Detalhes da ação

Você conhece a sua água?

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202105000017

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

05/08/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luana alves de lima

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Recursos hídricos

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@ufvjm_janauba
Outras Redes Sociais

Canal do YouTube UFVJM Janaúba - https://www.youtube.com/watch?v=tgtIQFybx2A

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

A água potável é se suma importância para a vida e esta ocorre em proporções limitadas comparada aos reservatórios de água salgada indisponível para o uso humano. O curso objetiva fornecer o conhecimento das principais características da água, os principais reservatórios de água doce no mundo e a política nacional de gestão de recursos hídricos assim como as metodologias de análise de sua qualidade para sustentabilidade.


Palavras-chave

recursos hídricos; qualidade da água; sustentabilidade


Introdução

A água é de uma importância indiscutível pro planeta e para a vida. Esta preciosa substância, na forma adequada ao consumo (água líquida doce), do qual depende toda a vida humana e de outros seres perfaz apenas 0,0001% de toda a água do nosso planeta. Apesar disso, são poucas as pessoas que tem plena consciência de que, a existência de água abundante está comprovada somente na Terra, apesar do contínuo esforço já empregado na sua procura em outros planetas. É sabido que grandes civilizações mundiais, desde mais remota antiguidade, nasceram e prosperaram nas vizinhanças dos grandes rios. Mas ao observarmos a relação do homem com a água verifica-se que há uma completa inconsciência que mais cedo ou mais tarde nos levará a uma condição de insustentabilidade. Nesse âmbito deseja-se fazer entender de forma clara e lúdica a importância da água, o caminho que ela percorre nos diferentes ambientes terrestres. Seria a valorização de uma molécula de água e seu caminho entendendo que ela é uma só. Mesmo estando no curso dos rios, nos lagos, nas nascentes, nos mares, nas geleiras, nas nuvens, nas chuvas, nos aquíferos devemos entender que ela obedece um ciclo que se interliga. E dentro deste caminho, qual a quantidade de água que chega até você?


Justificativa

A consciência da água como um recurso finito que precisa ser preservado para as gerações futuras impacta positivamente na sociedade quando esta entra em contato com as informações e técnicas necessárias à sua preservação.


Objetivos

Promover a educação ambiental na temática de recursos hídricos, capacitar a população ao uso da água de forma sustentável.


Metas

Obter o conhecimento da fórmula química da água e os padrões de qualidade e potabilidade estipulado pelos órgãos nacionais e mundiais de saúde. Conhecer a legislação de águas do Brasil e as principais metodologias de Gestão de Recursos Hídricos, Conhecer os principais reservatórios de água doce disponível ao uso humano e na agroindústria. Conhecer o ciclo da água e como se dá a transferência dos diversos reservatórios: rios, nascentes, lagos, aquíferos dentre outros.


Metodologia

Aulas síncronas com slides contendo o conteúdo do curso no google meet. Vídeos e documentários sobre o tema para enriquecer a discussão disponibilizados no google sala de aula ; Discussão de artigos sobre recursos hídricos inerentes aos temas abordados em forma de fórum no google sala de aula; Atividades e exercícios práticos avaliativos dos assuntos estudados no curso pelo google forms.


Referências Bibliográficas

SILVA, Luciene Pimentel da. Hidrologia engenharia e meio ambiente. Rio de Janeiro GEN LTC 2015 1 recurso online ISBN 9788595155510. BARTH, F.T. et al. Recursos Hídricos do Brasil; cap. 1.4 (p.27-53). Legislação Brasileira; cap. 1.5(p.54-64). In: Modelos de Gerenciamento de Recursos Hídricos. ABRH, vol.1, 526 p;São Paulo-SP. In: Hidrogeologia-Coletânea de Textos, vol. 6(p.813-850), Ouro Preto, MG. SUGUIO, K. Água. São Paulo.Holos Editora. 248p. 2006.ISBN 8586699527


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O proposta do curso " Você conhece a sua água?" visa aproximar e tornar acessível o conhecimento científico/ acadêmico atual do assunto pra a comunidade. Tem como meta promover a educação ambiental e diminuir o distanciamento da academia e sociedade estimulando e motivando o conhecimento para a preservação dos recursos hídricos. Promoverá a troca do saber sistematizado e acadêmico como saber popular.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O curso abordará assuntos que carecem de apoio de diversas ciências, áreas de conhecimento e profissionais denotando assim seu caráter interdisciplinar e Inter profissional. A química, física, biologia, geologia , pedologia, legislação das águas dentre outras áreas estarão presentes de forma acessível ao conhecimento para promover a plena compreensão da importância dos recursos hídricos e de sua preservação para o futuro.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto de curso visa operacionalizar a relação teórica e prática buscando metodologias de ensino que primem por problemas práticos a serem solucionados e discutidos no processo de aprendizagem. Nessa direção lançará mão de metodologias de ensino e pesquisa que visem a inserção da realidade e a transformação da mesma para garantir indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Entendendo-se que o aprendizado se constrói pela experiência , o discente atuante no projeto de curso proposto , irá se imbuir paulatinamente em competências diversas como no aprendizado do conteúdo, na técnica de didática, aprendizado de aplicação de mídias e metodologias de ensino a distância, assim como na sua própria experiência e conscientização ambiental. Tais competências adquiridas gerarão impactos para futura atuação tanto na academia quanto no mercado de trabalho.


Impacto e Transformação Social

Em prognósticos mais críticos a possível futura escassez das águas a tornará num patamar de “ouro ou petróleo do século XXI” que encaminhariam para verdadeiras disputas por água. Sendo assim o projeto de curso " Você conhece a sua água?" impacta e transforma diante da necessidade de conscientização do valor da água e o uso adequado para sustentabilidade. Para se valorizar algo é preciso conhecer, pois ninguém valoriza o que não entende o que não conhece.


Divulgação

Através dos das páginas e redes sociais oficiais da UFVJM campus Janaúba


Público-alvo

Descrição

População da cidade de Janaúba usuária dos recursos hídricos para diversos fins, alunos de escola pública e professores.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Exercícios práticos e mapeamentos de recursos hídricos

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Discussão de documentários e artigos sobre recursos hídricos.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Exercícios teóricos de acordo com o conteúdo oferecido.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Palestras e aulas teóricas síncronas.