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Implantação do Cuidado Farmacêutico na Farmácia Escola JK
Sobre a Ação
202203000328
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
07/02/2023
31/12/2023
Dados do Coordenador
renata aline de andrade
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Educação
Saúde
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Regional
Sim
Não
Não
Fora do campus
Integral
Não
Membros
O projeto de extensão na Farmácia Escola JK, visa desenvolver competências ao discente do curso de graduação em Farmácia/UFVJM, de forma articulada ao ensino, a pesquisa e a extensão, através da prestação do cuidado farmacêutico. O desenvolvimento do programa segue as bases das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia; da nota técnica do INEP e do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Farmácia Universitária, Cuidado Farmacêutico, Farmácia Escola JK
O cuidado farmacêutico, consiste na “ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos” (BRASIL, 2014). Com foco no Uso Racional de Medicamentos (URM), esta prática tem como objetivo de educar e realizar serviços clínicos como: rastreamento em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados, dispensação, vacinação, revisão da farmacoterapia, conciliação de medicamentos, monitorização terapêutica de medicamentos e gestão da condição de saúde (DESTRO, 2022; ARAÚJO, 2017; FREITAS et al., 2016). Há, nas últimas décadas, um notório avanço na inserção das atividades clínicas farmacêuticas nos serviços de saúde onde o farmacêutico atua no cuidado direto ao paciente, promovendo, através do cuidado farmacêutico, o uso racional de medicamentos, redefinindo sua prática a partir das necessidades dos pacientes, família, cuidadores e sociedade. Estas atividades foram regulamentadas por meio das resoluções de números 585 e 586, ambas publicadas pelo CFF em 2013 (DESTRO, 2022; CFF, 2013). O Conselho Federal de Farmácia (CFF) definiu através da nota técnica número 01/2016, que os serviços farmacêuticos nas farmácias escolas públicas ou privadas devem ser integrados ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos de Farmácia e os classificou como um laboratório de ensino, pesquisa e extensão, destinada a formação farmacêutica (CFF, 2016). Em consonância com a nota técnica do CFF, foi instituído por meio da Resolução CNE/CES 6, DE 9 DE OUTUBRO DE 2017, que estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, que a formação do egresso do curso de Farmácia deve estar estruturada nos eixos do Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde. O Cuidado em Saúde é definido nesta resolução como: “o conjunto de ações e de serviços ofertados ao indivíduo, à família e à comunidade, que considera a autonomia do ser humano, a sua singularidade e o contexto real em que vive, sendo realizado por meio de atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças, e que possibilite às pessoas viverem melhor” (BRASIL, 2017). Neste cenário, o direcionamento do perfil do profissional farmacêutico com formação integrada em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, o cuidado farmacêutico em sua concepção ampla e uma formação científica crítica, foram princípios que nortearam a elaboração do Projeto Pedagógico do curso de Farmácia da UFVJM. A deficiência de formação na área do cuidado farmacêutico e de atividades acadêmicas voltadas à humanização e à atuação do farmacêutico em saúde foram uma das fragilidades citadas ao processo formativo do curso de graduação em Farmácia da UFVJM vigente até 2020 (UFVJM, 2020). De acordo com a nota técnica da Diretoria Nacional de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), DAES/INEP 008/2015, há a necessidade de incluir in loco a Farmácia Universitária como item obrigatório no Instrumento de Avaliação, com peso direto no Conceito do Curso (CC) que a Instituição de Ensino Superior recebe durante o processo de reconhecimento ou de renovação do reconhecimento do curso (INEP, 2015). A já citada Resolução CNE/CES 6, DE 9 DE OUTUBRO DE 2017, estabelece também, que Farmácia Universitária é cenário obrigatório de prática, visando à execução de atividades de estágio