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Horta Urbana para iniciantes: aprenda a fazer a sua
Sobre a Ação
202303000003
032023 - Cursos Online
Cursos Online
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
06/02/2023
30/06/2023
Dados do Coordenador
elvis pierre alves soares
Caracterização da Ação
Outros
Meio Ambiente
Educação
Desenvolvimento urbano
Regional
Sim
Sim
Dentro do campus
Tarde
Não
Membros
Esse curso tem como missão levar a experiência do cultivo da horta urbana a locais com pouco espaço. Para isso, será importante desenvolver noções importantes sobre o cuidado com o meio ambiente, como o destino correto do resíduos orgânicos domiciliares e a reutilização de materiais recicláveis para utilização na atividade de horticultura. Pretende-se por meio do processo dialógico com os participantes apresentar conceitos e práticas respeitem os princípios de agroecologia.
horta urbana, cultivo orgânico, aproveitamento de materiais
As hortas urbanas ganharam importância como uma política alternativa de redução da pobreza e melhoria das condições alimentares das famílias no Brasil desde o final do século passado, conforme ALCÂNTARA FA. e Castelo Branco 2011. O que confirma o fato de que uma política Nacional para o combate a fome seja criada no Brasil em 2006, estabelecendo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); e a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015) com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).(MDS 2022). Observando o contexto da segurança alimentar e nutricional no Brasil , verifica-se uma política Nacional para a agricultura Urbana começa a se efetivar apenas em 2018 com Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana que visa estimular Estímulo à produção agroecológica de alimentos nas cidades, aproveitando as áreas ociosas urbanas e periurbanas para promover a produção sustentável, o processamento e a comercialização de alimentos saudáveis.(CIDADANIA, 2022).Ou seja, até esse presente momento as políticas tinham sido pontuais e desconexas entre si. Partindo para o objetivo dessa ação, que consiste em formar hortelães para o cultivo em pequenas áreas urbanas segundo a orientação das políticas discutidas, verifica-se que o Munícipio de Diamantina carece de ações efetivas e integradoras nessa temática, uma vez que a legislação para fomento das hortas residenciais e comunitárias urbanas é ainda insipiente. A Lei Orgânica Municipal, do CAPÍTULO II - DA ORDEM ECONÔMICA seção II da Política urbana, não menciona o tema. E aparece ainda que pouco abrangente na Lei Ordinária 4051 de 2019, na qual prevê a implantação de hortas e pomares nas comunidades escolares. O que justifica a capacitação inicial para potencializar agentes propagadoras a ação com viés de transformação social para redução da pobreza e da carência de muitas famílias de baixa renda no Município. O curso, estruturado em 08(oito) módulos irá aspectos revevantes para a implantação das hortas urbanas embasadas na recente política nacional em desenvolviemnto, como noções relacionadas ao cultivo de hortaliças orgânicas por meio da exposição téorica e de oficinas práticas oferecida de forma gravada/remota e atividades assicronas na qual os participantes possam apresetar suas próprias experiências por meio dos fórusn de discussão.Por fim, espera-se que ao final, o público alvo que atingir o total de 60% de aproveitamento, conclua o curso e receba o certificado de extensão de 60 horas de carga horária.
O curso procura viabilizar a implantação de hortas urbanas a partir de técnicas simples, utilizando materiais de baixo custo visando desenvolvimento das comunidades locais no que tange a a soberania alimentar e nutricional , reaproveitamento de resíduos, além de incentivar o desenvolvimento de pessoas multiplicadoras da ação. A proposta visa também contemplar todas as diretrizes da extensão universitária como definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras(Forproex / 2010) e ratificado pela Política de Extensão da UFVJM que dispõe que a extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade, atendendo as seguintes diretrizes de extensão; 1) Interação Dialógica; 2) Interdisciplinaridade e interprofissionalidade; 3) Indissociabilidade ensino - pesquisa - extensão; 4) Impacto na formação do estudante; e 5) Impacto e transformação social.
ncentivar através da interação dialógica com os participantes a implantar de hortas urbanas de baixo custo; Desenvolver noções sobre o cuidado com o meio ambiente urbano no que tange ao aproveitamento e reciclagem de resíduos orgânicos; Estimular a ação multiplicado das hortas urbanas como meio de promoção da segurança alimentar e nutricional por meio de práticas sustentáveis.
Levar o conhecimento inicial necessário dos cursistas envolvidos para implementação de uma horta urbana em pequenos espaços nas cidades; Aumentar o número de pessoas capazes de atuar em projetos multiplicares do conhecimento da horta urbana em Diamantina e região ; Preparar cidadãos para o engajamento em políticas para a melhoria das condições de saúde e alimentação por meio da atividade hortícula.
Os caminhos metodológicos para essa ação passam pelo estudo de uma bibliografia voltada a agricultura agroecológica e também relacionada as políticas urbanas e alimentar e nutricional embasa em EMBRAPA Hortaliças, Ana Primavesi; ALCÂNTARA FA.; CASTELO BRANCO; CAERDS - BA: Infoteca EMBRAPA, Esalq - USP, marcos constitucionais e infraconstitucionais sobre agricultura urbana, horta urbana e Periurbana. Os Recursos tecnológicos utilizados serão Plataforma: Google Classroom Google meet para Produção audiovisual das oficinas por meio filmagem Gravações de aulas sobre o conteúdo ofertado.
