Visitante
Portal Altas Habilidades
Sobre a Ação
202203000283
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
20/12/2022
31/12/2023
202104000125 - Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional
Dados do Coordenador
leida calegário de oliveira
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Educação
Direitos Humanos e Justiça
Direitos individuais e coletivos
Nacional
Não
Sim
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
Sabe-se que há pessoas que desenvolvem um caminho cognitivo que facilita e outras que dificulta o processo de aprendizagem. Assim, coabitam na escola pessoas com déficit de aprendizagem, com Altas Habilidades/Superdotação e com padrões medianos de aprendizagem. Isso torna-se um problema quando as oportunidades educacionais são padronizadas.O projeto busca disseminar conhecimento e orientar estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam direta ou indiretamente com esses sujeitos
Educação, Aprendizagem, Altas habilidades, Superdotação, Necessidades Educacionais Especiais
A conceituação de Altas Habilidades e Superdotação é polêmica e fluida. Na visão da psicometria, indivíduos com altas habilidades são aqueles que apresentam valores de QI entre 115 a 130 pontos, enquanto os superdotados são aqueles que se situam na curva dos 2% de Gauss, ou seja, apresentam QI acima de 130 pontos. É comum que os familiares, professores ou outros cuidadores percebam logo nos primeiros anos de vida e na socialização primária alguns sinais de precocidade no desenvolvimento das crianças, aí incluídas algumas características de altas habilidades. Segundo Winner (1998), alguns sinais que podem apontar para altas habilidades são a capacidade de reconhecimento de cuidadores precocemente; vigilância e atenção de longa duração; constatação de preferências por situações novas; precocidade no desenvolvimento físico; fala precoce e de grande repertório; reatividade aumentada a sons, dor e frustração. De acordo com estimativa divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), baseando-se em índices percentuais mundialmente reconhecidos, a população brasileira continha em 1999, aproximadamente, 38,75 milhões de indivíduos talentosos, 1,55 milhão de indivíduos superdotados e 155 gênios (BRASIL, 1999). A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que cerca de 3,5 a 5% da população mundial apresente habilidades cognitivas acima da média, considerando especificamente habilidades linguísticas e lógico matemática, sendo que esse percentual pode aumentar consideravelmente, se agregarmos outros tipos de inteligência e habilidades. (PÉREZ, 2007). Entretanto, estas pessoas não têm sido identificadas em tempo hábil para que sejam corretamente estimuladas e desafiadas, de modo a alcançarem seu potencial máximo. Segundo dados do Censo Escolar de 2020 do Ministério da Educação (BRASIL, 2021), o Brasil tem 24.424 estudantes com altas habilidades ou superdotação matriculadas na educação básica em todo país, ou seja, esse número representa apenas 0,05% dos mais de 47 milhões de estudantes matriculados nessa fase escolar. Percebe-se então, uma subdetecção bastante deletéria para tais sujeitos. Outra questão importante a ser apontada é que, além da subdetecção, quando diagnosticados, não há garantias de que estes estudantes recebam o investimento necessário por parte das escolas e famílias para promover o seu desenvolvimento, saciar a sua sede por conhecimento, mantê-los motivados no seu processo educacional. Assim, em ambos os casos, estas crianças e jovens com Altas Habilidades/Superdotação, diagnosticados ou não, têm as suas necessidades de aprendizado privadas, acabam sendo calados pelo sistema e, desmotivados, deixam de desenvolver o seu potencial. Ou seja, o país tem perdido parte de seu capital intelectual por não conseguir prover recursos, desafios, oportunidades suficientes e em tempo adequado para que suas potencialidades não se percam ao longo do seu percurso formativo. Percebe-se uma preocupação nacional em promover o desenvolvimento dos educandos com necessidades de atendimento educacional especializado, de modo que se torna fundamental a identificação de tais sujeitos o mais precocemente possível, para que estes sejam atendidos pela Política e tenham suas demandas supridas, potencializando o seu processo de construção do conhecimento. Para esta identificação, profissionais qualificados fazem uso de instrumentos com parecer favorável de avaliação psicológica específicos. O quadro 1, a seguir, apresenta instrumentos de avaliação psicológica que avaliam algumas das principais funções responsáveis pelo processo de aprendizagem, de acordo com o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e que apresentam validação e normatização brasileira. Desta forma, disponibilizar um ambiente com informações, orientações e materiais para atendimento às demandas de pais, professores e pesquisadores sobre o tema "altas habilidades e superdotação" é uma demanda importante e que pode contribuir para melhorar o processo educacional e de acompanhamento das crianças e jovens portadores de tais condições.
