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"Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM diretamente para a sua tela"
Sobre a Ação
202206000026
062022 - Cursos Online
Cursos Online
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
01/08/2022
30/12/2022
Dados do Coordenador
lucas da costa santos
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Educação
Comunicação
Comunicação estratégica
Estadual
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Noite
Sim
Redes Sociais
Membros
Grande parte das pessoas que não integram o ambiente acadêmico, tem pouco ou nenhum contato com o estudo da meteorologia, apesar de sua relevância no cotidiano de todos. Com a intenção de contribuir com o entendimento do clima e de como este influencia as atividades humanas, o projeto "Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM para a sua tela", visa difundir a pesquisa acadêmica nessa área, fazendo-a chegar, principalmente, ao produtor rural, de modo que este melhore sua produção agrícola.
Agrometeorologia; Extensão Universitária; Divulgação Científica
O aumento das mudanças climáticas nos últimos anos e suas evidentes consequências têm colocado em foco, cada vez mais, a importância da meteorologia para as atividades humanas. Definido por Aristóteles a 340 a.C., o termo Meteorologia significa a ciência que estuda os fenômenos atmosféricos e suas implicações, que são inúmeras, já que todo o ecossistema é afetado pelos componentes atmosféricos e suas variações, como intensidade da radiação solar, temperatura, pluviosidade, ventos, e assim por diante. No âmbito dessa ciência existem várias ramificações, incluindo a meteorologia sinótica, responsável pela previsão do tempo, que está presente na vida de todas as pessoas, mesmo aquelas que não atuam no campo meteorológico. Entre as áreas mais afetadas pelos elementos meteorológicos, podemos citar a navegação, a aviação, a pesca, o turismo, e, especialmente, a agricultura, área essa, cuja importância de se entender os efeitos dos eventos atmosféricos é tão grande, que possui uma vertente própria dentro da meteorologia, denominada agrometeorologia. Segundo Monteiro et al. (2009), a agrometeorologia é uma ciência multidisciplinar, pois, para sua aplicação, necessita de conhecimentos em diversas outras disciplinas agronômicas, e tem por objetivo explicar a relação entre o ambiente e as atividades agrícolas. Nesse contexto, mais do que apenas o conhecimento, o entendimento da agrometeorologia é de extrema importância que o agricultor, bom como dos demais profissionais envolvidos no agro, de modo que estes possam tomar decisões mais assertivas, as quais estão diretamente relacionadas com o sucesso da produção agropecuária. Com base no exposto, o projeto “Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM diretamente para a sua rela” é apresentado como uma proposta que visa, através de um curso on-line, levar esse conhecimento para a sociedade, dentro e fora do ambiente acadêmico, de forma aplicável ao cotidiano, haja vista que a meteorologia está presente e afeta a vida de todas as pessoas, bem como alguns saberes da agrometeorologia, e assim, promover uma interação entre a Universidade e a Sociedade.
A maioria das pessoas que não fazem parte do ambiente acadêmico, tem pouco ou nenhum contato com o estudo da meteorologia, apesar de sua relevância do cotidiano de todos. Muito se fala sobre as mudanças climáticas, porém, falta conhecimento no que diz respeito à de fato entender o que são os fatores climáticos e seus atributos. Compreender como os esses fatores influenciam no comportamento dos seres vivos e suas atividades é essencial para entender como as ações antrópicas provocam alterações no clima e o que deve ser feito quanto à prevenção e atenuação dos efeitos negativos dessas mudanças, que podem ocasionar em desastres naturais com perdas humanas e materiais. Além disso, no campo da Agrometeorologia, é fundamental para o sucesso financeiro da produção, que o produtor saiba a importância de se entender o clima e como ele afeta o desenvolvimento vegetal, pois somente assim ele será capaz de estabelecer um manejo adequado do seu cultivo que vise minimizar os riscos decorrentes da variação climática (SILVA et al., 2010). Além disso, o conhecimento meteorológico aplicado ao planejamento e à tomada de decisão está diretamente relacionado com o aumento da eficiência, produtividade e sustentabilidade na agricultura (MONTEIRO et al., 2009). Porém, segundo Weiss et al. (2000), citado por Monteiro et al. (2009), não basta que os agricultores tenham acesso aos dados meteorológicos, eles precisam que esses dados sejam fornecidos em forma de informações agrometeorológicas úteis, que possam ser disseminadas, de modo que eles consigam tirar o máximo de aproveitamento na realização de suas atividades. Para tal finalidade, é necessário levar o conhecimento produzido na Universidade para a comunidade, através da extensão. De acordo com o artigo 207 da Constituição da República “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (BRASIL, 1988). Isso posto, é dever da Universidade, além de promover a pesquisa e difundir seus resultados através do ensino, criar uma ponte para levar seus saberes até a comunidade. Segundo Nunes e Silva (2011), a Universidade não deve apenas se limitar à formação dos alunos, mas também transformar a realidade social ultrapassando os muros acadêmicos através da extensão. Assim sendo, a extensão é de grande importância na difusão e socialização do conhecimento, no diagnóstico da realidade e das necessidades da sociedade e na integração pesquisa-ensino-extensão, consoante com o que determina a Constituição Federal (SILVA, 1997). A partir do exposto, o projeto “Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM diretamente para a sua tela” objetiva promover a integração entre a Universidade e a sociedade por meio da difusão dos conhecimentos em meteorologia através do curso on-line a ser ministrado, em que qualquer pessoa, seja ela integrante ou não da Academia, poderá participar. O curso servirá como uma ponte para que os participantes tenham acesso e conheçam a UFVJM e os trabalhos desenvolvidos pela mesma. Além do mais, a prática da produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, juntamente com o contato entre academia e comunidade, serão experiências enriquecedoras para o aluno-bolsista envolvido no projeto, contribuindo assim, para o sucesso de sua formação profissional e acadêmica.
