à Saúde: NOAS-SUS 01/02 e Portaria MS/GM nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 e regulamentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 108 p. CECÍLIO L C O; REIS A A C. Apontamentos sobre os desafios (ainda) atuais da atenção básica à saúde. Cad. Saúde Pública 34 (8) 20 Ago 2018 BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. EMATER. Empresa de assistência técnica e extensão rural do Estado de Minas Gerais. TURCHI GP; ROMANELLI M. A mediação dialógica como instrumento para promover a saúde e coesão sociais: resultados e direções. Comunicação e Sociedade, vol. especial, 2019, pp. 119 – 129. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Programa institucional Universidade nas Comunidades. Disponível em: Http://www.ufvjm.edu.br/proexc/programas/2890- programainstitucionaluniversidadenascomunidades.htm


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica ocorrerá antes da realização das ações, através do levantamento de demandas com as autoridades dos municípios atendidos e líderes comunitários, através de visitas à comunidade, e no momento das ações através dos atendimentos. Essa interação impacta positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, conhecendo a realidade local, atuando no desenvolvimento social e regional, e consequentemente melhorando a qualidade de vida da população assistida.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os discentes interagirão com as equipes multiprofissionais que atuam na área de saúde, educação e cultura das comunidades e municípios atendidos. Além disso, a ação contará com participação de discentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os estudantes terão oportunidade de colocar em prática o conhecimento produzido através das pesquisas científicas e conhecimento técnico adquirido durante o curso de graduação e pós-graduação. Além disso, as ações envolvem diferentes áreas do conhecimento.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

As ações têm impacto direto e a curto prazo nas comunidades atendidas através da resolução de problemas e questões apontadas no momento de levantamento de demandas, além de impactos indiretos e de médio a longo prazo através de mudanças de hábitos de vida através das ações educativas de prevenção e promoção de saúde. Esses impactos poderão ser mensurados futuramente através de melhora de indicadores de saúde.


Impacto e Transformação Social

As ações têm impacto direto e a curto prazo nas comunidades atendidas através da resolução de problemas e questões apontadas no momento de levantamento de demandas, além de impactos indiretos e de médio a longo prazo através de mudanças de hábitos de vida através das ações educativas de prevenção e promoção de saúde. Esses impactos poderão ser mensurados futuramente através de melhora de indicadores de saúde.


Divulgação

Redes sociais


Programação do Evento

Local

Datas

Data

18/03/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Ações do Programa Universidade nas Comunidades

Local

Datas

Data

19/03/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Ações do Programa Universidade nas Comunidades

Local

Datas

Data

20/03/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Ações do Programa Universidade nas Comunidades

Local

Datas

Data

21/03/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Ações do Programa Universidade nas Comunidades

Público-alvo

Descrição

Pacientes atendidos nas Unidades em todos as fase do ciclo de vida

Descrição

Estudantes do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas do município

Descrição

Professores e funcionários públicos do município.

Municípios Atendidos

Município

Datas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 76 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões para levantamento de demandas, organização de cronograma de atividades e visita técnica nos locais dos eventos.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Conjunto de ações do Programa Universidade nas Comunidades. Atendimentos odontológicos, clínicos (médicos e de enfermagem) e atividades educativas.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Confecção de material de divulgação, atividade de autoavaliação e elaboração do relatório final da atividade.