Detalhes da ação

SAÚDE DIGITAL MÓVEL INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000881

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

02/05/2024

Data Fim

02/05/2025


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

liliane da consolacao campos ribeiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde da família

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 300 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 300 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 300 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 300 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Resumo

Trata-se de um projeto de extensão e pesquisa que visa realizar e analisar os atendimentos realizados pelo projeto Saúde Digital Móvel.


Palavras-chave

Saúde Digital, PROEXT PG, TELESSAÚDE


Introdução

Quando falamos em Saúde Digital (SD) nos referimos ao campo de conhecimento e prática relativos ao desenvolvimento e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs) para subsidiar a saúde (OMS,2023). A partir deste conhecimento podemos perceber que ela engloba desta a atenção a pessoa, por meio do telessaúde, até as plataformas digitais para permitir a interação entre atores. Assim, tecnologias em saúde podem ser utilizadas em processos de ensinar e aprender, nos diversos cenários (Educacionais); para intermediar o cuidado ofertado nos serviços de saúde (Assistenciais) ou ainda, para mediação de processos de gestão na saúde (Gerenciais). A Organização pan-Americana de Saúde destaca a importância da saúde digital na melhoria da qualidade da assistência à saúde, na continuidade do cuidado, com potencial de reduzir as iniquidades em saúde (OPS, 2021) permitindo que os usuários acessem informações e ferramentas digitais para prevenção e atendimento no momento certo e no formato certo. A abrangência da SD depara-se com os serviços de Atenção Básica à Saúde (ABS) do Sistema Único de Saúde (SUS|) da mesma forma, de grande amplitude, sendo a base de sistemas de saúde universais. A ABS trata-se, da principal porta de entrada dos serviços de saúde, oferecendo atendimento abrangente, acessível, equânime e baseado na comunidade, que pode resolver de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida (SILVA, 2022). Em seus atributos, a oferta de uma atenção integral, o mais próximo possível dos usuários, famílias e comunidades inclui um espectro de serviços na APS, que vão desde a promoção da saúde prevenção até o tratamento de doenças, o controle de agravos crônico e a reabilitação. Fazendo este paralelo, a Organização pan-Americana de Saúde destaca a importância da saúde digital na melhoria da qualidade da assistência à saúde, na continuidade do cuidado, com potencial de reduzir as iniquidades em saúde (OPS, 2021) permitindo que os usuários acessem informações e ferramentas digitais para prevenção e atendimento no momento certo e no formato certo. O Projeto Saúde Digital Móvel da UFVJM é o primeiro projeto móvel do país, aprovado pelo Departamento de Saúde Digital - DESD, consisti em uma parceria entre o Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde e a UFVJM, vinculada ao programa de extensão, “Universidade nas Comunidades” (GUEDES, 2022). São oferecidos aos municipios telediagnósticos, teleconsultorias, cursos de capacitação e atendimentos por alunos e docentes.


Justificativa

Em todo o mundo, a transformação digital é uma realidade irreversível e a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação; e para apoiar os serviços nacionais de saúde mostra-se em ascensão, sobretudo em um momento em que todos os sistemas de saúde passam por desafios econômicos e maiores demandas por melhores cuidados (WHO,2021). O seu objetivo é um acesso amplo e igualitário, e com a transversalidade do cuidado. No âmbito da ABS tem possibilitado a ponte entre estas duas ferramentas de trabalho (Tecnologia x ABS). De um lado, aquela que é própria deste nível de atenção, que trabalha a relação dos profissionais de saúde e pacientes, diretamente no local onde vivem, mediante a construção de um cuidar centrado no indivíduo, por meio de acolhimento e confiança e de outro, as estruturas organizadas por meio de conectividade. Entre ambos, os saberes estruturados para a prática da saúde, se materializam. O projeto Saúde Digital Móvel vem de encontro as necessidades loco regionais do entorno da UFVJM expressas em altos indicadores de morbimortalidade por complicações de doenças evitáveis, crônicas, porém passíveis de acompanhamento e alta resolutividade na maioria dos casos. Um dos maiores dificultadores para prestação da assistência adequada a estes pacientes é a acessibilidade a exames especializados e recursos humanos em saúde. O Saúde Digital Móvel, ação pioneira no país, permite o deslocamento das unidades móveis ao encontro de populações residentes em áreas mais remotas dos municípios, facilitando o acesso a estes serviços (GUEDES, 2022). Assim torna-se essencial integrar ensino, pesquisa e extensão e analisar estes atendimentos.


Objetivos

Quantificar e analisar os procedimentos e atendimentos realizados pela equipe de saúde digital móvel da UFVJM, de janeiro de 2023 a maio de 2024, referente aos exames de retinografia, dermatoscopia e eletrocardiograma e teleconsultorias. Promover teleatendimentos e teleconsultorias por meio do projeto saúde digital móvel.


Metas

Realizar 100 exames mensais de ECG, analisar estes atendimentos Realizar 50 exames mensais de Retinografia e analisar estes atendimentos Realizar 50 exames de rastreio de câncer de pele e analisar estes atendimentos Realizar 50 teleconsultorias e analisar estes atendimentos.