obrigatório, para todos os estudantes do curso (BRASIL, 2017). A Farmácia Universitária (FU) é um estabelecimento de saúde, pertencente a Instituição de Ensino Superior (IES), que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo aos acadêmicos do curso de graduação em Farmácia a oportunidade de aliarem os conhecimentos teóricos à prática diária das atividades do farmacêutico no exercício da profissão (PIMENTA, 2010; SATURNINO, 2009). As ações da FU podem se restringir apenas a uma área de atuação farmacêutica ou podem se estender de diversas áreas de forma integrada (ROSSIGNOLI et al., 2003). Nesse sentido, a resolução no 610, de 25 de março de 2015, que dispõe sobre as atribuições do Farmacêutico na Farmácia Universitária, define que, a Farmácia Escola, é entendida como laboratório didático- especializado, referência de qualidade, tendo em vista as ações direcionadas ao cuidado do paciente e aos serviços a ele prestados. Propicia, dessa forma, a integração das diversas áreas de conhecimento que compõem o curso de graduação em Farmácia. Constituindo, assim, um cenário de vivência profissional que reforçará o processo de aprendizagem e a avaliação formativa, na busca pela melhoria da qualidade da educação farmacêutica (CFF, 2015). A UFVJM conta com uma estrutura predial montada, localizada na Praça de Serviços do Campus JK, para a implementação da Farmácia Universitária do Departamento de Farmácia (DEFAR), denominada Farmácia Escola JK (FEJK). O projeto para funcionamento já se encontra aprovado pela Gerência de Infra-estrutura Física da Vigilância Sanitária de Minas Gerais (GIEF-VISA/MG). A inserção do cuidado farmacêutico é um marco importante para a farmácia universitária, pois através deste serviço, o farmacêutico poderá realizar a atenção e assistência necessária para garantia da eficácia terapêutica, do tratamento da doença e acima de tudo da manutenção da saúde e da qualidade de vida (PIMENTA, 2010; SATURNINO, 2009). Diante do exposto, nota-se a importância da implantação de um serviço que possa contribuir para a prevenção e promoção da saúde, com atendimento integral do indivíduo, impactando em melhora da sua qualidade de vida, ao envolver o tratamento farmacológico e não farmacológico dos pacientes. Este projeto visa, portanto, promover o desenvolvimento de relações entre universidade e comunidade pautada na ação de mão-dupla, na troca de saberes, implementando o cuidado farmacêutico na Farmácia Escola JK. A Farmácia Escola JK, pretende desenvolver ações de saúde no âmbito do cuidado farmacêutico para os pacientes prestando serviços de educação em saúde, gestão da condição de saúde, acompanhamento farmacoterapêutico, dentre outros.
Considerando a Resolução CNE/CES/2017 bem como as orientações das notas técnicas do DAES/INEP 008/2015 e do CFF no01/2016, e, considerando também, que o Cuidado Farmacêutico foi um dos princípios que norteou a elaboração do atual PPC de Farmácia/UFVJM, nota-se a importância da implementação dos Serviços Farmacêuticos na Farmácia Escola JK de forma a atender essas resoluções e determinações. O projeto corresponderá um ambiente favorável à formação do farmacêutico capaz de atuar em equipes interprofissionais, ao oferecer o discente a oportunidade de participar de ações integradas que terão um impacto direto na sua formação profissional, garantindo uma vivência e conhecimento dos problemas que afligem a sociedade, instigando a busca pelas soluções favorecendo o crescimento profissional do discente. Além disso, considerando também que o uso inadequado dos medicamentos pode ser um potencial causador de agravos à saúde, a implementação dos Serviços Farmacêuticos na Farmácia Escola JK apresenta uma importante estratégia para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O Cuidado Farmacêutico, proporciona a promoção prevenção e proteção à saúde levando em consideração a complexa realidade social do paciente. Promove intervenções que otimizam a prescrição, aumenta a adesão à terapia medicamentosa, melhora desfechos clínicos e reduz morbidade, melhorando dessa forma, a qualidade de vida da comunidade e gerando impacto positivo na transformação social (DESTRO, 2021; PESSOA, 2021).
