Visitante
Teoria e prática: caminhos para a construção de um projeto de intervenção para estudantes das escolas do Município de Diamantina-MG
Sobre a Ação
202203000400
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
20/07/2023
30/11/2023
Dados do Coordenador
mara lúcia ramalho
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
As informações sobre o desenvolvimento do Projeto - Teoria e prática: caminhos para a construção de um projeto de intervenção para estudantes das escolas do Município de Diamantina-MG serão divulgadas pelas redes sociais dos estudantes envolvidos no processo de formação, bem como na rede social da prefeitura de Diamantina, mediante solicitação da Secretaria Municipal de Educação.
Membros
O projeto em questão foi organizado com bases pactuadas entre o município de Diamantina, DEAD/UFVJM. Tem como objetivo contemplar ações que proporcionem o desenvolvimento de habilidades por parte dos discentes, em relação ao aprendizado da leitura, da escrita e matemática. Pretende oportunizar a formação de 02 bolsistas vinculados a SME e 108 estudantes vinculados ao Curso de pedagogia EAD, para o desenvolvimento de processos de intervenção, importante conhecimento teórico prático para gestores.
Interdisciplinaridade, Gestão, Intervenção pedagógica
O Presente projeto tem a sua origem na necessidade de organização de uma ação no formato de um piloto, que proporcione a Diretoria de Educação a Distância- DEAD o exercício no desenvolvimento de uma ação que se caracteriza como curricularização da extensão. Por tal motivo, foi organizado com bases pactuadas entre o município de Diamantina, DEAD (Curso de Pedagogia) e COPESE da UFVJM. Do ponto de vista metodológico a presente ação, encontra-se organizada em duas etapas. A primeira que tem como objetivo contemplar ações que proporcionem a criação de um repositório de atividades didático-pedagógicas, no formato de sequência didática, visando contribuir com o aprendizado da leitura, da escrita, produção de textos e conteúdos programáticos referentes a unidade Curricular matemática, de forma a contribuir com a Melhoria do Índice de Educação Básica - IDEB. Etapa esta que envolverá uma ação interdisciplinar entre as Unidades Curriculares: estágio supervisionado na Gestão Escolar e Gestão e Coordenação pedagógica que será realizada por meio do presente projeto de extensão - Teoria e prática: caminhos para a construção de um projeto de intervenção para estudantes das escolas do Município de Diamantina-MG. Na segunda etapa será realizada a aplicação das atividades organizadas pelos estudantes do Curso pedagogia, participantes do projeto em questão nas Escolas Escola Municipal Nathália de Jesus Silva e Escola Municipal Maria Antônia. Paralelo a tal processo, pretende-se promover a realização de reuniões para planejamento, diagnósticos, elaboração de estratégias de ensino próximas do contexto real da escola e da sala de aula. Do ponto de vista teórico a proposta se ampara em uma abordagem das temáticas "Interdisciplinaridade, Gestão, Intervenção pedagógica e curricularização da extensão." Ao final da proposta, tem-se a intenção de por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Diamantina- MG, objeto do projeto em questão, a saber: Escola Municipal Nathália de Jesus Silva e Escola Municipal Maria Antônia, alcançar três importantes metas: a primeira que se refere a formação de estagiárias em atuação na SMED para que compreendam a interface entre teoria e prática, a segunda aprimorar o diálogo com a equipe pedagógica das escolas envolvidas (professores e pedagogos) e por fim a terceira que versa sobre o atendimento da demanda apresentada pela equipe gestora da SMED que propõe como problemática norteadora da organização da proposta em questão, o desenvolvimento de uma proposta de intervenção na SMED/Diamantina, que tome como princípios estruturantes a organização da intervenção diagnosticados pela equipe pedagógica da SMED e escolas universo da pesquisa. Assim, ao oportunizar por meio do projeto o acompanhamento do aprendizado e o rendimento dos estudantes, pretende-se viabilizar o aprofundamento teórico de discussões que enfatizem o papel de professores e coordenadores pedagógicos. Esse acompanhamento é fundamental para a identificação de conteúdos que precisam ser revistos, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Não se pode negar que esta problemática tem se tornado objeto de discussão durante processos de formação continuada que tenham como universo o atendimento a professores e pedagogos. Aliada a tal discussão, parece se consolidar um consenso em torno da ideia de que a extensão pode contribuir para o fomento de ações que estabelecem um diálogo interessante entre a formação continuada e intervenção pedagógica. Tendo em vista que são estruturantes em ambas as estratégias supracitadas, levar em conta a vivência dos partícipes do processo, atitudes, formas de aprender, interagir e relacionar-se com os seus pares. O que na perspectiva de Freire ( 1977, 36) denota