Detalhes da ação

Curso de formação de professores: "Mar de Línguas em Minas"

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000412

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

26/08/2023

Data Fim

27/11/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

antonia javiera cabrera munoz

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Línguas Estrangeiras

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Resumo

Objetiva-se ofertar um curso de extensão a professores de línguas estrangeiras da Educação Básica e a alunos das Licenciaturas em línguas estrangeiras (espanhol, inglês e português), visando o aperfeiçoamento da capacidade de ensino de línguas nas Regiões do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte e Noroeste de Minas. Eventuais participantes de outras universidades brasileiras como a UnB e Unimontes (por terem membros participantes na equipe do Projeto Mar de Línguas) poderão participar.


Palavras-chave

Ensino de Línguas Estrangeiras, Formação de Professores, Educação Básica


Introdução

O projeto de pesquisa "Mar de Línguas em Minas", de natureza qualitativa, tem como principal objetivo oportunizar aos professores de línguas estrangeiras (inglês, espanhol e português como língua estrangeira) que atuam na Educação Básica dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte e Noroeste de Minas, um curso de formação continuada por meio do qual investigaremos a possibilidade da criação de um modelo de curso formador para a formação de professores de línguas. Esse estudo investigativo insere-se na área da disciplina acadêmica Ensino e Aprendizagem de Línguas, tendo como referencial teórico o Modelo de Operação Global da Formação de Professores de Línguas (OGF), segundo Almeida Filho (2018). Serão selecionados 70 professores que atuam ou irão atuar no ensino regular de Inglês, Espanhol e PLE nas regiões acima mencionadas, que irão participar do curso extensionista "Mar de Línguas em Minas", com carga horária de 60h, no formato semipresencial, a ser realizado via Google Meet e nas dependências da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, campus JK da UFVJM. Assim, o curso de extensão proposto não só promoverá a formação continuada de seus participantes, como os dados que serão coletados por meio de questionários online, entrevistas gravadas, planos e gravações de aulas que serão analisados mediante os princípios da abordagem qualitativa de pesquisa e da Ciência Aplicada da Linguagem a fim de se verificar quais elementos dos processos de ensino, aprendizagem e formação poderão compor um modelo da formação de agentes no âmbito epistêmico da disciplina Ensino de Línguas, entretida por uma filosofia comunicacional de atuação desses professores em suas respectivas áreas de atuação.


Justificativa

A justificativa para realização do presente curso extensionista tem várias frentes de reflexão. A principal delas é o cenário brasileiro do ensino de línguas estrangeiras, tanto no que se refere à formação de professores quanto à sua formação continuada. O ensino público brasileiro, nas mais das vezes, dificulta o pleno desenvolvimento deste professor fora e dentro da sala de aula, causando problemas funcionais, dentre os quais destacamos: i) a ausência de um currículo comum para o ensino do idioma no país; ii) o perfil inadequado do professor que, em sua maioria, não possui formação específica no idioma que ensina, o que acarreta em muitos casos a adoção de uma abordagem de ensino mais focada na forma e estrutura do que nos usos da língua, o que pode estar relacionado tanto à falta de domínio das habilidades orais na língua ensinada quanto de um domínio teórico mais aprofundado sobre as metodologias de ensino. Aliado a isso, esse professor que deseja/necessita aprimorar suas competências linguística, teórica ou aplicada, entre outras, conforme demonstra o Modelo de Operação Global da Formação de Professores de Línguas (OGF), Almeida Filho (2018), no sentido de inovar suas maneiras de ensinar por meio da adoção metodologias de ensino comunicativas nem sempre encontram respaldo para a participação em ações formativas na área de línguas nos ambientes educacionais ou outras instâncias de ensino. No caso da região que pretendemos abarcar, temos dados escassos acerca da atuação desses professores nas três línguas alvo do curso: espanhol, inglês e português como língua estrangeira. Para citar apenas um dado geral, o Estado de Minas Gerais se configura como um estado mediano em relação ao ensino de inglês, no que se refere a indicadores como currículo, documentação complementar, prática e perfil de formação, entre outros. Em relação ao ensino de espanhol, sequer temos dados acerca da atuação de professores desse idioma, em função da não inserção da disciplina nos currículos regulares de ensino no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio após a revogação da chamada "Lei do Espanhol", 11.161 de 2005, do Ministério da Educação, em 2017, pela Lei 13.415, também do Ministério da Educação. Apesar dos esforços contínuos da Associação dos Profissionais de Espanhol do Estado de Minas Gerais - APEMG, a situação desse ensino é incerta e objeto de movimentos como o "Fica Espanhol", que está promovendo, junto a autoridades políticas do país, uma volta do espanhol aos currículos escolares. A situação do ensino de Português como Língua Estrangeira - PLE, na nossa região, pouco se sabe, uma vez que essa língua estrangeira é posta em circulação por meio de iniciativas de instituições de ensino superior que têm em seus currículos, a disciplina como obrigatória, como é o caso do Curso de Licenciatura em Letras da UFVJM. Assim, as condições de ensino dessas 3 (três) línguas na nossa região (Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte e Noroeste de Minas), mostram-nos uma evidente carência de iniciativas de formação do professor de línguas e de produção de material didático específico, entre outras necessidades, que se mostram mais características de contextos educacionais menos privilegiados como o Norte e Noroeste de Minas Gerais.