Objetivo geral: estreitar relações entre o conhecimento meteorológico e climatológico e a comunidade em geral, especialmente com produtores da região. Objetivos específicos: i) Colocar a comunidade externa em contato com o que é produzido na Universidade; ii) Levar aos produtores as informações meteorológicas de forma prática e aplicada aos seus cultivos; iii) Possibilitar ao estudante bolsista executor da proposta uma experiência de ensino a partir da condução do curso.
Treinar o bolsista envolvido com o projeto de extensão para capacitá-lo a conduzir o curso; Difundir na Universidade, nas redes sociais e junto a produtores rurais de Diamantina (e seu entorno) este projeto de extensão; Criar uma conexão entre a Academia e a Sociedade; Levar o conhecimento acadêmico aos produtores de forma acessível, possibilitando que eles usufruam dos resultados que a pesquisa produz; Registrar o desempenho dos cursistas e o seu feedback ao final do curso.
A proposta do projeto “Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM diretamente para a sua tela” é a de fornecer um curso online denominado “Introdução ao estudo da Meteorologia e sua influência na produção agrícola”, aberto ao público em geral, mas com enfoque no produtor rural e em estudantes das Ciências Agrárias. O curso terá duração de 20 horas e serão ofertadas três turmas em momentos distintos, totalizando assim 60 horas de curso. O conteúdo do curso será dividido em três módulos, cada um com seu conteúdo abordado na forma de videoaulas. O primeiro módulo, denominado “A meteorologia aplicada às atividades humanas”, contemplará os elementos meteorológicos, apresentados e explicados de forma acessível ao público geral; a importância de se entender a meteorologia; as principais ramificações da meteorologia; a interação entre clima e superfície terrestre e como os elementos climáticos ou meteorológicos afetam as atividades humanas, tais como: navegação, aviação, pesca, turismo e agricultura/pecuária. O segundo módulo, denominado “Meteorologia aplicada às principais culturas agropecuárias exploradas na região do Vale do Jequitinhonha” será focado na agrometeorologia e consistirá de uma introdução às principais culturas exploradas no Vale do Jequitinhonha e as mais comuns na região de Diamantina, tais como: milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, citrus, banana, morango, alho e uva; e, em seguida, os requisitos dessas culturas quanto aos elementos meteorológicos. O terceiro módulo, intitulado “A importância da meteorologia no planejamento agrícola”, ensinará como cada elemento meteorológico influencia no planejamento agrícola, as respostas das plantas às condições ambientais e suas estratégias de adaptação para enfrentar as alterações climáticas, bem como a importância de se considerar esses elementos na tomada de decisão, como, por exemplo: qual cultivar escolher para determinada região e de que modo o clima interfere na demanda de manejos como irrigação, quebra-vento, estufa e luz artificial (especificamente para culturas de interesse zootécnico). As videoaulas que irão compor o curso serão hospedadas na plataforma EdPuzzle. Além das videoaulas, os cursistas contarão com um ambiente interativo, onde irão se deparar com conteúdo complementar, na forma de perguntas relacionadas ao conteúdo dos vídeos, as quais serão apresentadas no momento de reprodução das aulas. Os alunos só poderão continuar a assistir ao material após acertar as questões que lhes forem apresentadas. A plataforma EdPuzzle também possibilita que o responsável pelo curso tenha acesso a dados como: número de cursistas que assistiram às aulas e quantas vezes cada um assistiu, possibilitando assim um registro de presença. Além das videoaulas, os participantes contarão com e-books contendo um resumo do que foi ensinado e atividades de fixação e, também, terão acesso a um ambiente para esclarecimento de dúvidas/tutoria (com bolsista e/ou professor coordenador). Os interessados nos cursos deverão se inscrever a partir de formulário elaborado no Google Forms e, depois de inscritos, eles receberão correspondência eletrônica (e-mail) contendo: confirmação da inscrição, link para se inscrever na plataforma EdPuzzle, um vídeo tutorial sobre como se inscrever na plataforma e o código da sala criada para o curso. Os participantes de cada turma ofertada terão 20 dias para concluírem o curso e, ao final do prazo, terão que realizar uma prova em que deverão acertar, pelo menos, 60% das questões, para que possam receber o certificado. A avaliação do curso será realizada a partir