Detalhes da ação

Portal Altas Habilidades

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000283

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

20/12/2022

Data Fim

31/12/2023


Programa Vínculado

202104000125 - Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leida calegário de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Direitos individuais e coletivos

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@portal.altashabilidades

Membros

Tipo de Membro Externo
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Resumo

Sabe-se que há pessoas que desenvolvem um caminho cognitivo que facilita e outras que dificulta o processo de aprendizagem. Assim, coabitam na escola pessoas com déficit de aprendizagem, com Altas Habilidades/Superdotação e com padrões medianos de aprendizagem. Isso torna-se um problema quando as oportunidades educacionais são padronizadas.O projeto busca disseminar conhecimento e orientar estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam direta ou indiretamente com esses sujeitos


Palavras-chave

Educação, Aprendizagem, Altas habilidades, Superdotação, Necessidades Educacionais Especiais


Introdução

A conceituação de Altas Habilidades e Superdotação é polêmica e fluida. Na visão da psicometria, indivíduos com altas habilidades são aqueles que apresentam valores de QI entre 115 a 130 pontos, enquanto os superdotados são aqueles que se situam na curva dos 2% de Gauss, ou seja, apresentam QI acima de 130 pontos. É comum que os familiares, professores ou outros cuidadores percebam logo nos primeiros anos de vida e na socialização primária alguns sinais de precocidade no desenvolvimento das crianças, aí incluídas algumas características de altas habilidades. Segundo Winner (1998), alguns sinais que podem apontar para altas habilidades são a capacidade de reconhecimento de cuidadores precocemente; vigilância e atenção de longa duração; constatação de preferências por situações novas; precocidade no desenvolvimento físico; fala precoce e de grande repertório; reatividade aumentada a sons, dor e frustração. De acordo com estimativa divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), baseando-se em índices percentuais mundialmente reconhecidos, a população brasileira continha em 1999, aproximadamente, 38,75 milhões de indivíduos talentosos, 1,55 milhão de indivíduos superdotados e 155 gênios (BRASIL, 1999). A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que cerca de 3,5 a 5% da população mundial apresente habilidades cognitivas acima da média, considerando especificamente habilidades linguísticas e lógico matemática, sendo que esse percentual pode aumentar consideravelmente, se agregarmos outros tipos de inteligência e habilidades. (PÉREZ, 2007). Entretanto, estas pessoas não têm sido identificadas em tempo hábil para que sejam corretamente estimuladas e desafiadas, de modo a alcançarem seu potencial máximo. Segundo dados do Censo Escolar de 2020 do Ministério da Educação (BRASIL, 2021), o Brasil tem 24.424 estudantes com altas habilidades ou superdotação matriculadas na educação básica em todo país, ou seja, esse número representa apenas 0,05% dos mais de 47 milhões de estudantes matriculados nessa fase escolar. Percebe-se então, uma subdetecção bastante deletéria para tais sujeitos. Outra questão importante a ser apontada é que, além da subdetecção, quando diagnosticados, não há garantias de que estes estudantes recebam o investimento necessário por parte das escolas e famílias para promover o seu desenvolvimento, saciar a sua sede por conhecimento, mantê-los motivados no seu processo educacional. Assim, em ambos os casos, estas crianças e jovens com Altas Habilidades/Superdotação, diagnosticados ou não, têm as suas necessidades de aprendizado privadas, acabam sendo calados pelo sistema e, desmotivados, deixam de desenvolver o seu potencial. Ou seja, o país tem perdido parte de seu capital intelectual por não conseguir prover recursos, desafios, oportunidades suficientes e em tempo adequado para que suas potencialidades não se percam ao longo do seu percurso formativo. Percebe-se uma preocupação nacional em promover o desenvolvimento dos educandos com necessidades de atendimento educacional especializado, de modo que se torna fundamental a identificação de tais sujeitos o mais precocemente possível, para que estes sejam atendidos pela Política e tenham suas demandas supridas, potencializando o seu processo de construção do conhecimento. Para esta identificação, profissionais qualificados fazem uso de instrumentos com parecer favorável de avaliação psicológica específicos. O quadro 1, a seguir, apresenta instrumentos de avaliação psicológica que avaliam algumas das principais funções responsáveis pelo processo de aprendizagem, de acordo com o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e que apresentam validação e normatização brasileira. Desta forma, disponibilizar um ambiente com informações, orientações e materiais para atendimento às demandas de pais, professores e pesquisadores sobre o tema "altas habilidades e superdotação" é uma demanda importante e que pode contribuir para melhorar o processo educacional e de acompanhamento das crianças e jovens portadores de tais condições.