Objetivos

O curso "Mar de Línguas em Minas" tem como objetivo a formação continuada para o aperfeiçoamento de professores de línguas estrangeiras da Educação Básica (Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio) nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e na região do Norte e Noroeste de Minas, tendo como perspectiva teórica a disciplina acadêmica Ensino de Línguas (EL), componente da Ciência Aplicada da Linguagem (CAL). Os objetivos estão especificados no interior de três módulos: (1) língua propriamente dita, (2) conhecimentos específicos de área de Ensino de Línguas e (3) gestão da prática (estágios, microaulas, modelagem de sequências didáticas, por exemplo). De cada módulo, temos, como objetivos específicos: 1) Promover a língua estrangeira em uma abordagem qualitativa de formação de professores; 2) Promover os conhecimentos específicos da área de Ensino de Línguas, adequadas aos contextos de ensino do espanhol, do inglês e do português como língua estrangeira; 3) Elaborar os programas de ensino e demais recursos didáticos a serem conduzidos pela equipe do curso: professores orientadores e alunos voluntários; 4) Fomentar o estudo de material teórico-prático pertinente para a gestão da prática global; 5) Realizar reflexões periódicas pelos professores em formação e pela equipe do curso para a boa condução da prática global; 6) Promover e realizar a coleta de dados mediante instrumentos de coleta para a pesquisa qualitativa proposta; 7) Promover encontros presenciais durante o curso para melhor absorção da prática global; 8) Realizar relatórios finais e demais demandas para finalização do curso de extensão; 9) Publicar os resultados de aproveitamento do curso e orientar a atuação docente qualificada em contextos de ensino nas 3 (três) línguas alvo; 10) Promover a troca de experiências entre os professores e alunos participantes do curso de extensão.


Metas

Em função dos objetivos elencados, temos como metas: 1) Reflexão da prática docente do ensino de línguas estrangeiras nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte e Noroeste do Estado de Minas Gerais; 2) Recondução da prática docente em contextos de ensino da Educação Básica, especialmente, e em contextos de ensino de promoção do português como língua estrangeira; 3) Compreensão e reflexão do arcabouço documental teórico-prático proposto no curso; 4) Formação continuada de 70 (setenta) professores das regiões abarcadas pelo curso nas 3 (três) línguas alvo do curso; 5) Renovação in loco da aplicabilidade dos conteúdos de língua, de ensino de línguas e de gestão da prática docente global; 6) Coleta de dados para a pesquisa qualitativa mediante a aplicação dos instrumentos de coleta; 7) Publicação de produtos propostos pela equipe do curso: livro didático, artigo relatando a ação extensionista realizada e glossário de termos da área de ensino de línguas estrangeiras e outros que porventura a equipe definir ao longo da ação.