que a ação extensão pode favorecer o entendimento de que “o conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julgam não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações”. Por tal perspectiva, segundo Nóvoa (1991) na realidade brasileira, pode-se perceber alterações na identidade do professor, pois ao formar-se, forma também a escola e produz a profissão docente. A partir de tal perspectiva, será estruturante para a organização do marco teórico que compõe o projeto em questão a reflexão sobre a ação, na perspectiva dos diferentes envolvidos no processo, a saber: professores, estagiários e pedagogos. No que se refere ao processo de reflexão, em especial na perspectiva de Pimenta (2002) é preciso construir o entendimento em torno da ideia de que numa sociedade em constante transformação, é necessário reconstruir conhecimentos e estratégias de ação de forma permanente para enfrentar situações e contextos imprevisíveis. A reflexão durante a realização de uma ação desencadeia a percepção em cada sujeito de aprimoramentos no processo que gera o fazer que segundo Mendonça (1983) se caracteriza como um movimento de reconceptualização, ou seja, estimula o sujeito a rever se de fato tem constituído conceitos e se consegue utilizá-los durante a realização de práticas. Por fim, ainda precisa-se mencionar que as ações estarão apoiadas em pressupostos de Libâneo (1994) para amparar as discussões sobre prática pedagógica, Mendonça (1983) reconceptualização, Pimenta (2002) reflexão sobre a ação e Nóvoa (1991) formação de professores. Para finalizar, cabe mencionar que a melhoria da educação passa necessariamente pelo investimento na formação inicial e continuada de professores, bem como no seu desenvolvimento profissional e nas escolas, tendo em vista que a escola como um todo se transforme num ambiente reflexivo e se constitua num espaço crítico de análise permanente de suas práticas. Diante ao exposto, é que se apresenta o presente projeto, cuja expectativa é ao final do processo consolidar na DEAD um piloto que possa apoiar o processo de curricularização da extensão, por meio da experiência vivenciada.
A prefeitura Municipal de Diamantina, por meio da equipe de gestores pedagógicos após realizar a análise dos resultados da avaliação externa e ao tomar como referencial a análise do desempenho dos discentes apresentados pela equipe gestora das escolas municipais, identifica uma demanda que refere-se a necessidade de construir uma proposta de intervenção que se constitua um enfrentamento para auxiliar um grupo de discentes que apresentam muita dificuldade na construção de habilidades e competências, necessárias a aquisição de conceitos estruturantes para a aprendizagem dos conteúdos programáticos comuns à estrutura curricular do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Diante ao exposto, emerge a problemática norteadora da construção do presente, com bases pactuadas entre a SMED- Diamantina e a UFVJM, por meio da coordenação do processo pela Diretoria de Educação a Distância. A partir de tal consenso, acerca da necessidade de construção de uma proposta de intervenção, emerge o presente projeto que tem como objetivo contemplar ações que proporcionem o desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos, em relação ao aprendizado da leitura, da escrita e redação. Cabe mencionar ainda que somente diante ao estabelecimento de um sistema de colaboração entre os entes se tornará possível a melhoria da qualidade da Educação Pública ofertada nas diferentes regiões do pais, cabendo então às universidades se tornarem parceiras dos municípios em prol a construção de projetos e desenvolvimento de ações que favoreçam a construção de estratégias cujos objetos emergem do locus das escolas do municipio e dialoguem com os objetos de pesquisa, ensino dos docentes em atuação nos espaços de formação e deste encontro culmine na elaboração de projetos de extensão. Tendo em vista a necessária concretização da parceria que se estabelece nesta ação serão envolvidos ao longo do processo de formação/intervenção professores, pedagogos e discentes, todos vinculados a duas escolas do Município, a saber: Escola Municipal Nathália de Jesus Silva, e Escola Municipal Maria Antônia. A opção por estas duas escolas que se tornam nesta proposta o universo da intervenção justifica-se no fato das mesmas apresentarem índices relacionados ao desempenho dos discentes que desvelam tal demanda, dentre eles pode-se mencionar, o baixo desempenho do quantitativo de estudantes que será contemplado, na condição de público alvo do projeto em questão. Por fim, é mister afirmar que a neste contexto o desenvolvimento de propostas de intervenção auxiliam os entes a cumprir a sua missão, cada um de acordo com o que encontra-se previsto no aparato legal, seja a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-Lei no 9.394/1996 , o Plano Nacional de Educação (2014-2024), O Plano de Ações Articuladas - PAR e o Plano Municipal de Educação - PME em vigência.
