Visitante
Parafraseando o SUS: informações de interesse e utilidade pública
Sobre a Ação
202203000411
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
31/05/2023
31/12/2023
202104000036 - Programa de Extensão em Saúde Coletiva
Dados do Coordenador
ana paula azevedo hemmi
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Comunicação
Saúde
Comunicação estratégica
Regional
Sim
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
@associacao4vintens
Membros
Este projeto tem como objetivo divulgar em linguagem acessível assuntos de interesse público relacionados ao Sistema Único de Saúde para o público leigo no assunto e/ou com escolaridade limitada.
Saúde Pública, participação da comunidade, integração comunitária, colaboração intersetorial, capacitação profissional
O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma política nacional de saúde garantida a todos os cidadãos brasileiros desde a promulgação da Constituição brasileira de 1988 e suas Leis correspondentes (MATTA, 2007). Desde a Reforma Sanitária Brasileira da década de 1980, o debate sobre a necessidade de se ampliar o entendimento de saúde é algo bastante debatido no âmbito da Saúde Coletiva (MIALHE, 2010; MANO, PRADO, 2010). No entanto, não se pode afirmar que esse debate tenha atingido a sociedade de uma forma geral. Acredita-se que há aqueles que desconhecem as prerrogativas do SUS e utilizam o sistema de forma única e exclusiva; e aqueles que compreendem o SUS em teoria, mas não o utilizam na prática. Dessa forma, podemos pensar que há uma divisão ou uma desigualdade de vivências do SUS, própria da nossa sociedade brasileira desigual. Com vistas a propiciar uma maior apreensão dos debates em saúde que envolvem o SUS, este projeto visa divulgar em linguagem acessível assuntos de interesse público relacionados ao Sistema Único de Saúde para o público leigo no assunto e/ou com escolaridade limitada.
A importância da comunicação visando ampliar o conhecimento do público leigo sobre assuntos técnicos e científicos é algo há muito tempo debatido no âmbito acadêmico nas diversas áreas do conhecimento: Educação, Saúde, Linguística, Filosofia da Ciência, dentre outras (FINATTO, 2021). O campo da saúde possui diversas terminologias que são, geralmente, ininteligíveis ao público leigo e/ou com escolaridade limitada. Diante disso, torna-se importante socializar a partir de uma linguagem compreensível para a sociedade em geral (FINATTO, 2021).
Divulgar em linguagem acessível assuntos de interesse público relacionados ao Sistema Único de Saúde para o público leigo no assunto e/ou com escolaridade limitada. Objetivos Específicos: - Identificar junto a comunidade externa de Diamantina o seu entendimento sobre o SUS, saúde, bem-estar; - Interagir a comunidade universitária com a comunidade externa para o melhor entendimento relacionado ao SUS e para possíveis resoluções de problemas, superação de dificuldades; - Realizar troca de conhecimentos de forma verbal de maneira a transformarmos tais conhecimentos em divulgação sobre o SUS; - Envolver docentes e discentes (de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, BCH e outros) na realização das atividades;
Espera-se contribuir indiretamente para a construção do SUS em Diamantina envolvendo sua população usuária. Porém, algumas metas são de caráter de curto, médio e longo prazo. Curto prazo: -Realizar 1 postagem semanal sobre o assunto no período de maio a dezembro de 2023. -Ampliar em pelo menos 100 o número de seguidores da página do Instagram do Nupeesc de maneira a atingir o maior número possível de pessoas usuárias do SUS em Diamantina e região. - Envolver pelo menos 3 docentes e 30 discentes (de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, BCH e outros) na realização de ações de extensão universitária. Médio prazo: - Contribuir para a resolução de problemas relacionados ao entendimento sobre o uso do Sistema Único de Saúde no município de Diamantina. Longo prazo: - Propiciar impacto e transformação social, ao nos propormos um primeiro contato sobre o tema.
O método utilizado para a confecção do material a ser divulgado se pautará nas seguintes etapas: Levantamento de dados junto a população; Capacitação dos discentes sobre os conceitos: Saúde, SUS (princípios e diretrizes), Proteção Social, Redes de Atenção à Saúde, Políticas de Saúde. Realização de uma paráfrase pelos discentes de maneira a traduzirem a compreensão desses conceitos; Debate junto a comunidade externa sobre esses temas; Ajustes por parte da docente para transformar em linguagem clara e simples, sendo fiel aos conceitos; Elaboração de Carrosséis, Vídeos, Reels, dentre outros pelos discentes; Divulgação na página do Instagram do NUPEESC Acompanhamento dos comentários, seguidores, debates, compartilhamento, dentre outros sobre os temas; Avaliação por parte da equipe a partir das métricas do Instagram. Considerando que as ações de extensão possuem como eixo principal o diálogo entre comunidade externa e universidade, adotar-se-á estratégias de visitas em bairros periféricos para conversar com as pessoas usuárias do SUS. Os discentes serão responsáveis, sob orientação docente, em promover esse diálogo.