Metodologia

O modo de realização do Curso está descrito a seguir, em tópicos: 1) Carga horária, Encontros e Atividades: Com carga horária total de 60 horas, o curso a ser ministrado aos participantes terá encontros remotos e presenciais, organizados da seguinte forma: a) Encontros remotos (30h): preveem-se 10 sessões remotas síncronas com 3 horas de duração cada uma, realizadas por meio do Google Meet; b) Encontros presenciais (08h): preveem-se dois encontros presenciais de 4 horas cada um a serem realizados no Laboratório de línguas do Curso de Letras/UFVJM e/ou espaços do CEH/UFVJM; c) Estudos individuais: preveem-se 20 horas de investimento em estudo individual e práticas, distribuídas da seguinte forma: - Estudo individual para aperfeiçoamento teórico (10 horas): leitura e fichamento da parte teórica disponibilizada em apostila especialmente desenhada para a finalidade; - Estudo individual para aperfeiçoamento da prática (12 horas): observação de aulas na abordagem comunicativo-interacional, prática de planejamento e regência em microensino de pelo menos uma aula de 40 minutos conduzida na própria língua alvo (Inglês, Espanhol ou PLE). 2) Distribuição das Vagas e Duração do Curso: Serão ofertadas um total de 70 vagas para professores de línguas que atuam na Educação Básica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte e Noroeste de Minas Gerais, sendo 35 vagas para professores de inglês, 20 vagas para professores de espanhol e 15 para professores de PLE. Se houver sobra de vagas numa língua, os coordenadores poderão preenchê-las com candidatos excedentes das outras línguas ou candidatos. O curso terá duração de 13 semanas com início em 26 de agosto de 2023 e encerramento em 27 de novembro de 2023. Os dois encontros presenciais serão realizados em laboratórios do Curso de Letras em horários previamente definidos e informados aos participantes, sendo um encontro no início e outro no final do curso. As aulas remotas serão realizadas via Google Meet e Google Classroom. 3) Público-Alvo: O público-alvo desta oferta de curso de extensão universitária visando o aperfeiçoamento da capacidade de ensino de línguas do Ensino Básico são os próprios professores de línguas e alunos das Licenciaturas em Línguas da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no Norte e Noroeste de Minas Gerais e eventuais participantes de outras universidades brasileiras como a UnB e Unimontes (por terem membros participantes na equipe do Projeto Mar de Línguas), nas áreas de Inglês, Espanhol e Português como Língua Estrangeira-PLE. Os requisitos para participação no curso, nas áreas de Inglês e Espanhol, devem ser a atuação na Educação Básica ou a conclusão do estágio supervisionado na área específica. No caso do PLE, os futuros professores precisam demonstrar o estudo prévio da disciplina PLE e alguma prática concreta de ensino da língua para estrangeiros em pelo menos um semestre letivo. Haverá prioridade inicial para professores que atuam nas redes públicas (em âmbito federal, estadual e municipal) e instituições particulares de ensino regular (escolas e institutos particulares) dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte e Noroeste de Minas Gerais. Porém, em caso de vagas remanescentes, poderão ser preenchidas por professores de línguas de outras regiões do Estado e, eventualmente, do país, que tenham interesse e qualificação para obter a formação e certificado. 