"A orientação e a condução dos processos educacionais de crianças com Altas Habilidades/Superdotação continua sendo um desafio para a rede de ensino. O problema de não se enfrentar esse desafio com afinco é a perda de capital intelectual pelo país, pois estes estudantes podem desenvolver-se menos do que o que poderiam alcançar, caso tivessem seu potencial aproveitado, poderiam obter melhor desenvolvimento naquelas áreas em que têm potencial, caso fossem identificados e estimulados em tempo hábil e de forma correta. Isso, traz prejuízos ao país, à sociedade e também aos indivíduos, que sofrem durante todo esse processo. Muitos autores preocupam-se em pesquisar aspectos que justifiquem a existência das características das diferenças individuais, consideradas imprescindíveis para determinar ações que irão de fato acolher as necessidades de aprendizagem. De modo geral, no que tange ao estudo dessas características, a psicologia aprofunda-se nas teorias da inteligência. Destacam-se de forma coexistente, a Teoria da Inteligência Geral, que considera a inteligência uma capacidade única com múltiplas aplicações, iniciada pelos teóricos Spearman no início do século XX, seguido por Galton entre outros psicólogos, como Eysenck, Cattell e Jensen, e a mais evidenciada atualmente, a Teoria das Inteligências Múltiplas, que propõe a existência de vários tipos de inteligência que se desenvolvem de forma adaptativa ao meio social e necessidades do indivíduo, introduzida por Thurstone, tangente às propostas de Spearman e posteriormente desenvolvidas por Guilford, e atualmente por Sternberg e Gardner. (MENDONZA et al., 2006). Compreender esses processos evolutivos e os aspectos que influenciam no surgimento das múltiplas inteligências, torna-se necessário para potencializar o desenvolvimento do ser humano, de modo que este possa usufruir de suas experiências em prol do seu aprendizado, utilizando deste para possibilitar a transformação do seu meio. Recortes temáticos e históricos com aprofundamento teórico se fazem necessários para solidificar um conhecimento, mesmo sem a intenção de esgotá-lo. Nesse contexto, é que se dá o enredo que sustenta inicialmente esse projeto. A análise da legislação brasileira que fornece subsídios e orienta sobre as Políticas Nacionais de Educação Especial, (BRASIL, 2020) especificamente sobre o tema das Altas Habilidades e Superdotação, os conceitos abordados cientificamente comprovados sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas do professor e psicólogo Howard Gardner (GARDNER, 1995) e a Teoria de Superdotação dos Três Anéis, desenvolvida por Joseph Renzulli (RENZULLI, 1978). A elaboração de um mecanismo tecnológico, como um site, principalmente após a transformação digital que facilita o acesso às informações e que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, contribui para minimizar as dificuldades encontradas nesse processo de desenvolvimento da aprendizagem."
GERAL: Criar, alimentar e manter um espaço digital para disseminar conhecimento e orientações específicas a pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam direta ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de Altas Habilidades/Superdotação. ESPECÍFICOS: * Levantamento de materiais bibliográficos sobre o tema; * Identificação das melhoras ferramentas para desenvolvimento do espaço digital; * Identificação por abordagem teórica (literatura) das principais demandas de profissionais, educadores e pais sobre o assunto; * Desenvolvimento do site; * Alimentação do site; * Lançamento do site; * Desenvolvimento do Instagram; * Realização de enquetes, fóruns sobre o tema no espaço digital; * Sanar dúvidas e direcionar ações específicas de acordo com as demandas que surgirem.
Atingir um público inicial de 100 participantes, entre pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis que lidam diretamente ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de altas habilidades/superdotação.
O projeto baseia-se na construção ativa de um website com o intuito de disponibilizar informações sobre as Necessidades Educacionais Especiais e de forma mais específica o público caracterizado com Altas Habilidades/Superdotação. Para a realização deste projeto, serão utilizadas as três primeiras grandes fases do modelo geral de criação de websites sugerido por Trochim (1999), sendo estas: conceituação, desenvolvimento e implementação. A fase de conceituação, sendo a primeira, a busca por alicerces para a elaboração do website para isso, busca-se estabelecer o público-alvo, a finalidade, a investigação e a definição do assunto presente no website (ALVES et al., 2006). Já a fase de desenvolvimento refere-se a concepção e composição do website (ALVES et al., 2006). Por fim, a fase de implementação abrange a publicação do website na rede mundial de computadores, a divulgação e a atualização das informações disponibilizadas no Web site (ALVES et al., 2006). A coleta dos dados para publicação será realizada por meio de pesquisa bibliográfica em bibliotecas virtuais de conteúdos científicos, sites governamentais, entre outros, sobre o tema Altas Habilidades/Superdotação, abordando diferentes aspectos como por exemplo, curiosidades, dúvidas, orientações, dicas, sugestões, legislações específicas. O website terá parte de seu conteúdo disponível ao acesso imediato para comunidade geral e um ambiente restrito ao acesso com login e senha para participação e interação entre os usuários e administradores por meio de fóruns, enquetes, gincanas entre outras atividades, além de um espaço para sanar dúvidas e realizar direcionamentos específicos de acordo com as demandas que surgirem. Para realização do login com acesso restrito, o usuário deverá realizar um cadastro preenchendo as seguintes informações: nome de usuário, categoria (pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis), idade e região, formação, e-mail e senha. Preferencialmente será utilizada plataforma livre para desenvolvimento de website e identidade visual. Utilizaremos sistemática de acompanhamento e avaliação do projeto por meio do monitoramento dos comentários e mensagens enviadas pelos usuários, tanto no Instagram, quanto por e-mail, fóruns e enquetes. Identificado qualquer problema, serão implementadas ações para resolução. A literatura científica também será acompanhada sistematicamente, de modo a garantir a disponibilização de conteúdo atualizado.