Objetivo geral: Implantar o Cuidado Farmacêutico na Farmácia Escola JK da UFVJM. Objetivos específicos: Ofertar/executar serviços clínicos farmacêuticos que possibilitarão desenvolvimento de estágio obrigatório, atividades de extensão e pesquisa para os estudantes do Curso de Farmácia; Proporcionar o estabelecimento da relação transformadora entre a UFVJM e a sociedade, de forma a contribuir com a formação do discente como também na melhoria de vida da comunidade dentro do contexto do cuidado farmacêutico; Promover a integração dos discentes, docentes e técnicos por meio de uma gestão colaborativa envolvendo toda a equipe nos processos operacionais da Farmácia Escola JK. Estabelecer parcerias com outro curso da saúde da UFVJM, de forma a promover a integração e o trabalho interprofissional e colaborativo;
1- Atender a nota técnica da Diretoria Nacional de Avaliação da Educação Superior (DAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), DAES/INEP 008/2015; as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e o novo PPC do Curso de Farmácia da UFVJM; 2- Ofertar mais um campo de estágio supervisionado aos discentes do curso de graduação em Farmácia/UFVJM; 3- Possibilitar ao discente o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, no contexto do eixo de formação Cuidado em Saúde, para identificar e analisar as necessidades de saúde do indivíduo, da família e da comunidade, bem como para planejar, executar e acompanhar ações em saúde; 4- Ofertar campo para realização de atividades complementares previstas como exigência para a conclusão do curso; 5- Atender a exigência do cumprimento de horas de extensão, objetivando assegurar a meta 12.7 do novo Plano Nacional de Educação (2011-2020); 6- Promover a interdisciplinaridade e Interprofissionalidade favorecendo o estudo, a análise, a execução de medidas em saúde a partir de diferentes áreas do conhecimento relacionadas entre si; 7- Atender a comunidade considerando a sua complexa realidade social por meio de serviços farmacêuticos promovendo proteção à saúde e uso racional de medicamentos; 8- Realizar Parceria com a Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM que atende atualmente pacientes oriundos da macro região de saúde Jequitinhona Diamantina.
Antes de se iniciar as atividades, será realizado a capacitação da equipe de trabalho e alunos sobre os Serviços Farmacêuticos. Em seguida, será realizado um quadro de horários com a disponibilidade e logística para a realização das ações. Pretende-se ofertar as seguintes atividades: 1) Educação em Saúde: Dia de conscientização da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica envolvendo a equipe da Farmácia Escola JK e os pacientes da Clínica Escola da Fisioterapia; 2) Educação em Saúde: Conscientização a respeito do uso racional de medicamentos evolvendo a equipe da Farmácia Escola JK e os pacientes do projeto de extensão Encontro de Fazeres da Fisioterapia da UFVJM (Número de inscrição:20221012022187369); 3) Gestão da condição em saúde: Será ofertado o Programa de tabagismo em parceria com a Farmácia Básica do município de Diamantina-MG, envolvendo os discentes da Unidade Curricular Cuidado Farmacêutico I; O Programa antitabagismo será ofertado de acordo com o formato e diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2016) e ofertado para pacientes encaminhados pela Clínica Escoa do Curso de Fisioterapia e indivíduos interessados da comunidade universitária. Serão criados grupos onde serão aplicadas sessões de abordagem cognitiva-comportamental, estruturadas em quatro encontros iniciais, com intervalos semanais no primeiro mês, seguidos de uma sessão quinzenal no segundo mês, passando para encontros mensais de manutenção, que serão realizados em grupo ou individual, com previsão de acompanhamento até completar um ano do tratamento. As sessões terão duração média de 90 minutos. Os grupos serão realizados pela pesquisadora farmacêutica da Farmácia Escola JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e coordenado pela tutora doutora acadêmica do Programa. Será dispensando aos pacientes o adesivo transdérmico como terapia de reposição de nicotina. Esse adesivo será disponibilizado pela farmácia básica de