4) Critérios e Formas de Avaliação: Para aprovação no curso, serão observados os seguintes critérios: O aluno deverá apresentar 80% (oitenta por cento) de frequência nas sessões remotas e presenciais e declaração pessoal datada e assinada de integralização das 20 horas de investimento pessoal até o final do curso. O participante deverá ministrar uma aula de 40 (quarenta) minutos na língua alvo, a saber: inglês, espanhol ou PLE e participar da Jornada Mar de línguas (apresentação da aula e relato projeção para o futuro). 5) Contexto da Pesquisa (local, instrumentos de coleta, análise dos dados, recursos didáticos e técnicas de ensino): A pesquisa será realizada nas dependências da UFVJM e em ambiente virtual (Google Classroom e Google Meet). Idealmente, conta-se com a participarão dos 70 professores de línguas (Inglês, Espanhol e PLE) que atuam ou atuaram em escolas de Educação Básica nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte e Noroeste de Minas Gerais ou concluíram o estágio supervisionado em Licenciaturas Plenas. Para coleta de dados serão utilizados os seguintes instrumentos: - Questionário online: este instrumento será disponibilizado aos participantes por meio do Google Form e terá como objetivo coletar informações sobre o perfil e a formação inicial e continuada dos participantes; - Entrevistas: ao final do curso será entrevistada uma amostra total de 30 (trinta) professores de inglês, espanhol ou PLE. Este instrumento tem como objetivo coletar dados sobre a participação e progresso do professor ao longo do curso; - Plano de aula: será selecionada uma amostra total de 30 (trinta) planos de ensino de inglês, espanhol ou PLE. Este instrumento tem como objetivo coletar dados sobre a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso à elaboração do plano de aula; - Gravação de aulas: será selecionada uma amostra de 30 (trinta) gravações de aula de 40 minutos cada que terão como objetivo coletar dados sobre a performance do professor na língua alvo (inglês, espanhol ou PLE) que inclui a avaliação de critérios como domínio teórico, domínio comunicativo na língua alvo e desempenho na aula. Os dados serão analisados mediante os princípios da abordagem qualitativa e da Ciência Aplicada da Linguagem a fim de se verificar quais elementos dos processos de ensino, aprendizagem e formação poderão compor um modelo da formação de agentes no âmbito epistêmico da disciplina Ensino de Línguas, entretida por uma filosofia comunicacional de atuação. Os recursos didáticos com os quais contaremos para elaboração e condução das aulas do curso serão, prioritariamente: lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafites, canetas esferográficas e hidrográficas, pincéis atômicos, apagadores, quadro branco, resmas de papeis A3 e A4, cartolinas, clips, grampeadores e grampos, computadores, projetores, gravadores, impressoras, plataformas virtuais de aprendizagem (Google Meet, Goggle Classroom e Google Form), e-mail do curso "Mar de Línguas", página do Instagram "Mar de Línguas" para divulgação do Curso e comunicação direta com os participantes do Curso e público em geral. As técnicas de ensino a serem utilizadas pelo grupo serão, entre outras: aulas expositivas e argumentativas, debates, leituras orientadas, seminários, atividades online (fóruns, questionários, etc.), estudos individuais e em grupo, revisões de texto e atividades orais para exercício da língua alvo (Inglês, Espanhol ou PLE).