ALVES, V. L. S.; CUNHA, I. C. K. O.; MARIN, H. F.; OLIVEIRA, O. Criação de um web site para enfermeiros sobre pé diabético. Acta paul. enferm. v. 19, n. 1. 2006. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000100009 GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Tradução de: VERONESE, M. A. V. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. MENDONZA, C. F. Introdução à Psicologia das Diferenças Individuais. Porto Alegre: Artmed 2006. RENZULLI, J.S. What makes giftedness? Re-examining a definition. Phi Delta Kappan, n.60, p.180-184, 1978. TROCHIM, W. M. K. Evaluating Web Sites. Cornell University. 1999. Disponível em: http://trochim.human.cornell.edu/ webevol/webintro/webintro.htm
O website terá parte de seu conteúdo disponível ao acesso imediato para comunidade geral e um ambiente restrito ao acesso com login e senha para participação e interação entre os usuários e administradores por meio de fóruns, enquetes, gincanas entre outras atividades, além de um espaço para sanar dúvidas e realizar direcionamentos específicos de acordo com as demandas que surgirem. Para realização do login com acesso restrito, o usuário deverá realizar um cadastro preenchendo as seguintes informações: nome de usuário, categoria (pesquisadores, estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis), idade e região, formação, e-mail e senha.
O projeto contará com a participação de profissionais diversos das áreas da educação, saúde além dos criadores do websites.
O projeto envolverá estudantes da graduação e pós graduação contribuindo não só para seu processo formativo (ensino) mas também para realização de projetos de pesquisa, utilizando dados obtidos a partir do uso do site pelo público alvo, o que poderá levar a produção de monografias, dissertações, artigos, resumos, capítulos e etc. comprovando a possibilidade entre indissociaabilidade entreensino, pesquisa e extensão.
Os graduandos poderão participar do processo de escolha das informações que estarão presentes no site, permitindo a eles conhecerem os conceitos e práticas a respeito dos indicadores caracteristicos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. Além disso, poderam contribuir com a elaboração de material de divulgação e de conteúdo do website, trabalhando assim o desenvolvimento da criatividade deles.
O projeto possibiliatará ações estratégicas e metodologias práticas mais especificas para o desenvolvimento educacional das pessoas com com Altas Habilidades/Superdotação. Assim, acredita-se que o website irá contribuir para minimizar as dificuldades encontradas nesse processo de desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.
A divulgação será realizada por meio do envio de e-mails e mensagens/publicações em redes sociais, com foco nas Universidades, Escolas de Educação Básica, Institutos Federais e outras instituições de ensino. Os membros da equipe do projeto entrarão em contato via e-mail também com as Superintendências Regionais de Educação, Secretarias Municipais de Educação, diretores e coordenadores escolares, buscando promover a divulgação do espaço digital portalaltashabilidades.
Público-alvo
Estudantes da educação fundamental, médio, técnico, graduação ou pós-graduação
Professores, gestores, pais e responsáveis que lidam diretamente ou indiretamente com sujeitos que apresentam indicadores ou diagnóstico de altas habilidades/superdotação e pesquisadores.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Salvador - BA
Natal - RN
Manaus - AM
Campo Grande - MS
Fortaleza - CE
Campinas - SP
Florianópolis - SC
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 140 h
- Manhã;
Divulgação
- Manhã;
O website terá parte de seu conteúdo disponível ao acesso imediato para comunidade geral e um ambiente restrito ao acesso com login e senha para participação e interação entre os usuários e administradores por meio de fóruns, enquetes, gincanas entre outras atividades, além de um espaço para sanar dúvidas e realizar direcionamentos específicos de acordo com as demandas que surgirem.
- Manhã;
- Tarde;
Desenvolvimento, alimentação e manutenção do website