Diamantina- MG. Através de uma análise individual, será avaliado a necessidade de encaminhamento médico para a prescrição de cloridrato de bupropiona. Essas terapias medicamentosas são preconizadas como primeira linha no tratamento da dependência à nicotina no Brasil (BRASIL, 2016). Durante o serviço serão aplicadas fichas de avaliação clínica, com informações sociodemográficas, história clínica, história tabagista, uso de medicamentos. Também na avaliação clínica, será preenchido o Fagerström Nicotine Dependence Test, que é o instrumento de rastreamento para dependência física de tabaco, amplamente utilizado em diversos países. Suas propriedades psicométricas foram validadas no Brasil (MENESES-GAYA et al., 2009). 4) Estágio Supervisionado: Serão ofertadas vagas para dois discentes por semestre. Os estagiários participarão de atividades desenvolvidas na Farmácia; 5) Será identificada a necessidade do Acompanhamento Farmacoterapêutico de pacientes usuários de polifarmácia, por meio da Farmácia Básica de Diamantina- Mg, da Clínica Escola do Curso de Fisioterapia da UFVJM e do Projeto de Extensão Encontro de Fazeres. Assim sendo, os pacientes que utilizam quatro medicamentos ou mais, e que apresentam problemas na farmacoterapia e/ou dúvidas em relação a utilização de medicamentos serão convidados e encaminhados para serem inseridos no serviço. O Acompanhamento Farmacoterapêutico será baseado na metodologia Dáder e adaptado à realidade local pela equipe do estudo (SABATER HERNÁNDEZ, MILENA et al., 2014). Para a identificação de problemas relacionados a farmacoterapia será utilizado o método Dáder (SABATER HERNÁNDEZ, MILENA et al., 2014). Para análise dos parâmetros clínicos dos pacientes será considerado valores de referência de pressão arterial (PA), glicemia capilar e IMC previstos no Caderno de Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica (BRASIL, 2014). A qualidade dos serviços prestados será avaliada pelo instrumento de avaliação da qualidade validado por (LIMA MENDONÇA, 2018), que define os seguintes indicadores: 1) Consultas farmacêuticas realizadas: resultado da obtenção do número de consultas realizadas dividido pelo número de consultas marcadas; 2)Aceitação das intervenções pelo prescritor: número de intervenções aceitas pelo prescritor dividido pelo número de intervenções realizadas com o prescritor; 3) Problemas relacionados à farmacoterapia resolvidos: resultado da divisão do número de problemas resolvidos pelo número de problemas identificados; 4) Situação clínica dos pacientes: resultado da divisão do número de pacientes com situação clínica desejada pelo número de pacientes atendidos. 5)Satisfação do paciente: número de pacientes satisfeitos dividido pelo número de pacientes atendidos. Para a medida de avaliação de satisfação do paciente será utilizado o método validado por OLAVE QUISPE et al., 2011. Estes pacientes serão captados por meio de divulgação direta pelos profissionais da fisioterapia como também como divulgação por meio de cartazes e flyers informativos. Com o objetivo de conhecer a satisfação dos discentes frente as experiências vividas por meio das ações práticas ofertadas pela Farmácia Escola JK, será aplicado o questionário validado e adaptado de AFONSO, 1992. O questionário é dividido nos seguintes tópicos: a) identificação dos respondentes; b) dados referentes ao processo de ensino-aprendizagem e relação entre teoria e prática pedagógica; c) a organização e infraestrutura; e d) as relações pessoais. Todas as respostas serão analisadas tomando por base os aspectos da pesquisa descritiva e serão sinalizados os percentuais de cada uma das questões a partir de uma escala de Likert de opinião de três posições em que o valor máximo se referia a Concordo (1); Sem opinião formada (2); e o valor mínimo a Discordo (3). Trata-se de pesquisa do tipo qualitativo descritiva, assumindo ainda a característica de um estudo de caso Aspetos Éticos: Este projeto tem cunho extensionista. Caso a equipe opte no futuro por utilizar alguma informação para fins de pesquisa, o projeto deverá ser submetido para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisada UFVJM. Os pacientes serão convidados a participar voluntariamente do projeto.
