Detalhes da ação

Observatório de Práticas Pedagógicas em Esporte e Lazer (OPPEL)

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000082

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

06/05/2022

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leandro batista cordeiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Esporte e lazer

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

prof.leandrocordeiro
Outras Redes Sociais

https://web.whatsapp.com/

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 870 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Resumo

O OPPEL se constitui como projeto no âmbito esportivo e do lazer, com enlace entre extensão, ensino e pesquisa, e tem a intenção de desenvolver ações que contribuam para o bem-estar e a qualidade de vida dos sujeitos envolvidos, mediante o esporte e demais práticas da cultura corporal de movimento, assim como mediante experiências diversas de lazer.


Palavras-chave

Esporte, práticas corporais, lazer, qualidade de vida, bem-estar.


Introdução

O Observatório de Práticas Pedagógicas em Esporte e Lazer (OPPEL) tem como objetivo desenvolver ações no âmbito do esporte e lazer, fenômenos sociais importantes da modernidade e direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988. O projeto envolve também outras práticas corporais, para além do esporte. Nesse sentido, o OPPEL se apresenta como como um núcleo irradiador de intervenções práticas no campo esportivo e do lazer, para a população de Diamantina e do Alto Jequitinhonha. Marques, Almeida e Gutierrez (2008) destacam que o esporte está revestido de características diversas, que variam de individuo para indivíduo, ou seja, a individualidade e particularidades de cada sujeito vai interferir diretamente na formação e execução da prática, influenciando assim na formação dos mesmos, através de todos os aspectos envolvidos, sejam valores, suas possibilidades de relacionar e as adaptações físicas. Assim, uma prática esportiva pode ter significados e impactos diferentes, que vai depender da relação sujeito e do “universo esportivo”, enfim, uma mesma modalidade pode ter vários significados e sentidos, mesmo sem perder suas características especificas. Os mesmos autores consideram o esporte como campo rico e diverso, com várias maneiras de ser abordado e compreendido, que vai desde um olhar sobre o desempenho físico até o seu entendimento como elemento socializador. O esporte pode ser construído e construir, transformar e ser transformado constantemente pela sociedade, e suas atividades não são estagnadas em formatos pré-definidos, elas se compõem e recompõem de acordo com os elementos do cotidiano. Para melhor entendimento desse fenômeno é preciso sua contextualização, a fim de reduzir o reducionismo e determinismo que tira as inúmeras possibilidades de manifestação (MARQUES; ALMEIDA; GUTIERREZ, 2008). No que se refere ao lazer, Gomes (2011) compreende o lazer como uma necessidade humana e dimensão da cultura, que se constitui como um campo de práticas sociais vivenciado ludicamente pelos sujeitos, estando presente na vida cotidiana em todos os tempos, lugares e contextos. Assim essa necessidade nos faz compreender que no lazer estão presentes valores, comportamentos e práticas que afetam o indivíduo, estando ele na sua individualidade ou em grupo, na sua maneira de ser, nos espaços ocupados e nos diferentes modos de vida. Para cada sujeito o lazer tem um significado que vai além de momentos só de divertimento, pois as manifestações culturais, a partir das práticas sociais, ampliam as experiências de lazer, fazendo com que o mesmo tenha múltiplos significados, seja mediante o esporte ou das demais e inúmeras práticas corporais produzidas historicamente pela humanidade. Mesmo que seja considerado o oposto do trabalho, problematizar o seu entendimento como contraponto do trabalho é fundamental, pois Gomes (2014) ressalta que o lazer tem relações dialógicas tanto com o trabalho quanto com a educação, a política, a economia, a arte e várias dimensões da vida social do individuo, sendo então indispensável na coletividade. As ações do OPPEL ocorrerão no Campus JK da UFVJM, especialmente no Complexo de Práticas Corporais do Curso de Educação Física, complexo que contempla algumas unidades esportivas que serão usufruídas pelo público alvo. Por outro lado, poderão ocorrer atividades em outros espaços da UFVJM, como o Campus 1, e da própria cidade de Diamantina, como praças públicas ou parques. As atividades a serem desenvolvidas envolvem a prática de esportes coletivos, esportes individuais e outras práticas da cultura corporal de movimento, além de experiências diversificadas no contexto do lazer. Esperamos que o projeto contribua efetivamente para o acesso ao esporte, demais práticas corporais e ao lazer, para que a UFVJM e o Curso de Educação Física possam contribuir concretamente no que se refere à concretização de tais direitos no dia a dia do cidadão. O esporte e o lazer são elementos socioculturais e direitos estabelecidos em diversas normatizações no Brasil. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 6º e Art.217, determina que o poder público fomentará o esporte e o lazer, buscando atender a toda a população, mediante a idealização, organização e execução de políticas públicas. A Constituição Estadual de Minas Gerais, na seção VII, Art. 218 e subsequentes, também estabelece normas específicas quanto ao direito ao esporte e lazer. No que se refere ao esporte e o lazer no âmbito da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, entendemos que tais elementos estão implícitos na Visão da instituição, quando se estabelece que a mesma deve contribuir especialmente para o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, mesorregiões onde está inserida. Do mesmo modo, a Missão da UFVJM também contempla o esporte e o lazer, ao informar que a instituição deve buscar a produção e disseminação do conhecimento e a inovação, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão, como propulsores do desenvolvimento regional. Desse modo, acreditamos que o esporte e lazer, enquanto direitos sociais, estão imbricados na Visão e Missão da UFVJM, como aspectos relevantes para o desenvolvimento das regiões supracitadas e como propulsores de ações entre o ensino, a pesquisa e a extensão, seja no contexto do Curso de Educação Física ou mesmo em interface com outros cursos da universidade. Ë a partir dessa perspectiva que surge o Observatório de Políticas e Pedagogias de Esporte e Lazer (OPPEL), como um núcleo irradiador de estudos e intervenções (eventos e ações regulares) no âmbito esportivo e do lazer da UFVJM e do município de Diamantina, atendendo sujeitos moradores desta cidade ou de outros municípios do Alto e Médio Jequitinhonha.