Justificativa

"A orientação e a condução dos processos educacionais de crianças com Altas Habilidades/Superdotação continua sendo um desafio para a rede de ensino. O problema de não se enfrentar esse desafio com afinco é a perda de capital intelectual pelo país, pois estes estudantes podem desenvolver-se menos do que o que poderiam alcançar, caso tivessem seu potencial aproveitado, poderiam obter melhor desenvolvimento naquelas áreas em que têm potencial, caso fossem identificados e estimulados em tempo hábil e de forma correta. Isso, traz prejuízos ao país, à sociedade e também aos indivíduos, que sofrem durante todo esse processo. Muitos autores preocupam-se em pesquisar aspectos que justifiquem a existência das características das diferenças individuais, consideradas imprescindíveis para determinar ações que irão de fato acolher as necessidades de aprendizagem. De modo geral, no que tange ao estudo dessas características, a psicologia aprofunda-se nas teorias da inteligência. Destacam-se de forma coexistente, a Teoria da Inteligência Geral, que considera a inteligência uma capacidade única com múltiplas aplicações, iniciada pelos teóricos Spearman no início do século XX, seguido por Galton entre outros psicólogos, como Eysenck, Cattell e Jensen, e a mais evidenciada atualmente, a Teoria das Inteligências Múltiplas, que propõe a existência de vários tipos de inteligência que se desenvolvem de forma adaptativa ao meio social e necessidades do indivíduo, introduzida por Thurstone, tangente às propostas de Spearman e posteriormente desenvolvidas por Guilford, e atualmente por Sternberg e Gardner. (MENDONZA et al., 2006). Compreender esses processos evolutivos e os aspectos que influenciam no surgimento das múltiplas inteligências, torna-se necessário para potencializar o desenvolvimento do ser humano, de modo que este possa usufruir de suas experiências em prol do seu aprendizado, utilizando deste para possibilitar a transformação do seu meio. Recortes temáticos e históricos com aprofundamento teórico se fazem necessários para solidificar um conhecimento, mesmo sem a intenção de esgotá-lo. Nesse contexto, é que se dá o enredo que sustenta inicialmente esse projeto. A análise da legislação brasileira que fornece subsídios e orienta sobre as Políticas Nacionais de Educação Especial, (BRASIL, 2020) especificamente sobre o tema das Altas Habilidades e Superdotação, os conceitos abordados cientificamente comprovados sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas do professor e psicólogo Howard Gardner (GARDNER, 1995) e a Teoria de Superdotação dos Três Anéis, desenvolvida por Joseph Renzulli (RENZULLI, 1978). A elaboração de um mecanismo tecnológico, como um site, principalmente após a transformação digital que facilita o acesso às informações e que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, contribui para minimizar as dificuldades encontradas nesse processo de desenvolvimento da aprendizagem."


Objetivos

GERAL: Criar, alimentar e manter um espaço digital para disseminar conhecimento e orientações específicas a pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam direta ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação. ESPECÍFICOS: * Levantamento de materiais bibliográficos sobre o tema; * Identificação das melhoras ferramentas para desenvolvimento do espaço digital; * Identificação por abordagem teórica (literatura) das principais demandas de profissionais, educadores e pais sobre o assunto; * Desenvolvimento do site; * Alimentação do site; * Lançamento do site; * Desenvolvimento do Instagram; * Realização de enquetes, fóruns sobre o tema no espaço digital; * Sanar dúvidas e direcionar ações específicas de acordo com as demandas que surgirem.


Metas

Atingir um público inicial de 100 participantes, entre pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam diretamente ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de altas habilidades/superdotação.


Metodologia

O projeto baseia-se na construção ativa de um website com o intuito de disponibilizar informações sobre as Necessidades Educacionais Especiais e de forma mais específica o público caracterizado com Altas Habilidades/Superdotação. Para a realização deste projeto, serão utilizadas as três primeiras grandes fases do modelo geral de criação de websites sugerido por Trochim (1999), sendo estas: conceituação, desenvolvimento e implementação. A fase de conceituação, sendo a primeira, a busca por alicerces para a elaboração do website para isso, busca-se estabelecer o público-alvo, a finalidade, a investigação e a definição do assunto presente no website (ALVES et al., 2006). Já a fase de desenvolvimento refere-se a concepção e composição do website (ALVES et al., 2006). Por fim, a fase de implementação abrange a publicação do website na rede mundial de computadores, a divulgação e a atualização das informações disponibilizadas no Web site (ALVES et al., 2006). A coleta dos dados para publicação será realizada por meio de pesquisa bibliográfica em bibliotecas virtuais de conteúdos científicos, sites governamentais, entre outros, sobre o tema Altas Habilidades/Superdotação, abordando diferentes aspectos como por exemplo, curiosidades, dúvidas, orientações, dicas, sugestões, legislações específicas. O website terá parte de seu conteúdo disponível ao acesso imediato para comunidade geral e um ambiente restrito ao acesso com login e senha para participação e interação entre os usuários e administradores por meio de fóruns, enquetes, gincanas entre outras atividades, além de um espaço para sanar dúvidas e realizar direcionamentos específicos de acordo com as demandas que surgirem. Para realização do login com acesso restrito, o usuário deverá realizar um cadastro preenchendo as seguintes informações: nome de usuário, categoria (pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis), idade e região, formação, e-mail e senha. Preferencialmente será utilizada plataforma livre para desenvolvimento de website e identidade visual. Utilizaremos sistemática de acompanhamento e avaliação do projeto por meio do monitoramento dos comentários e mensagens enviadas pelos usuários, tanto no Instagram, quanto por e-mail, fóruns e enquetes. Identificado qualquer problema, serão implementadas ações para resolução. A literatura científica também será acompanhada sistematicamente, de modo a garantir a disponibilização de conteúdo atualizado.