Referências Bibliográficas

ALMEIDA FILHO, JCP. Dimensões Comunicativas do Ensino de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993. ALMEIDA FILHO, JCP (Org.). O Professor de LE em Formação. Campinas: Pontes Editores, 1999. ALMEIDA FILHO, JCP. Quatro Estações no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 2012. ALMEIDA FILHO, JCP. Movimento de Formar-se no Ensino de Línguas. Material Curso RNA, mimeo, UnB, 2018. ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. (Org.). Competências de aprendizes e professores de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2ª Ed., 2018. ALMEIDA FILHO, JCP & FERNÁNDEZ, IGE RENIDE. Referencial Brasileiro de Níveis de Proficiência. Campinas: Pontes Editores, 2019. ALMEIDA FILHO, JCP Para aprender melhor uma língua. Mimeo, 2020. ALMEIDA FILHO, JCP. Fundamentos da Ciência Aplicada da Linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2021. ALMEIDA FILHO, JCP. Aspectos da Formação de Professores de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 2022. ALMEIDA FILHO, JCP. Formações de professores de língua(s). Brasília, DF. 2023 (mimeo). ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de; AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; ARAÚJO, Leandro Silveira de. Movimentos da APEMG pela reinclusão do espanhol no currículo das escolas. In: AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de; SANTOS, Clarisse Barbosa dos; ARAUJO, Leandro Silveira de (Orgs.) Trilhas Hispânicas por Minas Gerais. Belo Horizonte: APEMG Editora, 2022, pp. 15-35. Disponível em: https://apemg.org/wp- content/uploads/2022/06/Trilhas_hispanicas_por_Minas_Gerais_2022_APEMG.pdf . Acesso em: 12 fev. 2023. BRASIL. Lei da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Ministério da Educação, 2017. BRASIL (a). Lei Nº 11.161, de 05 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Palácio do Planalto, Brasília, DF, 05 ago. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm>. Acesso em: 12 fev. 2023. BRASIL (b). Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Revoga a Lei Nº 11.161, de 05 de agosto de 2005. Palácio do Planalto, Brasília, DF, 16 fev. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2017/Lei/L13415.htm#art22>. Acesso em: 12 fev. 2023. BRITISH COUNCIL. O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira. São Paulo, SP: British Council, 2015. CONSELHO BRITÂNICO. Políticas Públicas para o Ensino de Inglês no Brasil. Um panorama das experiências na rede pública brasileira. São Paulo: Impressão própria, 2019. DE BOT, K. A History of Applied Linguistics. From 1980 to the Present. London: Routledge, 2015. ENSINO DE ESPANHOL TEM SIDO ABANDONADO EM MINAS GERAIS. APEMG, 14 de julho de 2022. Disponível em: < https://apemg.org/ensino-de-espanhol-tem-sido-abandonado-em-minas-gerais/ >. Acesso em: 12 fev. 2023. GERMAIN, JC. Evolution de l’Enseignement des Langues. Cinque mil ans d’histoire. Paris: CLE´International, 1993. Haute École Pédagogique du Canton de Vaud. Formation des Enseignantes e Enseignants. Réferenciel des Compétences Professionelles. Lausanne (Suisse): HEP, 2015. MINAS GERAIS. Resolução SEE Nº 2.742, de 22 de janeiro de 2015. Prédio Minas, Belo Horizonte, MG, 22 jan. 2015. Disponível em: <http://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/274215-r.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2023. NÓVOA, António Vidas de Professores . Lisboa: Educa, 1997. OBSERVATÓRIO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. Professoras e Professores de Inglês no Brasil: Retratos de uma profissão a partir do Censo Escolar e do Censo da Educação Superior. São Paulo: British Council, 2021. SITUAÇÃO do espanhol nas escolas estaduais de Minas Gerais. Petição Pública, 2016. Disponível em: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=espanholemminas >. Acesso em 12 fev. 2023. VIEGAS, Fernanda. Ensino de espanhol é incipiente nas escolas da rede estadual. O Tempo, Belo Horizonte, 7 de abril de 2015. Disponível em: https://www.otempo.com.br/cidades/ensino-de-espanhol-e-incipiente-nas-escolas-da-rede- estadual-1.1020098 . Acesso em: 12 fev. 