Detalhes da ação

FORMAÇÃO e INSTRUMENTAÇÃO em ENSINO de CIÊNCIAS e ASTRONOMIA

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000331

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

04/04/2023

Data Fim

09/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luciano soares pedroso

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

PÁGINA A SER CRIADA
A SER DESENVOLVIDO
A SER DESENVOLVIDO
Outras Redes Sociais

WhatsApp dos estudantes da LEC.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 2 h
Resumo

No âmbito do Ensino de Ciências (EC) do Ensino de Astronomia (EA), há em nosso meio um imperativo que parece indiscutível: promover uma profunda renovação nas diferentes Instituições de Educação Básica que se ocupam da formação dos estudantes desse nível de ensino, para adequá-las às características de um processo de ensino-aprendizagem que, no nível médio, está (ou deveria estar hoje) em pleno processo de transformação com a implementação da Base Nacional Comum Curricular.


Palavras-chave

Formação docente, Instrumentação em Ensino de Ciência, Laboratório de Ciências, Instrumentação para o ensino de Astronomia.


Introdução

Aparentemente as experiências conhecidas em nosso país, e fora dele, mostram que ninguém tem “a” solução para o problema da qualidade do ensino de Ciências e em especial do ensino de Astronomia na Educação Básica. De que maneira, então, pode-se acelerar a procura de caminhos mais eficazes para satisfazer a demanda educacional vigente em qualidade adequada? Como resolver a carência de professores e educadores preparados para o EC e para o EA aptos para isto? Como superar os ruídos de estratégias e procedimentos didáticos e metodológicos que ocorreram no passado não tão distante? Neste sentido, é necessário que a UFVJM, em seu curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC), com seus vários programas como PIBID e Residência Pedagógica atente para uma formação docente que prepare os egressos e os discentes das comunidades atendidas pelos Núcleos de Alternância (NA)do curso a enfrentarem uma nova realidade nas escolas e assumam as novas atribuições que lhes competem, no intuito de minimizar as preocupações desses novos professores e de seus estudantes, uma vez que a BNCC coloca essas escolas de frente para o desafio imprescindível de transformar direitos de aprendizagem em prática cotidiana. Com isso é preciso, então, alterar substancialmente a realidade em nossas escolas, para tornar o processo de ensino e de aprendizagem ainda mais eficaz, dando aos docentes da Educação Básica e seus estudantes ampla liberdade para inovar e criar situações ajustadas às disponibilidades de recursos e às características da comunidade educativa local, em consonância com os conhecimentos prévios desses seus estudantes. Com essa ideia em mente, o presente projeto de extensão propõe a formação continuada de professores da Educação Básica dos NA atendidos pela LEC no que tange às adequações frente aos novos currículos de Ciências e em especial de Astronomia na construção de sequências e recursos didáticos, apoiados na experimentação, no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e na interdisciplinaridade.


Justificativa

Sabe-se que o ensino da Ciências e sua aprendizagem são problemáticos na Educação Básica onde essa unidade curricular é obrigatória; os professores logo de início encontram estudantes desinteressados e resistentes a conhecer os conceitos científicos, e o trabalho na sala de aula fica dificultado, desmotivando professor e aprendizes. Por outro lado, sabemos também que os conhecimentos científicos parecem ser bastante motivadores para a Educação Infantil onde os estudantes começam a descobrir o mundo e a sua natureza, e que curiosamente esse interesse e motivação vai decrescendo com a idade; no nível médio, transforma-se em repulsa, a não ser para os que já têm algum interesse para a Ciência. Neste sentido a formação continuada do professor de Ciências através de oficinas, debates, mesas redondas, palestras, construção de aparatos experimentais de baixo custo e fácil aquisição e observações astronômicas estimulará a participação ativa dos professor e por conseguinte dos seus estudantes, despertando a curiosidade e interesse, favorecendo um efetivo envolvimento com o ensinar e com o aprender, propiciando a construção de um ambiente motivador, agradável, estimulante, rico e diverso em situações novas e desafiadoras que, quando bem empregadas, aumentam a probabilidade de que sejam elaborados conhecimentos e sejam desenvolvidas habilidades, atitudes e competências relacionadas ao fazer e entender a Ciência, conforme promulgam os PCNs, CBC e BNCC, principalmente por desencadear uma participação expressiva dos estudantes pertencentes ao PIBID e à Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM.