de formulário do Google e somente será liberada para aqueles que tiverem assistido à todas videoaulas. Depois da devolução do formulário e constatação da nota, o certificado será enviado para o e-mail do participante. Para a realização do curso proposto pelo projeto, o primeiro passo será a capacitação do discente bolsista nos temas que serão ministrados e formulação de roteiros que servirão de base para as videoaulas. O segundo passo consistirá na gravação e edição das videoaulas, utilizando ferramentas de apoio como slides, bem como a elaboração das perguntas que constarão nos vídeos e a criação dos e-books. Concomitantemente à segunda etapa, começará o trabalho de criação de material para divulgação do curso através de redes sociais, páginas da Proexc, coordenações dos cursos da Universidade e panfletos. No terceiro momento, acontecerá o envio das aulas gravadas para a plataforma EdPuzzle, o recebimento das inscrições, orientação para os cursistas, acompanhamento de seu desempenho e produção da avaliação final e dos certificados, além de um questionário para obter um retorno dos participantes quanto às suas considerações finais sobre o curso. Ao final das aplicações dos cursos (3 x 20 horas), haverá a elaboração de relatório de atividades, o qual consistirá de redação pormenorizada das ações desenvolvidas durante o curso, bem como a produção de material de divulgação dos resultados alcançados.
NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, v. 4, n. 7, p. 119-133, dez. 2011. SILVA, S. C. da et al. Informações meteorológicas para pesquisa e planejamento agrícola, referência ao ano de 2009, do município de Santo Antônio de Goiás/GO. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2010. 32p. Documentos, 256. SILVA, O. da. O que é extensão universitária. Integração: ensino, pesquisa e extensão, São Paulo, v. 3, n. 9, p. 148-9, 1997. MONTEIRO, J. E. B. A. Agrometeorologia dos Cultivos, o fator meteorológico na produção agrícola. Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Brasília, DF, 1ª edição, 2009. 530 p. CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Texto Constitucional de 5 de outubro de 1988. Brasília. Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 jun. 2022. GOULART, A.T. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte. 2004; 2(4):60-73. FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX; 2012. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/planoextensao.html. Acesso 27 de jun. 2022.
A interação dialógica no âmbito da extensão universitária visa interligar a Academia e a Sociedade, funcionando como uma via de mão dupla para a troca de saberes entre as partes, aspirando assim, reduzir as desigualdades sociais através dessa interação, de forma que não só a Universidade leve seu conhecimento à sociedade mas, também, produza em conjunto com ela novos conhecimentos (FORPROEX, 2012). Tendo isso em vista, o projeto "Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM diretamente para a sua tela" objetiva adequar-se ao conceito de interação dialógica ao levar os resultados da pesquisa acadêmica no campo da meteorologia até os produtores rurais e demais agentes envolvidos direta/indiretamente com eles e, simultaneamente, entender quais são suas carências, no que se refere ao entendimento e aplicabilidade dos conhecimentos meteorológicos nas atividades do campo, para então, tentar buscar soluções, servindo assim (em acordo com o princípio proposto anteriormente), como uma via de mão dupla, em que tanto a Universidade quanto a sociedade dão e recebem.
A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, dizem respeito a integração de saberes com a prática desse conhecimento, nesse sentido, o projeto "Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM diretamente para a sua tela", busca integrar a "sapiência empírica", vivenciada e reproduzida por produtores rurais tradicionais, com o conhecimento científico produzido na Academia. Isso se faz imprescindível para que haja a adequada "socialização" (difusão, na sociedade) da ciência que é gerada no intramuros da Universidade a partir do entendimento, por parte dos acadêmicos, do contexto onde o agricultor e/ou pecuarista está(ão) inserido(s), sua condição socioeconômica e nível de instrução formal. A interação que será fomentada no curso, a partir de momentos de tutoria, permitirá esse tipo de construção, de modo a tornar mais produtiva a atividade agropecuária desenvolvida pelo cursista-produtor rural, bem como melhorar a formação profissional dos discentes envolvidos na ação de extensão.