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Quanto à interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, ela estará muito presente no curso que ora se propõe, uma vez que serão convidados a participar do curso os professores das redes pública (municipal, estadual e federal) e particular (escolas e institutos de idiomas) de ensino que atuam no ensino de línguas estrangeiras (inglês, espanhol e português como língua estrangeira) em âmbito regional (Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte e Noroeste de Minas Gerais). Como esses professores estão em atuação ou estão se formando em Cursos de Licenciaturas Plenas, serão beneficiados com a oferta de um curso de formação continuada em suas línguas alvo. Assim, se, por um lado, levaremos o conhecimento acumulado pela Universidade, também produziremos, em interação dialógica com os participantes do curso, um conhecimento novo, construído pelos atores sociais em sua vivência cotidiana nos contextos de ensino em que atuam.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade acontece no curso quando abarcamos, de forma conjunta e continuada, as ações desses professores em sala de aula e o conhecimento advindo da Universidade, a saber, da Ciência Aplicada da Linguagem. Esses conhecimentos serão postos em circulação para que, tanto a aquisição, quanto o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas (saber ouvir, ler, falar e escrever minimamente bem) sejam postos em xeque e reconduzidos para novas práticas docentes. Já a interprofissionalidade acontece pelo fato de o curso ser ofertado a uma grande comunidade de professores carentes de formação continuada especializada em seus contextos de ensino. Assim, temos, por um lado, uma proposta interdisciplinar em que os participantes dela se beneficiam, interagindo com modelos, conceitos e metodologias oriundos da Ciência Aplicada da Linguagem, por outro, a oportunidade ímpar de a UFVJM se aproximar de professores no exercício da profissão, o que se coaduna com a missão da Universidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão também se vê claramente nesta ação extensionista. Essa ação propicia, ao mesmo tempo, o processo de formação continuada de pessoas (ensino) e a geração de conhecimento (pesquisa). No nosso curso, o foco do ensino é professor, pois é ele quem vai refletir sobre a própria prática docente, de forma a mudá-la para seu aperfeiçoamento contínuo. A aquisição de uma língua estrangeira por um professor não só traz aspectos profissionalizantes, mas também cidadãos, pois o professor se coloca como principal ator da relação dialógica “conhecimento e ensino” dentro da sala de aula. No tocante à pesquisa, o conhecimento que será gerado nessa ação será utilizado pelo professor em sala de aula, sendo um dos responsáveis por geri-lo e transmiti-lo em seu contexto de ensino. Apreende o saber transmitido oriundo da pesquisa, pratica a língua estrangeira em uma renovada prática docente e aproxima saberes, princípios e valores da língua alvo aos seus alunos. Isso só poderá ser feito mediante o entendimento da metodologia a ser empregada no curso. No que se refere à relação ensino-pesquisa-extensão dos alunos voluntários da ação, afirma-se que os mesmos serão introduzidos a esse modelo metodológico e serão preparados a monitorar as aulas e os professores participantes do curso. Do mesmo modo, os alunos voluntários farão parte das avaliações periódicas das aulas e participarão da elaboração de material didático e de divulgação (audiovisual, escrito e oral), além do relatório final e do artigo científico, que serão oportunamente tornados públicos na UFVJM e em outras instituições de ensino superior.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O impacto na formação do estudante ao participar deste curso de extensão será inegável. Primeiramente, todo o processo de ensino-aprendizagem lhe será de um ganho enorme, pois teremos aulas presencias e remotas, além de uma jornada ao final do curso. Todas as aulas a serem ministradas pela equipe do curso serão síncronas, ou seja, acontecerão ao vivo, e com isso os discentes voluntários poderão interagir com o grupo de professores. Ao mesmo tempo, participar, tanto da elaboração do material didático e de divulgação, quanto das avaliações e dos resultados, lhes será favorável no sentido de que lhes permitirá o enriquecimento da formação docente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que esses discentes abrem espaço para a reafirmação e a materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira, como se prevê na redação desta diretriz no documento da Política Nacional de Extensão Universitária publicada em 2012. Os discentes voluntários terão uma equipe de professores orientadores à sua disposição e terão claros os objetivos da ação e as habilidades e competências dos atores sociais nela envolvidos, neste caso, os professores da região de abrangência do curso de extensão.