Objetivo Geral Contemplar ações que proporcionem o desenvolvimento de habilidades por parte dos discentes em relação ao aprendizado da leitura, escrita e matemática. Objetivos específicos Proporcionar a formação de uma equipe cedida pela Secretaria Municipal de Educação de Diamantina - SMED (professores, pedagogos e estagiários), tomando-se como referencial a discussão sobre as temáticas ensino e aprendizagem e sociedade Elaborar e desenvolver atividades de intervenção para discentes matriculados nas duas escolas objeto da proposta em questão nos 1º, 2º,3º,4º e 5º ano do ensino fundamental, que apresentem baixo desempenho na construção das habilidades e competências necessárias a formação na supracitada etapa do processo de escolarização, ao se tomar como referencial a matriz de referencia do SAEB. Elaborar planos para a operacionalização do processo de ensino e aprendizagem, de forma que a equipe envolvida possa refletir e entender o planejamento como princípio fundamental à prática educativa. Construir junto aos parceiros indicadores que possam favorecer o monitoramento e a avaliação das ações previstas no projeto em questão.
1ª Meta- produzir na Unidade Gestão e Coordenação Pedagógica atividades que possam contribuir para a aquisição de habilidades e consolidação de competências comuns aos anos iniciais do ensino Fundamental, a partir da análise dos documentos: 1. Mapa - Plataforma Estudo de Casa , 2. Plano de Curso elaborado pela secretaria de Estado da Educação do município que o estudante encontra-se vinculado, de forma a contemplar no mínimo 25% das habilidades necessárias ao processo de aprendizagem no 2º, 3º, 4º e 5º ano. 2ª Meta - utilizar no mínimo 25% das atividades produzidas pelos estudantes vinculados ao Curso de Licenciatura da DEAD, para o planejamento das atividades de intervenção que será desenvolvido pelos bolsistas cedidos pela SME/Diamantina. 3ª Meta - Desenvolver o processo de intervenção para no mínimo 30 estudantes vinculados a rede municipal de ensino de Diamantina, vinculados ás escolas Nathália de Jesus silva e Maria Antônia. 4º - Oportunizar a formação para 02 estagiárias na área de Pedagogia na Modalidade a Distância e para 108 estudantes matriculados na Unidade Curricular Coordenação e Gestão Pedagógica, em especial para o desenvolvimento de processo de intervenção pedagógica.
A opção pelo método para nortear as ações a serem desenvolvidas na presente proposta, toma como referencial a premissa, em torno da ideia de que uma intervenção pedagógica é eficaz quando tomar os resultados de avaliações como base e/ou o histórico pedagógico referente ao processo de ensino e aprendizagem construído pela equipe gestora em atuação na escola e na SMED. Diante a tal constatação a metodologia encontra-se organizada em quatro etapas, a saber: 1ª Etapa - Reuniões para apresentação e construção de indicadores - Elaboração/Apresentação do projeto de intervenção para os parceiros e posterior cadastro do mesmo junto a Pro-reitoria de Extensão da UFVJM. (Participantes: a equipe gestora, professores, pedagogas e estagiárias) - Realização de reuniões quinzenais com a equipe vinculada ao projeto e cedida pela SMED (professores, pedagogos e estagiários), para a realização de estudo de referenciais necessários ao planejamento e construção de indicadores com bases pactuadas, para nortear o monitoramento e a avaliação das ações desenvolvidas durante a realização da intervenção objeto do presente projeto. Avaliação diagnóstica - Neste momento será realizada uma análise de materiais norteadores da ação nas escolas municipais de Diamantina, em especial : Mapeamento completo das habilidades não consolidadas, objetivando a organização de um diagnóstico, que será o ponto de partida para a organização do processo de intervenção. Material de Apoio para a organização do processo de intervenção 1. Mapa - Plataforma Estudo de Casa 2. Controle de presença 3. Plano de Curso elaborado pela secretaria de estado da Educação 4. Links dos livros didáticos O material de apoio também será objeto de estudo na Unidade Curricular Gestão e Coordenação pedagógica, em especial o tópico: Estudo investigativo de uma prática e/ou tema da área ou atividade de extensão junto a comunidade. Nesta etapa os discentes deverão a partir do contato com materiais que possam indicar as habilidades necessárias ao processo da leitura, escrita, produção de textos e matemática, de forma que os mesmos possam em contato com docentes em atuação nos anos iniciais do ensino Fundamental, elaborar atividades criativas/inovadoras que possam auxiliar na Introdução, sistematização e avaliação dos conteúdos. Os discentes vinculados a mencionada unidade, serão avaliados de acordo com o Plano de ensino na mencionada unidade, tópico 5. 