Objetivos

Capacitar e instrumentalizar professores das Escolas de Educação Básica dos NA atendidos pela LEC e seu entorno, promovendo oficina de construção de instrumentos astronômicos, observações astronômicas, rodas de conversas, construção de aparatos experimentais, sequências didáticas e inserção de TDIC (como Stellarium e NASA Eyes) no cotidiano escolar. Como objetivos gerais destaca-se: a) Promover sessões de observação do céu com telescópio que será levado às comunidades e escolas dos NA; b) Alicerçar a parceria entre a UFVJM e as Escolas Estaduais da comunidade dos estudantes da LEC, implementando e instrumentalizando o laboratório de Ciências dessa escolas; c) Construir e validar aparatos experimentais de Ciências e Física em cooperação com os professores das escolas de Educação Básica e os estudantes da LEC participantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica; d) Instalar, em locais formais e não formais, mesas redondas, rodas de conversas, debates e palestras com o intuito de aproximar os estudantes das escolas de Educação Básica de assuntos instigantes e das mais recentes descobertas científicas na área de Física, Astronomia e Ciências em geral. Como objetivos específicos busca-se: Incentivar a pesquisa e despertar nos discentes formas de: a) Conhecer o universo através do estudo da Ciência e da Astronomia; b) Perceber as características do céu no período da noite e do dia; c) Estabelecer uma relação do estudo sobre planetas, luas, estrelas e cometas como objetos extraterrestres, buscando perceber as suas formas, tamanhos e cores, para seriar e classificar objetos concretos do cotidiano; d) Reconhecer os nomes, distâncias, formação e quantidades de planetas do nosso Sistema Solar; e) Identificar o Sol, a Terra e a lua no Sistema Solar, através de maquetes e /ou vídeos e / ou simulações computacionais; f) Assentir de forma crítica as contribuições da Ciência e em especial da Astronomia para o nosso dia a dia; g) Identificar as fases da lua e as estações do ano com maquetes e aparatos experimentais; h) Discernir e nomear as luas de vários planetas; i) Legitimar as diferenças entre o dia e a noite, partindo de conceitos e aparatos experimentais; j) Reconhecer os benefícios e malefícios do Sol para as pessoas, para o meio ambiente e para a nossa subsistência.


Metas

O presente projeto de extensão abarca quatro objetivos, que em linhas gerais possuem como pressupostos a instrumentação e a formação docente e discente em Ciências. Por conseguinte, espera-se que a qualidade das aulas de Ciências, Física, Química, Matemática, Astronomia, dentre outras, lá na Educação básica, sejam modificadas/transformadas de forma significativa, promovendo uma inserção ainda maior de estudantes oriundos desse nível ao ensino superior e consequentemente ocorra uma redução expressiva na retenção e na evasão escolar destes estudantes, independente do curso superior de sua escolha. Almeja-se, ainda, que a instrumentação em Ciências, os debates em espaços formais e não-formais e as observações astronômicas permitam reduzir os ruídos cognitivos que os professores e os estudantes da Educação Básica carregam em sua formação. Ainda nessa premissa, a adição dos licenciandos em Educação do Campo participantes dos programas PIBID e Residência Pedagógica oportunizará amadurecimento conceitual, procedimental e atitudinal na sua formação docente.