Impacto e Transformação Social

Por último, a diretriz que aborda o impacto e a transformação social se vê claramente neste projeto, pois a ação extensionista que ora se propõe a realizar se inter-relaciona com outros setores da sociedade brasileira, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e para as necessidades dos professores em atuação na área de ensino de línguas estrangeiras, propiciando, a eles, desenvolvimento social e regional. A ação extensionista proposta caracteriza-se por privilegiar questões educacionais demandadas por essa comunidade de professores, sem desconsiderar, nelas, a complexidade e a diversidade da realidade social em que está inserida. Caracteriza-se, também, por ser suficientemente plausível a realização de aulas presenciais e remotas, pois isso visa oferecer contribuições relevantes para a transformação da área educacional dessa comunidade, proporcionando, finalmente, efetividade na solução do problema ou carência que ora se coloca (o ensino de línguas estrangeiras em diversos contextos de ensino).


Divulgação

A divulgação do Curso será feita mediante a criação da página virtual “Mar de Línguas em Minas”, a ser criada na plataforma virtual Instagram e alimentada com material audiovisual a ser elaborado pela equipe do projeto (professores orientadores e discentes voluntários).


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Atualização

Carga Horária Total

60

Conteúdo Programático

O Curso será dividido em três módulos, a saber: Língua, Gestão da Prática e Conhecimento de Área No Módulo de Língua, serão postos em prática os seguintes conhecimentos teóricos : 1.1 Língua para comunicação em sala 1.2 Expressar a professora ou o professor que se é 1.3 Cultura na aprendizagem da língua alvo 1.4 Descrever salas de aula 1.5 Dar retorno aos alunos 1.6 Comandos e instruções na sala 1.7 Interagir para adquirir 1.8 Ensinar língua na língua 1.9 Escrever aos alunos na língua 1.10 Comunicação eletrônica na nova língua 1.11 Falar sobre os textos em classe 1.12 Discutir planos de curso, de aula e atividades 1.13 Discutir questões do ensino, da aprendizagem e da formação No Módulo de Gestão da Prática, os seguintes conteúdos teóricos: 2.1 Como é o processo de formar-se 2.2 O procedimento reflexivo na formação 2.3 A gestão das materialidades do ensino 2.4 Propostas dos professores para o póscurso E, no Módulo Conhecimentos de Área, os seguintes conteúdos teóricos: 3.1 Processos da formação e do aprender e ensinar línguas 3.2 Políticas e história do Ensino de Línguas 3.3 Ética profissional 3.4 Gramática e aprendizagem de línguas 3.5 Identidade dos professores de línguas 3.6 Aquisição por meio do ensino 3.7 Comunicar para adquirir 3.8 Crianças aprendendo línguas 3.9 Recursos digitais do ensino de idiomas 3.10 Avaliar desempenho na língua alvo Leituras Úteis e Apêndices a serem elaborados pela equipe do curso

Atividades Específicas

a) Encontros remotos (30h): preveem-se 10 sessões remotas síncronas com 3 horas de duração cada uma, realizadas por meio do Google Meet; b) Encontros presenciais (08h): preveem-se dois encontros presenciais de 4 horas cada um a serem realizados no Laboratório de línguas do Curso de Letras/UFVJM e/ou espaços do CEH/UFVJM; c) Estudos individuais: preveem-se 20 horas de investimento em estudo individual e práticas, distribuídas da seguinte forma: - Estudo individual para aperfeiçoamento teórico (10 horas): leitura e fichamento da parte teórica disponibilizada em apostila especialmente desenhada para a finalidade; - Estudo individual para aperfeiçoamento da prática (12 horas): observação de aulas na abordagem comunicativo-interacional, prática de planejamento e regência em microensino de pelo menos uma aula de 40 minutos conduzida na própria língua alvo (Inglês, Espanhol ou PLE).

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Para aprovação no curso, serão observados os seguintes critérios: O aluno deverá apresentar 80% (oitenta por cento) de frequência nas sessões remotas e presenciais e declaração pessoal datada e assinada de integralização das 20 horas de investimento pessoal até o final do curso. O participante deverá ministrar uma aula de 40 (quarenta) minutos na língua alvo, a saber: inglês, espanhol ou PLE e participar da Jornada Mar de línguas (apresentação da aula e relato projeção para o futuro).