AFONSO, M. da R. Aspectos interferentes na qualidade dos programas de mestrado em Educação Física no Brasil: um estudo descritivo. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1992. ARAÚJO, S. Q. et al. Organização dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde em regiões de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, p. 1181-1191, abr. 2017. BRASIL. Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade contextualização e arcabouço conceitual. Brasília: Conselho Federal de Farmácia. 2016a, 105p BRASIL. Conselho Federal de Farmácia. Resolução nº. 585, de 29 de agosto de 2013. Regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 set. 2013a. Seção 1, p. 186-188. BRASIL. Conselho Federal de Farmácia. Resolução nº. 586, de 29 de agosto de 2013. Regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 set. 2013b. Seção 1, p. 136-138. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Serviços farmacêuticos na atenção básica à saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2014 (Cuidado farmacêutico na atenção básica; caderno 1) BRASIL. Cuidado farmacêutico na atenção básica. Caderno 1: Serviços farmacêuticos na atenção básica à saúde. 2014. ed. Brasília, Ministério da Saúde, 2014. v. 1. BRASIL. Portaria no 761, de 21 de junho de 2016. Valida as orientações técnicas do tratamento do tabagismo constantes no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Dependência à Nicotina. . [S.l.], Diário Oficial da União - Seção 1 no 118., 22 jun. 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara Superior. Resolução nº.º 6, DE 19 de outubro de 2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de outubro de 2017, Seção 1, p. 30 CFF. Conselho Federal de Farmácia. Nota técnica nº01/2016 que dispõe sobre a farmácia universitária como indicador obrigatório na avaliação dos cursos de Farmácia. Disponível em: , https://www.cff.org.br/userfiles/file/NT-FU-2016.pdf > Acesso em: 07 de agosto de 2022 CFF. Conselho Federal de Farmácia.Resolução nº 610, de 20 de março de 2015. Dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na farmácia universitária e dá outras providências. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/610.pdf , Acesso em: 27 de agosto de 2022 CHALLENGE, WHO Global Patient Safety. Medication without harm. World Health Organization, 2017. DESTRO, Délcia Regina et al. Desafios para o cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 31, 2021. FREITAS, E. L.; RAMALHO-DE-OLIVEIRA D.; PERINI E. Atenção Farmacêutica - Teoria e Prática: um Diálogo Possível? Acta Farmacéutica Bonaerense, Buenos Aires, v. 25, n. 3, p. 447-53, 2006. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Nota Técnica DAES/INEP 008/2015 Disponível em: < https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/legislacao_normas/2015/nota_tecnica_DAES-INEP_n008-2015.pdf > Acesso em 09 de maio de 2022. LIMA MENDONÇA, T. Desenvolvimento e Validação de Indicadores para Avaliação da Qualidade do Acompanhamento Farmacoterapêutico. 2018. Tese doutorado – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. MENESES-GAYA, I. C. de. et al. As propriedades psicométricas do Teste de Fagerström para Dependência de Nicotina. J. bras. pneumol, v. 35, n. 1, p. 73-82, 2009. OLAVE QUISPE, S. Y., TRAVERSO, M. L., PALCHIK, V., et al. "Validation of a patient satisfaction questionnaire for services provided in Spanish community pharmacies.", International journal of clinical pharmacy, v. 33, n. 6, p. 949–57, dez. 2011. DOI: 10.1007/s11096-011-9566-2. PESSOA, Luan Diniz et al. Impacto do cuidado farmacêutico em pacientes com hipertensão arterial sistêmica. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, 2021. PIMENTA, P.S. A farmácia escola e suas relações com a sociedade: Uma representação do caso da FAU/UFF. Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ. Rio de Janeiro, 2010. ROSSIGNOLI, Paula; CORRER, Cassyano J.; LLIMÓS, Fernando Fernández. Interés de los alumnos en las actividades de prácticas tuteladas en farmacia escuela en Curitiba-Brasil. Pharmacy Practice, v. 1, n. 2, p. 62-68, 2003. SABATER HERNÁNDEZ, D., MILENA, M., CASTRO, S., et al. MÉTODO DÁDER MANUAL DE SEGUIMENTO. . [S.l: s.n.], 2014. SATURNINO, L.T.M., FERNÁNDEZ-LLIMÓS, F. A Farmácia Escola no Brasil: estado de arte e perspectivas. Revista Brasileira de Farmácia, 2009; Vol. 90, n. 3, p.204-10. UFVJM. Universidade Federal dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri. Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Farmácia. Diamantina- Minas Gerais, 2020.