Metodologia

A extensão universitária visa a levar, por um lado, às comunidades atingidas pelos NA da LEC da UFVJM e da região das comunidades dos discentes do curso, o desenvolvimento e a aplicação de pesquisas e ensinos realizados em seus departamentos acadêmicos, buscando modificar realidades e melhorar a qualidade de vida das populações assistidas. Por outro lado, abre a convivência e a interação com as comunidades e, no convívio, novos conhecimentos são descobertos e trocados e situações diferentes daquelas vivenciadas na Universidade e nas escolas parceiras, intramuros acontecem; constrói-se, dessa forma, uma pluralidade que flexibiliza a elaboração de projetos de extensão ainda mais abrangentes e fortalece o ensino que ali se constituem. Dessa forma, o este projeto de extensão que ora se propõe, ocorrerá no decorrer do ano de 2023 com atividades de observação do céu com telescópios e lunetas e nas escolas que aderirem ao projeto, com os debates em espaços formais e não formais acerca de conceitos científicos contemporâneos além da instrumentação de professores de Ciências (Física, Química e também Matemática) da Educação Básica. Como o projeto disporá de variados eventos, as datas e o local das suas realizações serão organizadas pela equipe que o compõe juntamente com os parceiros. Para o subprojeto "Atividades de Popularização e Divulgação da Astronomia nos Espaços Formais e Não Formais de Ensino" teremos sessões especiais de observação do céu que serão programadas quando ocorrerem chuvas de meteoro, aproximações de cometa, dia nacional da Astronomia, eclipses, dentre outros. A programação será disponibilizada no portal da LEC, o no BLOG Guia da Física e nas redes sociais, acompanhados, quando necessário, de material adicional para o aprofundamento dos temas abordados. Ainda para este projeto de extensão serão demonstrados alguns instrumentos como telescópios, lunetas e os matérias de apoio tais como: maquete do sistema solar em escala, maquete das constelações, relógio do Sol e do Cruzeiro do Sul, Astrolábios, Paralaxes e os software Astro3D, Astron3D (desenvolvidos no Laboratório de Tecnologias Educacionais da Unifal, no qual este proponente fez parte como professor em cooperação técnica), Stellarium e NASA Eyes. Para o subprojeto "A Ciência nas Comunidades" criar-se-á parcerias que ampliam as possibilidades de formação docente e constrói propostas para abordagem do Ensino de Ciências na Educação Básica. Para este subprojeto, realizar-se-á um levantamento junto a direção, professores e estudantes das Escolas parceiras (aquelas atendidas pelos NA da LEC) no sentido de conhecer o espaço destinado à implantação de um laboratório de Ciências e consequentemente dos experimentos e equipamentos a serem desenvolvidos e confeccionados. Para a confecção dos experimentos utilizar-se-á materiais de baixo custo e fácil aquisição e teremos como protagonistas nessa ação os discentes do curso de licenciatura em Educação do Campo participantes do PIBID e Residência Pedagógica, os professores e estudantes das escola parceiras, os mestrandos do PPGECMaT - UFVJM. Para a confecção dos aparatos experimentais será realizado junto à comunidade da Escola uma campanha de arrecadação de materiais eletrônicos em desuso, brinquedos em bom estado, dentre outros utensílios que possam ser empregados na construção dos aparatos. Durante a construção dos aparatos experimentais serão gravados vídeos na forma de tutoriais que auxiliarão os novos estudantes e professores em construções futuras. Além dos vídeos, serão preparadas sequências didáticas para serem empregadas em articulação com os experimentos, possibilitando a inserção e implantação do laboratório do tipo investigativo, objeto desse projeto de extensão. Para o subprojeto de extensão "Ciência na Comunidade", serão propostas palestras e mesas redondas em escolas públicas das comunidade atendidas pelos NA da LEC onde a ideia principal é conversar com os professores de Física, Química, Astronomia, Matemática das escolas para ter uma lista de assuntos de interesse dos estudantes acerca de temas possíveis para os debates. Para a divulgação das ações pertencentes aos subprojetos de extensão serão utilizadas as redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, grupos no WhatsApp, blogs, dentre outros. O acompanhamento da ação será realizado na forma de questionários elaborados e entregues (via e-mail) com o auxílio do Google Forms aos cursistas, onde será possível avaliar a ação, os objetivos propostos em cada aparato experimental, as contribuições, as sugestões de melhorias, os apontamentos acerca dos objetivos propostos e atingidos, dentre outros.