O projeto "Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM diretamente para a sua tela" atenderá ao princípio obrigatório da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que está previsto pelo artigo 207 da Constituição Federal de 1988. O discente bolsista aplicará os conhecimentos obtidos através do ensino recebido pela Academia na execução do projeto, fazendo uso de artigos, monografias, dissertações e teses produzidos pela pesquisa acadêmica, para promover a extensão dos resultados à comunidade externa.
A participação do discente na execução do projeto proporcionará a ele ampliar seus conhecimentos, bem como experienciar a prática da lecionação, aumentar sua sociabilidade fora do ambiente acadêmico, suas habilidades didáticas e sua capacidade de raciocínio lógico ao enfrentar situações reais do campo (promovida a partir do contato com produtores rurais). Esse conjunto de atributos culminará em um estudante melhor preparado para a vida profissional fora da Universidade, o que certamente será de grande valia, quer seja no mercado de trabalho fora da academia ou dentro dela.
Com a execução desta proposta esperamos grande impacto social pois, além de apresentar conceitos meteorológicos que, por vezes não são bem difundidos para as pessoas fora do ambiente acadêmico, irá auxiliar os produtores rurais da região a alcançar maiores níveis de produtividade em suas lavouras por meio da aplicação do conhecimento compartilhado durante o curso em suas atividades agronômicas, florestais ou zootécnicas, contribuindo assim, para uma mudança social na vida desses produtores e de suas famílias.
Os cursos serão via mídias sociais (Instagram e Facebook, principalmente), páginas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), junto às Coordenações de Cursos da Universidade, panfletos e "boca-a-boca".
O curso "Meteorologia no Vale Online: dos muros da UFVJM diretamente para a sua tela" é um treinamento derivado de ação de extensão já cadastrada na PROEXC e que está em execução, sob o nome de "Meteorologia no Vale: estreitando os Laços entre a Academia e a Sociedade. A presente proposta será uma forma de ampliar o a divulgação da ação, uma vez que em formato on-line, não há barreiras geográficas, podendo participar pessoas de qualquer lugar do Brasil.
Público-alvo
O público alvo é composto, prioritariamente, por produtores rurais e estudantes das Ciências Agrárias (ensino superior e profissionalizante). No entanto, não havendo o preenchimento de todas as vagas ofertadas (60) por pessoas que façam parte destes grupos, o curso poderá ser realizado pelos demais interessados (público em geral).
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Datas - MG
Gouveia - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 200 h
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Capacitação do discente (estudo aprofundado dos temas que serão ministrados no curso e estruturação dos roteiros para as videoaulas.
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Elaboração dos e-books que serão ofertados aos cursistas como forma de complementar os estudos, dos slides que servirão como apoio ao discente bolsista nas videoaulas e do material para divulgação do curso.
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Gravação e edição das videoaulas que serão ofertadas no curso.
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Divulgação do curso e recebimento das inscrições dos participantes da 1ª turma (referente às primeiras 20 horas de oferta do curso)
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Envio do link para acesso ao curso e período em que o inscrito terá para realizá-lo, além da prestação de assistência aos cursistas por parte do discente bolsista.
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Verificação e documentação de todos os dados necessários para a produção de relatório com dados de desempenho dos participantes e, posteriormente, ao final desse período, produção e envio de: i) avaliação aos que assistiram todas as aulas; ii) certificação dos cursistas que obtiveram nota maior ou igual a 60% na avaliação; e iii) aplicação de formulário para feedback a todos que concluíram o curso.
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Divulgação do curso e recebimento da inscrição dos participantes da 2ª turma (20 horas de curso)
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Envio do link para acesso ao curso e período em que o inscrito terá para realizá-lo, além da prestação de assistência ao cursista por parte do discente bolsista.
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Verificação e documentação de todos os dados necessários para a produção de relatório com dados de desempenho dos participantes e, posteriormente, produção e envio de: i) avaliação aos que assistiram a todas as aulas; ii) certificação dos que obtiveram nota maior ou igual a 60% na avaliação; e iii) aplicação de formulário para feedback a todos que concluíram o curso.
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Divulgação do curso e recebimento das inscrições dos participantes da 3ª turma, referente às 20 últimas horas.
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Envio do link para acesso ao curso e período em que o inscrito terá para realizá-lo, além da prestação de assistência ao cursista por parte do discente bolsista.
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Verificação e documentação de todos os dados necessários para a produção de relatório com dados de desempenho dos participantes e, posteriormente, produção e envio da: i) avaliação aos que assistiram a todas as aulas; ii) certificação aos que obtiveram nota maior ou igual a 60% na avaliação; e iii) aplicação de formulário para feedback a todos que concluíram o curso.
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Elaboração do relatório final do projeto.