Estratégias para avaliação da realização do curso

A avaliação do curso será processual e crítico reflexiva, a ser levada a cabo pela equipe do projeto. Em determinados momentos do curso, haverá uma reunião conjunta da equipe para avaliação da condução tanto do material teórico-prático quanto da participação efetiva dos cursistas, de forma a termos dados que nos sirvam de baliza para recondução do curso como um todo. Nessas reuniões, teremos como critérios de avaliação: aquisição e compreensão do material didático, dos objetivos e metodologia do curso e da preparação da aula na língua alvo do participante.

Público-alvo

Descrição

Grupo de professores que atuam ou estão se formando em Licenciaturas Plenas em Letras na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte e Noroeste de Minas Gerais. Área de atuação: ensino de línguas estrangeiras em inglês, espanhol e português como língua estrangeira.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Participará como instituição apoiadora, mediante a assessoria pedagógica do Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho.

Participação da Instituição Parceira

Instituição parceira que participará do curso mediante a participação do Prof. Mestre Luiz Alves do Curso de Letras/ Inglês da UNIMONTES.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 90 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões presenciais e remotas da equipe do curso para: discussões a respeito da elaboração do material didático (teórico e prático), elaboração das aulas presenciais e remotas do curso, planos de ensino e planos de aula, avaliações periódicas do curso, coleta de dados para a pesquisa qualitativa, organização da Jornada "Mar de Línguas" e elaboração do relatório final do curso.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A) Encontro presencial (08h): Aula Inaugural 1º Momento (04h) - Manhã Professoras Hejaine e Antonia Atividade artística (Professora Antonia ao violino solo) Aula de abertura: Prof. Dr. José Carlos Paes de Almeida Filho (UnB) - Apresentação do curso “Mar de Línguas em Minas”. Intervalo: 20 min 2º Momento (04h) - Tarde Realização de atividades nas línguas: direcionar os grupos de professores (Inglês, Espanhol e Português Língua Estrangeira - PLE) para as salas específicas. As atividades serão realizadas na língua alvo (na língua que se vai ensinar). B) Encontros remotos (30h): preveem-se 10 sessões remotas síncronas com 3 horas de duração cada uma, sendo 1:20h (atividades teóricas), 20 min (intervalo) e 1:20h (atividades práticas na língua: Inglês, Espanhol e PLE). As sessões serão realizadas por meio do Google Meet. Módulo I - Língua (04 sessões) - apresentar uma aula na língua Módulo II - Gestão da Prática (03 sessões) - apresentar as atividades que vão escolher Módulo III - Conhecimento de área (02 sessões) - Orientação para elaboração dos produtos finais (1 sessão) - como apresentar os trabalhos c) Estudos individuais (extraclasse): preveem-se 22 horas de investimento em estudo individual e atividades práticas, distribuídas da seguinte forma: Estudo individual para aperfeiçoamento teórico (10 horas): leitura e fichamento da parte teórica disponibilizada em apostila especialmente desenhada para a finalidade; Estudo individual para aperfeiçoamento da prática (12 horas): observação de aulas na abordagem comunicativo-interacional, prática de planejamento e regência em microensino de pelo menos uma aula de 40 minutos a ser conduzida na própria língua alvo (Inglês, Espanhol ou PLE). D) Atividades avaliativas: regência de aulas na língua alvo com duração de 40 min. (gravação em vídeo) e participação na Jornada Mar de Línguas (apresentação da aula e relato projeção para o futuro). E) Encontro presencial (08h): Encerramento - Jornada Mar de Línguas Local: Auditório e salas de aula do Campus I 1º Momento Manhã Abertura: Professoras Hejaine e Antonia Apresentação artística Mostra de Produtos Educacionais “Mar de Línguas” (pequeno projeto para quando o curso acabar e discussão da aula) 2º Momento Tarde Mostra de Produtos Educacionais “Mar de Línguas” (pequeno projeto para quando o curso acabar e discussão da aula) Apresentação artística e Coquetel - Galeria de materiais e atividades (curiosidades, materiais antigos).