Justificativa

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu em 1948, mediante a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os direitos sociais, civis e políticos, no elenco dos direitos humanos. Os direitos sociais seriam aqueles que deveriam caber a todos, igualmente, devendo ser obrigatoriamente assegurados pelo Poder Público, para a conquista de uma sociedade mais justa e equânime. As modernas constituições impõem aos Poderes Públicos a prestação de diversos serviços, visando o bem-estar e o pleno desenvolvimento da personalidade humana, sobretudo em momentos em que ela se mostra mais carente de recursos e tem menos possibilidades de conquistá-los pelo seu trabalho, sendo tais atividades a concretização dos direitos sociais da população. Dentre os direitos sociais, podem ser citados: direito ao trabalho, direito ao salário igual por trabalho igual, direito a uma renda condizente com uma vida digna, direito à educação, direito ao repouso e ao lazer, sendo o esporte uma importante manifestação de lazer da modernidade. Enquanto direitos sociais, o esporte e o lazer devem ser oferecidos à população tendo em vista as suas reais necessidades e, para tanto, políticas públicas devem ser estrategicamente formatadas na busca de um contexto favorável à vida do cidadão. Com efeito, fazemos alusão à Constituição Federal de 1988, Art. 217, e à Constituição do Estado de Minas Gerais, Art. 218, que estabelecem o esporte e o lazer como direitos da população brasileira e mineira, e o ente público (federal, estadual e municipal) como o principal agente da formulação de políticas para a concretização de tais direitos. A partir do exposto, consideramos justificada a criação do Observatório de Práticas Pedagógicas em Esporte e Lazer (OPPEL) na UFVJM, visto que buscará desenvolver ações no intuito de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos sujeitos participantes, além de dar contribuições no que se refere à formação dos graduandos do Curso de Educação Física e dos demais participantes, tanto no âmbito do ensino e das vivências de esporte e do lazer, quanto no contexto das políticas públicas. Com efeito, mediante as ações do OPPEL, os discentes e os demais envolvidos terão uma oportunidade relevante através da qual poderão: aprender a conhecer o esporte, demais práticas corporais e de lazer; aprender a fazer o esporte, demais práticas corporais e de lazer; aprender a conviver através do esporte, das demais práticas corporais e do lazer; e aprender a ser através e no esporte, das demais práticas corporais e do lazer, aspectos que consideramos de suma importância para a formação humana e cidadã, e que notadamente também contribuem para justificar o desenvolvimento deste projeto. Ademais, é importante destacar que a concretização do OPPEL também se justifica por ser um projeto que favorece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; busca trazer impactos sociais para os sujeitos atendidos; contribui para a interação social entre a UFVJM e outros setores da sociedade; colabora efetivamente quanto a interdisciplinaridade e, mediante as vivências práticas de esporte, demais práticas corporais e o lazer, trazendo benefícios diversos para o bem estar geral dos discentes participantes.