2ª Etapa - Oficinas para Planejamento das atividades de intervenção - Elaboração, planejamento e desenvolvimento de atividades que possam auxiliar na construção de habilidades estruturantes para o aprendizado da leitura, escrita, produção de textos e matemática. (participantes: coordenadora, vice coordenadora e estagiárias) - Monitoramento e avaliação das etapas, por meio da construção de relatórios virtuais parciais bimestrais. (participantes: professora, estagiárias e a supervisora). Nesta etapa, cada participante indicado, irá realizar o preenchimento dos relatórios, que servirão de objeto para a avaliação formativa, bem como para a compreensão sobre o processo realizado 3ª Etapa - Desenvolvimento da proposta de intervenção - As atividades de intervenção serão desenvolvidas nas escolas, objeto da proposta em questão, pelos estagiários cedidos pela SMED que estarão diretamente sob a orientação dos profissionais da UFVJM. -- A intervenção será realizada nas escolas, objeto do projeto em questão, cada estagiário desenvolverá ações em quatro dias da semana, a saber: terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, cumprindo uma carga horária de 2 horas diárias para as atividades de intervenção e 01 hora para diálogos com o supervisor e 01 hora para realização dos registros diários. -- Na segunda-feira os estagiários cedidos pela SMED deverão cumprir a carga horária de 4 horas na sede da Diretoria de Educação a Distância DEAD/UFVJM para o planejamento das atividades propostas pela equipe envolvida no projeto. -- Os estagiários cedidos pela SMED deverão ainda apresentar um mínimo de dois trabalhos científicos em eventos promovidos pela UFVJM ou por outras instituições durante os 08 meses de vigência da proposta. 4ª Etapa - Consolidação dos registros organizados durante a realização do projeto - Avaliação formativa- Consolidação dos registros organizados ao longo do desenvolvimento do projeto em questão. (Participantes: supervisor, professor, estagiário)Anexos: 01, 02 e 03 - Aplicação de questionário eletrônico de avaliação. (Participantes: Discentes da educação básica e familiares)
1. VASCONCELLOS, Celso dos Santos Vasconcelos. Construção do conhecimento em sala de aula. . In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83). 2.VASCONCELLOS, Celso dos Santos Vasconcelos. Planejamento: projeto de ensino. Aprendizagem e projeto Político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 10ª ed. São Paulo: Libertad, 2002 (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v.1) 3. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 4. MENDONÇA, Nadir Domingues. O uso dos conceitos: uma questão de interdisciplinaridade. Bagé, FAT/FUnBa, 1983. 5. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.) professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. 6. CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova didática. 22 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 7. NÓVOA, Antonio. A formação contínua de professores:realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991. 8. FREIRE, Paulo, 1977. Extensão e comunicação? Rio de Janeiro, Paz e Terra.
A interação dialógica orienta o desenvolvimento de relações entre a Universidade e os setores sociais marcadas pelo diálogo e pela troca de saberes, superando-se o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Diante ao exposto, pode-se afirmar que as ações que serão desenvolvidas pelo projeto em pauta, primam pela abertura de espaço para diálogos entre profissionais da educação em atuação nas escolas de ensino fundamental do município de Diamantina, professores, pedagogos e estagiários do Curso de Pedagogia e sistema da informação, estudantes do ensino Fundamental e familiares, para que os mesmos possam compreender os resultados das avaliações externas, como uma possibilidade de aprimoramento da prática pedagógica e ações educativas desenvolvidas pela educação do município, objeto do projeto em pauta. Pode-se mencionar ainda que no processo de interação dialógica a que se propõe o referido projeto, pretende-se aprimorar o diálogo entre a Universidade, por meio do Curso de Pedagogia EAD, ao se utilizar os pressupostos da Unidade Curricular Coordenação e Gestão pedagógica como suporte para o desenvolvimento de um processo de intervenção que trará o município de Diamantina como locus da aplicação da proposta de intervenção, cujas atividades serão elaboradas, analisadas e discutidas dentro do contexto da UFVJM e poderá posteriormente ser em uma segunda versão da proposta desenvolvidos em outros locais que se tornarão espaço de aplicação do banco de atividades que será elaborado nesta primeira versão deste projeto.