Metodologia

Os atendimentos a população ocorrerão por meio de uma parceria do Projeto Saúde nas Comunidades, Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde, Projeto Saúde Digital Móvel e Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem , juntamente com os profissionais de saúde dos serviços de atenção primária dos municípios contemplados com o projeto.O público alvo das ações serão as pessoas cadastradas em equipes de saúde da família e que aceitarem participar das atividades. Primeiramente já foi realizado reunião com os municípios, estipulando as datas e as possíveis ações. Agora será realizado um convite a ser divulgado pelos Agentes Comunitários de Saúde para cada usuário que atenda os critérios para participar dos exames. Retinoscopia ( pacientes hipertensos e diabéticos , ou com doenças na retino) Eletrocardiograma e Dermatoscopia ( pacientes com manchas na pele de suspeita de câncer de pele). Para a realização deste trabalho primeiramente os alunos bolsistas e voluntários dos cursos de medicina e enfermagem que estão no último ano no Estágio Supervisionado área Comunitária nos municípios de Diamantina, Presidente Kubistchek serão capacitados sobre os objetivos do projeto saúde digital móvel e como são realizados os exames de eletrocardiologia, dermatoscopia e retinoscopia. Após esta etapa será organizada uma reunião com as secretarias municipais de saúde para a apresentação das metas e planejamento dos dias dos atendimentos, uma vez que estes dias já estão agendados com a Pró- Reitoria de Extensão da UFVJM, para que possam fazer divulgação em rádios, folders e informativos sobre o Evento. No dia programado os alunos irão realizar os exames de Retinoscopia, Dermatologia e Eletrocardiograma, sob a supervisão da equipe do projeto. Após o evento faremos análise das atividades realizadas para publicação em eventos científicos e periódicos. Todos os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução 466/2012. Este projeto trata-se de uma pesquisa de Mestrado Ensino em Saúde, onde os seus resultados serão divulgados em congressos. Para isso precisamos de inscrição, passagens e diárias, aquisição de materiais de consumo para divulgação do projeto, serviços gráficos, análise estatística. Pretendemos ainda, realizar um evento em Diamantina divulgando as ações de extensão em integração ensino e pesquisa, assim iremos precisar de dinheiro para coffe break, certificados e construção de anais.


Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020- 2028. Brasília: MS; 2020. Guedes. HM. etal. PROJETO DE SAÚDE DIGITAL MÓVEL. Minas Gerais: UFVJM. Disponível em https://siexc.ufvjm.edu.br/projetosfluxocontinuo/338 Organização Mundial da Saúde (OMS). Global strategy on digital health 2020- 2025. Genebra: OMS; 2021. Organização Mundial da Saúde (OMS). Global strategy on digital health 2020- 2025. Genebra: OMS; 2021. Organização Pan-Americana da Saúde. Oito Princípios Orientadores da Transformação Digital do Setor da Saúde: um apelo à ação pan- americana. Washington (DC): OPAS; 2021. Silva.CRDV. Saúde Digital na atenção primária à saúde em tempos de COVID 19:perspectiva para a avaliação da melhoria da qualidade. 2022, 147f. World Health Organization. WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. WHO; 2020 []. Available from: https://covid19.who.int/table


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Saúde Digital Móvel vem de encontro as necessidades regionais de atendimento à populações com difícil acesso a exames especializados para acompanhamento, principalmente, portadores de patologias crônicas que comprometem o sistema ocular e cardiovascular, tais como, diabetes e hipertensão arterial. O presente projeto, também prevê a detecção de lesões cancerígenas e pré cancerígenas de pele, proporcionando a prevenção de doenças, encaminhamento para tratamento precoce e acompanhamento dos casos detectados.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto prevê a participação de médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos em informática e técnicos de enfermagem e alunos de todos os cursos da área da saúde e tecnologia da UFVJM


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A presente ação de extensão deverá contar com a participação discente a fim de favorecer a aprendizagem quanto a formação do perfil do acadêmico da área de saúde e outras, assim como, promover a execução de projetos de pesquisa na região.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Para o discente extensionista a participação em um projeto de telessaúde configura um acréscimo inovador em articulação das ações de saúde em extensão, ensino e pesquisa. Os discentes extensionistas deverão participar ativamente do projeto de acordo com a formação acadêmica em curso. Os acadêmicos de medicina e enfermagem deverão participar dos atendimentos aos pacientes que serão submetidos aos exames de tele diagnóstico e atividades de ensino de telessaúde. Os acadêmicos de Sistemas de Informação deverão atuar no acompanhamento dos profissionais de tecnologias de informação do saúde móvel quanto ao gerenciamento das plataformas de telessaúde para emissão de laudos. Os demais acadêmicos: área de saúde, educação deverão poderão atuar em conjunto com as ações de tele educação do saúde móvel.


Impacto e Transformação Social

• Ampliação do acesso a exames especializados na área de oftalmologia, dermatologia e cardiologia (ECG); • Redução de recurso público destinado ao transporte de pacientes para os centros de referência de diagnóstico nas áreas de oftalmologia, dermatologia e cardiologia; • Redução do número de encaminhamentos de pacientes para consultas especializadas; • Formação acadêmica de profissionais e discentes vinculados aos cursos de saúde da UFVJM no uso de tecnologias digitais e emissão de laudos remotamente; . Capacitar profissionais de saúde da rede municipal no uso de tecnologias digitais e emissão de laudos remotamente.


Divulgação

FACEBOOK, INSTAGRAM E PÁGINA DA UFVJM


Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Carbonita - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Emprestimo de material

Participação da Instituição Parceira

liberação de alunos para as ações

Participação da Instituição Parceira

Pesquisa de mestrado

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 400 h

Carga Horária 400 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

De acordo com as datas agendadas, mensalmente iremos aos municípios realizar os exames e analisar o que foi realizado