Referências Bibliográficas

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Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Este projeto de formação e instrumentação docente, não se basearia exclusivamente na aquisição de conhecimentos no conforto da sala de aula dentro da UFVJM. Os conhecimentos ali aprendidos serão confrontados com a realidade vivenciada pelas escolas parceiras e pelas comunidade atendidas pelos NA da LEC. Esse tipo de interação oportuniza aos profissionais, em formação inicial (PIBID e RP) e em formação continuada (professores da Educação Básica), maior abertura para relacionar a teoria com a prática, pensar em alternativas pedagógicas junto com os professores orientadores e com estudantes da educação básica, visando experienciar outras possibilidades de abordagens para o ensino e a aprendizagem de Ciências. Essa vivência, potencializada pela extensão, torna a formação mais próxima da realidade se comparada àquela inserida na sala de aula, dentro dos muros da universidade que, no máximo, reflete sobre um exemplo fictício daquilo que poderia ser uma situação problemática na educação básica. A participação em uma ação extensionista como as propostas nesse projeto e seus subprojetos podem viabilizar uma conscientização social permitindo aos envolvidos desenvolver atitudes com maior preocupação com pessoas menos favorecidas socioeconômica e/ou culturalmente, com o conhecimento científico, com o meio ambiente, dentre outras, para além do foco exclusivo na formação como docente. Nesse sentindo, as ações de extensão aqui propostas podem favorecer uma produção de conhecimento pluriversitário.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O ensinar está inserido em uma dimensão cujo maior objetivo é preparar o homem para ser uma totalidade, e não para voltar-se somente para si, ou seja, preparar o homem para tomar consciência de seu papel na sociedade onde vive, enquanto ser social, que por assim ser, desempenha vários papéis no funcionamento desta sociedade. Neste sentido o presente projeto de extensão promoverá a interação entre docentes e discentes do curso de licenciatura em Educação do Campo - área de Ciências da Natureza, docentes da Educação Básica (EB), estudantes da EB, além de apreciadores das Ciências para que, de forma síncrona, possam debater temas científicos históricos e contemporâneos, construir aparatos experimentais que suprirão carências nas escolas de EB, realizar observações astronômicas no intuito de REconhecer o céu e seus limites espaciais e temporais e discutir temas científicos polêmicos na atualidade. Estas atividades de extensão possibilitam denotar a relevância das ciências e seu impacto na sociedade, através dos debates e mesas redondas; permite construir conceitos matemáticos e científicos durante a confecção dos experimentos para a instrumentação das escolas parceiras nos projetos, viabiliza a inserção de estudantes da EB no cotidiano da Universidade em seus espaços de pesquisa e ensino, assegura uma formação ainda mais sólida aos docentes da EB no que tange aos conceitos científicos e consolida a formação dos discentes da licenciatura em Educação do Campo ao promover, organizar e preparar essas ações.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Claramente apoiado no PPC da LEC e nas normativas da UFVJM acerca dos programas PIBID e RP, este projeto de extensão preconiza o desenvolvimento de ações pedagógicas que produzam novos conhecimentos através de processos investigativos demandados pelas necessidades sociais e pedagógicas observadas e relatadas em vários artigos publicados em periódicos nacionais que consideram os três fins principais da universidade passando pela investigação, o ensino e a prestação de serviços, desenvolvendo atribuições procedimentais ligadas à mobilidade acadêmica principalmente aos discentes do curso em regime de Alternância como a LEC. Neste sentido o projeto realizará um planejamento sistêmico de leituras, diálogos, debates, mesas redondas, oficinas, uso de TDIC e observações astronômicas que, por si só, caracterizam a sua indissociabilidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes do curso de licenciatura em Educação do Campo terão como orientadores os docentes envolvidos nos subprojetos que compõem este projeto assegurando discussões e debates sólidos acerca dos conceitos científicos envolvidos na construção dos aparatos experimentais, da preparação e execução das observações astronômicas, da confecção das sequências didáticas que acompanharão os experimentos, da leitura de artigos e textos de autores renomados da área de Ensino de Física, Química e Ciências, do contato com estudantes da EB, da relação ainda mais próxima com os docentes da EB e da metodologia de avaliação do seu desempenho frente às ações.