Objetivos

Estimular a prática regular de atividades esportivas, de outras práticas corporais e de lazer para a população atendida, buscando conscientizar os sujeitos quanto à relevância de tais direitos para o seu bem estar geral (biológico, psicológico e social). Contribuir quanto à sociabilidade dos sujeitos participantes, mediante ações corporais, esportivas e de lazer. Incentivar a prática regular de atividades corporais diversas, enquanto experiência de lazer, em ambientes naturais, no entorno de Diamantina. Contribuir para uma compreensão crítica do esporte, das práticas práticas corporais diversas e do lazer no cotidiano dos sujeitos participantes. Desenvolver estudos e pesquisas relacionadas às práticas corporais, esportivas e de lazer, e suas relações com o bem-estar.


Metas

Atender anualmente entre 150 a 300 participantes, aproximadamente, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos do município de Diamantina e de outros municípios do Vale do Jequitinhonha, pertencentes aos diferentes estratos socioeconômicos. Atingir estudantes do ensino médio, vinculados às escolas públicas estaduais e privadas do município de Diamantina e do Vale do Jequitinhonha. Realizar evento de encerramento anual das atividades do OPPEL, envolvendo equipe executora e sujeitos participantes. Produzir e apresentar trabalho em evento técnico-científico, a partir das experiências desenvolvidas no OPPEL.