O presente projeto tem como pilares estruturantes a proposta de desenvolvimento de ações que estejam pautadas na interdisciplinaridade e sua correlação prática e interprofissionalidade, que são essenciais ao trabalho desenvolvido na área da educação, pois a ação interprofissional em educação, por meio da prática colaborativa, é apresentado como uma das melhores formas de se enfrentarem os desafios altamente complexos do setor educacional e a concretização da interdisciplinaridade. Diante ao exposto, pode-se afirmar que a interdisciplinaridade tem grande potencial para dar sustentação a ações integrais e mais resolutivas, sobretudo quando centradas nas necessidades dos sujeitos envolvidos no processo e ainda que dialoguem com a demandas apresentadas pelos sujeitos de um determinado território. Neste contexto, pode-se afirmar que a discussão sobre integração de práticas e saberes se materializa a partir do momento em que se incorpora (ou se tenta incorporar) tais princípios nas práticas das equipes, donde emergirão questões cuja complexidade fomentarão as discussões sobre uma determinada temática que dialoga tanto com o contexto de produção e interação entre os saberes, bem como segundo Batista (2012) encontra-se vinculada à noção do trabalho em equipe, marcado pela reflexão sobre os papéis profissionais, pela resolução de problemas e pela negociação nos processos decisórios, a partir da construção de conhecimentos, de forma dialógica e com respeito às singularidades e às diferenças dos diversos núcleos de saberes e práticas profissionais.
Projetos de extensão que tenham como objeto o desenvolvimento de propostas de intervenção, como é o caso do presente estudo, se ampara em perspectivas em tono da ideia de que a intervenção pedagógica é mais eficaz quando toma resultados de avaliações como base. Neste sentido, a atividade de pesquisa por amparar a análise em métodos que podem desvelar as demandas reais de um determinado universo, se torna uma aliada das ações de extensão, tendo em vista auxiliar na delimitação do objeto para compor o locus de atuação de uma determinada proposta. Por tal perspectiva, realizar avaliações de forma contínua é interessante para que o acompanhamento do aprendizado dos alunos seja possível. O que conduz ao entendimento de que não basta, no entanto, aplicar as avaliações. Os resultados precisam ser analisados para que a intervenção pedagógica consiga agir mais especificamente nas dificuldades encontradas e, assim, ser assertiva, para após a análise dos resultados, os educadores buscar novas formas de conduzir suas aulas e apresentar o conteúdo aos alunos. Assim, no contexto de implantação de um projeto de extensão é mister a interação entre a pesquisa e o ensino, tendo em vista que os pontos que a escola precisa melhorar sendo identificados mediantes atividades de pesquisa, pode proporcionar a organização de estratégias de ensino que serão adotadas em sala de aula com foco no desempenho dos estudantes e no aprimoramento da organização do espaço escolar. Neste movimento, ainda pode-se destacar que a academia por cultivar uma cultura do registro, da socialização, pode ao desenvolver propostas de extensão proporcionar a divulgação do processo vivenciado em eventos científicos e ainda contribuir na construção de políticas públicas auxiliares na melhoria da qualidade da educação no contexto nacional.
Tendo em vista que os estudantes inseridos no presente projeto estarão imersos a um constante processo de formação, cujos pilares estruturantes encontram-se arraigados em três importantes dimensões: A interlocução dialógica entre a comunidade acadêmica com a sociedade; a interdisciplinaridade e interprofissionalidade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pode-se afirmar que a participação dos graduandos possibilitará uma compreensão tanto sobre os processos de gestão da sala de aula, como a gestão de instituições e de equipes, vez que quando o sujeito se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê com clareza as novas possibilidades de uma atuação com qualidade. Assim sendo, as probabilidades de reflexão e crítica sobre as práticas docentes surgem com maior coerência, pois segundo Pimenta (2005, p.26) o saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação.