Referências Bibliográficas

ALVES, V. L. S.; CUNHA, I. C. K. O.; MARIN, H. F.; OLIVEIRA, O. Criação de um web site para enfermeiros sobre pé diabético. Acta paul. enferm. v. 19, n. 1. 2006. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000100009 GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Tradução de: VERONESE, M. A. V. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. MENDONZA, C. F. Introdução à Psicologia das Diferenças Individuais. Porto Alegre: Artmed 2006. RENZULLI, J.S. What makes giftedness? Re-examining a definition. Phi Delta Kappan, n.60, p.180-184, 1978. TROCHIM, W. M. K. Evaluating Web Sites. Cornell University. 1999. Disponível em: http://trochim.human.cornell.edu/ webevol/webintro/webintro.htm


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O website terá parte de seu conteúdo disponível ao acesso imediato para comunidade geral e um ambiente restrito ao acesso com login e senha para participação e interação entre os usuários e administradores por meio de fóruns, enquetes, gincanas entre outras atividades, além de um espaço para sanar dúvidas e realizar direcionamentos específicos de acordo com as demandas que surgirem. Para realização do login com acesso restrito, o usuário deverá realizar um cadastro preenchendo as seguintes informações: nome de usuário, categoria (pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis), idade e região, formação, e-mail e senha.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto contará com a participação de profissionais diversos das áreas da educação, saúde além dos criadores do websites.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto envolverá estudantes da graduação e pós graduação contribuindo não só para seu processo formativo (ensino) mas também para realização de projetos de pesquisa, utilizando dados obtidos a partir do uso do site pelo público alvo, o que poderá levar a produção de monografias, dissertações, artigos, resumos, capítulos e etc. comprovando a possibilidade entre indissociaabilidade entreensino, pesquisa e extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os graduandos poderão participar do processo de escolha das informações que estarão presentes no site, permitindo a eles conhecerem os conceitos e práticas a respeito dos indicadores caracteristicos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. Além disso, poderam contribuir com a elaboração de material de divulgação e de conteúdo do website, trabalhando assim o desenvolvimento da criatividade deles.


Impacto e Transformação Social

O projeto possibiliatará ações estratégicas e metodologias práticas mais especificas para o desenvolvimento educacional das pessoas com com Altas Habilidades/Superdotação. Assim, acredita-se que o website irá contribuir para minimizar as dificuldades encontradas nesse processo de desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio do envio de e-mails e mensagens/publicações em redes sociais, com foco nas Universidades, Escolas de Educação Básica, Institutos Federais e outras instituições de ensino. Os membros da equipe do projeto entrarão em contato via e-mail também com as Superintendências Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação, diretores e coordenadores escolares, buscando promover a divulgação do espaço digital portalaltashabilidades.


Público-alvo

Descrição

Estudantes da educação fundamental, médio, técnico, graduação ou pós-graduação

Descrição

Professores, gestores, pais e responsáveis que lidam diretamente ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de altas habilidades/superdotação e pesquisadores.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Salvador - BA

Município

Natal - RN

Município

Manaus - AM

Município

Campo Grande - MS

Município

Fortaleza - CE

Município

Campinas - SP

Município

Florianópolis - SC

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 140 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Divulgação

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

O website terá parte de seu conteúdo disponível ao acesso imediato para comunidade geral e um ambiente restrito ao acesso com login e senha para participação e interação entre os usuários e administradores por meio de fóruns, enquetes, gincanas entre outras atividades, além de um espaço para sanar dúvidas e realizar direcionamentos específicos de acordo com as demandas que surgirem.

Carga Horária 80 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento, alimentação e manutenção do website