Impacto e Transformação Social

A extensão é uma forma de a universidade inserir-se na comunidade, extrapolando o ambiente de sala de aula, divulgando as informações acerca da educação e do ensino e fortalecendo o vínculo ensino-serviço-comunidade. Percebe-se, hoje, que a UFVJM se legitima por suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, o que destaca a importante inserção em nível regional desta Universidade. Significa a premência em desenvolver programas e projetos vinculados às necessidades regionais, traduzidos por pesquisas que se constituam a base de formação acadêmica e retornem à comunidade como produto que venha a efetivar mudanças sociais locais e regionais. Neste sentido, este projeto de extensão busca alicerçar a formação docente em sala de aula na Educação Básica, a qualificação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo e fomentar as mais variadas discussões acerca dos conceitos científicos contemporâneos, consolidando a qualidade das aulas de Ciências, Física, Química, Matemática, Filosofia, Astronomia, dentre outras na sala de aula da Educação Básica através da instrumentação dos professores que atuam neste seguimento de ensino, promovendo a aplicação do conhecimento em situações científicas cotidianas, estimulando a busca pelo enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade e o crescimento regional em ciência aplicada.


Divulgação

Para a divulgação do projeto de extensão, utilizar-se-á: O site da LEC no repositório da UFVJM; Blog do professor proponente; Estudantes da LEC através de suas redes de contatos nas comunidade; Canal do YouTube do professor proponente.


Público-alvo

Descrição

Estudantes da Educação Básica; Professores de Ciências, Física, Química, Matemática e Astronomia das escolas parceiras; comunidades atendidas pelos NA da LEC.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Ouro Verde de Minas - MG

Município

Serro - MG

Município

Felisburgo - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Veredinha - MG

Município

São Gonçalo do Rio das Pedras - MG

Município

Araçuaí - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Participará nas primeiras oficinas e observações do céu com cessão do espaço para a oficina de Astronomia, observação do céu, debate com professores, discentes e membros da comunidade.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 32 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

As palestras e mesas redondas serão implementadas em escolas públicas, ou praças públicas, ou anfiteatros, ou sindicatos, ou igrejas das comunidade atendidas pelos NA da LEC onde a ideia principal é conversar com os professores de Física, Química, Astronomia, Matemática das escolas para ter uma lista de assuntos de interesse dos estudantes acerca de temas possíveis para os debates. após o levantamento do tema, será realizado uma apresentação via sessão de vídeos e/ou documentários, discussões acerca do que foi apresentado e uma roda de conversa com pontos relevantes às possibilidade, limitações e impactos do que foi discutido.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Para esta atividade, que terá um caráter de oficina de Astronomia, teremos sessões especiais de observação do céu que serão programadas quando ocorrerem chuvas de meteoro, aproximações de cometa, dia nacional da Astronomia, eclipses, dentre outros. Ainda para esta atividade, serão demonstrados alguns instrumentos como telescópios, lunetas e os matérias de apoio tais como: maquete do sistema solar em escala, maquete das constelações, relógio do Sol e do Cruzeiro do Sul, Astrolábios, Paralaxes e os software Astro3D, Astron3D, Stellarium e NASA Eyes via uso de projeção com computador e Datashow.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Para esta atividade, realizar-se-á um levantamento junto a direção, professores e estudantes das Escolas parceiras no sentido de conhecer o espaço destinado à implantação de um laboratório de Ciências e consequentemente dos experimentos e equipamentos a serem desenvolvidos e confeccionados. Para a confecção dos experimentos utilizar-se-á materiais de baixo custo e fácil aquisição e teremos como protagonistas nessa ação os discentes do curso de licenciatura em Educação do Campo participantes do PIBID e Residência Pedagógica, os professores e estudantes das escola parceiras. Para a confecção dos aparatos experimentais será realizado junto à comunidade da Escola uma campanha de arrecadação de materiais eletrônicos em desuso, brinquedos em bom estado, dentre outros utensílios que possam ser empregados na construção dos aparatos. Durante a construção dos aparatos experimentais serão gravados vídeos na forma de tutoriais que auxiliarão os novos estudantes e professores em construções futuras. Além dos vídeos, serão preparadas sequências didáticas para serem empregadas em articulação com os experimentos, possibilitando a inserção e implantação do laboratório do tipo investigativo.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O Cronograma geral das atividades a serem realizadas no projeto de extensão encontra-se nos ANEXOS.