Visitante
Você conhece a sua água?
Sobre a Ação
202105000017
052021 - Cursos Online
Cursos Online
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
05/08/2021
31/12/2021
Dados do Coordenador
luana alves de lima
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Meio Ambiente
Educação
Recursos hídricos
Municipal
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Noite
Não
Redes Sociais
Canal do YouTube UFVJM Janaúba - https://www.youtube.com/watch?v=tgtIQFybx2A
Membros
A água potável é se suma importância para a vida e esta ocorre em proporções limitadas comparada aos reservatórios de água salgada indisponível para o uso humano. O curso objetiva fornecer o conhecimento das principais características da água, os principais reservatórios de água doce no mundo e a política nacional de gestão de recursos hídricos assim como as metodologias de análise de sua qualidade para sustentabilidade.
recursos hídricos; qualidade da água; sustentabilidade
A água é de uma importância indiscutível pro planeta e para a vida. Esta preciosa substância, na forma adequada ao consumo (água líquida doce), do qual depende toda a vida humana e de outros seres perfaz apenas 0,0001% de toda a água do nosso planeta. Apesar disso, são poucas as pessoas que tem plena consciência de que, a existência de água abundante está comprovada somente na Terra, apesar do contínuo esforço já empregado na sua procura em outros planetas. É sabido que grandes civilizações mundiais, desde mais remota antiguidade, nasceram e prosperaram nas vizinhanças dos grandes rios. Mas ao observarmos a relação do homem com a água verifica-se que há uma completa inconsciência que mais cedo ou mais tarde nos levará a uma condição de insustentabilidade. Nesse âmbito deseja-se fazer entender de forma clara e lúdica a importância da água, o caminho que ela percorre nos diferentes ambientes terrestres. Seria a valorização de uma molécula de água e seu caminho entendendo que ela é uma só. Mesmo estando no curso dos rios, nos lagos, nas nascentes, nos mares, nas geleiras, nas nuvens, nas chuvas, nos aquíferos devemos entender que ela obedece um ciclo que se interliga. E dentro deste caminho, qual a quantidade de água que chega até você?
A consciência da água como um recurso finito que precisa ser preservado para as gerações futuras impacta positivamente na sociedade quando esta entra em contato com as informações e técnicas necessárias à sua preservação.
Promover a educação ambiental na temática de recursos hídricos, capacitar a população ao uso da água de forma sustentável.
Obter o conhecimento da fórmula química da água e os padrões de qualidade e potabilidade estipulado pelos órgãos nacionais e mundiais de saúde. Conhecer a legislação de águas do Brasil e as principais metodologias de Gestão de Recursos Hídricos, Conhecer os principais reservatórios de água doce disponível ao uso humano e na agroindústria. Conhecer o ciclo da água e como se dá a transferência dos diversos reservatórios: rios, nascentes, lagos, aquíferos dentre outros.
Aulas síncronas com slides contendo o conteúdo do curso no google meet. Vídeos e documentários sobre o tema para enriquecer a discussão disponibilizados no google sala de aula ; Discussão de artigos sobre recursos hídricos inerentes aos temas abordados em forma de fórum no google sala de aula; Atividades e exercícios práticos avaliativos dos assuntos estudados no curso pelo google forms.
SILVA, Luciene Pimentel da. Hidrologia engenharia e meio ambiente. Rio de Janeiro GEN LTC 2015 1 recurso online ISBN 9788595155510. BARTH, F.T. et al. Recursos Hídricos do Brasil; cap. 1.4 (p.27-53). Legislação Brasileira; cap. 1.5(p.54-64). In: Modelos de Gerenciamento de Recursos Hídricos. ABRH, vol.1, 526 p;São Paulo-SP. In: Hidrogeologia-Coletânea de Textos, vol. 6(p.813-850), Ouro Preto, MG. SUGUIO, K. Água. São Paulo.Holos Editora. 248p. 2006.ISBN 8586699527
O proposta do curso " Você conhece a sua água?" visa aproximar e tornar acessível o conhecimento científico/ acadêmico atual do assunto pra a comunidade. Tem como meta promover a educação ambiental e diminuir o distanciamento da academia e sociedade estimulando e motivando o conhecimento para a preservação dos recursos hídricos. Promoverá a troca do saber sistematizado e acadêmico como saber popular.
O curso abordará assuntos que carecem de apoio de diversas ciências, áreas de conhecimento e profissionais denotando assim seu caráter interdisciplinar e Inter profissional. A química, física, biologia, geologia , pedologia, legislação das águas dentre outras áreas estarão presentes de forma acessível ao conhecimento para promover a plena compreensão da importância dos recursos hídricos e de sua preservação para o futuro.
O projeto de curso visa operacionalizar a relação teórica e prática buscando metodologias de ensino que primem por problemas práticos a serem solucionados e discutidos no processo de aprendizagem. Nessa direção lançará mão de metodologias de ensino e pesquisa que visem a inserção da realidade e a transformação da mesma para garantir indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.
Entendendo-se que o aprendizado se constrói pela experiência , o discente atuante no projeto de curso proposto , irá se imbuir paulatinamente em competências diversas como no aprendizado do conteúdo, na técnica de didática, aprendizado de aplicação de mídias e metodologias de ensino a distância, assim como na sua própria experiência e conscientização ambiental. Tais competências adquiridas gerarão impactos para futura atuação tanto na academia quanto no mercado de trabalho.
Em prognósticos mais críticos a possível futura escassez das águas a tornará num patamar de “ouro ou petróleo do século XXI” que encaminhariam para verdadeiras disputas por água. Sendo assim o projeto de curso " Você conhece a sua água?" impacta e transforma diante da necessidade de conscientização do valor da água e o uso adequado para sustentabilidade. Para se valorizar algo é preciso conhecer, pois ninguém valoriza o que não entende o que não conhece.
Através dos das páginas e redes sociais oficiais da UFVJM campus Janaúba
Público-alvo
População da cidade de Janaúba usuária dos recursos hídricos para diversos fins, alunos de escola pública e professores.
Municípios Atendidos
Janaúba - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 60 h
- Noite;
Exercícios práticos e mapeamentos de recursos hídricos
- Noite;
Discussão de documentários e artigos sobre recursos hídricos.
- Noite;
Exercícios teóricos de acordo com o conteúdo oferecido.
- Noite;
Palestras e aulas teóricas síncronas.