A relação entre a UFVJM e a sociedade, por meio do desenvolvimento das presentes atividades de extensão, acontecerá de forma dialógica sob a perspectiva da troca de saberes, proporcionado a construção de um conhecimento novo que contribua para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática. Nesse sentido, a produção do novo conhecimento ocorrerá de forma conjunta, através da troca dos saberes acadêmicos e populares, ou seja, a UFVJM levará o conhecimento para a sociedade, mas por outro lado, receberá conhecimentos e vivências dos participantes extensionistas da comunidade.
As atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão serão executadas de forma interdisciplinar e interprofissional, trocando saberes com a equipe da fisioterapia e também com os diversos discentes do curso de farmácia relacionados ao eixo do cuidado farmacêutico. Essa cooperação, interação e compartilhamento de diversos saberes, possibilitará uma transformação, pessoal e profissional, no processo formativo dos sujeitos envolvidos, além de promover a superação da fragmentação da formação o que é fundamental para a formação do farmacêutico como profissional de saúde, ético, humanista, crítico e reflexivo, e consciente do seu importante papel social.
O desenvolvimento da presente atividade de extensão permitirá que os discentes do curso de Farmácia possam vivenciar essa indissociabilidade, uma vez que ocorrerá uma ampliação do tradicional espaço de aprendizagem em sala de aula, constituindo importante oportunidade para aprendizado, reflexão, troca de saberes científico e comunitário e diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, essa interligação entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental para a formação de profissionais farmacêuticos competentes tecnicamente e eticamente comprometidos com a sociedade em que estão inseridos, contribuindo para a superação das desigualdades sociais existentes.
A participação do discente do curso de Farmácia, no presente projeto de extensão, poderá impactar positivamente tanto na sua formação acadêmica e profissional, quanto na formação humana e cidadã dos sujeitos envolvidos. Pois essa interação entre a universidade e a comunidade proporcionará aos discentes: a construção e aprimoramento das competências e habilidades; o crescimento pessoal e profissional; as trocas de experiência; a construção de uma visão crítica acerca da realidade; o desenvolvimento de trabalho multiprofissional e interdisciplinar; e possibilidades de participação em eventos e de produção científica. Assim, permitirá o enriquecimento da experiência discente, com formação e currículo diferenciado, qualificando o conhecimento científico e popular, promovendo a transformação social.
O projeto pretende promover a integração em um único serviço, da prevenção e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia da comunidade interna e externa da UFVJM ao mesmo tempo que fornece a oportunidade aos discentes do curso de farmácia de vivenciar e explorar uma das áreas de atuação farmacêutica. Os pacientes inseridos no serviço de Educação em saúde e Acompanhamento Farmacoterapêutico, serão impactatdos positivamente por meio de uma possível melhora na qualidade de vida ao diminuir a incidência de problemas relacionados ao uso de medicamentos. A participação no serviço de Gestão da Condição de Saúde programa antitabagismo poderá acarretar a cessação ou diminuição do uso do cigarro e consequente diminuição do risco de aparecimento de doenças graves e fatais, como câncer, infarto e acidente vascular cerebral (AVC), além da melhora da qualidade de vida. Os discentes envolvidos se beneficiarão por meio da vivência de sua profissão por meio de um cenário de prática articulando o ensino, a pesquisa e a extensão. Além disso, proporcionará também a possibilidade de produção científica e participação em eventos. A avaliação da satisfação desses discentes com o serviço ofertado constituirá uma ferramenta para a melhoria do desempenho institucional, promovendo o planejamento com base no diagnóstico sobre os pontos críticos a serem aperfeiçoados, podendo dessa forma, aprimorar as atividades oferecidas. Assim, permitirá o enriquecimento da experiência discente o que poderá impactar positivamente na sua formação acadêmica e profissional.