ALCÂNTARA FA.; CASTELO BRANCO . Hortas urbanas e periurbanas: o que nos diz a literatura brasileira? Página do Horticultor • Hortic. Bras. 29 (3) • Set 2011 • https://doi.org/10.1590/S0102-05362011000300028 DIAMANTINA. LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA. DIAMANTINA/MG, 21 DE MARÇO DE 1990.Disponível em: https://diamantina.mg.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/Lei-Organica-do-Municipio-de-Diamantina.pdf EMBRAPA HORTALIÇAS. site eletrônico disponível em https://www.embrapa.br/hortalicas acesso em 29 de out 2022 EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA E AGROPECUÁRIA - Embrapa. Infoteca e. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/ ACESSO EM 29 de Out 2022 DIAMANTINA: Lei Ordinária nº4051 de Setembro de 2019. Disponível em: https://cmdiamantina.mg.gov.br/pdf_lei/0004200_lo_lei_ordinaria_4051_2019.pdf FRAGA Jairton Araújo; Carlos Diogo A.S.M. dos Santos; Rosicléa de Carvalho Lopes, MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO E DA ÁGUA . ilustrado por Gilmário Noberto de Souza.- Salvador: EDUNEB, 2014. 40p. : il. – (Cartilha agroecológia, v.3) MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/direito-a-alimentacao/sistema-nacional-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-sisan MINISTÉRIO DA CIDADANIA. Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana. Disponível em https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/carta-de-servicos/desenvolvimento-social/inclusao-social-e-produtiva-rural/programa-nacional-de-agricultura-urbana-e-periurbana PRIMAVESI, Ana. Manual do solo vivo. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2016. 205p.
A atividade de horticultura a nível de extensão se estrutura na comunicação dialógica entre a comunidade acadêmica e público externo na troca de saberes e conhecimentos. A construção da horta urbana também se baseia no principio da autoria, na qual o sujeito que participa da ação também cria e recria suas próprias experiências a partir da interação com o outro e com o conteúdo estudado .
A atividade engloba conhecimentos de diversas áreas do conhecimento, tais como de ciências da saúde, da terra e humana. Possibilitando a agregar conhecimentos de diferentes áreas profissionais de forma interdisciplinar, aqueles produzidos por profissionais da saúde (nutricionistas, terapeutas ocupacionais, médicos), profissionais das ciências da terra ( agrônomos, engenheiros ambientais, engenheiros de produção vegetal) profissionais das ciências Humanas( professores de geografia, biologia, ciências; cientistas sociais, psicólogos assistentes sociais), horticultores e hortelãos urbanos; profissionais de outras áreas emergentes como tais como naturopatas, hortoterapeutas.
A integração entre comunidade acadêmica com a sociedade gera uma indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao permitir a construção de conhecimento com forte ancora nos três eixos temáticos que geram um forte vínculo entre os envolvidos no curso proposto.
Por ser uma atividade que envolve o conhecimento cientifico e o conhecimento popular, a inserção dos graduandos é de suma importância para sua formação acadêmica devido a esse contato entre a comunidade acadêmica e comunidade externa na produção de conhecimento de grande relevancia social.
A atividade possui potencial impacto na sociedade que poderá de imediato utilizar os conhecimentos construídos ao longo do curso no seu cotidiano. Além da possibilidade de promoção da segurança alimentar a famílias dos envolvidos no curso, atividade de horticultura urbana poderá inspirar inciativas para geração de renda e contribuir para sensibilização da redução do desperdício de resíduos orgânicos dos alimentos oriundos o horti-fruti e do descarte inadequado de materiais recicláveis no lixo comum e dessa forma contribuindo para uma economia mais sustentável.
A divulgação será por meio da divulgação no Portal UFVJM, @UFVJM.Oficial e redes outras sociais da UFVJM. Criação de site e rede oficial do curso instagram ou site.
Criação de um site de divulgação do curso.
Artigos e cartilhas e materiais produzidos em oficinas.
Público-alvo
Estudantes de graduação de qualquer área do conhecimento regularmente matriculados que desejam aprender a cultivar hortaliças segundo os princípios de agroecológica em pequenos espaços urbanos.
Comunidade universitária e público externo de Diamantina e entorno, que deseja trocar experiências, aprender novas técnicas de cultivo de hortaliças seguindo princípios da agroecologia em pequenos espaços nas cidades.
Estudantes do ensino médio de Diamantina e municípios vizinhos que tenham disponibilidade para acessar o curso de forma online e desejam aprender sobre o cultivo de hortaliças segundo os princípios de agroecologia em pequenos espaços nas cidades
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Gouveia - MG
Datas - MG
Presidente Kubitschek - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Serro - MG
Senador Modestino Gonçalves - MG
Felício dos Santos - MG
São Gonçalo do Rio Preto - MG
Santo Antônio do Itambé - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 360 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Inscrições na 1 turma:
- Tarde;
Módulo 1: Apresentação e módulo 1- dialogo com os participantes no fórum de atividade. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 2: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
- Noite;
Módulo 3: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 4: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 5: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 6: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 7: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso. Fechamento das avaliações e escrita da 1 parte do relatório.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Inscrições na 2ª turma
- Tarde;
Módulo 1: Apresentação e módulo 1- dialogo com os participantes no fórum de atividade. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 2: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 3: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 4: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 5: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 6: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso.
- Tarde;
Módulo 7: Aula e interação com os participantes. Plantão online do bolsista para interação com os participantes do curso. Reunião de planejamento, monitoramento e controle das ações com colaboradores do curso. Fechamento das avaliações e escrita da fase do do relatório final.
- Tarde;
Escrita do relatório final, artigo e cartilha didática.