Metodologia

O Observatório de Práticas Pedagógicas em Esporte e Lazer (OPPEL) prevê a seguinte metodologia para o seu desenvolvimento: 1. Realização de estudos sobre temáticas e ações práticas no âmbito do esporte, das práticas corporais e do lazer, como direitos sociais a serem vivenciados pela população: para tanto os integrantes do OPPEL reunir-se-ão para discutirem e refletirem sobre aspectos relevantes quanto ao esporte, práticas corporais e lazer, no intuito de idealizarem atividades importantes e fundamentadas para o participantes. Entendemos que a capacitação constante será fundamental para o bom desenvolvimento do projeto. 2. Planejamento das ações práticas: os integrantes do projeto farão encontros prévios, com o objetivo de planejar as atividades que serão desenvolvidas na semana específica. Estes encontros ocorrerão na sala do Centro de Extensão do Departamento de Educação Física. 3. No que se refere ao registro das atividades desenvolvidas, utilizaremos instrumentos variados para tal fim, como fotografias, relatos em áudio e diário de campo. 4. Quanto às atividades práticas em si, as mesmas serão diversificadas, a partir da seguinte proposta: a) Atividade 1 (EuJogo UFVJM): atividades esportivas e corporais em geral, realizadas no Campus JK, Campus 1 ou outros locais de Diamantina. Estas atividades ocorrerão nas Sexta-Feiras, das 7h - 11h30, quinzenalmente. Tem como público alvo a comunidade externa e interna da UFVJM. b) Atividade 2 (EuJogo Escolas): atividades esportivas e corporais em geral, realizadas no Campus JK. Estas atividades ocorrerão nas Sextas-feiras, das 7h - 11h30, quinzenalmente. Tem como público alvo os estudantes do ensino médio, vinculados às instituições educacionais (públicas ou privadas) da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, órgão que contempla 25 municípios da região. c) Atividade 3 (EuJogo no Vale): atividades esportivas, corporais, culturais e de lazer em geral, realizadas em municípios do Vale do Jequitinhonha, durante 1 semana. Para o desenvolvimento desta ação os municípios receberão carta de apresentação, com as demandas e responsabilidades das instituições envolvidas (Prefeituras e OPPEL/UFVJM), para em seguida se manifestarem quanto á aceitação da proposta. Esta atividade ocorrerá uma vez por ano e tem como público alvo as crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos do município atendido. d) Atividade 4 (Acantonamento Esportivo Cultural): realização de acantonamento nas dependências do prédio do Departamento de Educação Física. Durante 2 dias (Sexta e Sábado), os participantes (comunidade interna e externa á UFVJM) participarão de diversas atividades esportivas e corporais no Complexo de Práticas Corporais do Curso de Educação Física. Além disso serão realizadas também atividades culturais e de lazer, como cinema e sarau artístico-musical. Os participantes dormirão e se alimentarão no prédio da Educação Física, o qual conta com ótima infraestrutura. Esta ação tem como público a população universitária e não universitária de Diamantina. e) Atividade 5 (O2 - trekking club): realização de caminhada orientada no meio urbano e não urbano de Diamantina. A caminhada ocorrerá uma vez por mês, sempre nos Sábados pela manhã, das 7h às 12h, e tem como público alvo a comunidade universitária e não universitária, sendo que neste último caso o participante deve ter 18 anos ou mais. É importante destacar que a metodologia proposta para cada ação poderá sofrer alterações, em razão de circunstâncias diversas que possam afetar direta ou indiretamente o andamento do projeto.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. GOMES, C. L. Estudos do Lazer e geopolítica do conhecimento. Licere, Belo Horizonte, v.14, n.3, p.1-25, set. 2011. _________. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 3-20, jan./abr. 2014. MARQUES, R. F. R.; ALMEIDA, M. A. B. DE; GUTIERREZ, G. L. Esporte: Um Fenômeno Heterogêneo: Estudo Sobre O Esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 13, n. 3, p. 225–242, 2008. MINAS GERAIS. Constituição do Estado de Minas Gerais. – 19. ed. – Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, 2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica entre a comunidade acadêmica com a sociedade será consideravelmente potente e estimulada no âmbito do OPPEL, visto que tratamos o esporte, as práticas corporais e o lazer como pontes que podem mediar inter-relações entre a UFVJM e a sociedade extra muros universitários. Com efeito, as diversas ações a serem desenvolvidas pelo OPPEL se colocarão como "imãs", em torno dos quais os participantes se encontrarão, estabelecerão o diálogo e caminharão juntos em torno dos objetivos traçados. É importante destacar que a escuta e a busca pela compreensão recíproca se colocam como aspectos relevantes entre as comunidades envolvidas, para que efetivamente tenhamos sujeitos interagindo e caminhando juntos, em um cenário de interdependência, complementariedade e horizontalidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Ressaltamos o caráter interdisciplinar na formação discente e na atuação docente no contexto das ações do OPPEL. Dessa maneira, buscaremos concretizar interfaces de conhecimentos diversos, seja aqueles que emergem da própria Educação Física, Esporte e Lazer, seja daqueles que têm origem em outras áreas de conhecimento e atuação profissional da UFVJM. Nesse sentido, destacamos que alguns campos dos saber se inter-relacionarão no transcorrer do projeto, com ênfase das ciências humanas, ciências da saúde e ciências do esporte. Nessa perspectiva, destacamos que o OPPEL atua com elementos que demandam a interdisciplinaridade, ou seja, o esporte, as práticas corporais e o lazer necessitam de uma gama de conhecimentos que, juntos, permitem a sua compreensão a partir de diversos olhares e matizes epistemológicas. Ademais, no que tange a interprofissionalidade, acreditamos que este aspecto será bastante estimulado no âmbito do projeto, visto que os agentes envolvidos necessitarão do trabalho conjunto e colaborativo, para que o projeto seja executado com eficiência e eficácia. Nesse sentido, estudantes, docentes e técnico-desportivo darão suas contribuições no sentido dos objetivos traçados para o projeto, respeitando o potencial e as limitações dos sujeitos envolvidos. Vale também ressaltar que que serão contempladas algumas áreas profissionais, como Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Biologia e Turismo, áreas que, direta ou indiretamente, relacionar-se-ão ao longo do desenvolvimento do projeto, tendo em vista que o foco central do mesmo permitirá conexões de conhecimentos e práticas profissionais entre as referidas áreas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O OPPEL favorece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visto que permitirá a aglutinação e a potencialização de conhecimentos vivenciados na graduação por parte dos sujeitos envolvidos (docentes, discentes e técnico-desportivo), assim como fará emergir estudos que tenham como foco o lazer e o esporte no dia a dia do cidadão. É válido destacar a participação dos discentes no âmbito do projeto, tendo em vista a tríade ensino, pesquisa e extensão. Desse modo, os estudantes vinculados ao OPPEL participarão efetivamente da idealização, organização, execução e avaliação de todas as ações propostas. Isso demandará estudos e debates sobre as propostas e, em seguida, acarretará a necessidade de divulgação do que foi realizado, especialmente mediante a participação em eventos de divulgação científica. Vale também ressaltar que a participação dos estudantes será estimulada no sentido de dar protagonismo aos mesmos, ou seja, o OPPEL tem a missão de contribuir quanto à formação de sujeitos ativos, em todas as situações, seja quanto ao desenvolvimento de estudos, pesquisas ou no que se refere à organização e execução das ações. Com isso buscar-se-á uma formação profissional qualificada e autônoma, aspectos considerados relevantes no âmbito da universidade pública, e nesse contexto a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão se coloca como aspecto fundamental. De todo modo é válido destacar que as ações dos discentes serão coordenadas pelo professor envolvido no projeto, o qual atuará como mediador do processo ensino-aprendizagem, via extensão universitária.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Em sua trajetória no OPPEL, os graduandos participarão ativamente nas mais diversas ações propostas, o que nos permite ter a convicção de que isso contribuirá de maneira decisiva em sua formação acadêmica. Para tanto, desenvolverão estudos temáticos sobre esporte, práticas corporais, lazer e bem-estar; participarão de reuniões de planejamento das ações, assim como das atividades de execução e avaliação; serão estimulados a apresentarem trabalhos científicos em eventos de cunho extensionista, seja no contexto da UFVJM ou em outras instituições; criarão canais abertos e públicos de comunicação com a comunidade interna e externa á UFVJM, através das novas tecnologias de comunicação e informação; exercerão funções administrativas específicas no âmbito do OPPEL, conforme perfil individual; por fim, serão estimulados a desenvolverem o trabalho de conclusão de curso (TCC) a partir de temáticas relacionadas ao OPPEL.