Diante a um contexto em que se desenvolverá no presente projeto um processo de intervenção, com bases pactuadas entre a DEAD/UFVJM, a prefeitura municipal de Diamantina, que será o locus de aplicação das atividades de intervenção e os Polos de Apoio Presencial localizados nos municípios de: Francisco Sá, Cristália, Capelinha, Papagaios, com oferta do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância, espera-se como impacto: 1º - promover a formação de um universo de 108 estudantes matriculados nos curso de Pedagogia, para atuação em processos de gestão nas escolas das redes estadual, municipal ou privadas. 2º - Auxiliar a prefeitura de Diamantina - MG na melhoria dos índices indicados no mapeamento das habilidades e competências identificados nas avaliações externas, de um quantitativo de 30 estudantes matriculados no Ensino Fundamental da referida rede. 3º - Ampliar as possibilidades de análise dos indicadores da rede Municipal de Diamantina entre a direção das escolas municipais, supervisão, professores e familiares. De forma a envolver um universo de 22 profissionais. 4º - promover a formação de três estagiários, das áreas pedagógica e sistema de informação que estarão diretamente relacionados ao desenvolvimento da ação. 5º - A criação de um repositório de atividades que poderá ser consultado posteriormente por profissionais de diferentes locais do território de atuação da UFVJM, com o objetivo de auxiliar os profissionais da educação no desenvolvimento de práticas pedagógicas que auxiliem os estudantes do ensino fundamental na superação dos desafios referentes a necessidade de aquisição de habilidades e consolidação de competências, indicadas pela BNCC como necessárias a cada nível do ensino fundamental, em especial: 2º, 3º , 4º e 5º ano.
A divulgação do projeto será realizada pela Prefeitura Municipal de Diamantina, para a seleção das escolas que irão participar do projeto, bem como os diretores, professores e supervisores escolares. Para oportunizar a participação dos estudantes vinculados ao Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância, a divulgação será realizada no Ambiente virtual de Aprendizagem da Unidade Curricular Coordenação e Gestão Pedagógica.
Como trata-se de um projeto que vem sendo organizado com bases pactuadas a divulgação também dar-se-á de igual forma, ocorrendo por meio do facebook e instagran da DEAD e de todos os envolvidos na ação.
Público-alvo
Serão contemplados pela ação: diretores , supervisores, analistas, professores e discentes em atuação no 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas Nathália de Jesus Silva, EM. Maria Antônia e ainda 108estudantes matriculados no Curso de Pedagogia a distância na unidade Curricular Coordenação e Gestão Pedagógica, nos Polos de Apoio Presencial do Município de Cristália, Capelinha, Francisco Sá e Papagaios.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A participação da prefeitura de Diamantina, dar-se- á mediante a realização de ações da DEAD/UFVJM junto a Secretaria Municipal de Educação- SME.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 182 h
- Noite;
Criação de atividades para nortear o processo de intervenção Pedagógica, que posteriormente será desenvolvida nas Escolas de Diamantina. Esta elaboração será realizada dentro da proposta curricular da Unidade Gestão e Coordenação pedagógica.
- Noite;
Apresentação Virtual das atividades elaboradas pelos estudantes da Pedagogia e estagiários para os supervisores, professores em uma atividade da unidade Gestão e coordenação pedagógica.
- Manhã;
- Tarde;
Desenvolvimento do processo de intervenção, por meio da aplicação das atividades nas escolas da rede Municipal de Diamantina: Nathália de Jesus Silva e Maria Antônia. A aplicação será realizada por somente 02 estagiárias vinculadas ao curso de Pedagogia e que residem em Diamantina-MG. A intervenção ocorrerá com uma carga horária semanal de 08 horas de terça-feira à sexta-feira. Perfazendo em um período de 06 meses, tempo da intervenção nas escolas que será igual a uma carga horária de 192 horas a bem somente dos dois estagiários que irão aplicar a avaliação.
- Manhã;
- Noite;
Reuniões semanais com os 02 estagiários aplicadores das atividades nas escolas municipais. As reuniões ocorrerão às segundas-feiras com a carga horária de 4 horas. Somente os 02 estagiários que residem em Diamantina e são vinculados ao Curso de Pedagogia irão participar destas reuniões.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Elaboração do relatório final que contará com a participação de toda a equipe, mas o registro ficará na responsabilidade do Coordenadora e vice-coordenaodra.
- Manhã;
Realização de reuniões articuladoras com os Gestores municipais, professores, supervisores, analistas e estagiários bolsistas, para a realização de discussões sobre o processo de intervenção e para a realização de avaliações formativas e reflexões sobre a ação.
- Noite;
Identificação das habilidades e competências norteadoras do processo de intervenção, por meio da análise do mapeamento do desempenho dos estudantes vinculados à rede Municipal de Diamantina-MG