Os pacientes serão captados por meio de divulgação direta pelos profissionais parceiros como também por cartazes e flyers informativos.
Trabalho de Conclusão de Curso Artigo Científico
Público-alvo
Discente regularmente matriculados no curso de farmácia, que estejam cursando ou tenham cursado a disciplina Cuidado Farmacêutico I.
Paciente em uso rotineiro e concomitante de quatro ou mais medicamentos e que estejam sendo atendidos elas seguintes instituições: Farmácia Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Diamantina-MG; Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM; Projeto de Extensão Encontro de Fazeres da Fisioterapia da UFVJM (Número de inscrição:20221012022187369).
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A Clínica Escola de Fisioterapia encaminhará para atendimento na Farmácia Escola JK aqueles pacientes em uso de polifarmácia (uso concomitante de 4 medicamentos ou mais) e que desejam suporte por meio dos serviços farmacêuticos.
O Projeto de Extensão Encontro de Fazeres encaminhará para atendimento na Farmácia Escola JK seus pacientes, em uso de polifarmácia (uso concomitante de 4 medicamentos ou mais) e que desejam suporte por meio dos serviços farmacêuticos.
A Farmácia Básica de Diamantina - MG encaminhará para atendimento na Farmácia Escola JK seus pacientes, em uso de polifarmácia (uso concomitante de 4 medicamentos ou mais) e que desejam suporte por meio dos serviços farmacêuticos.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 868 h
- Manhã;
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Mensamente será feita uma reunião entre os coordenadores envolvidos de forma a traçar as novas etapas e avaliar o andamento das etapas cumpridas.
- Manhã;
- Tarde;
O grupo de estudo irá reunir semanalmente para discutir sobre os casos e pacientes atendidos por meio do cuidado farmacêutico. As discussões serão baseadas na literatura de referência considerando as especificidades de cada ação e cada paciente atendimento.
- Manhã;
- Tarde;
As ações de Educação em Saúde reúnem atividades educativas, de prevenção de riscos ligados a medicamentos que cooperam para a mudança de hábitos e conduta das pessoas. Utilizando de ferramentas de trabalho com o grupos do projeto de extensão Encontro de Fazeres da fisioterapia , as ações tem a intenção de empoderar essas pessoas a terem atitudes mais saudáveis e responsáveis no que diz respeito ao uso racional de medicamentos, armazenamento correto de medicamentos, ações de prevenção de riscos ligados à intoxicação infantil e ao descarte inadequado de medicamentos.
- Manhã;
- Tarde;
O processo de cuidado farmacêutico oferece fundamentos para diferentes abordagens utilizadas na resolução de problemas relacionados ao uso do medicamento, por isso, é necessário que aconteça continuamente a revisão da literatura.
- Manhã;
- Tarde;
Planejamento das ações de educação em saúde, acompanhamento farmacoterapêutico e gestão da condição de saúde.
- Manhã;
- Tarde;
Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumante e a consequente morbidade e mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco, a Farmácia Escola JK ofertará um programa de controle do tabagismo, com ações voltadas ao tratamento da doença por meio de abordagem cognitivo-comportamental, realizada em parceria com a farmácia básica do município de Diamantina-MG.
Acompanhamento Farmacoterapêutico
12/02/2023
31/12/2023
- Manhã;
- Tarde;
O Acompanhamento Farmacoterapêutico é o serviço farmacêutico de gerenciamento da terapia farmacológica no qual se realizam intervenções de gestão, educação e acompanhamento. Tem o objetivo de prevenir e resolver problemas relacionados aos medicamentos e alcançar resultados clínicos satisfatórios, redução de riscos e melhorar a eficiência e qualidade da atenção. Será ofertado diariamente aos pacientes das instituições parceiras. Pretende promover intervenções que otimizam a prescrição, aumenta a adesão à terapia medicamentosa, melhora desfechos clínicos e reduz morbidade, melhorando dessa forma, a qualidade de vida.