Impacto e Transformação Social

Acreditamos que as diversas ações propostas pelo OPPEL terão impactos relevantes para os sujeitos participantes, especialmente no que se refere à compreensão dos papéis que o esporte, as práticas corporais e o lazer podem ter em suas vidas. Nessa perspectiva, entendemos que as ações podem ser "pontes" relevantes para o bem-estar e convívio humano, o que em nosso entendimento é algo de suma importância no contexto social local e regional, um contexto de exclusões e de desigualdades latentes. Obviamente não tratamos o esporte, as práticas corporais e o lazer como "remédios" que têm a capacidade de curar todos os males da atual sociedade. Mas, por outro lado, defendemos que tais elementos são importantes na vida humana, podendo dar contribuições de diversas ordens, seja ao nível educacional, psicológico, bio-fisiológico, cultural e social. Ora, dessa maneira, vislumbramos alguns impactos que poderão surgir mediante as ações do OPPEL, tais como: uma maior valorização do esporte, das práticas corporais e do lazer na vida dos sujeitos envolvidos e a criação de hábitos saudáveis por parte dos mesmos; uma maior aproximação e inter-relação entre a comunidade universitária e não universitária; a fruição dos espaços e equipamentos universitários pela comunidade não universitária e, pari passu, a fruição dos espaços urbanos e não urbanos de Diamantina pela comunidade universitária; por fim, a criação de uma cultura da corporeidade na UFVJM e em Diamantina, mediante a prática dos esportes e das demais práticas corporais, no contexto do lazer.


Divulgação

O Observatório de Práticas Pedagógicas em Esporte e Lazer (OPPEL) buscará divulgar suas ações, eventuais e permanentes, através de meios diversificados de divulgação, tais como: a) página da UFVJM; b) página do curso de Educação Física; c) rádios de Diamantina; d) Instagram, Facebook e grupos de Whatsapp; e) cartazes em casos específicos. A divulgação tem a intenção de tornar públicas as ações desenvolvidas pelo OPPEL, facilitando o acesso às informações do projeto para a comunidade interna e externa à UFVJM.


Público-alvo

Descrição

O público alvo do OPPEL é diversificado, englobando crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos, de acordo com cada ação específica a ser realizada. O público integra sujeitos de ambos os sexos e de setores sociais diversos, tendo em vista que todos os brasileiros e brasileiras tem direito ao acesso ao esporte, ás práticas corporais e ao lazer.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Turmalina - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Capelinha - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 870 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Vivências esportivas, de outras práticas corporais e de atividades culturais e de lazer em município do Vale do Jequitinhonha, durante uma semana.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Vivências de atividades esportivas, de outras práticas corporais e culturais em acantonamento no prédio do curso de Educação Física e no Complexo de Práticas Corporais.

Carga Horária 360 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Vivências esportivas e de outras práticas corporais, enquanto experiências de lazer.

Carga Horária 300 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Vivências esportivas e de outras práticas corporais, enquanto experiências de lazer para estudantes do ensino médio.

Carga Horária 70 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Caminhada orientada no meio urbano e rural de Diamantina.