FINATTO, M.J.B. Curso Texto Fácil. UFRG: Lumina. 2021. Disponível em: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=142 . Acesso em: jan. 2023. MATTA, G.C. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. In: MATTA, Gustavo Corrêa; PONTES, Ana Lucia de Moura (Org.). Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007. p. 61-80. (Coleção Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde, 3). Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/39223/Pol%EDticas%20de%20Sa%FAde%20-%20Princ%EDpios%20e%20Diretrizes%20do%20Sistema%20%DAnico%20de%20Sa%FAde.pdf?sequence=2 Acesso em:06 abr. 2023. MIALHE, F.L. “Dialogando com o saber popular na elaboração de materiais educativos”. IN: MANO, M.A.M; PRADO, E.V. (orgs.) Vivências de Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: a realidade é a utopia. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 193 - 198. MANO, M.A.M; PRADO, E.V. Vivências de Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: a realidade é a utopia. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 254p.
A interação dialógica ocorrerá de duas formas: 1 - a partir do contato direto com a comunidade externa e usuária do SUS nos bairros periféricos de Diamantina. Dessa forma, será possível estabelecer um diálogo entre a comunidade universitária e a comunidade dos bairros. 2- por meio das postagens na página do Instagram em que será estimulado a participação da sociedade por meio de enquetes, comentários, etc. No entanto, estamos no processo de atrair seguidores para a página, sobretudo, o público externo da UFVJM. Isso está sendo realizado com o envolvimento da equipe do Nupeesc com o Conselho Municipal de Saúde de Diamantina, com a Associação de Bairro dos Quatro Vinténs e com a EPIL.
Como as informações se pautam na vivência de discentes de diferentes cursos da UFVJM, será necessário o diálogo entre eles para elaborarem os materiais, pois o objetivo da proposta é de se pautar em temas do SUS e não em uma área específica do conhecimento. Além disso, o Nupeesc é composto por docentes de diferentes áreas do conhecimento que estão em constante diálogo para a realização das demais ações do Núcleo. Estas fomentarão também os materiais produzidos neste projeto. (Ver próximo item).
Esse aspecto será contemplado, pois as informações a serem divulgadas serão proveniente dos conteúdos teóricos trabalhados ao longo das Unidades Curriculares de Introdução à Saúde Coletiva e Saúde nas Comunidades oferecidas a discentes dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia. Outras postagens poderão ser construídas a partir das atividades de Pesquisa desenvolvidas pela Equipe do Nupeesc cujo o tema é a participação social na saúde. O método de ensino ativo por meio do Problem Based Learning (PBL) possibilitará associar os problemas da sociedade, os conceitos aprendidos e pesquisados para articular às informações que serão produzidas.
Os discentes serão responsáveis por criar os textos e a arte das informações, sob orientação direta da coordenadora do projeto. Como impacto na sua formação, tem-se ampliar o entendimento sobre os temas em saúde, desenvolver trabalho em equipe, além do desafio em transformar linguagem técnica em linguagem simples destinada a um público leigo.
A transformação social é um aspecto de longo prazo, porém atentar a formação crítica para a importância de socializar aspectos relacionados aos direitos em saúde dos cidadãos é um passo importante para as futuras mudanças na região. Além disso, como impacto de curto prazo, tem-se a socialização de aspectos importantes e de utilidade pública à população/comunidade externa sobre a rede de saúde, o SUS, etc.
Página do Instagram do Nupeesc. Porém, fazemos parte de grupos de Whatsapp do Conselho Municipal de Saúde de Diamantina e da Associação de Bairro dos Quatro Vinténs, que serão meios de partilhar as divulgações da página.
Textos, vídeos e materiais de redes sociais.
Público-alvo
População usuária do SUS de Diamantina e região que não tenham conhecimentos sobre os aspectos conceituais e de direito do SUS.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Serro - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 154 h
- Manhã;
Discussão dos conceitos: Saúde, SUS (princípios e diretrizes), Proteção Social, Redes de Atenção à Saúde, Políticas de Saúde.
- Manhã;
Realização de uma paráfrase pelos discentes de maneira a traduzirem a compreensão desses conceitos;
- Manhã;
Ajustes por parte da docente para transformar em linguagem clara e simples, sendo fiel aos conceitos;
- Manhã;
Elaboração de Carrosséis, Vídeos, Reels, dentre outros pelos discentes;
- Tarde;
Divulgação na página do Instagram do NUPEESC
- Tarde;
Acompanhamento dos comentários, seguidores, debates, compartilhamento, dentre outros sobre os temas; Avaliação por parte da equipe.